Postado em 06/09/2022

7660 visualizações

Microsoft 365 – Descubra tudo o que ele te oferece!

microsoft-365

Quem nunca ouviu falar em programas como Word, Excel ou PowerPoint? Eles fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas de todos os cantos do planeta. Contudo, se alguém te perguntar o que é Microsoft 365, você sabe dizer o que é? Podemos te adiantar que uma coisa está ligada a outra. 

O Microsoft 365 é uma suíte de aplicativos, ou seja, um conjunto de softwares para escritório e serviços. É composto pelo Word, Excel e PowerPoint, o famoso Pacote Office, entre outros recursos que iremos conhecer mais adiante. Antes, vamos voltar algumas décadas para entender a evolução do produto. 

A primeira versão do Microsoft Office para Windows, igualmente chamada de MS Office 1.0, teve seu lançamento em 19 de novembro de 1990. Antes disso, as ferramentas eram voltadas para o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), sistema operacional em disco da Microsoft.

Em 1994, com as melhorias realizadas nos três editores e o desenvolvimento de um programa de gerenciamento de banco de dados, o Access 2.0, surgiu o Microsoft Office 4.3 para Windows 3.1, compatível também com o Windows 95. Outra novidade deste pacote foi a inclusão do Mail, correio eletrônico da Microsoft.

Um ano depois, com o Windows 95, veio também o Office 95. Esse foi um período muito importante para a Microsoft, pois com a queda dos preços dos computadores, a internet tornou-se mais acessível. Foi, então, que a empresa viu os seus serviços ganharem o mundo.

O Office 97 trouxe o Outlook, um programa de envio e recebimento de e-mails, e o Publisher, um aplicativo de diagramação eletrônica utilizado para criar layouts, combinando gráficos, imagens, textos, entre outros. Já o Office 2000 inovou ao oferecer os pacotes Standard, Small Business, Professional, Premium e Developer, adaptados às necessidades de cada público.

Qual é o pacote Microsoft 365?

Do ano 2000 até o anúncio do atual Microsoft Office 365, ocorreram muitas outras atualizações. Em maio de 2001, o Office XP chamou a atenção pelos seus mecanismos de segurança que elevaram o nível de proteção dos documentos e introduziu o SharePoint, plataforma de armazenamento e compartilhamento de informações.

No Office 2003, nos deparamos, pela primeira vez, com o OneNote, uma espécie de bloco de notas colaborativo. Com o Office 2007, o SharePoint sofreu melhorias, uma vez que houve a inclusão do Microsoft Office Groove, um software que permite que várias pessoas acessem e editem um projeto remotamente ou offline. Esse também foi o ano que surgiu o Microsoft Vista.

Três anos depois, o Office 2010 chegou com o Office Online, determinando um novo caminho para o produto. Esse primeiro modelo virtual trouxe web apps do Word, Excel, PowerPoint e era destinado aos usuários do OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem criado em 2007. 

Em 2011, o Office 365 chamou a atenção pelo formato online da maioria dos programas integrantes da licença convencional. Com as atualizações dos Offices 2013 e 2016, a inserção do Skype for Business e o aumento da capacidade de armazenamento do OneDrive para 1 TB, o 365 ganhou mais espaço no mercado, atingindo um número surpreendente de vendas.

A partir daí, decidiu-se implementar os recursos, em primeiro lugar, no Office 365 e, depois, no Office comum, como ocorreu com a edição 2019. Atualmente, temos o Office 2021 e o Microsoft 365. Isto posto, você deve estar se perguntando o que aconteceu com o Office 365. Vamos explicar a seguir.

Qual a diferença do Microsoft 365 para o Office 365?

A resposta para essa pergunta não envolve nenhum grande mistério. O Office 365 foi desmembrado em Microsoft 365 e Office 2021. O primeiro é adquirido por meio de uma assinatura anual, enquanto a licença do segundo é permanente, entretanto, não recebe atualizações como ocorre no caso do Microsoft 365. Para que isso aconteça, é preciso realizar uma nova compra.

microsoft-office-home-and-student-2021

O Office 2021 abrange os principais softwares usados para a realização de tarefas de escritório e está disponível nas versões Home & Student, Home & Business e Office Professional. O Microsoft Office Home & Student 2021 foi idealizado para uso doméstico e inclui os aplicativos clássicos Word (processador de texto), Excel (editor de planilhas) e PowerPoint (produção e exibição de apresentações gráficas).

microsoft-office-home-and-business-2021

O Microsoft Office Home & Business 2021 é composto pelos mesmos softwares que o anterior, no entanto, com um plus: o Outlook que auxilia no gerenciamento de contas de e-mail. Indica-se, portanto, tanto para uso doméstico quanto para execução de tarefas em pequenas organizações, contribuindo para o aumento de produtividade da equipe.

microsoft-office-pro-2021

Em contrapartida, para quem depende de diferentes ferramentas para realizar suas atividades, o Microsoft Office Pro 2021 é ideal. Isso porque além de ser composto pelo Word, Excel, Powerpoint, Outlook, conta com o Publisher, Access, OneNote e Microsoft Teams; este último disponível separadamente. 

Para quem possui um negócio, o Publisher e o Access são excelentes aliados. O primeiro viabiliza a elaboração de publicações com visual profissional, enquanto o segundo facilita a criação de banco de dados, mantendo as informações da empresa organizadas e guardadas com segurança.

A compra de qualquer um dos três pacotes Office 2021 é válida para utilização em um único dispositivo: PC com Windows 11 ou 10 ou sistema operacional Mac OS e inclui suporte Microsoft por até 60 dias sem custo adicional.  

Quais os recursos do Microsoft 365?

Ao contrário do Office 2021 que você realiza uma compra avulsa para usufruir dos aplicativos, o Microsoft 365 é um serviço de assinatura que te oferece as ferramentas mais atualizadas da Microsoft, entre outras vantagens. Está disponível em três versões para atender tanto a demanda doméstica quanto profissional.

Microsoft 365 Personal

Vamos começar, então, pelo Microsoft 365 Personal, um plano que você adquire por 12 meses para uso de uma única pessoa. O produto é compatível com PC, Mac, iPad, iPhone e Android. Para manter os arquivos guardados sem comprometer a memória do computador, dispõe de 1TB de armazenamento na nuvem do OneDrive com segurança avançada.

microsoft-365-personal

Esse pacote é composto pelos seguintes aplicativos com recursos premium: Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneDrive, OneNote e Editor, um assistente de escrita projetado a partir de Inteligência Artificial (AI), além de Publisher e Access para PCs. No caso de qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com o suporte técnico via chat ou telefone.

Microsoft 365 Family

Por outro lado, o Microsoft 365 Family é aquele que ajuda a evitar confusão quando a família é grande. A assinatura vale para até 6 usuários; dessa forma, ele proporciona a liberdade que todos desejam de poder utilizar as ferramentas a qualquer hora do dia sem se preocupar em revezar com os demais da casa. 

microsoft-365-family

Como o anterior, possui o Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneDrive, OneNote, Editor, Publisher e Access (somente para PCs), mas também o aplicativo Microsoft Family Safety, um software com localizador GPS com rastreador de celular e que possibilita definir padrões de proteção como filtros e permissões de acesso. O Microsoft 365 conta ainda com 1TB de armazenamento na nuvem do OneDrive.

Microsoft 365 Business Standard

O Microsoft 365 Business Standard é a solução ideal para empresas. Os principais programas (Word, Excel, Powerpoint, Outlook, Access e Publisher) associados ao aplicativo Bookings e os serviços Exchange, Microsoft Teams e SharePoint simplificam o gerenciamento das tarefas cotidianas. 

microsoft-365-business-standard

O Bookings está integrado ao calendário do Microsoft 365 e é uma ferramenta de agendamento. Em outras palavras, o cliente consegue visualizar facilmente os horários disponíveis e realizar a reserva sem o risco de coincidir com a escolha de outra pessoa. E não há com que se preocupar, uma vez que a confirmação é enviada automaticamente por e-mail assim como os lembretes.

O Exchange é um e-mail corporativo com recursos que mantém a caixa de entrada organizada, favorecendo a exibição e interação com as mensagens. Apresenta mecanismo de pesquisa avançado que traz resultados precisos de maneira rápida. É integrado ao calendário, contatos e notas em todos os dispositivos, otimizando o acesso às informações.

Já o SharePoint é uma plataforma de compartilhamento e gerenciamento de conteúdo, permitindo a participação de todos os colaboradores. Por fim, o Microsoft Teams engloba bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos. Desse modo, torna-se simples o intuito de deixar todos os membros sempre a par das atividades da empresa.

Com uma assinatura do Microsoft 365 Business Standard, é possível reunir até 300 usuários. Cada um deles, pode instalar o Office em cinco PCs ou Macs, cinco tablets (Windows, iPad e Android) e cinco telefones. Ademais, o Onedrive for Business garante 1 TB de armazenamento para cada um, garantindo acesso aos documentos de qualquer lugar. 

O que acontece quando acaba a licença do 365?

Como vimos, o Microsoft 365 é um produto adquirido a partir de uma assinatura, no geral, com duração de 1 ano. Quando esse prazo se encerra é preciso renová-la para continuar desfrutando de todos os benefícios:

  • Utilização dos softwares do Pacote Office; 
  • Aplicativos e serviços específicos nível premium;
  • Alta capacidade de armazenamento em nuvem, possibilitando o acesso de qualquer lugar;   
  • Constantes correções e atualizações de segurança;
  • Suporte dos especialistas da Microsoft sem custo extra.

No caso da não renovação ou o cancelamento da assinatura, abre-se mão de todas essas vantagens, contudo, não há comprometimento dos documentos que continuam a pertencer aos seus autores. No caso do Microsoft 365 Business Standard, dá para fazer o download de dados como mensagens de e-mail, por exemplo, e salvá-los em outro ambiente. Os dados ligados à conta ficam disponíveis por até 90 dias.

Qual o valor do Microsoft 365?

Você vai encontrar no mercado uma variação de preço, conforme a versão. Se levarmos em conta que o Personal é para um usuário enquanto o Family para até seis, é natural que o preço do primeiro seja inferior ao do segundo, todavia, a diferença não é grande. Já o Business tem um valor superior que é justificado por tudo o que ele proporciona às empresas.

microsoft-365-family-kaspersky

Entretanto, não é difícil se deparar com uma promoção que quebre toda essa lógica de raciocínio. No site Kalunga, sempre tem combos com custo bem abaixo como é o caso da assinatura Microsoft 365 com o Kaspersky Antivírus Total Security. Aqui, a licença do primeiro é para até 6 usuários e de 15 meses, isto é, você ganha três meses grátis.

A licença do Kaspersky é de 12 meses e vale para até 5 dispositivos. É uma excelente oportunidade de obter um programa que proteja suas senhas, imagens de documentos e pagamentos; impeça que espiões te observem pela webcam; bloqueie CryptoLocker (malware que sequestra os arquivos e exige resgate) e outras ameaças como as que destacamos no post “Vírus de computador – descubra como evitá-los com estas 5 dicas”.

É um antivírus compatível com PCs e Macs que criptografa dados enviados e recebidos online por meio de uma rede virtual privada inteligente (VPN). Garante a segurança de 200MB de tráfego de dados por dispositivo por dia e ainda tem controle de conteúdo adulto, impedindo que as crianças vejam sites com conteúdo impróprio como pornografia e violência.

Uma curiosidade é que, nos dias de hoje, tanto o Microsoft 365, o Office 2021 quanto o Kaspersky podem ser comprados online e hospedados por meio de download. Antigamente, lá no princípio, esse tipo de material era distribuído em 29 ou 31 disquetes de 1.44MB; posteriormente foi compactado no CD-ROM.

Download Microsoft 365 

Agora que você já conhece todos os prós de se ter o Microsoft 365, corre no site Kalunga. Lá, tem todas as opções: é só escolher aquela que vai de encontro com a sua rotina pessoal, da sua família ou do seu negócio e efetuar a compra. Assim que o pagamento for identificado, você poderá realizar o download. Em apenas alguns instantes o item é instalado e, então, é só começar a usar; aproveite!