Postado em 28/03/2022

19456 visualizações

Lápis de cor escolar – Qual o melhor lápis para colorir?

lapis-de-cor-escolar

Quem nunca passou horas e horas colorindo? Na educação infantil, a pintura é uma das principais atividades propostas pelos professores com o intuito de desenvolver habilidades motoras, o conhecimento sobre formas e cores, estimular a criatividade e a capacidade de concentração. Contudo, para executar a tarefa com êxito, é necessário o uso de materiais específicos como o lápis de cor escolar.

Enquanto o lápis preto é composto por grafite, o colorido é fabricado a partir de cera, água, pigmentos e caulim, um dos seis minérios disponíveis em grande quantidade na crosta terrestre. Todavia, engana-se quem acredita que lápis de cor é tudo igual: há modelos indicados para crianças e artistas amadores, assim como para profissionais.

Isso explica porque há tantas opções disponíveis no mercado com características diferentes. Desse modo, no momento da compra, o mais importante é considerar por quem o lápis será utilizado, qual a técnica aplicada ou o efeito desejado para que seja feita a escolha certa. 

Por exemplo, a mina, ou seja, o miolo, onde se concentra o pigmento que indica a cor, pode ser rígida ou macia. A rígida proporciona traços fortes, bem marcados e costuma durar mais, pois a probabilidade da ponta quebrar durante o uso é menor.

Por outro lado, a macia recomenda-se para preencher áreas maiores, uma vez que exige menos força ao pintar. Além disso, não é preciso passar o lápis várias vezes em um ponto para cobrir completamente o papel como acontece quando se usa um modelo rígido.

Qual o melhor lápis de cor escolar?

Qualquer pessoa, ao adquirir um produto, quer ter a garantia de que está levando para casa aquele que reúne o máximo de atributos. Entretanto, isso é muito relativo; depende das preferências e objetivos de cada um. Em outras palavras, o que é bom para você, pode não ser para o seu filho, amigo ou vizinho.

O fundamental é se atentar às propriedades de cada tipo de lápis para colorir. Além de levar em conta a flexibilidade da mina, verifique o formato. Pode parecer um mero detalhe, mas, principalmente para as crianças, um modelo triangular ou hexagonal faz toda a diferença. Confira!

Lápis de cor redondo

O lápis redondo é um clássico e tem a vantagem de girar facilmente entre os dedos. No entanto, não é o mais recomendado para crianças, pois desliza muito fácil pela superfície, aumentando as chances de cair e quebrar a ponta, reduzindo a sua durabilidade. Em contrapartida, é uma alternativa de ótimo custo-benefício para uso da garotada maior.

lapis-de-cor-ecolapis-supersoft-100-cores-faber-castell

A caixa de lápis de cor EcoLápis SuperSoft Faber-Castell traz 100 tons vivos com ótima cobertura tanto em papéis claros quanto escuros. Com mina muito macia, oferece o máximo de conforto ao pintar. O estojo é encontrado também com 50, 24 e 12 cores e a embalagem é reutilizável e 100% reciclável. 

lapis-de-cor-ecolapis-redondo-48-cores-24-lapis-bicolor-faber-castell

O lápis de cor EcoLápis redondo bicolor Faber-Castell é uma opção dois em um que permite pintar em dobro. São 24 unidades com ponta dupla: cada extremidade traz um tom. Sendo assim, é um conjunto de 48 cores. Produzido com madeira 100% reflorestada certificada pela FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), conta com mina bastante resistente. 

lapis-de-cor-redondo-happy-time

A Happy-Time, marca própria de adesivos, caneta hidrográfica e lápis preto da Kalunga, conta ainda com uma linha de lápis para colorir formada por caixas com 12, 24 ou 36 cores. Destaque para o meio lápis que, como o próprio nome diz, é menor, ajustando-se melhor às mãos pequenas. Vale ressaltar que todos os produtos da marca são feitos de material não tóxico, seguro para crianças.

Lápis de cor triangular

Agora, vamos conhecer o lápis triangular. O seu formato proporciona maior aderência e conforto para as mãos dos pequenos. Por isso, é o mais indicado para aqueles que estão em idade escolar. Além disso, ao contrário do redondo, não rola quando colocado sobre a mesa.

lapis-de-cor-ecolapis-jumbo-triangular-24-cores-faber-castell

Dá só uma olhadinha no lápis de cor EcoLápis Jumbo 24 cores Faber-Castell. Além de triangular, é um modelo de comprimento 3/4, ou seja, menor e de diâmetro maior do que os lápis tradicionais. Esses atributos facilitam o manuseio por parte de artistas que ainda estão desenvolvendo a coordenação motora. Portanto, é perfeito para aqueles com até 4 anos de idade.

lapis-de-cor-12-cores-color-peps-mais-3-lapis-duo-tons-de-pele-maped

Um exemplo de tamanho padrão é o lápis de cor Color Peps Maped. A caixa com 12 cores inclui ainda 3 lápis duo (ponta dupla) em tons de pele, representando a diversidade étnica que há no mundo. Com alta durabilidade, são ainda lápis fáceis de apontar e muito confortáveis. 

lapis-de-cor-triangular-ecolapis-pastel-10-cores-faber-castell

Para quem não resiste aos tons suaves, fica a dica do lápis de cor triangular EcoLápis Pastel Faber-Castell. São 10 cores desenvolvidas com fórmula exclusiva que garantem traços claros. É um produto atóxico e como todos os lápis da marca, é fabricado a partir de madeira proveniente de manejo florestal sustentável.

Lápis de cor sextavado

lapis-de-cor-36-cores-sextavado-staedtler

O último formato é o sextavado ou hexagonal. Assim como o triangular, não desliza pela mesa e é ainda mais agradável de segurar. O lápis de cor 36 cores sextavado Staedtler soma ainda o diferencial de ser vendido em um lindo estojo em formato de lata super leve e fácil de transportar para qualquer lugar. 

lapis-de-cor-ecolapis-metallic-10-cores-faber-castell

Entre as inúmeras opções de lápis hexagonal, vale destacar o lápis de cor EcoLápis Metallic Faber-Castell. São 10 tons metálicos incríveis que produzem efeito brilhante, principalmente quando aplicados em papéis escuros. Dá para criar muitos trabalhos originais com esse conjunto.

kit-lapis-de-cor-ecolapis-pastel-neon-metallic-24-cores-faber-castell

Já o kit lápis de cor Ecolápis Faber Castell está entre os queridinhos da nossa lista pela variedade de tons. O estojo no formato de lata contém 10 cores pastéis com fórmula exclusiva, 4 neon (fluorescentes) e 10 metálicas brilhantes; todos com ótima cobertura. Sem dúvida, vale a pena o investimento.

lapis-de-cor-12-cores-homem-aranha

Por outro lado, o lápis de cor Homem-Aranha Molin chama a atenção pelo corpo sextavado todo decorado com imagens do personagem em ação. A caixa é composta por 12 cores com excelente pigmentação e ponta resistente, fácil de apontar. Falando nisso, aproveite para adquirir também o apontador com depósito Homem-Aranha Molin: a criançada vai amar!

Lápis aquarelável

Agora que você já conhece os três formatos de lápis de cor, falaremos sobre um modelo que permite produzir pinturas com efeito diferenciado: o lápis aquarelável. Desenvolvido com um pigmento especial à base de goma, quando em contato com a água, facilita a mistura de tonalidades e produz aspecto esfumado.

Para obter o resultado proposto, basta pintar a região desejada e, em seguida, com o auxílio de um pincel (algumas marcas incluem este item no estojo), umedeça levemente com água. Uma observação importante é nunca molhar a ponta do lápis diretamente no líquido, pois isso irá comprometer a sua durabilidade.

Apesar de estar associado a uma técnica específica, também é possível utilizar esse tipo de lápis sem interferência da água. Nesse caso, tem-se uma pintura com aspecto granulado. É um item muito usado por profissionais, porém isso não significa que não possa fazer parte da lista de materiais da garotada. Pelo contrário, a oportunidade de misturar as cores as estimula ainda mais.

lapis-de-cor-24-cores-aquarelavel-noris-staedtler

E quando se trata de incentivar a criatividade das crianças, a Staedtler supera as expectativas. O lápis de cor aquarelável Noris Staedtler, a título de exemplo, vem em uma caixa muito atraente decorada com imagens divertidas do fundo do mar. O produto é desenvolvido com tecnologia ABS na qual uma camada branca na ponta protege a mina no caso de quedas ou batidas. É um modelo triangular com 24 cores padrão. 

lapis-de-cor-10-cores-aquarelavel-pastel-faber-castell

Se você não abre mão das cores suaves, não precisa se preocupar. O conjunto de lápis de cor aquarelável Faber-Castell conta com 10 encantadores tons pastéis que garantem excelente textura no papel. Vamos combinar que opções não faltam para produzir verdadeiras obras de arte!

Livro para colorir

livro-de-colorir-com-100-paginas

Não podíamos encerrar esse post sem citar os livros para colorir. Afinal, desenhar e pintar não precisa ser uma atividade executada apenas na escola; quando praticada em casa com a participação da família, além de entreter, tende a estreitar ainda mais os laços entre a criança e o adulto. 

É um material que une aprendizado e criatividade. Isso porque, além das imagens em branco, podem incluir outras tarefas como passatempos, labirintos, jogo dos sete erros, caça-palavras, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento motor e intelectual dos pequenos. 

Nos pontos de venda, você vai encontrar inúmeros títulos; a maior parte deles traz imagens dos personagens preferidos da garotada, contudo há ainda aqueles com desenho de mandalas, flores, bichinhos e arabescos. Logo, não tem segredo. Ao realizar a compra, é só optar por aquele que a criança mais se identifica. Dessa forma, a diversão estará garantida!

Onde comprar lápis de cor?

O lápis de cor escolar é um grande aliado de qualquer artista, independente da idade, se é amador ou profissional. Como vimos, para cada perfil ou tipo de pintura, há um modelo diferente. Agora que você é expert no assunto, deve estar ansioso para adquirir aquele que melhor atende às suas necessidades e preferências.

Entretanto, será que existe um lugar que reúna todas as opções? Afinal, é cansativo ficar indo de papelaria em papelaria até achar aquele que se deseja, não é verdade? Vamos te dar uma dica de ouro: na Kalunga, você encontra lápis de cor escolar de qualidade e para todas finalidades. Então, não perca mais tempo; acesse o site Kalunga e aproveite as ofertas!