Postado em 05/07/2024

240 visualizações

Impressora térmica – Entenda como funciona e suas vantagens

impressora-termica

Procurando um equipamento que simplifique as operações do seu negócio, como a impressão de recibos, pedidos, orçamentos, etiquetas e contratos? Invista em uma impressora térmica. Além de aumentar a eficiência da sua equipe, ela contribuirá para a redução de custos a longo prazo.

Se você nunca ouviu falar no produto ou sabe da existência, mas quer entender melhor como funciona, quais soluções oferece e as vantagens em relação às impressoras tradicionais, fique por aqui. Te mostraremos como essa tecnologia pode trazer mais agilidade, economia e qualidade para a sua empresa.

Para que serve uma impressora térmica?

A impressora térmica é um dispositivo compacto, muito fácil de usar e econômico que é capaz de transformar a forma como as empresas gerenciam operações essenciais. Entre as possíveis aplicações, destacamos:

  • Impressão de recibos: o equipamento é perfeito para impressão rápida de recibos, tornando-se um grande aliado do atendimento. Dessa forma, é excelente para lojas, restaurantes e outros pontos de venda que desejam agilizar a finalização do serviço, melhorando a experiência do cliente;
  • Etiquetagem: no setor de logística, a impressora térmica atua de maneira eficaz na criação de etiquetas de envio, código de barras e identificação de produtos. Assim, facilita o controle de estoque e a rastreabilidade dos itens;
  • Ingressos e bilhetes: é muito eficiente quando se trata de impressão de ingressos de espetáculos, shows e sessões de cinema, assim como de bilhetes de transporte público;
  • Senhas de atendimento: as senhas impressas pelas impressoras térmicas apresentam alta nitidez, garantindo que os números ou códigos de atendimento sejam facilmente identificáveis. Além disso, como o processo de impressão é ágil, evita filas e minimiza o tempo de espera dos clientes.

Como funciona a tinta da impressora térmica?

Ao contrário das impressoras convencionais que utilizam cartuchos de tinta ou toners, a impressora térmica utiliza uma tecnologia que não requer tinta líquida ou em pó. Em vez disso, ela usa o calor para transferir as informações para o papel. E como isso acontece? 

Existem dois tipos de impressão térmica. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a impressão térmica direta. Nesse caso, o equipamento é composto por uma cabeça de impressão com vários pinos pequenos. Quando aquecidos, esses pinos ativam substâncias químicas presentes no papel, formando os textos e imagens. 

Então, é um tipo de impressão que não depende de um elemento intermediário para ocorrer; como o próprio nome indica, é direta. Desse modo, é extremamente rápida e precisa. Porém, as impressões tendem a desbotar com o tempo, principalmente quando expostas à luz do sol, altas temperaturas, umidade, etc. 

Sendo assim, não é a melhor escolha para documentos importantes que precisam ser preservados por muitos anos ou que serão expostos a condições adversas. Em contrapartida, é ideal para impressões que serão utilizadas por um curto período, como cupons fiscais, senhas de estabelecimentos e tickets de estacionamento.

ribbon-cera-premium-para-impressora-termica-kurz

Já a impressão por transferência térmica requer a utilização de um terceiro elemento: uma fita encerada chamada Ribbon que contém uma camada de tinta sólida. Essa fita é colocada entre a cabeça térmica e o material em que o conteúdo será impresso.

Durante a impressão, o cabeçote aquece a fita derretendo a cera que é transferida para o papel ou outro material, como o poliéster ou o polipropileno, por exemplo. O resultado são impressões mais resistentes ao desbotamento, produtos químicos e umidade, ou seja, que possuem maior durabilidade.

Qual o tipo de papel para impressora térmica?

A impressora térmica aceita qualquer tipo de papel? Não. Para que ela funcione corretamente é imprescindível providenciar o papel térmico. Revestido com uma substância química especial que muda de cor quando exposta ao calor, é específico para esse tipo de impressora. 

papel-termico

Você irá encontrá-lo no formato A4 e em rolos que são as bobinas térmicas. Visto que essa tecnologia é muito utilizada para criação de materiais para identificação de pacotes e impressão de código de barras, há também as etiquetas para impressora térmica. Elas estão disponíveis em diversos tamanhos e formatos, permitindo escolher aquela que melhor irá se adaptar às suas necessidades.

Qual é a melhor impressora térmica?

Para encontrar a melhor impressora térmica para o seu negócio, é importante considerar alguns fatores que impactam diretamente na eficiência operacional e na qualidade das impressões. Entre eles, está a escolha da tecnologia.

Como já sabemos, recomenda-se a térmica direta para materiais de curto prazo como recibos, senhas, ingressos e bilhetes de transporte, enquanto a impressão por transferência térmica é mais adequada para contratos e etiquetas que serão utilizados ou armazenados por um longo do tempo.

Outro ponto fundamental é verificar se a impressora comporta o papel com o qual irá trabalhar. Há modelos portáteis que comportam folhas A4, assim como outros que são bastante versáteis e imprimem uma ampla variedade de tamanhos e formatos de etiquetas.

Antes de “bater o martelo”, certifique-se de que o equipamento será capaz de atender a sua demanda de impressões com eficiência, principalmente no caso de grandes volumes. Por fim, observe se oferece as opções de conectividade necessárias para otimizar as suas operações, como USB, Ethernet ou Wi-Fi.

Como funciona uma impressora térmica não fiscal?

Para te auxiliar na busca pelo dispositivo ideal, vamos conhecer algumas opções a começar pela impressora térmica não fiscal. Ela é muito usada em estabelecimentos comerciais para impressão de comprovantes de venda, faturas, relatórios, senhas e outros documentos que não são supervisionados pelo governo.

Logo, ela não possui memória fiscal nem o lacre de segurança que as impressoras fiscais possuem a fim de evitar alteração de dados, isto é, fraudes. Além disso, podem ser adquiridas sem qualquer burocracia, enquanto as fiscais só podem ser compradas em lojas credenciadas e instaladas por técnicos. 

impressora-termica-nao-fiscal-tm-t20x-epson

Para ilustrar, temos a Impressora Térmica Não Fiscal TM-T20X Epson. É um modelo que imprime em alta velocidade (200 mm/seg) textos e código de barras com resolução de 203 dpi. Muito fácil de usar, ela oferece carga rápida de papel, cortador automático com guilhotina de alta durabilidade e LEDs de status. Está disponível nas versões dual (USB + Serial) e de rede (Ethernet).  

impressora-termica-nao-fiscal-usb-ethernet-it-100-c3tech

Por outro lado, a Impressora Térmica Não Fiscal IT-100 C3Tech combina ambas opções de conectividade, USB e Ethernet. Sua tecnologia é térmica direta, imprime com velocidade de 230 mm/seg e em papel com 80mm de largura. Possui corte automático via guilhotina e serrilha e furos para instalação na parede. 

impressora-termica-nao-fiscal-tm-t88vii-epson

Para quem busca ainda mais agilidade, destacamos a Impressora Térmica Não Fiscal TM-T88VII Epson que imprime com velocidade de até 500 mm/seg e resolução de 180 dpi, sendo considerada a mais rápida da categoria. Seu gabinete é resistente à água e é muito fácil de limpar.

Projetada com a tecnologia de impressão direta do servidor, é possível fazer o download dos dados da internet e imprimir o recibo sem a necessidade de integração com o software de PDV. Tem conectividade Wi-Fi, USB e rede Ethernet com opção de compartilhamento simultâneo com vários dispositivos.

Impressora térmica para etiquetas

Aqui, não tem segredo: a impressora térmica para etiquetas é um tipo de impressora específico para produção de materiais adesivos. Rápida, ela possibilita imprimir grandes volumes de etiquetas em pouco tempo, o que é essencial para operações logísticas e controle de inventário, por exemplo.

E essa agilidade não compromete a qualidade da impressão. Você terá textos e imagens nítidos, garantindo a legibilidade de códigos de barras, informações de produtos e outros conteúdos como é possível comprovar com a Impressora Térmica para Etiquetas IT-200 C3Tech.

impressora-termica-para-etiquetas-it-200-c3tech

É uma opção com tecnologia térmica direta que imprime com velocidade de 152 mm/seg em papel de 25,4 a 155mm. Possui sensores de espaçamento entre etiquetas, abertura de tampa e marca preta. O corte do papel é via serrilha. Tem interface USB + LAN e é compatível com uma variedade de códigos.

impressora-e-etiqueta-brother

A Impressora Térmica para Etiquetas QL800 Brother oferece alguns diferenciais como a impressão em vermelho, além do preto. Para isso, basta usar a Etiqueta para Impressora Térmica Contínua DK2251 Brother. Sua velocidade de impressão é de 93 etiquetas por minuto com resolução de 300 x 600 dpi.

Ela imprime etiquetas de até 62mm de largura, rolos contínuos ou pré-cortados. Conta com cortador automático e interface USB. Acompanha o software P-Touch Editor que permite imprimir QR Code, códigos de barras e importar base de dados do computador para impressões ainda mais rápidas.

impressora-termica-label-writer-550-dymo

Já a Impressora Térmica Laber Writer 550 Dymo chama a atenção não apenas pelo seu tamanho compacto, mas também pelo design moderno. Ela imprime até 62 etiquetas por minuto e tem o recurso de reconhecimento automático que identifica e exibe o tamanho, o tipo e a quantidade restante de etiquetas, reduzindo erros de impressão e desperdício de material.

Como funciona a impressora térmica A4?

Por fim, temos a impressora térmica A4 que é uma grande aliada de quem trabalha fora do escritório e que sente a necessidade de ter um equipamento móvel para imprimir documentos. Uma vez que é um equipamento compacto, leve e fácil de transportar, possibilita a impressão de arquivos em tamanho A4 de qualquer lugar.

Quanto ao manuseio, não há com que se preocupar visto que é bastante simples e intuitivo. Basta colocar o papel térmico na impressora. Em seguida, conecte-a ao smartphone, envie o conteúdo que quer imprimir utilizando a conexão disponível e pronto. Muito fácil, não é verdade?

impressora-termica-portatil-pj863p-brother

Como exemplo, selecionamos a Impressora Térmica Portátil PJ863P Brother que imprime até 13,5 páginas por minuto com resolução de 300 dpi. Sua tecnologia de impressão é térmica direta e possui conectividade Bluetooth e USB para Android e iOS e NFC para emparelhamento com Android.  

estojo-de-transporte-brother

Esse modelo não acompanha fonte, bateria e estojo que são vendidos separadamente. O estojo de transporte Brother é um acessório discreto que facilita o transporte e, sobretudo, mantém o equipamento protegido de impactos. Por isso, vale o investimento. Os demais itens são essenciais para o seu funcionamento.

Impressora térmica na Kalunga

Agora que você já sabe como funciona e todas as vantagens que uma impressora térmica pode proporcionar para a sua empresa, só falta saber onde comprar com a garantia de estar adquirindo um produto de qualidade. Pois bem, na Kalunga você encontra uma boa variedade de modelos de marcas renomadas. Sem dúvida, um deles atenderá os requisitos do seu negócio.

Todavia, não é só isso: a loja também proporciona diferentes opções de pagamento e entrega rápida, tornando o processo de compra simples e conveniente. Então, acesse agora o site Kalunga e tenha a certeza de estar investindo em um equipamento confiável com o respaldo de uma empresa que é referência no mercado. 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório, informática e tecnologia. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos de grandes marcas, inclusive impressora térmica, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site