Postado em 24/01/2022

8951 visualizações

Lista de Material Escolar – Os itens usados em cada série

lista-de-material-escolar

É só passar as festas de final de ano que os pais começam a se preparar para a volta às aulas. Não tem como fugir da tradicional lista de material escolar, afinal os artigos são necessários para o desenvolvimento das atividades requisitadas pelos professores ao longo do ano letivo. Sendo assim, a alternativa é se organizar para adquirir tudo o que precisa com economia.

Em primeiro lugar, a dica é: antecipe-se. Quando se deixa para ir às compras nos 45 minutos do segundo tempo, há o risco de ter que enfrentar uma série de imprevistos como lojas cheias, preços acima do normal, produtos em falta, te desafiando a uma espécie de caça ao tesouro entre as papelarias.

Se a escola do seu filho ainda não enviou a lista, cuidado ao querer se basear na do ano anterior ou de algum conhecido, pois os itens variam conforme a série e a escola e não são os mesmos para todos os alunos. Em outras palavras, é importante se adiantar, mas com cautela para não adquirir o que não será usado.

Se você ainda não recebeu a relação oficial da escola, a sugestão é começar pesquisando os produtos que não costumam ficar de fora. Fizemos uma seleção para te auxiliar nessa missão. Compare os preços pela internet, verifique as ofertas, anote tudo e aproveite para ir se organizando financeiramente.

O que não pode faltar na lista de material escolar?

Já sabemos que as listas escolares não são iguais para todos os estudantes. Com o passar do tempo, inclusive, elas tendem a ser mais compactas, deixando muitos itens para trás. Por exemplo: no ensino infantil são habituais os trabalhos de desenho, pintura e com massinha; já no ensino médio, o foco é anotar o conteúdo de cada disciplina, ou seja, as artes ficam em segundo plano.

Para entender melhor as diferenças, relacionamos alguns materiais utilizados com frequência em cada fase escolar. Vamos conhecê-los? 

Lista de material escolar da educação infantil

Na educação infantil, primeira fase da Educação Básica no Brasil, além do contato com números e vogais, as tarefas executadas em sala de aula têm por objetivo trabalhar a socialização, a coordenação, o equilíbrio e o ritmo. Entre elas, estão as atividades de artes. Desse modo, a lista de material escolar dessa etapa inclui várias ferramentas de colagem, desenho, pintura e modelagem.

Apontador

apontador

Veremos mais adiante que um dos itens requisitados para as aulas de desenho e pintura é o lápis de colorir. A lógica é: se tem lápis, não pode faltar o apontador, não é verdade? Afinal, é ele quem garante que a ponta esteja sempre afiada, permitindo traços perfeitos na hora de escrever ou desenhar. 

Os modelos disponíveis vão desde o mais simples com ou sem depósito de resíduos até aqueles com borracha acoplada, personalizados com temas infantis ou no formato de bichinhos. É muito fácil de manusear: basta inserir o lápis no furo e girar. Quando a ponta ganhar o formato desejado, está pronto para uso novamente.

Cola branca

cola-branca

Basta ter um tubo de cola branca à mão para que a mágica aconteça. Trata-se de um produto à base de água, portanto considerado seguro quando manipulado por crianças. Dessa forma, utiliza-se na execução de trabalhos escolares como montagens, colagem de fotos, recortes de jornal, retalhos de tecido, palitos de sorvete e tantos outros materiais em papel sulfite, pardo, papelão e cartolina.

Giz de cera

giz-de-cera

Também chamado de lápis de cera é usado para desenhar, escrever e colorir em diferentes tipos de papéis como sulfite, cartolina e papel cartão, a título de exemplo. É um item leve, de tamanho que se encaixa perfeitamente às mãozinhas das crianças, permitindo que segurem com firmeza e manuseiem sem dificuldades, contribuindo para a coordenação motora.

Disponível em várias cores, é fabricado a partir de parafina e pigmentos. Apesar de não ter um tipo de ponta que coloque a criança em risco, o giz de cera quebra com certa facilidade. Então, recomenda-se ficar de olho para que a criança não consuma o produto ao manipulá-lo.

Lápis de cor

lapis-de-cor

O mundo fica muito mais colorido quando nos é apresentado o lápis de cor. Isso porque a variedade de cores desse material é infinita. Estão disponíveis em caixas com 10, 12, 24, 50, 60, 72, 100 tons diferentes que vão desde os tradicionais aos pastéis e cor de pele. Com eles é possível desenhar, contornar, pintar, esfumar, criando verdadeiras obras de arte. 

O formato é outra característica que muda: os lápis de cor redondos são clássicos enquanto os sextavados têm a vantagem de não rolarem facilmente pela superfície, evitando quedas. Por outro lado, os triangulares, encaixam melhor entre os dedos dos pequenos, garantindo maior conforto.

Massinha de modelar

massa-para-modelar

Amassa, puxa, separa, junta, enrola, monta, desmonta e, assim, objetos e personagens que até então viviam apenas no mundo da imaginação, tornam-se realidade. Isso graças à massa para modelar, outro material que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, além de trabalhar a concentração e estimular a criatividade dos pequenos.

Papel Sulfite

papel-sulfite

Se tem giz de cera e lápis de cor, não pode faltar folha, não é verdade? Caso contrário, como transformar em realidade tudo aquilo que está na imaginação? Por isso, o papel sulfite nunca fica de fora de uma lista de material escolar. Além de ser a superfície em que desenhos, formas geométricas, palavras e números ganham vida, é também usado para impressão de textos e provas.

Trata-se de uma folha lisa e porosa que apresenta excelente aderência tanto à tinta de impressora, canetas, canetinhas assim como aos pigmentos do lápis preto e de cor. Disponível nas cores branca (tradicional), rosa, verde, amarela, azul e marfim e em diferentes gramaturas, é um produto bastante popular. Isso justifica-se pela sua funcionalidade associada ao baixo custo.

Tinta guache

tinta-guache

Uma ferramenta explorada pelos professores para trabalhar a percepção das cores, estimular a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora em crianças, é o uso da tinta guache. Como é atóxica e lavável, os pequenos podem manipulá-la com os dedos, marcar a mãozinha ou os pés em uma folha de papel e igualmente criar pinturas com o auxílio de esponjas, rolos e pincéis.  

Lista de material escolar do ensino fundamental

A partir dos seis anos de idade, as crianças ingressam no Ensino Fundamental. Essa fase do ciclo escolar tem duração de nove anos, portanto, a quantidade de materiais utilizada é bem maior do que a do ensino infantil. Alguns itens vão se repetir como apontador, cola, giz de cera, lápis de cor, papel sulfite e tinta guache.

Por isso, uma boa dica é observar os artigos que sobraram do ano anterior, pois se ainda estiverem dentro do prazo de validade, reaproveitá-los ajudará a economizar. Ademais, prepare-se para adquirir uma série de itens que vão testar o seu poder de decisão visto que não faltam opções com designs incríveis para escolher. 

Caderno brochura

caderno-brochura

Na educação fundamental, que vai da 1ª à 9ª série, a garotada tem contato com vários tipos de cadernos, entre eles o brochura. Composto por folhas pautadas, ou seja, com linhas, é onde os pequenos irão escrever as primeiras letrinhas, formando palavras e, posteriormente, frases.

O brochura é um tipo de caderno universitário com folhas costuradas. Em razão desse tipo de acabamento, não comporta um número grande de páginas como os modelos que possuem espiral. Desse modo, encontra-se com 48, 80 e 96 folhas. Apresentam capa dura com uma ou várias cores, assim como estampas de bichinhos, flores e os personagens mais queridos da criançada.

Caderno de caligrafia

caderno-de-caligrafia

Outro tipo de bloco de folhas frequente na lista escolar é o caderno de caligrafia. Da mesma maneira que o brochura, é formado por folhas pautadas, entretanto, a proposta é um pouco diferente. O objetivo desse modelo é que o aluno treine a escrita, alcançando o domínio da letra cursiva. 

Em outras palavras, a prática de escrever no caderno de caligrafia contribui para uma maior percepção de maiúsculas e minúsculas, controle do lápis sobre o papel, aumentando a agilidade no registro das informações e ainda para o desenvolvimento de letras legíveis.

Caderno de cartografia

caderno-de-cartografia

Por outro lado, o caderno de cartografia, também chamado de caderno de desenho, é formado por folhas em branco. Geralmente, é um modelo pequeno retangular com acabamento em espiral. São utilizados nas aulas de educação artística com o intuito de estimular a criatividade e as habilidades dos jovens estudantes. 

Caneta Hidrográfica

caneta-hidrografica

Depois do primeiro contato com o universo das cores por meio do giz de cera e do lápis de colorir, os alunos descobrem que podem criar desenhos ainda mais fantásticos com as canetas hidrográficas. Igualmente conhecidas como canetinhas, marcadores e hidrocor, são produzidas à base de água e ponta de feltro com formato variável.

Indica-se as de ponta fina para realizar contornos, sublinhar e escrever enquanto as de ponta grossa são perfeitas para preencher. Algumas marcas, inclusive, oferecem as duas pontas em um único produto. O formato do corpo pode ser redondo ou triangular, sendo esse último recomendável para crianças por acomodar os dedos com maior conforto.

Lápis preto

lapis-preto

Com o aprendizado da escrita, entra em ação o lápis preto. Trata-se de um artigo composto por grafite que permite escrever e desenhar. Aliás, você sabia que com um único lápis é possível anotar cerca 45 mil palavras? Demais, não é?

A grande vantagem desse artigo é que não há problema em errar ou mudar de ideia ao criar textos ou imagens, pois é possível apagar o que desejar com o auxílio de uma borracha. Disponível nos formatos redondo, sextavado ou triangular, algumas marcas possuem opções com borracha acoplada na ponta, facilitando as correções.

Borracha

borracha-escolar

A borracha é um item da lista de material escolar capaz de apagar desenhos ou palavras escritas com lápis preto. A explicação para isso está na sua composição: produzida a partir do látex das seringueiras, tem o poder de quebrar as moléculas que fixam o grafite no papel.

Disponível nas cores branca, verde-escuro, azul, roxo e tons neons como amarelo, pink e laranja, pode ou não apresentar capa protetora. Tem modelo quadrado, retangular, triangular, oval, no formato de coração, bichinho, entre outros. Alguns possuem um pequeno orifício para encaixe na ponta do lápis enquanto outros surpreendem pelo cheirinho de fruta.

Régua

regua

Já tentou traçar uma reta em uma folha só com o lápis? Se você não treinou antes, provavelmente, o risco ficou muito ou levemente torto. Para não ter esse tipo de problema, existe a régua, um instrumento usado também para medir e fazer marcações indicando centímetros ou milímetros. Fabricada com aço, alumínio, madeira ou poliestireno, encontra-se com as medidas de 15, 20, 30, 40, 50, 60 e 80 centímetros.

Tesoura

tesoura-escolar

Para executar as atividades de recorte de gravuras, formas e números, o aluno vai precisar de uma tesoura. Por segurança, o modelo solicitado na lista de material escolar não possui ponta. Dessa forma, as crianças têm a liberdade de manuseá-la sem correr o risco de se machucar.

Pastas

pasta-escolar

A pasta é a solução ideal para evitar que as atividades realizadas pelos estudantes corram o risco de amassar, molhar ou rasgar. Tem opções em polipropileno, papel cartão e ainda o modelo catálogo que acompanha saquinhos plásticos. O investimento é super válido uma vez que além de proteger, facilita o transporte dos papéis. 

Lista de material do ensino médio

Nos últimos três anos do ciclo escolar, no ensino médio, a quantidade de materiais solicitada reduz significativamente. Os trabalhos artísticos já não são tão recorrentes como nas fases anteriores. É um período em que os alunos dedicam-se em dobro ao estudo das matérias de humanas, exatas e biológicas de olho no que vem pela frente, o vestibular. 

Assim sendo, é somado ao lápis de cor, papel sulfite, cola, régua e lápis preto, o caderno universitário ou fichário e a caneta esferográfica. Vale ressaltar que artigos como o estojo e a mochila acompanham a garotada desde os primeiros anos, auxiliando no transporte e organização dos itens. 

Para saber mais sobre o primeiro, acesse o post “Estojo Escolar – Descubra como escolher o melhor modelo”. Se tem dúvidas sobre o segundo produto, não deixe de ler o texto “Mochila Escolar – Conheça os modelos e faça a escolha certa!”.

Caderno universitário

caderno-universitario

Com o passar dos anos escolares, o número de disciplinas aumenta, exigindo que o estudante faça uma escolha: usar um caderno para cada matéria ou um único para todas. A vantagem do caderno universitário com encadernação espiral (fio de molas) é que permite a fixação de muitas folhas, comportando 1, 10, 15 e até 20 matérias. 

Fabricados com capa dura, são ilustrados com paisagens, flores, pets, logo de times de futebol, símbolos de jogos eletrônicos e personagens de desenhos animados, do cinema, histórias em quadrinhos, por exemplo. Para os mais discretos, têm as capas lisas com uma ou mais cores. 

Fichário

fichario

O fichário é outra opção para quem gosta de manter o conteúdo de todas as aulas organizado em um único lugar. Composto por um sistema manual de molas, possibilita que as folhas, adquiridas em blocos, sejam colocadas e retiradas a qualquer momento e na ordem que preferir. Muito prático!

Canetas esferográficas

Outra mudança que ocorre com o tempo, é a substituição do lápis preto pelas canetas esferográficas. Com isso, os cadernos ganham textos coloridos e até perfumados! Além das cores básicas – azul, preta e vermelha – há kits com opções coloridas – tons intensos e pastéis – e metalizadas que são ótimas para destacar palavras, grifar frases ou desenhar. 

caneta-esferografica

Como fazer o pedido do material escolar?

Quer adquirir todos os produtos da lista escolar em um único lugar, sem sair de casa e ser beneficiado com ofertas e facilidades de pagamento? No hotsite Volta às Aulas da Kalunga, você compra itens de grandes marcas com descontos incríveis, tem a oportunidade de pagar em até 12 vezes sem juros e ainda recebe no conforto do seu lar. Acesse agora e aproveite!