Postado em 04/10/2023

5424 visualizações

Presente de Dia das Crianças – 12 ideias para encantar!

presente-de-dia-das-criancas-2023

Com a chegada do mês de outubro, quem tem filhos, sobrinhos, netos e afilhados pequenos, automaticamente, começa a se preocupar com o Presente de Dia das Crianças

Só de pensar na aventura de ir a uma loja de artigos infantis e se deparar com aquela imensidão de opções nas prateleiras dá um certo desespero: afinal, o que escolher?

Na verdade, agradar a garotada não é uma missão difícil, porém para que o presente seja bem aproveitado, é interessante analisar alguns pontos. 

Em primeiro lugar, considere a idade, principalmente se estiver pensando em comprar algum brinquedo. Há opções específicas, portanto seguras, para cada fase. 

Não se recomenda itens com peças pequenas para crianças de até 3 anos, uma vez que é comum levarem tudo à boca. 

Por outro lado, nessa faixa etária vale investir em blocos coloridos, bonecos e bonecas, brinquedos com som e kits com moldes e massinhas, por exemplo.

Na medida em que vão crescendo e passam pelo processo de alfabetização, é possível observar com o que se identificam. 

Tem criança que ama passar horas pintando, criando histórias ou lendo livros, enquanto outras preferem a adrenalina dos jogos. 

Tem igualmente aquelas que possuem vários desenhos favoritos ou que não podem ouvir uma música que saem dançando.

Em outras palavras, quando se leva em conta o perfil, os hábitos e as preferências de quem irá receber, fica muito mais fácil acertar na hora de comprar o presente de Dia das Crianças. 

Para te inspirar, selecionamos algumas sugestões, contudo, antes, vamos saber mais sobre a história dessa data tão encantadora. 

Quando é o Dia das Crianças?

Ao contrário de outras datas especiais como o Dia das Mães e o Dia dos Pais que são importadas, o Dia das Crianças é uma comemoração originalmente brasileira. 

O autor do projeto de lei que colocou em pauta a celebração foi o deputado federal Galdino do Valle Filho. 

A ideia surgiu em 1923 durante o 3º Congresso Sul-Americano, no Rio de Janeiro. O evento reuniu políticos e estudiosos de diversos países a fim de debater sobre a educação, alimentação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo. 

No ano seguinte, por meio do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou o 12 de outubro como o Dia das Crianças. 

Entretanto, mais do que homenagear, a data tem por intuito conscientizar os adultos sobre a importância dos cuidados que se deve ter com os pequenos.

Um ponto curioso é que, embora legalizado, o Dia das Crianças só se popularizou mais de 30 anos depois.

Por volta de 1955, a Estrela,  tradicional fábrica brasileira de brinquedos, promoveu a campanha “Semana do Bebê Robusto”. O objetivo era aumentar as vendas de uma linha de bonecas rechonchudas, na época, carro-chefe da empresa.

A iniciativa deu tão certo que, a partir de então, outras marcas de brinquedos e produtos voltados para o público infantil passaram a realizar ações em torno da data. É o caso da Johnson & Johnson que, de 1965 a 1969, organizou o concurso de beleza “Bebê Johnson”. 

Os pais enviavam fotos de seus filhos de 6 meses a 2 anos junto com o rótulo de um produto; o vencedor recebia uma premiação em dinheiro. 

Na edição de 1967, foram mais de 20 mil inscrições. Foi, sem dúvida, a disputa de beleza infantil mais famosa do país.

Por que no dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças?   

Há quem acredite que a escolha do dia 12 de outubro esteja associada com o fato de ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, no entanto, não passa de uma coincidência. Em contrapartida, isso explica porque é feriado nacional no Dia das Crianças: é em homenagem à padroeira do Brasil. 

Vale ressaltar ainda que o dia dedicado aos pequenos não é o mesmo no mundo inteiro. A maioria dos países celebra em 20 de novembro, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança. Isso porque nessa mesma data, em 1959, aprovou-se a Declaração dos Direitos das Crianças. 

Contudo, alguns países optaram por eleger outras datas, associando a sua história, costumes ou crenças. 

Em Portugal, território de cultura cristã, o Dia das Crianças é em 1º de junho, logo após o mês em que Maria, mãe de Jesus, é homenageada. Na Noruega é em 17 de maio, feriado nacional, pois coincide com o Dia da Noruega.

Na Índia, em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro do país após a sua independência do Reino Unido, enquanto na Nova Zelândia é no último domingo de outubro. 

No Paraguai, a data relembra o assassinato de milhares de crianças durante a Guerra do Paraguai. 

No dia 16 de agosto de 1869, o exército paraguaio formado por veteranos, crianças e adolescentes lutou contra cerca de 20 mil soldados invasores, a maioria brasileiros.

A Batalha de Acosta Ñu, como ficou conhecida, resultou na morte de mais de 3.500 menores; de acordo com relatos, entre 6 e 12 anos. Desse modo, o Dia das Crianças é nessa data como forma de homenagear esses pequenos heróis.

O que dar de presente no Dia das Crianças?

No Brasil, conforme o dia 12 de outubro vai se aproximando, essa dúvida invade a mente de quem tem criança na família. 

Entretanto, como já adiantamos, se você levar em conta a idade e observar o que o pequeno gosta de fazer, ficará muito mais fácil comprar algo que o agrade.

É claro que, quando a criança já é capaz de escolher, é só perguntar. Todavia, sabemos que não há nada mais especial do que ser surpreendido. 

Então, para ajudar, separamos 12 ideias de presente de Dia das Crianças de diferentes valores e que combinam com os mais diversos perfis. Confira!

Diário infantil

Para os meninos e meninas que gostam de escrever sobre acontecimentos do dia a dia, assim como registrar pensamentos e ideias, o Diário Infantil Meu Livro Mágico DCL é simplesmente perfeito. 

diario-infantil-meu-livro-magico-dcl

Com formato compacto de 47x24x34cm, possui cadeado e acompanha caneta com tinta invisível para que as crianças possam registrar seus segredinhos com total privacidade. Inclui cartela de adesivos.

Já o Diário Infantil Mágico Culturama possui 12x18cm, capa dura e 160 páginas decoradas. O mais legal é que acompanha uma caneta com poderes mágicos. Sabe o que isso significa? 

diario-infantil-magico-com-caneta-culturama

Ela tem uma ponta comum e, na outra, uma lanterna. Dessa forma, a criança escreve, no entanto, as palavras só ficam visíveis quando expostas à luz da lanterna, ou seja, nesse diário os segredos ficam muito bem guardados.

Jogos educativos

Uma maneira muito eficiente de transmitir conhecimento é brincando; por isso, vale a pena investir em jogos educativos de presente de Dia das Crianças. 

Os pequenos vão se divertir e, ao mesmo tempo, absorver informações importantes para o seu desenvolvimento intelectual.

Isso sem falar que quando se trata de jogos, a família e os amigos se reúnem, o que contribui para o processo de socialização. 

Embora existam inúmeras opções, trouxemos como exemplo o Material Dourado Pais & Filhos que é composto por peças de madeira as quais auxiliam na realização de operações matemáticas básicas.

material-dourado-do-aluno-em-madeira-pais-e-filhos

Na prática, funciona da seguinte maneira: as placas de madeira representam as centenas enquanto as tiras, dezenas; já os cubos correspondem às unidades. 

O objetivo é que a criança relacione os valores numéricos dos algarismos com suas quantidades. Além de ensinar a fazer cálculos, é uma atividade que trabalha igualmente a concentração, coordenação e o raciocínio lógico.

Outra dica bacana é o Kit Individual para Estudante BricQ Motion Prime Lego. Formado por 62 peças de montar coloridas, inclui instruções de construção, atividades adicionais e individuais.

kit-individual-para-estudante-bricq-motion-prime-lego

Indicado para maiores de 10 anos, desperta a criatividade, ajuda a desenvolver o pensamento crítico, o conhecimento algorítmico e a capacidade de solucionar problemas, preparando a criança para os desafios ao longo da vida, tanto de caráter pessoal quanto profissional.

Headphone infantil

Para aqueles que gostam de música, uma sugestão de presente de Dia das Crianças descolado é o Headphone Kids Happy Multi

headphone-kids-happy-multi

Adaptado para a garotada, possui haste ajustável, o que garante maior conforto, e emite som de excelente qualidade para que eles possam se divertir ouvindo os seus áudios preferidos.  

Pode ser conectado em PCs, smartphones e tablets; portanto, é um ótimo acessório para assistir aos desenhos, filmes e séries, impedindo que o som incomode outras pessoas. O produto conta ainda com microfone para chamadas, facilitando, no caso dos maiores, o atendimento de ligações. 

Agora, olha que graça o Headphone Kids Cat Girl Bright. Ele possui orelhas de gato com iluminação LED, drivers de 40mm e hastes dobráveis. 

headphone-bluetooth-kids-cat-girl-rosa-bright

Desenvolvido com tecnologia Bluetooth, é possível se manter conectado ao dispositivo de áudio a uma distância de até 10m. Ademais, a bateria tem duração de até 4 horas e carrega em apenas 1 hora.

Kit gamer

Se você tem um jovem apaixonado por jogos online em casa, aposte em acessórios da linha gamer que não tem erro. 

Afinal, todo jogador necessita de dispositivos de alta qualidade e com recursos específicos para ter um excelente desempenho durante as partidas. O Kit Gamer Elg, por exemplo, é muito completo: inclui teclado, mouse, mouse pad e headset. 

kit-gamer-mouse-teclado-headset-mouse-pad-elg

O teclado gamer Elg foi projetado com membrana tripla que garante respostas rápidas a todos os comandos. Possui 107 teclas com toque macio, o que evita a habitual fadiga depois de muitas horas de jogo, e durabilidade de 10 milhões de toques. Tem ainda função anti-ghosting e iluminação backlight em 7 cores.   

Já o mouse tem 4 botões, sendo um exclusivo para troca de resolução, podendo alcançar até 2400 DPI. É um modelo de alta sensibilidade com iluminação LED em 5 cores. 

O mousepad é produzido em tecido de alta densidade, superfície de baixa fricção e base em borracha antiderrapante. É ideal para mouses de alta resolução e oferece máxima precisão de movimentos mesmo quando executados de maneira muito rápida e forte. 

Possui apenas 3 mm de espessura, trama otimizada e fixação a laser livre de costuras.

O headset tem formato “over-ear”, proporcionando graves com qualidade superior, arcos telescópicos ajustáveis com acabamento em espuma e couro sintético para maior conforto e drivers paralelos de 40 mm que direcionam o som para o ouvido.

Sua potência é de 40 mW, possui redutor de ruídos externos e conta ainda com microfone de alta sensibilidade que garante comunicação clara.

Livro para colorir infantil

Para quem tem artistas em casa, os livros para colorir são ótimos presentes de Dia das Crianças. Há diversas opções que trazem personagens queridos como o Livro para Colorir Infantil Disney Pixar Culturama

livro-para-colorir-infantil-com-500-adesivos-disney-pixar-culturama

Além das 44 páginas com desenhos da galera dos filmes Toy Story, Monstros S.A, Carros 3 e Divertidamente, conta com 500 adesivos para a garotada se divertir decorando cadernos ou outros itens. 

E tem mais: os menores vão ficar horas entretidos com o Livro para Colorir Infantil Aquabook Culturama. Ele inclui um pincel mágico que permite pintar com água.

livro-para-colorir-infantil-aquabook-culturama

Funciona assim: as folhas do livro vêm em branco; quando a criança passa o pincel com água, a imagem aparece. Após a secagem, desaparece novamente e a brincadeira recomeça; incrível, não é?

Tem ainda aqueles que acompanham pincel e tinta como o Livro para Colorir Infantil Aquarela Ciranda Cultural

livro-para-colorir-infantil-aquarela-ciranda-cultural

São 16 páginas para pintar com a técnica em que se dissolve a tinta em água, possibilitando a sobreposição de cores e criando efeitos surpreendentes.

livro-para-colorir-kit-brilhante-happy-books

Já o Livro para Colorir Kit Brilhante Happy Books é composto por um livro de 48 páginas com encadernação brochura. Diferente do anterior, ao invés de tinta aquarela, acompanha 30 lápis de cores metálicas.

Livro de leitura infantil

O que você quer ser quando crescer? Nem toda criança consegue responder a esta pergunta de bate-pronto. Todavia, tem uma galerinha que está sempre pronta para ajudar. 

No Livro infantil Turma da Mônica Profissões Especiais Ciranda Cultural,  Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão apresentam algumas profissões, explicando de maneira simples e descontraída as responsabilidades de cada uma. 

livro-infantil-turma-da-monica-ciranda-cultural

Para quem quer estimular o interesse dos pequenos por atividade física, a dica é apostar no Livro Infantil Turma da Mônica Esportes Incríveis Ciranda Cultural

Ao longo de 10 páginas, os personagens mostram suas habilidades em diferentes práticas esportivas (salto ornamental, natação, vôlei e futebol). Sendo assim, é outra sugestão nota 10 de presente de Dia das Crianças.

Maleta de colorir

E já que falamos sobre os livros para colorir, não podemos deixar de mencionar os kits com as principais ferramentas para desenhar e pintar. 

maleta-para-colorir-retangular-sortido-molin

A Maleta para Colorir Molin é muito completa: contém 72 itens sortidos, entre eles, lápis de cor, giz de cera, giz pastel, canetinhas, pastilhas aquareláveis, pincel, lápis preto HB nº 2, apontador, borracha, régua, clips ou cola. Possui alça para transporte e seu tamanho permite que a criança leve de um lado para outro sem dificuldades.

Massa de modelar

Brincar com massinha é algo que encanta crianças de todas as idades. Dá para amassar, enrolar, puxar, misturar cores e criar formas, estimulando assim, a imaginação dos jovens artistas. 

Além de entreter, é uma atividade que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e fortalecimento dos músculos das mãos. 

Portanto, vale apostar em brinquedos que incluam esse tipo de material, como é o caso da Massinha de Modelar Play-Doh Festa do Hambúrguer Hasbro

massinha-de-modelar-play-doh-festa-do-hamburguer-hasbro

Indicada para maiores de 3 anos, é composta por 5 potes de massinha de cores diferentes, uma grill, pratinhos, rolinho e outras ferramentas para o seu chefe de cozinha colocar as mãos na massa!

E como não pode faltar a sobremesa, tem também a Massinha de Modelar Play-Doh Sorveteria Hasbro

massinha-de-modelar-play-doh-sorveteria-hasbro

O conjunto inclui a máquina de sorvete, 2 potes de massinhas coloridas atóxicas, copinho no formato de casquinha, taça e colherzinha. Para começar a produzir, basta colocar a massinha na máquina e, em seguida, apertar; muito prático! 

Contudo, a vida não é feita só de gostosuras. Comer é bom, mas é preciso se preocupar com a limpeza dos dentes. 

massinha-de-modelar-play-doh-brincando-de-dentista-hasbro

É nesse momento que entra em cena a Massinha de Modelar Play-Doh Brincando de Dentista Hasbro, um kit com 2 potes de massinha e as principais ferramentas do profissional que cuida dos dentinhos. Com ele, aprende-se brincando a importância da higienização bucal. 

Porta-lápis

Um porta-lápis é uma boa ideia de presente de Dia das Crianças para aqueles que gostam de desenhar, pintar ou escrever. Isso porque é um artigo que ajuda a manter a mesa de atividades organizada e ainda facilita o acesso aos materiais.

porta-lapis-kit-minnie-plasutil

E olha só que fantástico: não faltam opções divertidas e fofas. O Porta-lápis Kit Minnie Plasútil é fabricado em polipropileno e estampado com a ratinha mais charmosa do mundo, a Minnie.

porta-lapis-kit-minions-plasutil

O Porta-lápis Kit Minions Plasútil faz referência aos engraçadíssimos seres milenares de cor amarela que levam consigo a missão de servir os maiores vilões do planeta. O conjunto é composto por quatro recipientes de 320x82x115mm.

porta-lapis-kit-princesas-plasutil

Em contrapartida, para quem é fã de contos de fadas, não há escolha mais certeira do que o Porta-lápis Kit Princesas Plasútil. Aurora, Bela, Branca de Neve e Cinderela são as estrelas desse conjunto. Importante destacar que as imagens estampadas são fundidas com o plástico, o que impede que apaguem com o tempo.

kit-escolar-poder-das-cores-bic

Você pode ainda combinar um desses kits de porta-lápis com o Kit Escolar Poder das Cores BIC e garantir um presentão. A caixa conta com 36 cores de lápis de cor, 12 cores de canetinhas hidrográficas, 12 cores de giz de cera e 2 lápis preto com borracha na ponta. Ou seja, tudo que um jovem artista precisa!

Tablet infantil

Por outro lado, a garotada mais ligada à tecnologia vai amar ganhar um tablet de presente de Dia das Crianças. Os modelos voltados para os pequenos são compactos, leves e customizados com os personagens mais amados pelo exigente público infantil.

Com o Tablet Multi, as crianças poderão assistir aos seus filmes e desenhos favoritos em companhia da Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Princesas, entre outros.

tablet-multi

O aparelho apresenta processador Hardware Quad Core e sistema operacional Android 11, uma dupla que garante navegação rápida e sem travamentos.

Além disso, possui armazenamento de 32GB, tela de 7 polegadas com resolução 1024×600, câmera frontal de 1.3MP, alça ergonômica e case emborrachado que protege o dispositivo em caso de impactos. 

Para maior segurança, conta ainda com a ferramenta Controle Parental que permite aos pais gerenciarem os acessos, restringindo a conteúdos adequados para cada idade.

Tatame

Temos mais uma sugestão muito divertida que, mais do que agradar as crianças,  vai fazer com que muito adulto entre na brincadeira também, quer ver? Estamos falando do Tatame em EVA EvaMax

tatame-em-eva-evamax

São 16 peças coloridas (algumas lisas, outras numeradas) que, quando encaixadas umas nas outras, formam uma amarelinha.

É um produto livre de substâncias tóxicas, sem cheiro, macio e lavável, isto é, se derrubar algo dá para limpar sem problema. 

Como é bem leve, dá para transportar com tranquilidade, permitindo usá-lo não apenas em casa, mas também ao ar livre como em um parque ou uma praça. Dá para chamar os coleguinhas e brincar muito!  

Xbox Series S

Por fim, dependendo da idade da criança e com o quanto ela está acostumada com o universo gamer, um Console Xbox Series S Microsoft pode agradar bastante.

console-xbox-series-s-microsoft

Ele oferece uma ampla variedade de jogos, incluindo títulos educativos, de esportes e aventura adequados para o público infantil. Só é aconselhável que um adulto selecione os apropriados para a faixa etária em questão. 

Com design compacto, o Xbox Series S apresenta 512GB de armazenamento SSD, jogabilidade de até 120fps e é totalmente digital, em outras palavras, não possui leitor de disco. 

Ademais, conta com uma saída de ventilação que garante o seu funcionamento silencioso e chama a atenção pelo seu desempenho e velocidade de última geração. Acompanha um controle branco sem fio.

Presente de Dia das Crianças é na Kalunga

Você sabia que na Kalunga é possível comprar outros produtos, além de materiais de desenho e pintura, de presente de Dia das Crianças? 

Todos os artigos que mencionamos aqui e muitas outras ideias, você encontra no site ou em uma das mais de 220 lojas físicas da rede.

Para conferir as ofertas e facilidades de pagamento, acesse o hotsite Dia das Crianças Kalunga e escolha o item que fará a alegria do seu pequeno. 

E não se esqueça de dar um beijo e um abraço bem apertado para que ele possa sentir no coração todo o seu amor e carinho.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive opções de presente de Dia das Crianças, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site