Postado em 19/01/2022

3880 visualizações

Mochila escolar – Conheça os modelos e faça a escolha certa!

mochila-escolar-2022-principal

Desde o primeiro dia da vida escolar, lá na educação infantil, ela é a grande companheira dos pequenos. Eles crescem, vão para o ensino fundamental, depois para o médio e até mesmo na faculdade, não abrem mão dela. E não é de se estranhar, afinal, com a mochila escolar a missão de carregar o material usado em sala de aula torna-se muito mais simples. 

Por se tratar de um acessório que participa de diferentes fases do estudante, é encontrado em diversos modelos com características que mudam de acordo com as preferências e necessidades de cada idade. Desse modo, varia o tamanho, número de divisórias, cores e estampas. 

Adquirir uma mochila pelo design ou porque traz a imagem do super-herói preferido é muito comum, no entanto, fique de olho: o ideal é aliar estética e conforto. Um modelo com dimensões e peso desproporcional à estrutura corpórea do aluno pode gerar danos à coluna e cervical. 

Além disso, verifique se comporta todos os pertences e de forma organizada, facilitando o acesso aos itens. Observe ainda a resistência do material com o qual o produto é fabricado, assim como a facilidade de limpeza. Quer saber mais? Reunimos outras dicas que irão te auxiliar na hora de realizar a compra. Confira!

Tipos de Mochila Escolar

O modelo mais tradicional é o que é composto por duas alças e é carregado nas costas. Nesse caso, é imprescindível observar se as alças possuem opções de ajuste e acolchoamento para que não machuquem os ombros. Além de prático, esse tipo de mochila equilibra a carga nos dois lados do corpo, contudo, atente-se para que o peso não seja maior do que o suportado pelo aluno.

Por outro lado, tem as mochilas móveis. Também apresentam alças, entretanto, são acomodadas em uma estrutura de metal com rodinhas. A maior vantagem desse modelo é que não sobrecarrega as costas. Todavia, antes de adquirir, vale avaliar o caminho que a criança irá percorrer até a escola; se houver obstáculos como escadas, ela pode ter dificuldade de deslocamento. 

Por fim, há as mochilas com uma única alça, mais longa, que é posicionada em um dos ombros perpendicularmente ou na transversal. Não é recomendada para crianças já que a carga não é distribuída, concentrando-se em apenas um dos lados do corpo. E mesmo no caso de adolescentes, sugere-se evitar muito peso.

Quantos litros deve ter uma mochila escolar?

Para definir o tamanho da mochila escolar, leve em conta o perfil físico de quem irá usá-la. O ideal é levar o estudante até a loja para que experimente, pois assim é possível verificar com precisão algumas recomendações. 

Em primeiro lugar, o acessório não deve ser maior do que a largura do tronco. As alças devem ser largas e ajustadas na altura do ombro, evitando que a mochila fique abaixo da cintura, sobrecarregando a lombar. 

No caso dos modelos que possuem rodinhas, o comprimento da alça usada para puxar deve ficar na linha da cintura, permitindo que a criança se locomova normalmente, ou seja, ereta sem a necessidade de inclinação do corpo. 

Geralmente, os termos utilizados para se referir às opções de tamanho das mochilas são litros, polegadas e as medidas P, M e G. Mas, é possível se orientar pela indicação de idade informada pelo fabricante na embalagem e também pelas dimensões do produto. 

Para crianças de 2 e 3 anos, sugere-se os modelos com 25cm de altura; entre 3 e 4 anos, 28cm; 4 e 5 anos até 33cm; acima de 5 e até 8 anos, até 38cm. Em polegadas, as mochilas de 12’’, 14’’ e 16’’ são consideradas infantis e as de 18’’ e 19’’ juvenis. Contudo, o que vale mesmo é como a peça se ajusta ao corpo da criança ou adolescente.

Qual é a melhor marca de mochila escolar?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Sabe por que? Depende de fatores individuais como o que cada um gosta, se adapta e precisa. A quantidade de material escolar que um aluno transporta, por exemplo, nem sempre é a mesma do outro, sobretudo porque a cada novo ano letivo são solicitados itens diferentes.

Conforme for, é interessante priorizar modelos com divisórias externas frontal e lateral para auxiliar na organização. A sugestão é acomodar materiais como cadernos e livros no bolso maior. Já os artigos pequenos, quando distribuídos nos compartimentos menores, são encontrados com muito mais facilidade. 

Além disso, como já mencionado, o modelo precisa se ajustar à estrutura física do aluno. Dessa forma, a melhor mochila escolar, independente de marca, é aquela que atende as necessidades do estudante com conforto. Sendo assim, apresentaremos algumas opções para que possa avaliar e decidir por aquele que melhor se encaixa à realidade da garotada.

Mochila escolar infantil

mochila-infantil-eva-patrulha-canina-paw-patrol-spy-maxtoy

Os modelos infantis costumam ser menores e com estampas coloridas que trazem os personagens preferidos da criançada. A mochila Patrulha Canina / Paw Patrol Spy Maxtoy é confeccionada em EVA e revestida com poliéster de alta qualidade. Apresenta alças ajustáveis e fechamento por meio de zíper. A magia fica por conta das ilustrações em 3D dos filhotes mais corajosos da TV. 

mochila-infantil-tsum-tsum-16-polegadas-luxcel

Em contrapartida, a mochila infantil Tsum Tsum Luxcel tem um número maior de compartimentos. É um modelo de 16 polegadas, com alças ajustáveis e bolsos na frente e nas laterais. Os zíperes contam com delicados puxadores no formato de lacinho. O bolso frontal é estampado com a ratinha mais famosa do mundo, o que garante um charme todo especial à peça.

mochila-infantil-up4you-cachorro-16-polegadas-luxcel

E olha só que divertida a mochila infantil Up4You Luxcel; ela traz a imagem de um cachorrinho com roupinha de tubarão em 3D. Possui 16 polegadas, alças ajustáveis, bolso frontal e também nas laterais. Com zíperes reforçados, acompanha um penduricalho com a carinha do cachorrinho. As crianças vão ficar muito motivadas a irem à escola com essa companhia.

mochila-poliester-15-polegadas-mulher-maravilha-luxcel

As opções de estampas são infinitas. Além de bichinhos e personagens de desenhos animados, têm ainda os super-heróis das telonas, como é possível conferir na mochila Mulher Maravilha Luxcel. Trata-se de um modelo de poliéster de 15 polegadas com bolso frontal grande e outros menores nas laterais; apresenta fechamento com zíper e puxador no formato de estrela. A inspiração perfeita para quem gosta de encarar grandes desafios.

Mochila escolar juvenil

Se, por um lado, as infantis são fofas e divertidas, por outro, as mochilas criadas para o público juvenil são mais estilosas e com design moderno. Pode-se dizer que são também mais discretas, porém isso não significa que as lendas dos quadrinhos ou do cinema são deixadas de lado.

mochila-homem-aranha-spider-man-xeryus

Um exemplo top é a mochila Homem Aranha / Spider-Man Xeryus. Ela é toda decorada, inclusive as alças, com os personagens da trama em ação. É confeccionada em poliéster e apresenta bolso frontal, permitindo guardar com praticidade objetos pessoais como carteira, chaves e celular.

mochila-harry-potter-18-polegadas-luxcel

Entretanto, há modelos discretos tão incríveis quanto como a mochila Harry Potter 18” Luxcel. Inspirada no uniforme da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts, é perfeita para quem é fã da saga do bruxo mais querido do planeta. É fabricada em poliéster e conta com alças ajustáveis e bolso frontal. Difícil é não querer ir com ela para todos os cantos.

mochila-washing-rosa-baohua

Há também opções bem joviais como a mochila Washing rosa Baohua. Assim como a anterior, é confeccionada com poliéster, tecido de alta resistência. Apresenta design ergonômico, o que garante máximo conforto, e muitos bolsos; todos com fechamento em zíper. Desse modo, dá para manter os itens em ordem com total segurança.

mochila-slime-xeryus

Já a mochila Slime Xeryus chama a atenção pelo seu design moderno que faz referência à massa de modelar caseira, com textura pegajosa, que virou febre entre crianças e jovens. Com estrutura de poliéster, possui bolso frontal em PVC cristal transparente, arte sublimada e puxadores personalizados. Os aficionados pela brincadeira vão ficar enlouquecidos com esse modelo!

Mochila escolar com rodinhas

Não dá para negar o quanto as mochilas com rodinhas são práticas e ajudam no transporte dos itens escolares, principalmente quando a lista é extensa. Se a criança ainda é muito pequena, dar preferência a esse tipo de modelo contribui para não sobrecarregar a coluna ainda em desenvolvimento. Todavia, não há idade certa para o seu uso. Logo, estão disponíveis em versões infantis e juvenis.

mochila-infantil-com-rodas-eva-hotwheels

A mochila infantil com rodas Hotwheels Night Shifter Maxtoy é uma das opções mais iradas. Confeccionada em EVA, revestimento em poliéster e divisória interna, tem formato de carro. Projetada com rodas triplas, torna mais fácil o deslocamento em escadas e calçadas. Impossível não acelerar até a escola com uma mochila fantástica como essa!

mochila-infantil-com-rodas-eva-miracolous-ladybug-maxtoy

Outra proposta com rodas triplas é a mochila infantil com rodas Miraculous Ladybug Maxtoy. Marinette Dupain-Cheng, a jovem de 14 anos que detém superpoderes e se transforma na heroína Ladybug, é a estrela desse modelo, destacando-se na região frontal em estampa 3D. É um produto que soma ainda as vantagens de ser impermeável e de fácil limpeza.

mochila-infantil-com-rodas-eternos-eternals-16-polegadas-xeryus

A mochila infantil com rodas Eternos / Eternals Xeryus apresenta estrutura mais simples, no entanto, não deixa nada a desejar em relação às anteriores. Os seres imortais criados pelos Celestiais ilustram esse modelo, compartilhando com aqueles que estiverem ao seu redor, os seus superpoderes. O produto conta com ótimo espaço interno e fecho com zíper.

mochila-com-rodas-barbie-luxcel

Uma sugestão juvenil muito delicada e estilosa é a mochila com rodas Barbie Luxcel. Ela é toda de tecido com estampa poá, acompanha um charmoso penduricalho de pompom e possui bolsos frontal e nas laterais. Os puxadores são personalizados com a imagem do busto da boneca que há mais de 60 anos inspira garotas de todo o mundo. 

Mochila para notebook

mochila-para-notebook

No ensino médio ou quando o estudante ingressa na faculdade, um novo item passa a fazer parte da rotina escolar, o notebook. Muitas vezes, há a necessidade de utilizá-lo nas aulas para fazer anotações ou levá-lo até a casa de algum colega para executar os trabalhos em grupo.

Como se trata de um equipamento que exige cuidado extra, há mochilas específicas para transportá-lo. São modelos com design moderno e ergonômico, fabricados com tecido de alta resistência e acabamento reforçado. Apresentam ainda bolsos organizadores de diferentes tamanhos para guardar fios e outros acessórios.

Assim como no caso da mochila escolar, a dica é não agir por impulso. Há muitas opções com design atraente, mas considere outros pontos como o tamanho: quanto melhor acomodado o aparelho, menores as chances de danificá-lo, evitando prejuízos. 

Outra questão é se o acessório incomoda durante o uso. Afinal, é prejudicial andar de um lado para outro com algo que causa desconforto nas costas e nos ombros. Portanto, é fundamental analisar peso, acolchoamento e sistema de ajuste das alças. Estes, contudo, são apenas alguns atributos; para saber mais, acesse o post Mochila para notebook: dicas para escolher o modelo ideal.

O que não pode faltar na mochila da escola?

A lista de material escolar varia de acordo com a série do aluno. Apesar disso, há alguns artigos que são comuns a cada ano, em especial a partir do ensino fundamental. Entre eles estão livros, cadernos, lápis preto, borracha, apontador, caneta esferográfica, corretivo, marca-texto, régua, tesoura, cola branca, lápis de cor, canetas hidrográficas e, para manter os produtos menores separados e em ordem, o estojo.

Se pensarmos em uma unidade de cada, não há motivo para se preocupar em relação ao peso. Todavia, é frequente o uso de mais de um caderno e livros diferentes para cada disciplina; quando reunidos tendem a gerar sobrecarga, o que pode prejudicar a saúde física do estudante.

No caso das crianças, atente-se à recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: o peso da mochila escolar deve corresponder a, no máximo, 10% do peso da criança. Em outras palavras, se o pequeno pesa 40 kg, a mochila não deve ter mais de 4kg. 

Por isso, é tão importante observar com cuidado as características de uma mochila escolar antes de comprá-la. Deve-se, sim, respeitar o gosto da criança ou adolescente, porém é preciso aliar à qualidade e conforto. 

O que levar na bolsa da escola na pandemia?

Além dos artigos mencionados acima, com a disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, dois produtos passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. E mesmo com o avanço da vacinação, eles continuam sendo indispensáveis, portanto, álcool gel e máscara extra não podem faltar na mochila escolar. 

Onde comprar a mochila ideal?

Contagem regressiva para a retomada das aulas! Dessa forma, os pais aceleram em direção às papelarias para adquirir o material que os estudantes usarão ao longo do ano. Entre eles, está a mochila escolar, fundamental para armazenar os itens e viabilizar que tudo chegue em segurança na escola e no retorno para casa. 

Apesar da imensa variedade de modelos, com as dicas desse post, agora ficou muito mais simples tomar a melhor decisão. No hotsite Volta às Aulas da Kalunga, você encontra opções para todos os públicos – infantil, juvenil e adulto – e ainda pode parcelar em até 12x sem juros. Aproveite as ofertas e garanta mochilas com designs incríveis, excelente espaço interno e acabamento reforçado pelo melhor preço.