Postado em 10/01/2024

2189 visualizações

Material Escolar 2024 – Itens básicos para a Volta às Aulas!

material-escolar-2024

Imagem Material Escolar 2024: Freepik

É só passar as festividades de final de ano para os pais ou responsáveis ficarem em alerta a tudo que envolve à volta às aulas. Se é o seu caso, além de se informar sobre o calendário do novo ano letivo, sem dúvida, já está de olho nos itens da lista de material escolar 2024. Acertei?

E isso é excelente, sabe por que? Quanto mais cedo você começa a pesquisar, maiores as chances de conseguir aproveitar boas promoções. Além disso, desfruta-se da vantagem de poder ver tudo com calma e optar por artigos que, mais do que encantadores, sejam de qualidade.

Vamos ser realistas: é muito comum, tanto crianças quanto jovens e adultos se apaixonarem pelos materiais pelo visual. Pode ser uma combinação incrível de cores, um designer moderno ou uma estampa fofa ou irada daquele personagem de desenho ou filme de que se é superfã.

Embora todo pai e toda mãe queiram agradar os filhos, não se pode esquecer de que estamos falando de um investimento. E como qualquer outro, é preciso ponderar antes de fazer escolhas. Em outras palavras, do que adianta apostar em um item lindo que vai durar pouco?

Por exemplo, uma mochila que rasga com apenas três meses de uso. Um fichário que desmonta antes do ano terminar ou um apontador que, em pouco tempo, já não é mais tão eficiente. Sendo assim, a dica para acertar na compra do material escolar 2024 é equilibrar qualidade, visual e preço.

Para você ir organizando o orçamento e pesquisando marcas, selecionamos alguns itens básicos da lista escolar. É claro que, conforme a série do aluno, os artigos solicitados podem variar. Contudo, por essa relação, você já vai ter uma ideia do que terá que comprar, senão agora, em algum outro momento. 

O que podem pedir na lista de material escolar 2024?

A lista de material escolar pode variar dependendo da escola, série e região, porém costuma incluir itens básicos e essenciais para a execução das atividades propostas pelos educadores em sala de aula. Aqui, iremos disponibilizar uma relação geral de artigos que podem ser solicitados para o ano letivo de 2024.

Entretanto, não saia comprando sem antes verificar diretamente com a escola ou com o professor responsável o que o aluno irá realmente precisar. Na Educação Infantil, por exemplo, é muito comum o uso de itens artísticos como tinta guache, massinha para modelar, giz de cera, caderno de desenho, entre outros.

Já no Ensino Fundamental, embora alguns materiais artísticos ainda se façam presentes, acrescenta-se itens que irão acompanhar o estudante no processo de alfabetização, como o lápis, apontador, borracha, marca-texto, caneta esferográfica, caderno ¼ ou universitário conforme a quantidade de disciplinas. 

No Ensino Médio, além da quantidade de itens diminuir, tem ainda a preferência da garotada de carregar o mínimo de material possível. Para alguns, um fichário ou um caderno universitário de 10 matérias e uma caneta esferográfica já bastam. Então, tem-se uma lista muito mais compacta.  

Para saber mais sobre esse assunto, acesse o post “Lista de Material Escolar – Os itens usados em cada série”. Agora, se você só quer ter uma ideia e conferir algumas opções disponíveis no mercado, continue conosco! A partir dessa relação, você poderá pesquisar valores e se preparar para a hora da compra.

Apontador

O apontador é um item simples, no entanto, essencial na rotina de muitos alunos. Pode-se afirmar que é um grande parceiro do lápis (seja ele preto ou de cor), uma vez que é ele que mantém a ponta do companheiro na condição adequada para escrever, desenhar ou pintar.

apontador-escolar

Existem alguns modelos de apontadores. Em primeiro lugar, temos o básico com estrutura de metal ou plástico e formato compacto. Já a opção com depósito, armazena as aparas do lápis, evitando que elas se espalhem. Por fim, tem aqueles em formato de coração, estrela e bichinhos que são uma graça!

Todos cumprem com o prometido: manter a ponta do lápis afiada. Sendo assim, a escolha vai depender de preferências pessoais, além, é claro, da facilidade de uso e do quanto se está disposto a investir. Afinal, como qualquer produto, quanto melhor projetado, maior o valor cobrado.

Borracha

A borracha é aquele item da lista de material escolar 2024 que irá salvar o estudante na hora que ele mais precisar. Com ela é possível corrigir palavras ou traços a lápis preto, o que contribui muito para a aprendizagem, visto que o aluno se sente à vontade para arriscar e explorar possibilidades. Na vida a gente não diz que é preciso errar para acertar? É sobre isso.

borracha-escolar

Do mesmo modo que o apontador, não faltam modelos para escolher. Tem borracha retangular (com ou sem cinta plástica), triangular, oval, no formato de prisma, caneta ou ponteira.

As cores também variam, ou seja, já se foi o tempo em que só existia a branca. Agora tem verde, rosa, roxa, amarela e azul. Há ainda as que possuem estampa de personagens muito queridos. Sim, é difícil de escolher!

Lápis preto

Depois de falar do apontador e da borracha, não tem como mencionar outro item além do lápis preto. Construído com madeira e grafite, material cujas partículas se desprendem do papel quando em contato com a borracha, utiliza-se para fazer anotações, desenhar, esboçar e criar ilustrações. 

lapis-preto

Está disponível nos formatos redondo, triangular e sextavado. A vantagem do primeiro é que desliza facilmente entre os dedos, mas também na superfície. Em outras palavras, as chances de queda são bem maiores do que no caso dos demais que possuem faces.

Vale destacar ainda que tem lápis com borracha acoplada em uma das extremidades, modelos decorados com imagens de personagens do universo jovem e infantil e tamanho jumbo que, por ser menor, se adapta melhor às mãos dos pequenos.

Caneta esferográfica

Depois que o aluno adquire maior domínio da escrita, lhe é apresentada a caneta esferográfica. Composta por uma tinta à base de óleo ou um solvente como o álcool, é absorvida instantaneamente pelo papel, ou seja, seca muito rápido. Dessa forma, reduz o risco de manchas ou borrões no papel.

caneta-esferografica

Se esse item faz parte da lista de material escolar 2024 do seu filho, na hora da compra, atente-se ao tipo de ponta. A ponta fina é ideal para quem deseja uma escrita mais precisa. A média é o meio termo; por isso, é a mais usada no dia a dia. A ponta grossa oferece traços mais espessos.

Além do mais, tem modelos retráteis, com gel na composição e até apagáveis. Quanto às cores, as tradicionais azul, preta e vermelha dividem espaço nas prateleiras das papelarias com tons como rosa, laranja, verde-escuro, verde-limão, amarelo, azul-claro, roxo, laranja e até dourado.

Corretivo escolar

Depois que começa a escrever com a caneta esferográfica não se pode mais errar? Algumas décadas atrás isso realmente era um problema, todavia, hoje, felizmente, não. Isso porque o estudante pode contar com o corretivo escolar, um produto que está disponível em três versões.

corretivo-escolar-liquido

Tem o corretivo líquido que é vendido em um potinho em que a tampa tem um pincel acoplado. Então, basta abrir, retirar o excesso do pincel, passar sobre o texto e aguardar a secagem para fazer a correção. 

caneta-corretiva

Assim como o anterior, a caneta corretiva contém tinta líquida, porém, por ter ponta fina, oferece maior precisão. Sabe quando você quer corrigir uma letrinha no meio de uma palavra? Ela é ideal para isso!  

corretivo-em-fita

Para fechar, temos o corretivo em fita que soma algumas vantagens em relação aos demais: para aplicá-lo, basta deslizar sobre o papel; não escorre (isso quer dizer que não há chances de sujar os dedos, o papel ou a superfície) e a secagem é imediata, permitindo reescrever em seguida.  

Caderno 1/4

Já que estamos destacando os materiais de escrita, esse é o melhor momento para falarmos sobre o caderno ¼. Afinal, ele costuma ser um dos primeiros cadernos usados pelas crianças quando começam a escrever. 

caderno-um-quarto-brochura-spiral

Possui tamanho compacto e você irá encontrá-lo em duas versões: com encadernação brochura, isto é, as folhas são coladas, costuradas ou grampeadas na lombada da capa ou espiral (quando as folhas são presas por um fio de molas de metal ou plástico). 

caderno-um-quarto-spiral

Quanto às folhas, possuem pauta, ou seja, apresentam linhas que direcionam o aluno durante a escrita. A capa pode ser flexível ou dura, de uma, duas ou várias cores ou ilustrada com imagens de personagens de desenhos, filmes ou séries. São tantas opções incríveis que, sem dúvida, o maior desafio é escolher uma.

Caderno universitário

Diferente do ¼, o caderno universitário tem formato maior. Apesar de ser possível variar um pouquinho de acordo com o fabricante, as medidas padrão são de 21 x 27,5 cm. Há modelos com encadernação brochura e espiral. 

caderno-universitario-capa-dura-costurado-spiral

Os que possuem espiral podem comportar um número superior de folhas, então, tem caderno universitário de 1, 10, 15 e 20 matérias. É o tipo de caderno mais indicado para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois permite anotar uma quantidade maior de informações e organizar conteúdos de diferentes disciplinas.

caderno-universitario-capa-dura-spiral

As opções de capas também são um show à parte e muitos cadernos universitários contam ainda com bolso interno para guardar lembretes, folha repleta de adesivos (que, muitas vezes, dá dó de usar), áreas para anotação de dados pessoais, grade de aulas e outras informações importantes.

Fichário escolar

Outra alternativa para os estudantes que precisam administrar várias matérias é o fichário escolar. Projetado com um sistema de argolas que abre e fecha facilmente, as folhas podem ser adicionadas e removidas sempre que necessário sem que sofram qualquer dano.

fichario-universitario-4-argolas

As folhas próprias para fichário estão disponíveis em blocos e possuem furos nas laterais para encaixe nas argolas. Para separá-las por disciplina, usa-se divisórias coloridas de papel ou plástico que costumam acompanhar o fichário, mas que também são vendidas separadamente.

É possível escolher entre o modelo com formato ¼ ou universitário, com fechamento em elástico, botões ou zíper. A capa pode ser dura, de PVC cristal transparente ou revestida com tecido. Para quem busca praticidade e prefere carregar um único artigo com todas as anotações ao invés de vários cadernos, é a escolha ideal.

Marca-texto

Antes de partirmos para os materiais artísticos, não podemos deixar de mencionar o marca-texto, um tipo de caneta hidrográfica com ponta porosa de feltro e tinta fluorescente translúcida. Utiliza-se para destacar palavras-chave, frases, títulos, datas, fórmulas, definições ou outras informações relevantes.

marca-texto

Quando partes importantes de um texto são realçadas, fica muito mais fácil e rápido identificá-las posteriormente, não é verdade? Para um estudante, isso é ótimo, pois otimiza os estudos. A cor amarela é a mais popular, no entanto, o produto está disponível também nos tons verde, laranja, roxo e pink.

Papel sulfite

Não existe outro papel tão popular quanto o papel sulfite e isso se explica pela sua versatilidade. Dá para usá-lo para escrever, desenhar, pintar, assim como imprimir e fazer cópias de documentos. 

papel-sulfite-chamex

Isso tudo é possível graças a sua propriedade porosa que o faz capaz de aderir com eficiência pigmentos de lápis (preto ou de cor), tintas de canetas esferográficas, canetas hidrográficas e até de cartuchos e tonners de impressora. 

A folha de sulfite está disponível em diferentes tamanhos, gramaturas e cores, mas, com certeza, a versão A4 branca de 75 g/m² é a que consta na lista de material escolar 2024 do seu filho. Além do baixo custo, ela tem o tamanho e a espessura ideais para a execução de atividades artísticas e impressões de trabalhos.   

Giz de Cera

Na Educação Infantil, rabiscar e colorir faz parte do dia a dia dos pequenos, visto que é uma forma de desenvolver a coordenação motora, a concentração e a criatividade. Para isso, recomenda-se o uso do giz de cera, um bastão pigmentado, livre de substâncias tóxicas, de consistência macia.

giz-de-cera

Em razão do seu tamanho e formato cilíndrico, adapta-se bem às mãozinhas sem causar qualquer desconforto. Outra vantagem é que é fácil de manusear: não importa a maneira como é segurado, sempre sai alguma coisa no papel. Está disponível em caixas com 6, 12 ou 15 cores.

Lápis de Cor

Na medida em que a criançada vai crescendo e ganhando maior controle sobre os objetos, novos materiais são apresentados. Entre eles, está o lápis de cor, outro item usado para desenhar e pintar. Entretanto, seu corpo é mais longo do que o do giz de cera e possui ponta.

lapis-de-cor-sextavado

Disponível em uma ampla gama de tonalidades, uma caixa pode reunir 10, 12, 24, 50, 60, 72, 100 ou até mais cores. Ademais, é importante saber que há modelos com formato redondo, triangular e sextavado. Os dois últimos proporcionam conforto maior durante o uso e não deslizam pela superfície, diminuindo os riscos de queda.  

Caneta Hidrográfica

Dependendo da série, outro artigo que pode aparecer na lista de material escolar 2024 é a caneta hidrográfica. Também conhecida como canetinha, é um produto com tinta à base de água. Logo, não é tóxica e, se a garotada sair por aí pintando tudo, não precisa se desesperar, pois é lavável.

caneta-hidrografica

Ao adquirir, atente-se ao tipo de ponta, uma vez que há opções com ponta fina e grossa. A primeira é ótima para escrever e contornar, enquanto a segunda para preencher. Está disponível em embalagens com 6, 10, 20, 24, 36 ou 48 cores, incluindo os tons pastel e de pele.  

Tinta guache

Quem nunca se divertiu com tinta guache na escola? Principalmente na Educação Infantil, é um material usado para estimular a criatividade, a coordenação motora e ensinar sobre cores primárias e secundárias (lembra o quanto era mágico descobrir que a mistura de dois tons resultava em uma terceira cor?). 

tinta-guache

À base de água e pigmentos, a tinta guache pode ser aplicada no papel com o auxílio de um pincel ou com os próprios dedos já que não é tóxica e é lavável. Você vai encontrá-la em caixas com potinhos de 15ml ou frascos de 250ml e 500ml. Quanto às cores, além das tradicionais, há ainda as versões neon e com glitter. 

Massinha de modelar

Nos primeiros anos da vida escolar, atividades com a massa para modelar têm um papel fundamental. A gente sabe que é um tal de amassa, enrola, estica e mistura, contudo, o que poucos sabem é que essa dinâmica contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, além de fortalecer a musculatura das mãos e dos dedinhos.

massa-para-modelar

Desse modo, se você tem uma criança na Educação Infantil, é bem provável que esse item apareça na lista de material escolar 2024. Atente-se ao fato de que existem dois tipos de massinha: a que contém amido e a de cera. 

A vantagem da massinha de amido é que é bastante macia e não gruda, contudo, possui glúten e tende a ressecar rápido. Em contrapartida, a massinha de cera dura mais tempo, porém é mais rígida e grudenta. Independente do tipo, estão disponíveis em potes ou rolinhos de diferentes cores.

Tesoura escolar

Criança pode manusear tesoura? Sim, desde que seja o modelo projetado para ela, como é o caso da tesoura escolar. Ela é adaptada ao tamanho das mãos dos pequenos, possui ponta arredondada e as lâminas, que podem ser de aço inox ou plástico, apesar de afiadas o suficiente para cortar papel, não oferecem risco. 

tesoura-escolar-sem-ponta

A fim de atender com segurança diferentes faixas etárias, há diversos tamanhos e tipos de tesouras escolares. Os modelos maiores, por exemplo, são apropriados para as crianças mais velhas; já os menores e com lâminas mais curtas recomenda-se para as mais novas.

As tesouras escolares podem ter design simples com cabo colorido ou formato divertido, fazendo associação a algum bichinho. Há também aquelas cujas lâminas apresentam imagens de personagens do universo infantil. Para os canhotos, tem as que possuem lâminas invertidas que garantem mais conforto.

Cola branca escolar

Além de recortar figuras, letras e números com a tesoura, muitas vezes, os alunos precisam fixar esses elementos em uma folha (cartolina, papel cartão, sulfite, kraft, entre outros). Para isso, usa-se a cola branca escolar, um adesivo líquido não tóxico, solúvel em água, disponível em frascos de 35g, 110g, 225g, 500g e 1kg.

cola-branca-liquida

Há ainda a cola em bastão que se difere da líquida pela presença de um polímero chamado polivinilpirrolidona (PVP) que mantém as moléculas de água unidas. Quando ocorre o contato com o meio externo, elas evaporam, fazendo com que a substância passe do estado líquido para o sólido.  

cola-bastao

A vantagem da cola em bastão é que ela é ainda mais simples de manipular. Não há o risco de aplicar uma quantidade maior do que a necessária, comprometendo o visual do projeto. Além disso, seca rápido, não suja as mãos e as chances de ingestão são bem menores do que a líquida. 

Agenda escolar

Sabia que não é só gente grande que precisa de uma agenda para organizar os compromissos? A agenda escolar é igualmente essencial na rotina dos estudantes, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Entretanto, para atender as necessidades de cada fase, há três tipos: a permanente, a diária e a mensal. 

agenda-permanente-spiral

A agenda permanente não é vinculada a datas específicas. Geralmente, é composta por seções semanais ou mensais que podem ser preenchidas conforme necessário, sem associação a um determinado período ou ano. Usa-se muito como meio de comunicação entre professores e pais de alunos da Educação Infantil.

agenda-diaria-2024-spiral

Por outro lado, a agenda diária conta com uma página ou seção para cada dia do ano. É, portanto, ideal para quem tem uma vida bastante movimentada e precisa de espaço para detalhar as tarefas diárias.

agenda-de-bolso-semanal-brief-executive-spiral

Já a agenda semanal é projetada para apresentar uma visão mais ampla, facilitando o gerenciamento dos compromissos em um período de sete dias. Então, cada página ou seção é dedicada a uma semana. A escolha entre uma ou outra depende somente das necessidades de cada aluno.

Estojo escolar

Para transportar lápis preto, lápis de cor, caneta, borracha, apontador, corretivo, entre outros itens pequenos, sem dúvida, o estudante vai precisar de um estojo. É ele que vai ajudar a garotada a mantê-los organizados, facilitando o acesso na hora de fazer as anotações ou realizar as atividades. 

estojo-escolar

Afinal, durante a aula, não dá para perder tempo caçando um lápis nos inúmeros bolsos da mochila, não é verdade? Além do mais, o estojo também tem a função de proteger os artigos, evitando que se percam, danifiquem ou fiquem sujos. Em outras palavras, prolonga a vida útil dos produtos.  

Desse modo, ele não pode ficar de fora da lista de material escolar 2024. A única dificuldade será escolher entre tantas opções de modelos. Há estojos escolares em poliéster, PVC, polipropileno, assim como com um, dois ou três compartimentos. Isso sem falar nos completos que já vem abastecidos com os artigos básicos.

Mochila escolar

Por fim, para carregar todos os materiais, inclusive o estojo, é essencial a compra de uma mochila. São inúmeros modelos e a gente sabe que é um grande desafio escolher um com tantas opções de cores e estampas maravilhosas. 

mochila-infantil

No entanto, é preciso ter em mente que quando se trata de mochila, o mais importante não é o visual e sim o conforto. Dessa forma, é imprescindível verificar se o tamanho é proporcional ao do estudante, se as alças são ajustáveis e, para não machucar os ombros, possuem acolchoamento.

mochila-infantil-com-rodas

No caso do transporte de muitos itens, vale a pena considerar uma mochila com rodas para não sobrecarregar a coluna. Ademais, analise a quantidade de bolsos e divisórias já que os compartimentos ajudam a distribuir os materiais de maneira mais organizada.

mochila-escolar-juvenil

Depois de verificar essas características, permita-se se apaixonar pela beleza dos modelos. As mochilas infantis costumam ter ilustrações chamativas dos personagens favoritos da criançada, enquanto as juvenis são mais discretas, com pouca informação.

Material Escolar 2024 barato!

Com a lista de material escolar 2024 em mãos, a dica é acessar o site Volta às Aulas Kalunga ou visitar a loja física mais próxima da sua casa. Sabe por que? É onde você irá encontrar qualidade, variedade, preço bom e ainda terá a opção de parcelar as compras acima de R$ 90,00 em até 12x sem juros.

Se você prefere ir à loja, olha só essa dica: separe as folhas dos cadernos usados que estão só ocupando espaço no armário, retire a capa e o espiral, e leve-as contigo. A cada quilo, pesado na hora, você irá ganhar R$ 1,50 de desconto na compra de cadernos novos ou no pacote de 100 folhas do papel Chamequinho A4.  

Importante ressaltar que há um limite de 50 quilos por CPF ou CNPJ e o benefício é válido apenas para o titular. Embora qualquer oportunidade de economizar seja muito boa, o mais legal é que essas folhas serão descartadas corretamente, isto é, destinadas à reciclagem. Demais, não é?

E se o seu filho está devidamente matriculado em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, aproveite o auxílio uniforme e material para adquirir o kit escolar na Kalunga. Para mais informações, leia os posts “Material Escolar da Prefeitura de São Paulo – Saiba tudo!” e “Uniforme Escolar da Prefeitura de São Paulo – Como garantir?

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, acessórios e itens escolares de grandes marcas por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site