Postado em 27/12/2023

204178 visualizações

Lista de Material Escolar – Os itens usados em cada série

lista-de-material-escolar

É só passar as festas de final de ano para os pais começarem a se preocupar com a volta às aulas. Afinal, é preciso se organizar financeiramente para dar conta da lista de material escolar. É nela que constam os artigos que serão utilizados ao longo do ano letivo. Conforme a série do aluno, pode ser bem extensa, viu? 

Portanto, crie estratégias para adquirir tudo o que é necessário com tranquilidade e economia. Em primeiro lugar, a dica é: antecipe-se. Quando se deixa para a última hora, o risco de enfrentar alguns imprevistos é maior. Por exemplo, lojas cheias, preços altos e produtos em falta. 

Se a escola do seu filho ainda não enviou a listagem, cuidado ao se basear na do ano anterior ou de algum conhecido. Os materiais variam de acordo com a série e a escola, ou seja, não são os mesmos para todos os alunos. Em outras palavras, é importante se adiantar, porém com cautela para não gastar com o que não será útil.

Sendo assim, caso não tenha recebido a relação oficial da escola, inicie pesquisando os produtos que não costumam ficar de fora. Fizemos uma seleção para te auxiliar nessa missão. Compare os preços pela internet, verifique as ofertas, anote tudo e prepare o orçamento!

O que pode ter na lista de material escolar?

Como já mencionado, as listas escolares não são iguais para todos os estudantes. No ensino infantil, por exemplo, são habituais os trabalhos de desenho, pintura e modelagem. Em contrapartida, no ensino médio, o foco é anotar o conteúdo de cada disciplina, deixando as artes em segundo plano. 

Além disso, com o passar do tempo, as listas tendem a ser bem mais compactas, isto é, com um número menor de itens. Para entender melhor as diferenças, relacionamos alguns materiais utilizados com frequência em cada fase escolar. Vamos conhecê-los? 

Lista de material escolar da educação infantil

Na pré-escola, as atividades realizadas em sala de aula têm por objetivo desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a socialização. Desse modo, na lista de material escolar dessa etapa são comuns diferentes artigos artísticos.

Apontador

apontadores

Veremos mais adiante que um dos itens requisitados para as aulas de desenho e pintura é o lápis de colorir. Se tem lápis, não pode faltar o apontador, uma vez que ele garante que a ponta esteja sempre afiada. Assim, tem-se traços perfeitos na hora de escrever e desenhar. 

Os modelos vão dos mais simples, com ou sem depósito, até aqueles com borracha acoplada ou personalizados com temas infantis. Há ainda os apontadores com formato de bichinho que são uma fofura! Para usar é muito simples: basta inserir o lápis no orifício e girar até que a ponta ganhe a forma desejada.

Cola branca

cola-branca

A cola branca é feita à base de água; sendo assim, não oferece riscos à saúde das crianças. Todavia, não pode ingerir, é claro. Em sala de aula, utiliza-se em projetos de colagem. Dá para combinar papéis, fixar fotos, recortes de jornal, retalhos de tecido, palitos, fios de lã, barbantes, aplicar glitter, entre outros materiais.

Giz de cera

giz-de-cera

Usa-se o giz de cera para desenhar, escrever e colorir em papéis como sulfite, cartolina e papel cartão. É leve e, graças ao seu tamanho, encaixa-se perfeitamente nas mãos dos pequenos, permitindo assim, que segurem com firmeza e manuseiem sem dificuldades.

Vendido em caixas com 6, 12 e 15 cores, é composto por parafina e pigmentos. Embora sua ponta não ofereça perigo, conforme a força aplicada durante o uso, pode quebrar. Então, é imprescindível que um adulto fique sempre de olho para impedir que a criança leve partes do produto à boca.

Lápis de cor

lapis-de-cor

Já parou para pensar que o mundo fica muito mais divertido quando conhecemos o lápis de cor? Isso porque a variedade de cores desse material é incrível. Há estojos com 10, 12, 24, 50, 60, 72 e 100 tons que vão desde os tradicionais aos pastel, neon e cor de pele. Com eles é possível desenhar, contornar e pintar, dando vida a verdadeiras obras de arte. 

O lápis de cor redondo é o mais antigo. Ele desliza fácil entre os dedos, mas também nas superfícies, o que aumenta as chances de queda, comprometendo a sua durabilidade. O que já não acontece com o triangular e o sextavado que ainda acomodam melhor entre os dedos, proporcionando maior conforto. 

Massa para modelar

massinha-de-modelar

Dá para amassar, puxar, separar, enrolar e misturar, dando origem a outras cores. Ao brincar com a massa para modelar, a garotada desenvolve a concentração, criatividade e a coordenação motora sem sentir o tempo passar. E tem mais: os movimentos realizados durante a manipulação do produto contribuem igualmente para o fortalecimento da musculatura das mãos. 

Vendida em potes pequenos ou caixas com rolinhos de cores variadas, você vai encontrar dois tipos de massinha. A primeira é a de amido que é macia e não gruda, entretanto, tende a ressecar rápido e contém glúten. Por outro lado, a de cera possui uma durabilidade maior, todavia, é mais dura e gruda. Avalie bem esses pontos na hora da compra. 

Papel Sulfite

papel-sulfite-chamex

Se tem giz de cera e lápis de cor, não pode faltar folha para desenhar e colorir. Por isso, o papel sulfite é um item básico da lista de material escolar. Disponível nas cores amarela, azul, branca, rosa, verde e em diferentes gramaturas, é muito usado também para impressão de textos e provas. 

Resultado da combinação de sulfito de sódio, carbonato ou hidróxido de sódio e celulose, é um tipo de folha que adere com eficiência tanto tinta de impressoras, canetas e canetinhas quanto pigmentos de lápis preto e de cor. O seu baixo custo associado à sua versatilidade explica porque é o mais popular de todos os papéis.

Tinta guache

tinta-guache

Um outro caminho para trabalhar a percepção das cores, a coordenação motora e estimular a criatividade, é propondo atividades com tinta guache. Com o auxílio de um pincel ou com as próprias mãos, os pequenos artistas transportam para o papel aquilo que está na imaginação.

Visto que é um líquido atóxico e lavável, os pais não precisam se preocupar: não faz mal à saúde e sai com água. Ademais, pode ser adquirido em frascos individuais de 250ml e 500ml ou em embalagens com potinhos de 15ml. As cores primárias são clássicas, contudo, tem opções mais modernas em tons neon.

Lista de material escolar do ensino fundamental

A partir dos seis anos de idade, as crianças ingressam no Ensino Fundamental. Esta etapa do ciclo escolar tem duração de nove anos, portanto, utiliza-se uma quantidade maior de material. Alguns itens vão se repetir como o apontador, cola branca, giz de cera, lápis de cor, papel sulfite e tinta guache.

Logo, analise os artigos que sobraram do ano anterior, pois se estiverem dentro do prazo de validade, reaproveitá-los ajudará a economizar. Ademais, prepare-se para adquirir itens que vão testar a sua capacidade de decisão. São inúmeras opções com designs e estampas incríveis para escolher.

Caderno 1/4

caderno-um-quarto-capa-dura-costurado-80-folhas-spiral

Da 1ª à 9ª série, a garotada tem contato com vários tipos de cadernos. O primeiro deles costuma ser o caderno ¼ com encadernação brochura. Neste caso, as folhas são costuradas, grampeadas ou coladas na lombada da capa, então, é bem mais complicado destacá-las. 

caderno-um-quarto-capa-dura-espiral-80-folhas-spiral

Em contrapartida, o caderno ¼ com acabamento espiral, além de comportar um número maior de páginas, permite que sejam removidas com facilidade. Independente da encadernação, ambos são compostos por folhas pautadas (com linhas) e possuem opções de capa que são um show à parte!

Caderno de caligrafia

caderno-de-caligrafia

Outro tipo de bloco de folhas frequente na lista de material escolar é o caderno de caligrafia. Da mesma maneira que o brochura, contém folhas pautadas, no entanto, as linhas possuem distâncias diferentes. Isso porque o objetivo desse modelo é ajudar o aluno a escrever de forma legível e ágil. É encontrado nas versões ¼ (14cm x 20cm) e universitário (20cm x 27,5cm). 

Caderno de cartografia

caderno-cartografia-e-desenho-capa-dura-48-folhas-spiral

Por outro lado, o caderno de cartografia ou caderno de desenho é formado por folhas em branco. Geralmente, é um modelo pequeno retangular com acabamento em espiral. Utiliza-se nas aulas de educação artística com o intuito de estimular a criatividade e as habilidades dos jovens estudantes.

Caneta Hidrográfica

canetas-hidrograficas

Depois do giz de cera e do lápis de cor, entram em cena as canetas hidrográficas. Igualmente conhecidas como canetinhas, marcadores e hidrocor, são produzidas à base de água e ponta de feltro com formato variável.

Indica-se as de ponta fina para realizar contornos, sublinhar e escrever enquanto as de ponta grossa são perfeitas para preencher. Algumas marcas oferecem as duas pontas em um único produto! O formato do corpo pode ser redondo ou triangular e os estojos contém 6, 10, 20, 24, 36 ou 48 cores.

Lápis preto

lapis-preto

Com o início do processo de alfabetização, entra em ação o lápis preto, um artigo composto por grafite que permite escrever e desenhar. Aliás, você sabia que com um único lápis é possível anotar cerca 45 mil palavras? Demais, não é?

A grande vantagem desse material é que não há problema em errar ou mudar de ideia ao criar textos ou imagens. Para apagar o que se quer corrigir, basta usar uma borracha. Disponível nos formatos redondo, sextavado ou triangular, algumas marcas oferecem opções com borracha acoplada na ponta, garantindo praticidade.

Borracha

borracha-escolar

A borracha é um item da lista de material escolar capaz de apagar desenhos ou palavras escritas com lápis preto. A explicação para isso está na sua composição. Produzida a partir do látex das seringueiras, tem o poder de quebrar as moléculas que fixam o grafite no papel.

Disponível nas cores branca, verde-escuro, azul, roxo e em tons neon como amarelo, pink e laranja, pode ou não apresentar capa protetora. Tem modelo quadrado, retangular, triangular, oval, no formato de coração, bichinho, entre outros. Alguns possuem um pequeno orifício para encaixe na ponta do lápis enquanto outros surpreendem pelo cheirinho de fruta.

Régua

regua

Já tentou traçar uma reta em uma folha só com o lápis? Se você não treinou antes, provavelmente, o risco ficou muito ou levemente torto. Para que você não tenha esse tipo de problema, existe a régua, um instrumento usado também para medir e fazer marcações indicando centímetros ou milímetros. Fabricada com aço, alumínio, madeira ou poliestireno, encontra-se com as medidas de 15, 20, 30, 40, 50, 60 e 80 centímetros.

Tesoura

tesoura-escolar

Para executar as atividades de recorte de gravuras, formas e números, o aluno vai precisar de uma tesoura. Por segurança, o modelo solicitado na lista de material escolar não possui ponta. Dessa forma, as crianças têm a liberdade de manuseá-la sem correr o risco de se machucar.

Pastas

pasta-com-aba-e-elastico-oficio-dac

A pasta é a solução ideal para impedir que os trabalhos dos estudantes amassem, molhem ou rasguem. Tem opções em polipropileno, papel cartão e o modelo catálogo que acompanha saquinhos plásticos. O investimento é super válido uma vez que além de proteger, facilita o transporte dos papéis. 

Lista de material do ensino médio

Nos últimos três anos da escola, a quantidade de materiais solicitada reduz de maneira significativa. Os trabalhos artísticos já não são tão recorrentes como nas fases anteriores. Ou seja, é um período em que os alunos dedicam-se em dobro ao estudo das matérias de humanas, exatas e biológicas com foco no vestibular. 

Assim sendo, é somado ao lápis de cor, papel sulfite e lápis preto, o caderno universitário ou fichário e a caneta esferográfica. Vale ressaltar que o estojo e a mochila acompanham a garotada desde cedo, ajudando no transporte e organização dos itens. 

Para saber mais sobre o primeiro, acesse o post “Estojo Escolar – Descubra como escolher o melhor modelo“. Se tem dúvidas sobre o segundo produto, não deixe de ler o texto “Mochila Escolar – Conheça os modelos e faça a escolha certa!

Caderno universitário

caderno-universitario-capa-dura-spiral

Com o aumento do número de disciplinas, o estudante se vê diante de um impasse: usar um caderno para cada matéria ou um único para todas. A vantagem do caderno universitário com encadernação espiral é que permite a fixação de muitas folhas. Desse modo, pode comportar 1, 10, 15 e até 20 matérias. 

Fabricados com capa dura, são ilustrados com diversos temas. Entre eles, flores, pets, logo de times de futebol, símbolos de jogos eletrônicos e personagens de desenhos animados, do cinema e histórias em quadrinhos, por exemplo. Para os mais discretos, têm as capas lisas com uma ou mais cores. 

Fichário

fichario-universitario-4-argolas-spiral

O fichário é outra opção, principalmente para quem gosta de manter o conteúdo de todas as aulas reunido em um lugar só. Composto por um sistema manual de argolas, possibilita colocar e retirar as folhas na ordem que preferir. Em outras palavras, é fácil de usar e prático!

Canetas esferográficas

caneta-esferografica

Outra mudança que ocorre com o tempo, é a substituição do lápis preto pelas canetas esferográficas. Com isso, os cadernos ganham textos coloridos e até perfumados! Além das cores básicas – azul, preta e vermelha – há kits com opções coloridas. Os tons variam entre os intensos, pastel e metalizados que são ótimos para destacar palavras, grifar frases ou desenhar. 

Como fazer o pedido do material escolar?

Quer adquirir todos os itens da lista de material escolar em um único lugar, sem sair de casa e ser beneficiado com ofertas e facilidades de pagamento? Corra para o site Volta às Aulas da Kalunga, pois quando o assunto é papelaria, a empresa é referência. Tanto na loja física quanto online, você tem acesso a uma infinidade de produtos de excelentes marcas.

Além de qualidade e bom preço, dá para parcelar as compras acima de R$ 90,00 (consulte os produtos da promoção) em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito participantes. Se você tiver pressa para receber o seu pedido, tem o serviço Entrega Super Expressa. Em até três horas, após a confirmação do pagamento, o pacote é entregue no endereço solicitado.

Por outro lado, se você quer economizar no frete, o serviço Click e Retire é perfeito. O pedido é feito pelo site e retirado na loja em até duas horas após a identificação do pagamento. Contudo, se preferir comprar diretamente na loja, são mais de 220 unidades distribuídas pelo Brasil. 

Aliás, aproveita e leva as folhas dos cadernos usados. Afinal, a cada quilo (pesado no local), você ganha R$ 1,50 de desconto na compra de cadernos novos ou no pacote com 100 folhas de papel sulfite A4 Chamequinho. Separe as folhas, retirando o espiral e a capa, e, em seguida, vá até a loja mais próxima. Depois, é só adquirir tudo o que precisa com economia!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em artigos de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática.

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e itens de grandes marcas, inclusive da lista de material escolar, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site