Postado em 18/10/2021

16854 visualizações

Entenda por que você precisa de um mouse pad ergonômico

mouse-pad-ergonomico

Se você passa muito tempo em frente ao computador, fique de olho na sua saúde. Além da má postura, que acarreta dores em diferentes partes do corpo, é preciso se atentar as mãos. Ações repetitivas podem gerar lesões ou inflamação. Para que isso não ocorra, a dica é investir em um mouse pad ergonômico

O modelo ergonômico proporciona muito mais conforto, principalmente ao punho, prevenindo contra alguns problemas como tendinite e lesão por esforço repetitivo (L.E.R). Usado de forma correta, alivia os esforços aplicados durante muitas horas de digitação.

O que é um mouse pad ergonômico?

Você já sentiu dores nos dedos ou pulso após um longo período escrevendo no teclado do computador? É bem provável que sim. Isso porque a movimentação rápida pelas teclas e o uso contínuo do mouse, pode provocar incômodos como dores nas articulações, formigamento ou lesões nos músculos. 

Para evitar esse tipo de situação, aposte em um mouse pad ergonômico. Ao contrário do convencional, é um modelo que conta com um apoio de punho. Produzido com materiais como gelatina de silicone e espuma de poliuretano, proporciona muito mais conforto.  

Por ter uma elevação, é um mouse pad que mantém o pulso relaxado e ainda contribui para que fique alinhado ao antebraço durante a execução das tarefas. Em outras palavras, evita que o punho passe muito tempo em flexão, o que é prejudicial, e reduz a necessidade de fazer força ao deslocar ou clicar com o mouse.

Para que serve o mouse pad ergonômico

Assim como o mouse pad comum, o ergonômico tem a função principal de otimizar a ação do mouse. Com superfície de tecido e textura macia, atua como uma espécie de tapete que ajuda o hardware a deslizar com facilidade sobre a mesa. 

O maior diferencial do ergonômico é que ele oferece conforto extra. Dessa forma, se você utiliza o computador de vez em quando e por poucas horas, o mouse pad tradicional te atenderá perfeitamente. Entretanto, se você usa para trabalho ou estudo, o modelo com apoio de punho é ideal para que não haja desconforto.

Tanto um quanto o outro são encontrados em dois formatos: arredondado, que acompanha a anatomia da mão, e retangular. O tamanho pode variar, contudo, ao realizar a sua compra, verifique se tem as dimensões que precisa para movimentar o mouse sem preocupações.

mouse pad em pvc beagle mpf 1 app tech

O mouse pad em PVC Beagle App-tech, é um exemplo retangular convencional. Com medidas que oferecem tranquilidade no deslocamento do mouse, fixa perfeitamente na superfície. Essa é uma opção para quem prefere modelos com imagens, no entanto há os lisos com cores neutras.

mouse pad tapete office preto 70x28cm ac579 bright

Há também modelos que acomodam tanto o teclado quanto o mouse, como é o caso do mouse pad tapete Office Bright. Ele possui estrutura de borracha de alta densidade e borda anti-abrasão, ou seja, resistente à raspagens, fricção ou outras ações que possam causar desgaste.

Apresenta superfície lisa que contribui para movimentações rápidas, além de assegurar excelente precisão de pixel e rastreamento. Com base antiderrapante, impede que os hardwares se mexam durante o uso, mesmo em ações muito rápidas como as que ocorrem durante os jogos. 

Marcas de mouse pad ergonômico

Em 1969, o designer Jack Kelley, criou o primeiro mousepad. No entanto, a “almofada” para mouse ganhou notoriedade somente 10 anos depois. Isso porque o hardware passou a ser fabricado com uma esfera rolante, a trackball.

Em contato com a superfície, por meio de um orifício existente na parte traseira do dispositivo, a “bolinha” acionava o cursor da tela do computador. Para otimizar o atrito entre as partes, o mouse pad passou a ser utilizado.

Além de melhorar a ação do mouse, garantindo maior velocidade e precisão, o acessório também somava a vantagem de proteger a superfície, impedindo que sofresse ranhuras ou desgaste.

No início, a esfera era de aço. Depois, recebeu uma proteção de borracha de silicone. A partir daí, o mouse pad tornou-se importante também para mantê-la limpa. Na ausência do “tapete”, o acúmulo de poeira e outros resíduos era comum, prejudicando a performance do hardware. 

Com a evolução dos mouses, o acessório tornou-se ainda mais fundamental. O funcionamento dos primeiros modelos ópticos, por exemplo, ficava comprometido em superfícies como vidro ou madeira lustrada, uma vez que áreas transparentes ou reflexivas causam tremulação e problemas no rastreio do ponteiro. 

A empresa Moustrak, fundada por Bob McDermand, foi a primeira fabricante comercial de mouse pad. Hoje, há no mercado, inúmeras marcas que oferecem o produto em diferentes formatos, estampas e cores. Entre elas, temos a App-tech.

mouse pad com apoio de punho em gel azul app tech

Com uma linha que inclui modelos nos formatos retangular e arredondado, a App-tech desenvolve mouse pads tradicionais, como já vimos, ergonômicos com apoio de punho em gel e também gamer. 

mouse pad gamer 28x24cm app tech

O mouse pad gamer App-tech é um exemplo. Com visual bem moderno, apresenta superfície lisa, estável e base de borracha antideslizante. Garante alta performance, exatidão e é compatível com todos os tipos de mouse. O aliado que todo jogador precisa! 

Mouse pad gamer

Com o crescente número de fãs de jogos eletrônicos em todo o mundo, o mercado não poderia deixar de apostar em produtos específicos para esse público. Entre computadores, monitores, headsets e mouses, estão também os mousepads gamers.

Para um jogador, o fator que deve ser levado em conta na hora de adquirir um mouse pad, é o material. Os chamados hard mat são produzidos com material rígido. São muito aderentes e garantem um controle maior do mouse. Entretanto, nem todos sensores são compatíveis, o que pode gerar desgaste do hardware.

Por outro lado, os modelos soft mat são bastante flexíveis. Confeccionados com materiais como neoprene e tecido, possuem textura macia e lisa, permitindo que o mouse deslize facilmente. Uma sugestão é optar por marcas que prezam pelo acabamento. Bordas com costura reforçada, por exemplo, aumentam a durabilidade do produto.

Há ainda um terceiro tipo de mouse pad, mas bem difícil de encontrar. Trata-se do semirrígido que é uma mistura do soft e do had: tem superfície firme, porém flexível. O problema é que peca em qualidade. Com o tempo, tende a apresentar depressões, comprometendo a precisão do mouse.

Outro ponto a ser observado quando se trata de pads para gamers é se a superfície é Speed ou Control. A primeira opção é indicada para os jogadores de FPS (First Person Shooter ou Tiro em Primeira Pessoa), pois favorece o deslizamento do mouse, garantindo movimentos muito mais ágeis.

No caso do pads Control, como o próprio nome diz, tem-se mais controle das ações. Isso acontece porque a sua superfície produz uma resistência maior ao movimentar o mouse. É ideal para jogos que exigem máxima precisão. Sendo assim, a escolha entre um ou outro, vai depender da necessidade de cada jogador.

Mouse pad gamer HyperX

A HyperX, por exemplo, possui uma linha de mouse pads gamer com quatro tamanhos diferentes. Apresenta superfície com trama compacta, bordas com costuras reforçadas e base de borracha natural texturizada, o que garante maior estabilidade. São portáteis e de alta durabilidade.

mouse pad gamer 42x90cm hyperx fury s red canids hc mp2xl hyperx

Para os aficionados por LoL (League of Legends), há também modelos exclusivos com o logo da equipe campeã nacional de 2021, Red Canids Kalunga, como o mouse pad gamer HC-MP2XL. Para saber mais sobre o time, confira o post Red Canids Kalunga – Equipe Brasileira classifica-se para Mundial.

Mouse pad gamer X-zone

mouse pad gamer 1m gmp x zone

Se você está procurando um pad grande com estampa gamer, o mouse pad GMP-02 X-zone é perfeito. Em primeiro lugar, ele tem 1 metro, borda costurada, base emborrachada antideslizante e superfície macia. Além disso, pode ser enrolado para transporte sem que sofra qualquer dano. Com ele, você tem controle, precisão e velocidade nos movimentos.

Mouse pad gamer Bright

mouse pad gamer big ninja 70x30cm 0553 bright

Outra marca que traz em seus pads estampas incríveis é a Bright. Além de prezar pela qualidade do acessório, produzido com textura de alta densidade e base antiderrapante, destaca-se por suas superfícies com imagens do universo gamer como o mouse pad Big Ninja Bright. Tem-se, então, qualidade em grande estilo.

Onde comprar

Mais do que compreender a importância dos ergonômicos, tivemos a oportunidade de conhecer todos os tipos de mouse pads. Como mencionado, a decisão por qual comprar vai depender, portanto, do tempo que você passa diariamente na frente do computador e quais atividades são executadas.

Os ergonômicos protegem a saúde da mão e do antebraço, evitando,  a longo prazo, lesões nos nervos, músculos e tendões. São ideais para quem tem uma rotina de digitação constante. Por outro lado, se o uso é esporádico, os convencionais dão conta do recado. 

Já os gamers, precisam se atentar para optar por aquele que contribuirá para um maior desempenho durante as partidas. Velocidade, precisão, praticidade, tudo deve ser considerado. Os modelos com imagens gamer completam com muito estilo a composição de qualquer setup.

Independente da necessidade, no site Kalunga, você encontra todas opções de mouse pad. Assim sendo, aproveite as ofertas e adquira modelos de alta qualidade que garantirão conforto e alto rendimento em todas as suas atividades.