Postado em 29/12/2022

69356 visualizações

Material Escolar 2023 – Os artigos que não podem faltar!

material-escolar-2023-final

Se você tem um estudante em casa, já deve estar se preparando para a compra do material escolar 2023. Embora dê para aproveitar alguns itens do período anterior, sempre tem algo novo para adquirir. Como é um investimento que impacta o orçamento familiar, quanto antes começar a pesquisar, melhor.

Quando se deixa para os 45 minutos do último tempo, as chances de se deparar com preços bem mais altos são grandes. Isso sem falar que, na correria, pode acabar esquecendo algo ou não fazendo boas escolhas. Em outras palavras, por mais que a meta seja economizar, é preciso levar em conta a qualidade. 

Afinal, de nada adianta comprar um estojo lindo que não comporta tudo o que é necessário. Ou então, uma mochila maravilhosa toda decorada com o personagem preferido do seu filho que, com pouco uso, aparece descosturada ou com o zíper quebrado. Para que o “barato não saia caro”, o mais prudente é se antecipar.

Já é muito comum a busca por material escolar no final do ano, antes mesmo dos alunos entrarem de férias. Entretanto, para isso, é necessário ter uma ideia do que a escola pode pedir. Por isso, preparamos esse post com uma relação de itens básicos. Vem com a gente e anote tudo!

O que podem pedir na lista de material escolar?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o tipo e a quantidade de material escolar varia de uma série para outra. Na lista da pré-escola destacam-se os artigos artísticos; no Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, somam-se os cadernos e as ferramentas de escrita, ou seja, o número de itens é maior.

Por outro lado, no Ensino Médio, a lista é bem mais compacta e os jovens ainda fazem de tudo para ter que carregar o mínimo de coisas. Inclusive, é nessa época que há muita preferência pelos cadernos de 10 ou mais matérias e os fichários que permitem reunir o conteúdo de todas disciplinas em um único lugar.

Sendo assim, fizemos um compilado do que a escola do seu filho pode pedir. Para saber quais são os mais frequentes em cada fase, leia o post “Lista de Material Escolar – Os itens usados em cada série”. Agora, se você precisa de informações sobre o calendário escolar, acesse “Volta às Aulas 2023 –  Tudo sobre o novo ano letivo!

Lista de Material Escolar 2023

A seguir, você terá acesso a uma relação de itens que costumam fazer parte do dia a dia dos alunos. Talvez, um ou outro não conste na lista de material escolar 2023 do seu filho, no entanto, em algum momento fará. Por isso, fique de olho em tudo e comece a pesquisar os valores; assim, quando chegar a hora, você estará mais do que preparado.  

Agenda escolar

Entre os tipos de agenda escolar, temos a permanente, semanal e diária. Provavelmente, a agenda permanente aparecerá na lista de material escolar 2023 da Educação Infantil como uma forma de comunicação entre os professores e os pais. É um modelo que vem escrito apenas os números e mês, isto é, sem a definição dos dias da semana. Desse modo, pode ser usada em qualquer ano.

agenda-escolar-permanente

Em contrapartida, as agendas diária e semanal têm os dias da semana certinhos. Em outras palavras, enquanto utiliza-se a permanente para troca de recados entre educadores e responsáveis, a diária e a semanal têm o objetivo de auxiliar na organização das atividades. 

agenda-escolar-diaria

A diferença entre elas é que na diária, cada página é destinada a apenas um dia da semana; já na semanal, em uma mesma página constam dois ou mais dias. Essas opções de agenda não costumam ser itens obrigatórios como a permanente. Contudo, é uma forma eficiente dos adolescentes se planejarem quanto a entrega de trabalhos, provas e compromissos pessoais.

Apontador

Desde o momento que os estudantes começam a desenhar e pintar com lápis de cor, eles têm acesso também ao apontador. Afinal, com o uso constante, a ponta do lápis vai se desgastando e é com esse item que é possível recuperá-la. O mesmo acontece com o lápis preto, introduzido durante o processo de alfabetização.

apontador

Você vai encontrar diferentes modelos de apontador. O básico é composto por uma lâmina de aço envolvida por uma estrutura de metal ou plástico. Tem aqueles que contam com depósito e os de formato de coração, estrela, rosto de personagens e corpo de bichinhos. Todos cumprem bem a sua função; logo, a escolha vai depender do valor que se está disposto a pagar pelo produto.

Borracha

Se tem um material escolar que salva a garotada em vários momentos é a borracha. Isso porque é muito comum errar ou se arrepender de algo quando se está aprendendo a desenhar ou escrever com lápis preto. Dessa forma, ter uma por perto é sinônimo de tranquilidade, pois basta friccioná-la sobre o que quer apagar e pronto.

borracha-escolar

Assim como o apontador, os modelos vão dos simples aos mais descolados. Tem borracha retangular com ou sem cinta protetora, triangular, oval, com estampa de personagens ou formato de bichinho. Há ainda o tipo ponteira que dá para encaixar na ponta do lápis, oferecendo praticidade durante a execução das atividades.

Caderno ¼

Se chegou o momento da criança aprender a escrever, entrará na lista de material escolar 2023 o caderno ¼. Com tamanho menor do que o universitário, é encontrado com encadernação espiral (fio de molas) ou brochura (as folhas são coladas, costuradas ou grampeadas). 

caderno-um-quarto

As folhas são pautadas, isto é, contém linhas e, hoje em dia, a maioria das capas são duras, o que impede que as páginas amassem. Falando em capa, elas são um espetáculo à parte: são inúmeras ilustrações incríveis envolvendo personagens de desenhos, filmes e séries. O desafio é escolher uma!

Caderno universitário

Para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, indica-se o caderno universitário visto que são etapas que contam com diversas disciplinas. Da mesma maneira que o ¼, há modelos com acabamento brochura, mas aqueles que possuem espiral comportam um número maior de páginas. 

caderno-universitario

Portanto, tem caderno universitário de 1, 10, 15 e 20 matérias, permitindo reunir todos os conteúdos em um só lugar. A maioria inclui bolso interno, folha com adesivos, áreas para anotação de dados pessoais, grade de aulas e outras informações importantes. Já as opções de capa, é uma mais linda do que a outra!

Caneta esferográfica

Depois que o estudante adquire o domínio da escrita, ele passa a escrever com a caneta esferográfica. Um modelo cujo nome está relacionado com a pequena esfera giratória presente na sua ponta. Ela é responsável por controlar a saída de líquido, evitando vazamentos.

caneta-esferográfica

Quanto à tinta, é feita a partir de álcool, que evapora muito rápido, ou óleo, substância que o papel absorve com facilidade, além de outros componentes. Por muito tempo as cores azul, preta e vermelha reinaram nos estojos dos alunos. Hoje, elas dividem espaço com tons vibrantes, pastel, metalizados e até com glitter que são excelentes para grifar, destacar ou decorar as folhas.

Caneta hidrográfica

Você sabe quais são os principais artigos utilizados para desenhar e colorir? Giz de cera, lápis de cor (ambos falaremos mais adiante) e a caneta hidrográfica, popularmente conhecida como canetinha. Como o próprio nome sugere, é um produto feito à base de água, portanto, não é tóxico e é lavável.

caneta-hidrografica

A sua ponta é de feltro e tanto o formato quanto o diâmetro variam de acordo com a proposta do modelo. A caneta hidrográfica de ponta fina é perfeita para escrever e contornar; em contrapartida, a grossa é ideal para preencher. Os estojos são compostos por 6, 10, 20, 24, 36 ou 48 cores; então, verifique direitinho na lista de material escolar 2023 qual o solicitado pela escola.

Cola escolar

Um material escolar que é essencial para os projetos de colagem é a cola branca. Disponível em frascos de 35g, 110g, 225g, 500g e 1kg, é fabricada a partir de um polímero, o acetato de vinila, que tem propriedades adesivas. Com ela dá para grudar um papel no outro, colar fotografias, fixar barbantes, botões, recortes de jornal, retalhos de tecido, fios de lã, entre outros.  

cola-escolar

Todavia, o seu uso está longe de ser limitado aos projetos escolares; nos lares e escritórios atua com eficiência no fechamento de envelopes, recuperação de objetos e pequenos reparos. A cola branca é também uma ótima aliada de artistas que trabalham com peças de MDF, biscuit, cortiça, feltro, tecido e scrapbook.

Corretivo escolar

Já sabemos que com a borracha dá para corrigir textos e traços feitos a lápis preto, contudo, o que fazer quando o erro é à caneta? É só recorrer ao corretivo escolar. Encontrado nas versões líquido, caneta e fita, é um artigo indispensável da lista de material dos alunos que já são íntimos das esferográficas.

corretivo-escolar

O corretivo líquido vem em um potinho com pincel na tampa. Basta aplicar uma leve camada sobre o texto, aguardar a secagem e reescrever. Já a caneta corretiva, por ter ponta bem fininha, oferece maior precisão. Então, se você precisa apagar só um detalhe ou uma letrinha no meio da palavra, ela é excelente. 

Por fim, temos o corretivo em fita que soma a vantagem da secagem ser instantânea. Além disso, não escorre, isto é, não suja os dedos nem a superfície. Sua estrutura tem formato anatômico e é só deslizá-la sobre o papel para esconder o conteúdo que precisa de correção. Muito simples e prático!

Estojo escolar

Para transportar lápis, caneta, borracha, apontador, corretivo e tantos outros materiais, o aluno vai precisar de um parceiro, o estojo escolar. Ao fazer uma pesquisa rápida na internet, você perceberá que há modelos com um, dois ou três compartimentos, de plástico, metal, silicone, tecido e até com itens inclusos. 

estojo-escolar

Sendo assim, ao fazer a sua escolha, em primeiro lugar, considere a quantidade de artigos. Os estojos de lata, por exemplo, são bem compactos; desse modo, não se recomenda para quem precisa carregar 50 cores de lápis. Só depois disso foque no design que pode ser clássico ou bastante original.

Fichário

O fichário é outra opção para quem prefere manter todas as matérias reunidas em um único lugar ao invés de carregar um caderno para cada uma. Trata-se de uma espécie de pasta composta por um sistema de argolas que é aberto e fechado manualmente. Dessa forma, dá para colocar e tirar as folhas e organizá-las na ordem que preferir.

fichario

Normalmente, junto com o fichário vem divisórias coloridas para separar as disciplinas e um bloco de folhas. Há modelos com formato universitário e ¼ com fechamento em elástico, botões ou zíper. Tem ainda aqueles que parecem um estojo e contam com capa revestida de tecido.

Giz de cera

Antes de conhecer o lápis de cor, a criançada brinca muito com giz de cera. A explicação para isso se deve ao fato de ser um material escolar fácil de manusear e que não importa como é segurado, sempre dá para rabiscar alguma coisa. Portanto, é o item certo para os pequenos que ainda não tem muita coordenação motora.

giz-de-cera

Além disso, é um tipo de lápis seguro, uma vez que não tem ponta nem apresenta substâncias tóxicas em sua composição. Ademais, em razão das suas dimensões, encaixa-se com conforto nas mãozinhas, garantindo horas de diversão. Você vai encontrar embalagens com 6, 12 ou 15 cores.

Lápis de cor

A partir do momento que o aluno consegue manusear os materiais com maior domínio e cuidado, o lápis de cor passa a fazer parte da lista escolar. Ao contrário do giz de cera, possui ponta e tem corpo mais alongado. Vale ressaltar que há modelos com formato redondo, triangular e sextavado.

lapis-de-cor

O primeiro desliza fácil entre os dedos; todavia, na superfície também, aumentando as chances de queda, o que pode comprometer a sua durabilidade. Já com o triangular e o sextavado isso não acontece e ainda proporcionam mais firmeza e conforto durante o uso. Os estojos podem conter 10, 12, 24, 50, 60, 72 e 100 cores.

Lápis preto

O lápis preto é o grande companheiro da garotada quando chega a fase de alfabetização, pois é com ele que escrevem as primeiras palavras e frases. Trata-se de um artigo de madeira com grafite em seu interior, um elemento cujas partículas se desprendem do papel quando em contato com a borracha.

lapis-preto

Por isso, é possível escrever e desenhar com total liberdade; se errar ou algo não agradar, é só apagar. Assim como o lápis de cor, existem modelos com corpo redondo, triangular e sextavado. Alguns contém borracha acoplada em uma das extremidades, enquanto outros são totalmente decorados ou com ponta no formato de um personagem querido. 

Marca-texto

Durante a leitura de um livro, apostila ou das anotações do caderno, sempre surge a necessidade de grifar uma frase e outra. Pode ser um trecho provável de cair na prova ou que simplesmente fez sentido para o aluno e ele quer relembrar em um outro momento.

marca-texto

Uma maneira simples e eficiente de destacar textos é apostando no marca-texto. Igualmente conhecido como marcador, é um tipo de caneta hidrográfica com ponta porosa de feltro e tinta translúcida. Logo, dá para realçar as palavras sem comprometer a visualização. A cor amarela fluorescente é clássica, mas o produto está disponível ainda em outros tons vibrantes: verde, laranja, roxa e pink.

Massa para modelar

Na pré-escola, os educadores propõem uma série de atividades com massa para modelar, uma vez que a prática de amassar, puxar, enrolar, separar e misturar, além de despertar a criatividade dos pequenos, trabalha a coordenação motora fina e fortalece a musculatura das mãos e dos dedinhos.

massinha-para-modelar

Entre as opções de massinha, têm as que contém amido e as de cera. A primeira é bem macia e não é grudenta, no entanto, possui glúten e resseca rápido. A segunda é mais rígida e grudenta, porém dura mais tempo. O artigo é vendido em potes ou embalagens com rolinhos de várias cores.

Mochila e lancheira

E como fazer para carregar todo o material escolar? Já vimos que o estojo ajuda a organizar os itens pequenos, mas e os demais? É aí que a mochila entra em cena. Encontrada em diferentes tamanhos, estampas e número de divisórias, é o acessório que permite transportar tudo o que é necessário com segurança.

Embora as marcas caprichem no visual, é importante observar outras características do produto. A primeira delas é se as dimensões são adequadas à estrutura corporal de quem irá usá-la. Mochilas muito grandes e pesadas podem prejudicar a coluna. Desse modo, conforme for, considere comprar uma opção com rodinhas. 

mochilas-escolar-e-lancheiras

Em segundo lugar, verifique a resistência do material e se é fácil de limpar. De nada adianta a mochila ser linda e rasgar com poucos dias de uso. Por fim, se tem espaço interno e a quantidade de bolsos suficiente para comportar todos os pertences. 

E nada de incluir a merenda! Para isso existe a lancheira, um tipo de bolsa mais compacta que mantém os alimentos armazenados corretamente, impedindo que estraguem. Há modelos com um ou mais compartimentos, alças nas costas e de mão. Alguns designs são exclusivos enquanto outros fazem dupla com a mochila.

Papel Sulfite

O que está faltando que é um item básico de qualquer lista de material escolar? O papel sulfite. Popular em razão da sua versatilidade e baixo custo, é uma folha retangular lisa e porosa que adere tanto pigmentos de lápis preto e de cor quanto tintas de caneta esferográfica, canetinhas e cartuchos de impressora.

papel-sulfite-chamex

Assim sendo, usa-se não só em trabalhos escolares como em impressões de documentos em escritórios e residências. Apesar do formato A4 ser o mais comum, é encontrado também nas versões Carta e Office e nas gramaturas de 75g/m2, 90g/m2, 120g/m2 e 180g/m2.

Régua

Quem nunca tentou desenhar uma linha só com lápis ou caneta e se viu diante de algo totalmente torto? Para que isso não aconteça, o ideal é recorrer à régua. Fabricada em aço, alumínio, madeira ou poliestireno, apresenta marcações que indicam centímetros e milímetros.

regua

Em outras palavras, além de ajudar a criar traços retos, permite identificar medidas. Há modelos com 15, 20, 40, 50, 60 e 80cm, porém a de 30cm é a que os estudantes mais utilizam. 

Tesoura

Recortar imagens, letras, números é mais uma atividade que o professor do seu filho pode propor ao longo do ano. Logo, a tesoura é um item que tem chances de constar na lista de material escolar 2023. Não se preocupe com a questão da segurança, visto que os modelos destinados para crianças não possuem ponta.

tesoura-escolar

As lâminas são de plástico ou aço inox e o tamanho é menor do que o das tesouras que os adultos costumam usar. Há opções simples com cabo monocolor e outras decoradas com carinha de bichinhos ou personagens do universo infantil. Para os canhotos, há os modelos com lâminas invertidas que garantem mais conforto.

Tinta guache

Atividades com tinta guache são pura diversão para a criançada, entretanto, é igualmente uma maneira de despertar a criatividade, ensinar sobre cores e estimular a coordenação motora. Com um pincel ou com os dedinhos, os pequenos artistas dão cor ao papel branco.

tinta-guache

O produto é vendido em embalagens com potes de 15ml ou frascos de 250ml e 500ml em cores clássicas, neon ou com glitter. É mais um artigo livre de substâncias tóxicas da lista de material escolar 2023 e ainda sai facilmente com água. Dessa forma, pode deixar os pequenos à vontade para criarem suas obras de arte.  

Onde comprar material escolar?

Agora que você já conhece os itens básicos da lista escolar, fique de olho nas ofertas. Quanto antes você começar a pesquisar, maiores as chances de adquirir tudo o que precisa com economia. No site Volta às Aulas Kalunga, por exemplo, você encontra mais de 100 produtos com desconto.

Outra vantagem é que dá para parcelar as compras acima de R$ 90,00 em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito participantes (consulte os produtos da promoção). E vale ressaltar que tanto no site quanto nas mais de 220 lojas da rede, você encontra muita variedade e excelentes marcas.

Aliás, se você está planejando ir até uma das unidades, não esqueça de levar as folhas dos cadernos usados. Sabe por que? A cada quilo, você ganha R$ 1,50 de desconto na compra de cadernos novos ou no pacote com 100 folhas de papel sulfite A4 Chamequinho. São tantos benefícios que não dá para negar: o melhor lugar para comprar o material escolar 2023 é na Kalunga!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive material escolar, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site