Postado em 03/01/2022

43203 visualizações

Material Escolar 2022 – 20 itens básicos para uso na escola!

material-escolar-principal

Com a passagem das festas de final de ano, os pais já começam a se preparar para garantir o material escolar da garotada. Pode parecer cedo para falar sobre esse assunto, mas quanto antes iniciarem as pesquisas de preço, melhor para o bolso, pois é possível se organizar financeiramente. 

Não dá para negar que a aquisição dos itens da lista de material escolar impacta no orçamento da família. Contudo, veja por outro lado, é aquele investimento fundamental para proporcionar o conhecimento necessário para que os pequenos tenham uma trajetória profissional de sucesso.

Sendo assim, o melhor caminho para equilibrar necessidade e custo, é saber quais os itens que não podem faltar e começar a monitorar os valores. Além disso, fique de olho nas promoções e facilidades que as papelarias oferecem nesse período porque vão ajudar a economizar!

O que eu preciso de material escolar?

Uma dificuldade corrente é identificar quais os principais itens escolares diante de tantos artigos encontrados nas prateleiras das papelarias. Em primeiro lugar, é importante entender que a quantidade e o tipo de material irá variar conforme a idade e, por consequência, a série do aluno. 

Dessa forma, é preciso aguardar o envio da relação por parte da escola para comprar tudo o que será necessário. No entanto, dá para adiantar o processo e comparar os preços daqueles que são bastante comuns. Se você não sabe por onde começar, providencie lápis e papel que iremos te ajudar!

Lista de material escolar

Selecionamos os materiais que aparecem com maior frequência na lista escolar para que você possa ir se planejando para adquiri-los. Um ou outro talvez não seja solicitado de imediato, já que, como mencionamos acima, varia de acordo com a série, porém cedo ou tarde será muito útil para realizar as atividades propostas pelos professores. Confira!

Álcool em gel

alcool-em-gel

Graças ao avanço da vacinação em todo o país, a retomada das aulas em 2022 acontecerá no formato presencial. Entretanto, persistir nos cuidados é de extrema importância. Portanto, um novo item passou a fazer parte da lista de material escolar: o álcool em gel.

Composto por 70% de álcool etílico, água, emulsificantes (que dão a consistência de gel) e, no caso de algumas marcas, extratos hidratantes como o aloe vera, é um grande aliado contra o Covid-19. Isso porque é um produto eficiente na higienização das mãos assim como de objetos e superfícies.

Apontador

apontador-material-escolar

Para manter a ponta do lápis preto ou de cor sempre afiada, facilitando a escrita, desenho ou pintura, o apontador é a ferramenta certa. Há diferentes modelos: simples com ou sem depósito de resíduos, com borracha acoplada, transparentes, personalizados com temas infantis ou, os mais modernos, no formato de bichinhos.

O seu uso é muito simples: basta inserir o lápis no furo e girar até que a ponta fique no formato desejado. Todavia, evite colocar muita pressão e posicione o lápis reto. Desse modo, evitará a quebra da ponta e o desgaste desnecessário do item, contribuindo para que dure por mais tempo.

Borracha

borracha-material-escolar

Outra companheira inseparável do lápis preto e também da lapiseira é a borracha. Ela é fundamental para apagar aquele errinho de ortografia durante a elaboração de um texto ou corrigir o traço torto de um desenho. 

Disponível em vários formatos – quadrada, retangular, triangular, oval, coração, bichinho – é um item produzido a partir do látex das seringueiras (material renovável) capaz de remover o grafite do papel. Como isso é possível? Graças à sua composição, tem o poder de quebrar as moléculas que fixam o grafite à folha.

Encontra-se na cor branca, a mais tradicional, mas também verde escuro, azul, roxo e tons neons como amarelo, pink e laranja. Pode ter ou não capa protetora e os modelos vão do básico aos que são acoplados na ponta do lápis. Algumas opções possuem até cheirinho de fruta!

Caderno

caderno-material-escolar

Se tem um produto que acompanha o estudante por toda vida escolar, com certeza, é o caderno. No começo, são os modelos menores como os de tamanho 1/4 com acabamento brochura ou de desenho chamados de cartografia. Conforme as mudanças de série, os maiores ganham espaço na mochila da garotada.

É o caso dos cadernos universitários. Fabricados com capa dura, são encontrados com acabamento em espiral e também brochura. Aqueles que apresentam espiral, permitem a fixação de um número maior de folhas, comportando 1, 10, 15 e até 20 matérias. Ou seja, são perfeitos para alunos que gostam de manter todo conteúdo organizado em um único lugar. 

Seja qual for o tipo de caderno, a variedade de estampas é imensa. Tem capas ilustradas com paisagens, flores, pets, logo de times de futebol, símbolos de jogos eletrônicos e personagens de desenhos animados, do cinema, histórias em quadrinhos, entre outros. Para os mais discretos, têm ainda as capas lisas com uma ou mais cores. Em outras palavras, há opções para todos os gostos e idades.

Caneta esferográfica

caneta-material-escolar

Com o passar dos anos escolares, o lápis deixa de ser a principal ferramenta de escrita para dividir o pódio com a caneta esferográfica. A partir daí, os cadernos começam a ganhar textos coloridos e imagens decorativas. Afinal, quem nunca arriscou um desenho no cabeçalho ou rodapé de uma folha de caderno?

E isso só é possível porque existe uma infinidade de tipos de canetas esferográficas. Para quem não sabe, esse nome é dado em razão da bolinha ou esfera presente em sua ponta (ballpoint). Ela garante que a tinta seja distribuída de forma uniforme pelo papel sem risco de vazamento.

Ainda sobre a ponta, de acordo com a milimetragem, possibilita a criação de traços finos ou grossos. Além das cores básicas – azul, preta e vermelha – há kits com opções coloridas – tons intensos e pastéis – que são ótimas para destacar palavras, grifar frases ou desenhar.

Há também modelos especiais com tinta metalizada ou gel na composição. Algumas marcas são tão ousadas que ainda acrescentam cheiro de frutas ou glitter, permitindo a criação de textos perfumados e com brilho. Dessa forma, fica fácil entender por que tantas pessoas colecionam canetas: é muito difícil escolher uma!

Canetinhas

canetinha-material-escolar

Nas aulas de arte, não podem faltar as canetinhas coloridas. Elas são perfeitas para desenhar e pintar. As de ponta fina são excelentes para realizar contornos, sublinhar e escrever; por outro lado, as de ponta grossa são ideais para preencher. Algumas marcas oferecem as duas pontas em um único produto.

Há também as canetinhas mágicas. Após pintar com o modelo comum, é utilizada uma segunda que provoca mudança de cor, possibilitando criar trabalhos com efeitos degradê. Costuma ser um produto lavável, portanto, não há com que se preocupar caso a imaginação dos pequenos vá além da folha de papel.

Por último, atente-se ao formato do corpo das canetinhas. Os redondos, por exemplo, são os mais comuns. No entanto, indica-se os triangulares para crianças, pois acomodam os dedos com mais conforto. 

Cola branca

cola-material-escolar

A execução de vários trabalhos manuais fica muito mais fácil com o auxílio da cola branca. É utilizada para criar montagens, fixando fotos, recortes de jornal, retalhos de tecido, palito de sorvete, dentre outros materiais, em papel sulfite, pardo, papelão e cartolina. Como é um produto à base de água, pode ser manipulado pelas crianças sem grandes preocupações. 

Compasso

compasso-material-escolar

Quando a garotada chega ao ensino fundamental, novos itens são incluídos na lista de material. Entre eles, está o compasso. Composto por duas hastes articuladas que são abertas até 180º, possui em uma das pontas uma agulha de metal e, na outra, grafite.

Com ele é possível criar arcos e círculos perfeitos de diferentes diâmetros. Para isso, basta fixar a ponta de metal no papel, abrir o compasso de acordo com o tamanho da circunferência desejada e, então, movimentar a haste com o grafite. Além do uso nas aulas de geometria, é uma ferramenta utilizada por profissionais que criam desenhos técnicos como arquitetos, engenheiros e projetistas  

Corretivo

corretivo-material-escolar

Quando se escreve algo errado com o lápis, é muito fácil apagar com o auxílio da borracha. Contudo, e quando o texto foi escrito à caneta? Também não é motivo para desespero: graças ao corretivo, dá para corrigir. O produto está disponível em três formatos:

  • Corretivo líquido: a tinta é armazenada em um pequeno pote cuja tampa contém um pincel acoplado. Utilize-o para aplicar o produto sobre o texto que se deseja corrigir. Depois, é só aguardar a secagem e reescrever.
  • Corretivo em caneta: assim como no caso anterior, a tinta também é líquida, entretanto, é acomodada em um outro formato de embalagem, o de caneta. Assim sendo, é possível apagar com maior precisão até mesmo detalhes.
  • Corretivo em fita: as vantagens desse tipo de corretivo é que não precisa esperar a secagem, pode ser aplicado em diferentes tipos de papéis e, quando a fita acabar, é só comprar o refil. Prático, não é verdade?

Estojo escolar

estojo-material-escolar

Como transportar lápis, caneta, borracha, apontador e tantos outros itens de forma organizada? Para isso, faz-se necessário o uso de um estojo. Há modelos de diferentes tamanhos e materiais, com ou sem divisórias internas, fechamento com um, dois, três zíperes e até com alguns materiais já acomodados em seu interior. 

É muito comum adquirir um modelo pelo design, cores e estampas, todavia, antes de qualquer coisa, é fundamental analisar tudo o que será armazenado. Dessa maneira, não há o risco de comprar um estojo lindo e moderno, mas que não comporta tudo o que precisa.

Lápis de cor

lapis-de-cor-material-escolar

Os lápis de cor acompanham os alunos desde os primeiros anos na escola. É a ferramenta que dá vida aos elementos da imaginação. Assim como as canetinhas, apresentam formatos diferentes: os redondos são clássicos enquanto os sextavados têm a vantagem de não rolarem facilmente pela superfície, evitando quedas. Já os triangulares, encaixam melhor entre os dedos dos pequenos, garantindo maior conforto.

Eles se diferenciam também pela cartela de cores e o resultado final. Os de cor pastel permitem pinturas suaves e são ótimos para esfumar enquanto os aquareláveis possuem um pigmento especial que, em contato com a água, proporcionam o efeito ”borrado”. Há caixas com 10, 12, 24, 36, 50, 60, 100 cores. Sendo assim, atente-se a recomendação dos professores para não comprar mais do que o necessário.  

Lápis preto

lapis-preto-material-escolar

Mais um item parceiro dos estudantes é o lápis preto. No início do período escolar, é utilizado para fazer traços, figuras geométricas e as primeiras letrinhas. Quando o aluno se dá conta, está escrevendo longos textos com ele. Assim como o de cor, é encontrado nos formatos redondo, sextavado ou triangular. 

Diferenciam-se também pelo tipo de grafite. Os modelos 2HB são perfeitos para escrever, mas há outros recomendados para desenhos técnicos. O 8B, por exemplo, é usado para contornos enquanto o 6B é excelente na criação de sombras fortes. Alguns possuem ainda borracha acoplada na ponta, o que facilita bastante na hora de realizar qualquer correção.

Marca-texto

marca-texto-material-escolar

Na hora de estudar para a prova, ter um marca-texto por perto ajuda muito. Também chamado de marcador, é um tipo de caneta hidrográfica com tinta translúcida que permite destacar trechos importantes de um texto. O amarelo neon é clássico, no entanto, o produto também está disponível nas cores pink, laranja, verde, azul e tons pastéis. Dessa maneira, dá para grifar os termos, auxiliando na compreensão do assunto.

Máscara

mascara-material-escolar

Outro recurso de proteção que passou a integrar a lista de material escolar em razão da pandemia do Covid-19 é a máscara. Há modelos descartáveis em TNT e também laváveis confeccionadas com tecido. Os tamanhos atendem tanto jovens quanto crianças. Há opções lisas em diversas cores diferentes ou estampadas com desenhos divertidos, princesas e super-heróis. 

Massinha de modelar

massa-de-modelar-material-escolar

Um recurso muito usado pelos professores para trabalhar a coordenação motora, concentração e criatividade dos pequenos, é promover atividades com a massa para modelar. Com textura macia e disponível em várias cores (inclusive, com acabamento em glitter), é igualmente uma maneira divertida de promover o conhecimento sobre cores, formas e texturas, além de estimular a socialização. 

Mochila

mochila-material-escolar

Para transportar todo material escolar com segurança e de forma organizada, a mochila é o acessório certo. Existem incontáveis modelos, de diferentes tamanhos e com estampas que vão desde as mais discretas até as que reúnem os personagens mais queridos da garotada.  

É importante ressaltar, porém, que o visual é apenas uma das características relevantes. Ao mesmo tempo, é preciso verificar se o produto é capaz de comportar todos os itens e se é confortável. Uma dica no caso de uma quantidade grande de itens é apostar nas mochilas com rodinhas. 

Papel sulfite

papel-sulfite-chamequinho-material-escolar

Utilizado para dar vida a trabalhos manuais como desenhos e pinturas, imprimir textos e fazer anotações, o papel sulfite é um artigo básico da lista escolar. Encontra-se nas cores branca, rosa, verde, amarela, azul e bege (versão reciclada), assim como em gramaturas diferentes. Desse modo, atente-se a descrição para não adquirir o produto errado.

Pastas

pasta-material-escolar

Para armazenar todos os trabalhos e provas de forma simples e evitar o risco de amassar, molhar ou rasgar, conte com uma pasta. Pode ser com fechamento em elástico ou botão, feita de polipropileno, papel cartão ou ainda modelo catálogo com saquinhos plásticos. Independente do modelo pelo qual optar, os deveres estarão bem protegidos.

Régua

regua-material-escolar

A régua é um instrumento usado para traçar retas, medir e fazer marcações indicando centímetros ou milímetros, auxiliando na criação de formas geométricas e desenhos. Tem modelos de aço, alumínio, madeira e poliestireno, assim como com 15, 20, 30, 40, 50, 60 e 80 centímetros.

Tesoura

tesoura-material-escolar

A tesoura escolar é uma ferramenta muito útil nas aulas de arte. Com ela, é possível recortar gravuras, formas, números, entre outros, trabalhando a coordenação motora e a atenção. Para uso no ambiente escolar, solicita-se os modelos sem ponta. Dessa forma, a criança tem total autonomia para manipular o instrumento sem que os adultos tenham que se preocupar com riscos de acidente.

Como comprar material escolar online?

Todos artigos da lista escolar podem ser adquiridos em lojas físicas e em sites de papelarias. Comprar de forma online soma algumas vantagens como economia de tempo – uma vez que não há necessidade de deslocamento – e o conforto de receber em casa.

Melhor ainda é quando se encontra tudo em um único lugar como é o caso da Kalunga. No hotsite Volta às Aulas, os produtos estão organizados em categorias: cadernos e agendas; escrita e corretivos; arte e pintura; tecnologia; mochilas e lancheiras; papéis e pastas; material técnico e artigos voltados para os professores. 

Portanto, na Kalunga é muito fácil encontrar o que precisa. Além disso, não se perde tempo buscando os itens em várias páginas da internet e ainda tem acesso a produtos de marcas conceituadas e a oportunidade de aproveitar as melhores ofertas e serviços. 

Click e Retire

A Kalunga oferece o serviço gratuito chamado de Click e Retire. Como funciona? Você compra todo material escolar pelo site e retira, em até 2 horas, na loja mais próxima: há 224 lojas espalhadas pelo Brasil. Atente-se apenas a algumas informações importantes:

  • O tempo de 2 horas é válido a partir da confirmação do pagamento e deve respeitar o horário de funcionamento da loja;
  • A retirada deve ser feita só após o recebimento do e-mail com a confirmação de que o pedido está disponível na loja escolhida;
  • O serviço é válido para todos os produtos elegíveis para retirada na unidade selecionada;
  • Se for a primeira compra utilizando esse serviço, apenas o titular pode retirar o produto. Caso contrário, pode ser feita por um terceiro desde que informado no momento da compra. Em ambas situações é necessário apresentar documento com foto. 

Entrega Super Expressa

Se você tem pressa e não tem como ir até a loja para retirar o seu pedido, a Kalunga oferece ainda o serviço de entrega Super Expressa. Você seleciona o item pelo site ou App e, ao confirmar o endereço de entrega, clica em “Super Expressa”. Assim, em até 2 horas, o entregador estará na porta da sua casa com a sua encomenda.

No entanto, mais uma vez, é preciso observar algumas regrinhas: o serviço está disponível para produtos selecionados e o tempo de 2 horas vale a partir da aprovação do pagamento. Ademais, aproveite o frete fixo e receba o seu material escolar no conforto e segurança do seu lar.