Postado em 07/11/2022

3481 visualizações

Mouse pad gamer – Descubra como escolher o melhor modelo!

mouse-pad-gamer

Crédito da imagem: Unsplash

Você é fã de jogos online? Se sim, sabe o quanto equipamentos e acessórios com recursos específicos são fundamentais para que se tenha alto desempenho durante as partidas. Além de um computador de resposta rápida, um monitor que oferece excelente qualidade de imagem, um teclado com atalhos, um mouse ágil, não pode faltar um mouse pad gamer.

O que é um mouse pad gamer?

Qualquer pessoa que utilize o mouse como meio de comunicação com o PC ou notebook, acaba adquirindo um mouse pad. Produzido a partir de materiais como tecido, borracha ou plástico, é um artigo de textura macia que atua como um tapete, permitindo que o hardware deslize com maior facilidade pela superfície. 

Outro atributo importante é que apresenta base antiderrapante; portanto, não há o risco do mouse parar longe dependendo da força e velocidade aplicadas durante o seu manuseio. Em uma partida online, por exemplo, sabemos que é comum a execução de movimentos bruscos. 

Além disso, independente se é um mouse pad gamer ou comum, ele tem a função de proteger a mão, impedindo o surgimento de calos. Para quem passa muito tempo no computador, realizando ações repetitivas, recomenda-se um modelo especial: o mouse pad ergonômico. 

A diferença em relação aos demais é a presença de uma almofada onde o pulso é apoiado, garantindo maior conforto. Dessa maneira, os esforços que incidem sobre a região são minimizados, evitando-se alguns problemas de saúde como tendinite e lesão por esforço repetitivo (L.E.R). Para saber mais sobre essa opção, leia o post “Entenda por que você precisa de um mouse pad ergonômico”.

Ademais, todos os tipos de mouse pad são leves e podem ser transportados de um lugar para outro na mochila ou bolsa sem qualquer dificuldade. Para começar a usar, basta colocá-lo na mesa no lado da mão que você movimenta o mouse: os canhotos no esquerdo e, os destros, no direito.

O que é um mouse pad gamer RGB?

Embora o mouse pad gamer tenha muitas semelhanças com os modelos simples, ele acaba se destacando por contar com recursos extras que contribuem para uma melhor performance dos jogadores ao longo dos combates e que ainda podem dar um visual moderno e colorido ao setup.

Em primeiro lugar, são confeccionados com materiais de excelente qualidade que proporcionam maior controle e precisão durante a execução dos comandos. De acordo com as suas características, dividem-se em “soft mat” e “hard mat”, superfície macia ou dura.

No caso do “soft mat”, a estrutura costuma ser fina e revestida por um tecido em microfibra, resultando em uma textura lisa e suave que faz com que o mouse deslize facilmente. Pode ser enrolado sem receio, pois não ficará marcado, o que compromete o seu desempenho. 

Por outro lado, não vemos essa flexibilidade no “hard mat”, ou seja, não é possível dobrá-lo. Além disso, difere-se do “soft” por apresentar cobertura de material rígido e antiderrapante. Dessa forma, é altamente resistente a atrito e aderente, oferecendo maior controle sobre o mouse. 

Outra vantagem em relação ao convencional é que o mouse pad gamer é encontrado em diferentes tamanhos, inclusive, bem maiores, concedendo muito mais área para o jogador realizar os movimentos. Por fim, vale destacar que alguns modelos contam com iluminação em LED RGB.

Isso significa que emitem luzes decorrentes da mistura de três cores básicas: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Aplica-se o material RGB nas bordas do produto e as luzes vão se movendo enquanto acontece a partida, criando uma atmosfera ainda mais emocionante.

Qual a diferença entre o mouse pad Speed e Control?

Os termos “Speed” e “Control” estão relacionados com o nível de resistência que o mouse pad exerce sobre o mouse e isso muda conforme o material com o qual é fabricado. No caso de um modelo “Speed”, você passa a mão sobre a superfície e sente que o tecido é liso e macio. 

Quando o mouse pad gamer apresenta essa característica quer dizer que ele tem por finalidade permitir que o hardware deslize rápido, sem obstáculos, isto é, o foco é a velocidade. Em contrapartida, o “Control”, como o próprio nome sugere, tem como objetivo que o jogador tenha o máximo de controle sobre o mouse.

Então, o mouse pad gamer “Control” é desenvolvido com tecido de textura áspera; ao tocá-lo, dá para sentir as costuras. Como consequência, é preciso fazer um esforço a mais para movimentar o mouse, visto que a superfície gera uma determinada resistência. Isso favorece a precisão dos comandos e movimentos curtos.

Sendo assim, a escolha por um ou outro vai depender da estratégia de cada jogador. Se você precisa de um mouse pad gamer que te ofereça agilidade, o “Speed” é a escolha ideal. Por outro lado, se você busca precisão, aposte no “Control” que corresponderá perfeitamente às suas expectativas.

Qual o melhor mouse pad gamer?

Na hora de comprar o mouse pad gamer que irá compor o seu setup, você irá se deparar com uma série de opções de diferentes marcas. Desse modo, é natural que se veja em dúvida sobre qual escolher. A dica é se atentar às características que ressaltamos até aqui e avaliar a sua realidade e necessidades.

Por exemplo, o tamanho: quanto maior o mouse pad, mais espaço você terá para movimentar o hardware, o que é muito legal. No entanto, você precisa verificar se cabe na sua área gamer: se a mesa for ampla, vale investir em um modelo grande; caso contrário, aposte em um menor.

Outro ponto importante é observar se é “Speed” ou “Control” e optar por aquele que conversa com a sua estratégia de jogo. Aqui, não dá para escolher qualquer um, uma vez que o efeito sobre o mouse são opostos: enquanto um permite que ele deslize sem limites, o outro impõe uma determinada resistência.

Tem ainda o design que vai de acordo com o gosto de cada um. Há muitos modelos na cor preta lisos ou com algum detalhe, mas também têm aqueles com estampas gamer e até, como já vimos, iluminação LED RGB. Ademais, tem o formato que pode ser quadrado, retangular ou arredondado. 

Por último, observe o acabamento: bordas com costura reforçada são sinônimo de maior durabilidade. Agora que você já sabe tudo o que é necessário avaliar antes de passar o cartão de crédito, dê uma olhadinha nos modelos de excelentes marcas que selecionamos para você. São opções para todos os bolsos; confira!

Mouse pad App-tech

mouse-pad-gamer-app-tech

O primeiro da nossa lista é o mouse pad gamer App-tech. Disponível nos tamanhos 70x30cm, 34x25cm e 28x24cm, é produzido com base de borracha antiderrapante e material flexível, permitindo, desse modo, que seja dobrado sem que sofra qualquer tipo de dano. É compatível com todos os tipos de mouses, oferecendo deslizamento rápido, conforto e precisão nos movimentos.

Mouse pad Bright

O mouse pad gamer LED MP001 Bright é um modelo de formato grande (80x30cm) confeccionado com tecido Multi Spandex liso, estrutura flexível de alta densidade, base antiderrapante e borda anti-desgaste com 12 modos de iluminação RGB. É resistente à água e otimizado para todas as sensibilidades de sensores.

mouse-pad-gamer-led-com-carregamento-por-inducao-usb-bright

Além de garantir alto desempenho e conforto, conta com um recurso que vai facilitar e muito o seu dia a dia. O MP001 Bright funciona também como carregador por indução, isto é, sem a necessidade de fio: é só colocar o celular sobre ele que a bateria é restaurada; muito prático, não é?

Mouse pad Elg

Para quem tem preferência por modelos com estampa gamer, temos o mouse pad gamer Sense Control MPSC Elg. Fabricado com tecido de alta densidade, base em borracha antiderrapante, trama otimizada, espessura extra fina de 3mm e superfície de baixa fricção, é ideal para mouses de alta resolução.

mouse-pad-gamer-sense-control-elg-gamer

Conta ainda com as tecnologias Fotoptimized, que extrai o máximo da capacidade de sensores ópticos e a laser, e Seamless em que as bordas são fixadas a laser, ou seja, não apresentam costuras que possam se desfazer com o tempo, comprometendo a funcionalidade do produto. 

Mouse pad HyperX

mouse-pad-gamer-hyperx-fury-s-pro-hyperx

A linha de mouse pad gamer HyperX é composta por quatro tamanhos diferentes. Isso quer dizer que um deles vai se adequar perfeitamente a sua área gamer. Todos apresentam superfície com trama compacta que garante movimento óptico preciso e verso de borracha natural texturizada, proporcionando maior estabilidade. As bordas possuem costuras que não desfiam e são compatíveis com mouses ópticos e laser.

Mouse pad Logitech 

Agora, vamos destacar um modelo com dimensões maiores do que as que vimos até aqui. O mouse pad extra grande G840 Edição Especial League of Legends Logitech G possui 90×40 cm; na prática, isso significa que, além do mouse, dá para acomodar o teclado.

mouse-pad-extra-grande-de-tecido-g840-edicao-especial-league-of-legends-logitech-g

Desenvolvido com a tecnologia Logitech, apresenta base de borracha de excelente aderência; sendo assim, não há o risco do material se deslocar ou dobrar durante as partidas. Sua superfície tem fricção moderada, o que ajuda a sentir com maior precisão os movimentos do mouse e controlar a velocidade.

Com LIGHTSPEED Wireless, oferece resposta de apenas 1 ms; já o sensor HERO 25K garante alto desempenho em qualquer sensibilidade, inclusive nos momentos mais frenéticos com velocidades superiores a 400 IPS. É flexível; portanto, dá para enrolá-lo e guardá-lo no tubo e transportá-lo para onde quiser com total segurança. 

Mouse pad Multi

Para um jogador vencer o seu adversário, mais do que um mouse pad gamer de alto nível, ele necessita de outros acessórios igualmente otimizados. Em outras palavras, de nada adianta ter um mouse pad fantástico se o mouse conta com poucos recursos e demora para responder aos comandos.

mouse-gamer-usb-com-mouse-pad-verde-multi

Dessa forma, se você ainda não tem uma dupla poderosa, aposte no kit de mouse gamer USB com mouse pad MO273 Multi. O primeiro possui botões laterais multimídia e botão de controle de DPI, podendo chegar a 3200. Sua capacidade de resposta é rápida e ainda tem borracha na lateral para melhor aderência.

Já o mouse pad, é um modelo “soft mat” com superfície macia, contribuindo para a execução de comandos ágeis. É produzido com material flexível, então pode ser dobrado e transportado sem que a sua estrutura seja prejudicada. Com esses dois itens como aliados, não há dúvidas de que nenhum inimigo será páreo para você.

Mouse pad Spiral

mouse-pad-gamer-playstation-mpg-spiral-play

Engana-se quem pensa que a Spiral só produz cadernos com capas incríveis. O catálogo da marca inclui outros materiais tanto para escola quanto escritório; entre eles, temos o mouse pad gamer Playstation. Confeccionado com tecido, base de borracha antiderrapante e borda costurada, apresenta superfície lisa e estável. É flexível e está disponível em diferentes tamanhos e estampas modernas que remetem a um dos videogames mais famosos do mundo.

Mouse pad X-Zone

Separamos duas opções com características bastante diferentes de uma mesma marca. O primeiro é o mouse pad gamer 90x30cm X-Zone, um modelo extragrande que comporta mouse, teclado e outros acessórios. Sua base é de borracha antiderrapante, oferecendo maior estabilidade mesmo em jogos de alta precisão. 

mouse-pad-gamer-x-zone

Com superfície macia, favorece comandos rápidos e garante maior controle sobre os movimentos do mouse. O acabamento da borda é feito com costuras, tornando o produto muito mais durável. Em contrapartida, temos o mouse pad gamer com LED GMP-01 X-Zone.

mouse-pad-gamer-com-led-x-zone

Igualmente possui base antiderrapante e superfície macia, entretanto, apresenta LED RGB nas bordas: são 10 modos de iluminação com variação de cores. A conexão é USB Plug & Play: só conectar o cabo e começar a usar. Revestido com nylon, o fio tem 1,75m e é resistente à desgastes. 

Mouse pad em promoção

Para encerrarmos este post, uma dica de ouro: no site Kalunga, você encontra inúmeras opções de mouse pad, entre outros acessórios e equipamentos da linha gamer. Dá uma olhadinha e aproveite as ofertas para montar ou dar um upgrade no seu setup. É sério: você irá adquirir produtos de qualidade por preços muito especiais. Corre para conferir!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive mouse pad gamer, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site