Postado em 06/09/2022
9541 visualizações
Quem nunca ouviu falar em programas como Word, Excel ou PowerPoint? Eles fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas de todos os cantos do planeta. Contudo, se alguém te perguntar o que é Microsoft 365, você sabe dizer o que é? Podemos te adiantar que uma coisa está ligada a outra.
O Microsoft 365 é uma suíte de aplicativos, ou seja, um conjunto de softwares para escritório e serviços. É composto pelo Word, Excel e PowerPoint, o famoso Pacote Office, entre outros recursos que iremos conhecer mais adiante. Antes, vamos voltar algumas décadas para entender a evolução do produto.
A primeira versão do Microsoft Office para Windows, igualmente chamada de MS Office 1.0, teve seu lançamento em 19 de novembro de 1990. Antes disso, as ferramentas eram voltadas para o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), sistema operacional em disco da Microsoft.
Em 1994, com as melhorias realizadas nos três editores e o desenvolvimento de um programa de gerenciamento de banco de dados, o Access 2.0, surgiu o Microsoft Office 4.3 para Windows 3.1, compatível também com o Windows 95. Outra novidade deste pacote foi a inclusão do Mail, correio eletrônico da Microsoft.
Um ano depois, com o Windows 95, veio também o Office 95. Esse foi um período muito importante para a Microsoft, pois com a queda dos preços dos computadores, a internet tornou-se mais acessível. Foi, então, que a empresa viu os seus serviços ganharem o mundo.
O Office 97 trouxe o Outlook, um programa de envio e recebimento de e-mails, e o Publisher, um aplicativo de diagramação eletrônica utilizado para criar layouts, combinando gráficos, imagens, textos, entre outros. Já o Office 2000 inovou ao oferecer os pacotes Standard, Small Business, Professional, Premium e Developer, adaptados às necessidades de cada público.
Do ano 2000 até o anúncio do atual Microsoft Office 365, ocorreram muitas outras atualizações. Em maio de 2001, o Office XP chamou a atenção pelos seus mecanismos de segurança que elevaram o nível de proteção dos documentos e introduziu o SharePoint, plataforma de armazenamento e compartilhamento de informações.
No Office 2003, nos deparamos, pela primeira vez, com o OneNote, uma espécie de bloco de notas colaborativo. Com o Office 2007, o SharePoint sofreu melhorias, uma vez que houve a inclusão do Microsoft Office Groove, um software que permite que várias pessoas acessem e editem um projeto remotamente ou offline. Esse também foi o ano que surgiu o Microsoft Vista.
Três anos depois, o Office 2010 chegou com o Office Online, determinando um novo caminho para o produto. Esse primeiro modelo virtual trouxe web apps do Word, Excel, PowerPoint e era destinado aos usuários do OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem criado em 2007.
Em 2011, o Office 365 chamou a atenção pelo formato online da maioria dos programas integrantes da licença convencional. Com as atualizações dos Offices 2013 e 2016, a inserção do Skype for Business e o aumento da capacidade de armazenamento do OneDrive para 1 TB, o 365 ganhou mais espaço no mercado, atingindo um número surpreendente de vendas.
A partir daí, decidiu-se implementar os recursos, em primeiro lugar, no Office 365 e, depois, no Office comum, como ocorreu com a edição 2019. Atualmente, temos o Office 2021 e o Microsoft 365. Isto posto, você deve estar se perguntando o que aconteceu com o Office 365. Vamos explicar a seguir.
A resposta para essa pergunta não envolve nenhum grande mistério. O Office 365 foi desmembrado em Microsoft 365 e Office 2021. O primeiro é adquirido por meio de uma assinatura anual, enquanto a licença do segundo é permanente, entretanto, não recebe atualizações como ocorre no caso do Microsoft 365. Para que isso aconteça, é preciso realizar uma nova compra.
O Office 2021 abrange os principais softwares usados para a realização de tarefas de escritório e está disponível nas versões Home & Student, Home & Business e Office Professional. O Microsoft Office Home & Student 2021 foi idealizado para uso doméstico e inclui os aplicativos clássicos Word (processador de texto), Excel (editor de planilhas) e PowerPoint (produção e exibição de apresentações gráficas).
O Microsoft Office Home & Business 2021 é composto pelos mesmos softwares que o anterior, no entanto, com um plus: o Outlook que auxilia no gerenciamento de contas de e-mail. Indica-se, portanto, tanto para uso doméstico quanto para execução de tarefas em pequenas organizações, contribuindo para o aumento de produtividade da equipe.
Em contrapartida, para quem depende de diferentes ferramentas para realizar suas atividades, o Microsoft Office Pro 2021 é ideal. Isso porque além de ser composto pelo Word, Excel, Powerpoint, Outlook, conta com o Publisher, Access, OneNote e Microsoft Teams; este último disponível separadamente.
Para quem possui um negócio, o Publisher e o Access são excelentes aliados. O primeiro viabiliza a elaboração de publicações com visual profissional, enquanto o segundo facilita a criação de banco de dados, mantendo as informações da empresa organizadas e guardadas com segurança.
A compra de qualquer um dos três pacotes Office 2021 é válida para utilização em um único dispositivo: PC com Windows 11 ou 10 ou sistema operacional Mac OS e inclui suporte Microsoft por até 60 dias sem custo adicional.
Ao contrário do Office 2021 que você realiza uma compra avulsa para usufruir dos aplicativos, o Microsoft 365 é um serviço de assinatura que te oferece as ferramentas mais atualizadas da Microsoft, entre outras vantagens. Está disponível em três versões para atender tanto a demanda doméstica quanto profissional.
Vamos começar, então, pelo Microsoft 365 Personal, um plano que você adquire por 12 meses para uso de uma única pessoa. O produto é compatível com PC, Mac, iPad, iPhone e Android. Para manter os arquivos guardados sem comprometer a memória do computador, dispõe de 1TB de armazenamento na nuvem do OneDrive com segurança avançada.
Esse pacote é composto pelos seguintes aplicativos com recursos premium: Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneDrive, OneNote e Editor, um assistente de escrita projetado a partir de Inteligência Artificial (AI), além de Publisher e Access para PCs. No caso de qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com o suporte técnico via chat ou telefone.
Por outro lado, o Microsoft 365 Family é aquele que ajuda a evitar confusão quando a família é grande. A assinatura vale para até 6 usuários; dessa forma, ele proporciona a liberdade que todos desejam de poder utilizar as ferramentas a qualquer hora do dia sem se preocupar em revezar com os demais da casa.
Como o anterior, possui o Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneDrive, OneNote, Editor, Publisher e Access (somente para PCs), mas também o aplicativo Microsoft Family Safety, um software com localizador GPS com rastreador de celular e que possibilita definir padrões de proteção como filtros e permissões de acesso. O Microsoft 365 conta ainda com 1TB de armazenamento na nuvem do OneDrive.
O Microsoft 365 Business Standard é a solução ideal para empresas. Os principais programas (Word, Excel, Powerpoint, Outlook, Access e Publisher) associados ao aplicativo Bookings e os serviços Exchange, Microsoft Teams e SharePoint simplificam o gerenciamento das tarefas cotidianas.
O Bookings está integrado ao calendário do Microsoft 365 e é uma ferramenta de agendamento. Em outras palavras, o cliente consegue visualizar facilmente os horários disponíveis e realizar a reserva sem o risco de coincidir com a escolha de outra pessoa. E não há com que se preocupar, uma vez que a confirmação é enviada automaticamente por e-mail assim como os lembretes.
O Exchange é um e-mail corporativo com recursos que mantém a caixa de entrada organizada, favorecendo a exibição e interação com as mensagens. Apresenta mecanismo de pesquisa avançado que traz resultados precisos de maneira rápida. É integrado ao calendário, contatos e notas em todos os dispositivos, otimizando o acesso às informações.
Já o SharePoint é uma plataforma de compartilhamento e gerenciamento de conteúdo, permitindo a participação de todos os colaboradores. Por fim, o Microsoft Teams engloba bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos. Desse modo, torna-se simples o intuito de deixar todos os membros sempre a par das atividades da empresa.
Com uma assinatura do Microsoft 365 Business Standard, é possível reunir até 300 usuários. Cada um deles, pode instalar o Office em cinco PCs ou Macs, cinco tablets (Windows, iPad e Android) e cinco telefones. Ademais, o Onedrive for Business garante 1 TB de armazenamento para cada um, garantindo acesso aos documentos de qualquer lugar.
Como vimos, o Microsoft 365 é um produto adquirido a partir de uma assinatura, no geral, com duração de 1 ano. Quando esse prazo se encerra é preciso renová-la para continuar desfrutando de todos os benefícios:
No caso da não renovação ou o cancelamento da assinatura, abre-se mão de todas essas vantagens, contudo, não há comprometimento dos documentos que continuam a pertencer aos seus autores. No caso do Microsoft 365 Business Standard, dá para fazer o download de dados como mensagens de e-mail, por exemplo, e salvá-los em outro ambiente. Os dados ligados à conta ficam disponíveis por até 90 dias.
Você vai encontrar no mercado uma variação de preço, conforme a versão. Se levarmos em conta que o Personal é para um usuário enquanto o Family para até seis, é natural que o preço do primeiro seja inferior ao do segundo, todavia, a diferença não é grande. Já o Business tem um valor superior que é justificado por tudo o que ele proporciona às empresas.
Entretanto, não é difícil se deparar com uma promoção que quebre toda essa lógica de raciocínio. No site Kalunga, sempre tem combos com custo bem abaixo como é o caso da assinatura Microsoft 365 com o Kaspersky Antivírus Total Security. Aqui, a licença do primeiro é para até 6 usuários e de 15 meses, isto é, você ganha três meses grátis.
A licença do Kaspersky é de 12 meses e vale para até 5 dispositivos. É uma excelente oportunidade de obter um programa que proteja suas senhas, imagens de documentos e pagamentos; impeça que espiões te observem pela webcam; bloqueie CryptoLocker (malware que sequestra os arquivos e exige resgate) e outras ameaças como as que destacamos no post “Vírus de computador – descubra como evitá-los com estas 5 dicas”.
É um antivírus compatível com PCs e Macs que criptografa dados enviados e recebidos online por meio de uma rede virtual privada inteligente (VPN). Garante a segurança de 200MB de tráfego de dados por dispositivo por dia e ainda tem controle de conteúdo adulto, impedindo que as crianças vejam sites com conteúdo impróprio como pornografia e violência.
Uma curiosidade é que, nos dias de hoje, tanto o Microsoft 365, o Office 2021 quanto o Kaspersky podem ser comprados online e hospedados por meio de download. Antigamente, lá no princípio, esse tipo de material era distribuído em 29 ou 31 disquetes de 1.44MB; posteriormente foi compactado no CD-ROM.
Agora que você já conhece todos os prós de se ter o Microsoft 365, corre no site Kalunga. Lá, tem todas as opções: é só escolher aquela que vai de encontro com a sua rotina pessoal, da sua família ou do seu negócio e efetuar a compra. Assim que o pagamento for identificado, você poderá realizar o download. Em apenas alguns instantes o item é instalado e, então, é só começar a usar; aproveite!