Postado em 05/04/2023

28082 visualizações

Material de Escritório – 22 itens que não podem faltar!

material-de-escritorio-1

Você sabia que uma área de trabalho organizada e bem equipada é fundamental para garantir a produtividade da sua equipe? É isso mesmo: ter os recursos certos por perto contribui para que a realização das tarefas ocorra sem percalços e, portanto, mais rápida. Por isso, preparamos uma lista com 22 itens de material de escritório que fazem a diferença no dia a dia de qualquer negócio. 

Selecionamos aparelhos eletrônicos, produtos de papelaria e até móveis! E ainda temos uma notícia em primeira mão: agora, no mês de abril, a Kalunga promoverá a campanha “Especial Escritório”, em que você poderá montar ou renovar o seu local de trabalho investindo menos do que imagina. Vem com a gente e saiba tudo!

Lista de material de escritório

Vamos começar com alguns equipamentos que são essenciais na rotina das empresas. Estamos nos referindo aos eletrônicos que permitem efetuar cálculos, descartar documentos de maneira segura, criar e imprimir textos, planilhas, apresentações e etiquetas.

Em outras palavras, são aqueles itens de material de escritório que vão viabilizar a execução das atividades diárias. Desse modo, atente-se às principais características de cada um para que possa adquirir modelos que atendam adequadamente às necessidades. Vamos lá?

Calculadora

Tem operações matemáticas que a gente faz de cabeça em segundos, mas há outras que são mais complexas e é sempre bom poder contar com a ajuda de uma calculadora. Com os modelos básicos, tem-se resultados precisos ao fazer uma soma, subtração, multiplicação ou divisão.

calculadora-de-mesa-1200s-spiral-digit

Por exemplo, temos a Calculadora de Mesa 1200S Spiral Digit. Embora tenha um display que comporta até 12 dígitos, é um modelo que não ocupa muito espaço na mesa e ainda funciona a partir de duas fontes de energia: solar ou bateria. O visor é inclinado para melhor visualização e tem desligamento automático.

calculadora-de-mesa-com-bobina-casio

Por outro lado, se você precisa de um modelo que possua outras funções, dê uma olhada na Calculadora de mesa com bobina Casio. Ela oferece cálculo automático de imposto, preço mais ou menos impostos, descontos, valor de venda e ainda realiza conversão de moedas.

Ademais, ela é capaz de exibir até 150 etapas de cálculos anteriores e possibilita imprimi-los sem que seja necessário inserir os dados novamente mesmo após o desligamento. Imprime em duas cores e o seu visor tem capacidade para 12 dígitos.   

Fragmentadora

É comum em empresas haver um volume alto de papéis. São contratos, recibos, boletos, folhas de pagamento, folhas de ponto, registros de funcionários, entre muitos outros. Por lei, muitos documentos devem ficar arquivados até determinado período, como você pode conferir no post “Arquivo morto – O que é e como organizá-lo em cinco passos”.  

Depois disso, é preciso se atentar em descartá-los com segurança para que dados sigilosos do seu negócio não parem nas mãos de indivíduos mal intencionados. Por isso, inclua na sua lista de material de escritório uma fragmentadora de papel. Com ela, reduzirá toda a papelada em tiras ou partes bem pequenas de forma que não será possível reconstruí-la.

fragmentadora-de-papel

Com a Fragmentadora de Papel C1000 App-tech é possível fragmentar até 10 folhas por vez em partículas. O cesto tem capacidade de 17 litros e conta com visor, o que permite acompanhar a quantidade de resíduos no recipiente. Além do papel, ela reduz CDs, DVDs e cartões de crédito. Já a Fragmentadora de Papel S601 App-tech reduz até 6 folhas por vez em tiras e não aceita outros tipos de materiais.

Impressora

Faz parte do cotidiano de qualquer companhia a necessidade constante de imprimir documentos. Dessa forma, é imprescindível ter uma impressora entre o material de escritório. É muito mais barato e rápido do que depender de uma papelaria ou gráfica para imprimir tudo o que precisa.

Ao pesquisar os modelos disponíveis no mercado, em primeiro lugar, observe o espaço que você tem para colocar o equipamento. Há versões compactas que cabem em qualquer lugar. Em seguida, atente-se a três quesitos: qualidade, velocidade e quantidade de impressões por carga de tinta.

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-ecotank-l3250-epson

Entre as opções mais vendidas, destacamos a Impressora Multifuncional Tanque de Tinta Ecotank L3250 Epson. Ela imprime até 4.500 páginas em preto e 7.500 páginas coloridas com cada kit de garrafas. Possui conexão USB e Wi-Fi, permitindo acioná-la diretamente do smartphone ou tablet. E tem mais: ela ainda copia e digitaliza.

impressora-multifuncional-laser-brother

Para quem precisa de um modelo que imprima um alto volume de páginas de maneira rápida, a dica é investir na Impressora Multifuncional Laser DCP-L5502DN Monocromática Brother. Isso porque ela imprime 40 páginas A4 por minuto e o seu toner rende até 8.000 páginas. 

Com conexão Ethernet e USB, ela oferece impressão duplex (frente e verso) automática em alta resolução e ainda copia e digitaliza. Tem design robusto, bandeja de papel expansível para até 1.340 folhas, display LCD TouchScreen de 3,7” e painel eletrostático completo e interativo, permitindo acessar as funções com apenas alguns toques. 

Monitor

Sabe aquele cuidado que se tem na hora de comprar um computador? O mesmo se deve ter ao escolher um monitor, pois um complementa o outro. É por meio da tela que você consegue usufruir de tudo o que a sua máquina proporciona. Portanto, ao adquirir esse item de escritório, não se prenda apenas ao tamanho do painel.

Quanto maior a resolução, melhor a definição das imagens. Quanto mais alta a taxa de atualização, menor o intervalo entre as imagens, o que garante cenas mais fluídas. Quando as bordas da tela são fininhas, tem-se uma visualização mais ampla, independente do ângulo. 

monitor-gamer-led-24-polegadas-t350-samsung

Para exemplificar, temos o Monitor Gamer LED 24” T350 Samsung. Com resolução Full HD, taxa de atualização de 75Hz, tempo de resposta de 5ms e design sem bordas, é um aparelho que oferece imagens suaves e sem falhas, experiência de entretenimento fluída e visão expansiva.

Conta ainda com as tecnologias Flicker Free e Eye Saver Mode. A primeira elimina a tremulação da tela enquanto a segunda minimiza a emissão de luz azul, proporcionando conforto visual mesmo quando é necessário passar muitas horas diante do computador.

Mouse e Teclado

Para se comunicar com o computador, você precisa de dois acessórios básicos: o mouse e o teclado. Este último é composto por teclas com letras e números que viabilizam a criação de textos, planilhas e apresentações. Contém também teclas de atalho que agilizam a abertura de programas e arquivos.

Já o mouse é um hardware com design ergonômico que possui botões e um mecanismos de rolagem que possibilita acessar as informações da máquina de forma prática e bem rápida.  Ambos estão disponíveis com ou sem fio e dá para adquiri-los juntos ou separados.

kit-wireless-mk235-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech

O Kit Wireless MK235 Logitech está entre os mais vendidos e é formado por dois produtos sem fio. O teclado apresenta layout ABNT2, teclas duráveis e é à prova de derramamentos. O mouse possui sistema “Plug-and-Play”, ou seja, é só conectar para começar a usar. O combo inclui pilhas com duração de até 12 meses no caso do mouse e até 36 meses em se tratando do teclado.

Notebook

Para quem precisa de um equipamento mais compacto para realizar as tarefas, o notebook é a melhor alternativa. Com ele dá para fazer tudo o que é feito no PC em qualquer lugar, visto que é um material de escritório leve e que cabe na mochila. Atualmente, os modelos SSD são os que estão dominando o mercado.

Diferente do seu antecessor, a versão HD (disco rígido), o notebook SSD (unidade de estado sólido) é construído a partir de componentes eletrônicos, o que o torna mais resistente e muito mais rápido tanto na gravação quanto na leitura de dados. Além disso, consome muito menos energia.

notebook-256-g8-hp

O Notebook 256-G8 HP, por exemplo, tem 256GB SSD de armazenamento, processador Core i5, Windows 11, 8 GB de memória e tela de 15”. Com design fino e elegante, é perfeito para estudar e trabalhar. Todavia, basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar muitas outras opções. Então, atente-se às suas necessidades para acertar na escolha.

Rotulador eletrônico

Para fechar a nossa relação de eletrônicos, selecionamos o Rotulador Eletrônico com 3 fitas PT80BP Brother. Talvez você esteja se perguntando: para quê preciso de um aparelho como esse? Resposta: para te ajudar na organização dos materiais de escritório, uma vez que ele produz etiquetas de identificação.

rotulador-eletronico-azul-brother

Pode separar os itens em caixas, pastas, gavetas ou armários e aplicar uma etiqueta com a descrição do conteúdo, o que irá te ajudar a encontrá-lo mais rápido quando precisar. O rotulador PT80BP é portátil e imprime 6 tamanhos e 9 estilos de texto em fitas “M” não laminadas de 9 e 12 mm de largura.

Inclui 71 símbolos, as funções de enquadramento de texto e hora e data que é indicada para rotular alimentos perecíveis, registros financeiros, entre outros. O seu display é LCD e comporta até 12 caracteres. O cortador é manual e o produto funciona a partir de 4 pilhas “AAA” ou adaptador AC.

O que um escritório precisa de itens de papelaria?

Já sabemos quais são os principais equipamentos; agora é hora de conhecer os itens de papelaria que você deve incluir na sua lista de material de escritório. É claro que cada pessoa tem suas preferências, no entanto, os produtos selecionados são muito comuns na rotina das empresas. Confira!

Agenda

agenda

Para não correr o risco de esquecer qualquer compromisso profissional ou pessoal, tenha sempre uma agenda com você. Trata-se de um tipo de caderno com acabamento em espiral (molas de metal ou plástico) ou páginas costuradas desenvolvido com o objetivo de organizar informações, contribuindo para um melhor planejamento das tarefas. 

Imagina ter que registrar tudo em diversos papeizinhos soltos! O risco de algum deles sumir ou você confundir os horários ao anotar as tarefas é grande. Por isso, ande sempre com uma agenda na mochila, na bolsa, no bolso ou deixe-a na mesa de trabalho. Assim, ao chegar na empresa, é só abrir na data e visualizar tudo o que precisa ser feito ao longo do dia.

Bloco autoadesivo

bloco-autoadesivo

Sabe quando de repente surge uma ideia e você precisa escrever para lembrar depois? Se tiver um bloco autoadesivo na mesa, basta anotar e fixar em um lugar que consiga ver com facilidade. O mesmo pode ser feito no caso de recados e tarefas urgentes.

Os blocos são compostos por papéis com ou sem pauta que possuem uma substância colante em uma de suas extremidades. São encontrados em diferentes tamanhos e pacotes com folhas de uma única cor ou coloridas. Podem ser fixados em qualquer superfície lisa sem o risco do adesivo deixar resíduos. 

Caneta esferográfica

caneta-esferografica

Para anotar algo na agenda, no bloco autoadesivo, no caderno ou em uma folha de papel, você irá precisar de um item de escrita. Tem lápis, lapiseira, mas, nessa hora, a gente sempre procura uma caneta esferográfica, não é verdade? Portanto, é um material de escritório que não pode ficar de fora da sua lista.

Geralmente, em empresas, utiliza-se muito as cores azul e preta, principalmente para assinar documentos. Se tiver uma equipe grande, vale a pena investir em caixas com 50 unidades, já que são mais econômicas. Se não for o caso, os blisters com 2, 3 ou 4 canetas dão conta do recado.

Clipes

clipes

O que mais tem em qualquer empresa é papel. São contratos, folhas de pagamento, recibos, boletos, entre muitos outros. Para ajudar na organização das folhas e impedir que alguma se perca, anexe-as com um clips. Disponível em aço galvanizado, latonado, niquelado ou revestido com plástico colorido, é um material de escritório de baixo custo muito útil no dia a dia. 

Elástico látex  

elastico-latex

Esse é fácil de esquecer, então anote no seu bloquinho de compras: elásticos de látex. Trata-se de um material de escritório produzido com borracha de origem natural que ajuda na organização de embalagens e documentos. Com ele, dá para prender um objeto no outro, conjuntos de papéis ou notas de dinheiro e ainda fechar caixas. É encontrado à venda em pacotes com 55, 110, 120, 600, 1200, 2200 ou 2550 unidades.    

Grampeador e Grampo

grampeadores-e-grampo

Dá também para fixar papéis com a ajuda de um grampeador, uma ferramenta simples de manusear que é abastecida manualmente com grampos de metal. Geralmente, o uso do clipes, que é fácil de colocar e tirar, ocorre quando se deseja unir a papelada momentaneamente. 

Em contrapartida, quando opta-se por grampeá-las, não há intenção de soltá-las, visto que são feitos furos e as páginas ficam bem presas. Ao comprar um grampeador para o seu escritório, observe a capacidade de folhas que consegue unir por vez, pois pode chegar a mais de 200 folhas.

Organizador de mesa

organizador-de-mesa-aramado-spiral-office

Para manter a área de trabalho em ordem, conte com um organizador de mesa. Você irá encontrar inúmeros modelos diferentes no mercado, contudo, para exemplificar, trouxemos o Organizador de Mesa Aramado Spiral Office. Disponível nas cores preta, lilás, rosa e verde, ele possui quatro compartimentos.

Sendo assim, dá para separar itens maiores como canetas, lápis, lapiseira, régua, tesoura de outros menores como apontadores, borrachas e clipes. Dá ainda para acomodar blocos autoadesivos, mantendo-os sempre à mão. Como sua estrutura é vazada, a visualização de cada item é rápida: bateu o olho, achou!

Papel Sulfite

papel-sulfite

Outro item indispensável da lista de material de escritório é o papel sulfite, um tipo de folha retangular, lisa e porosa que adere com eficiência tinta de caneta e impressora, assim como pigmentos de lápis. Desse modo, dá tanto para escrever quanto para imprimir textos e imagens.

Em empresas, como costuma-se ter um alto volume de impressões, é bom não deixar faltar sulfite no estoque. Então, opte pelos pacotes com 500 folhas ou as caixas com 5 ou 10 resmas. Antes de efetivar a compra, verifique a gramatura (quanto maior, mais grosso o papel) e o formato que pode ser A4, A3, Carta ou Ofício.

Pincéis para quadro branco

pincel-para-quadro-branco

Como veremos a seguir, o quadro branco é um recurso muito útil em reuniões ou até mesmo para deixar mensagens para a equipe. Para escrever nele, não ouse usar uma caneta esferográfica ou qualquer outra que não seja especificamente os pincéis para quadro branco.

A explicação para isso é que a tinta desse tipo de caneta possui uma fórmula especial que sai sem dificuldades com o auxílio de um apagador. Há marcas recarregáveis e você pode adquirir em blister com uma, duas, três ou quatro cores diferentes ou em caixas com 12 unidades.

Quadro branco

O quadro branco é um material de escritório que contribui para que as reuniões tornem-se mais dinâmicas; além disso, utiliza-se como quadro de aviso. Estamos nos referindo a um painel de laminado melamínico e moldura em alumínio ou madeira com superfície lisa no qual é possível escrever e desenhar.

quadro-branco-moldura-em-aluminio-easy-office

Para isso, como já vimos, é importante usar o pincel marcador para quadro branco que é removido em segundos com o apagador. Embora tenhamos modelos de diferentes dimensões, o Quadro Branco Easy Office possui 90 x 60 cm, moldura em alumínio e acompanha suporte para apagador. 

quadro-magnetico-branco-de-vidro-easy-office

Contudo, há ainda opções com propriedades magnéticas como é o caso do Quadro Magnético Branco de Vidro 120 x 90 cm Easy Office. Ele conta com uma proteção de vidro temperado resistente e elegante. O fundo é branco e dá para instalar tanto na vertical quanto na horizontal. É fácil de limpar e não mancha.  

Registradores A/Z

registradores-az

Por fim, inclua os registradores A/Z na relação de produtos para escritório. Talvez você não conheça por esse nome, entretanto, com certeza, já viu em algum lugar. São pastas com lombada larga e presilhas metálicas nas quais encaixam-se os envelopes plásticos com os documentos.

Utiliza-se para armazenar a papelada da empresa que, por lei, não pode ser descartada até determinado período, ou seja, o arquivo morto. Depois de acomodar os papéis, é só guardá-lo na vertical em uma prateleira ou armário com uma etiqueta identificando o conteúdo.

Quais são os móveis de escritório?

Cada pessoa monta e decora o escritório de acordo com as suas preferências. Pode optar por ter ou não armários, prateleiras, gaveteiros, quadros, vasos, no entanto, dois móveis são essenciais: a mesa e a cadeira. Atentar-se à qualidade de ambos é importante, visto que mais do que combinar com o ambiente, precisam ser funcionais e garantir o máximo de conforto. 

Cadeira giratória

Uma cadeira giratória confortável é fundamental para se manter concentrado no trabalho. Quando algo nos incomoda, perdemos o foco a todo momento, concorda? Isso sem falar nos prejuízos à saúde, uma vez que a má postura pode acarretar problemas na lombar e na região cervical.

cadeira-giratoria-executive-cromada-multi

Dessa maneira, não pense duas vezes em adquirir um assento de qualidade para o seu escritório. Em primeiro lugar, vamos mostrar um modelo simples que é a Cadeira Giratória Executive GA197 Multi. Ela tem braços ajustáveis, regulagem de altura, base cromada, revestimento em tela respirável, rodas em nylon e é reclinável. 

cadeira-giratoria-presidente-preta-conthey

Já a Cadeira Giratória Presidente Conthey tem revestimento 100% de poliuretano, incluindo os braços, assento e encosto com espuma, mecanismo de elevação, trava e balanço de 90 a 115 graus e suporta até 120kg. Vale ressaltar ainda o seu design: é uma opção que acomoda com muito conforto e elegância.

Mesa de escritório

Por fim, é claro que não pode faltar a mesa de escritório, o lugar onde são executadas todas as tarefas. É nela que você vai organizar a grande maioria dos itens que citamos ao longo deste texto. Todavia, o que você acha que deve considerar na hora de comprar esse móvel: apenas a beleza?

Antes de qualquer coisa, as dimensões. Ela tem que caber no espaço que você tem disponível e igualmente comportar todos os materiais que irá utilizar. Em seguida, observe a qualidade e o design. 

mesa-corp-louro-sued-caemmun

A Mesa Corp 1300 Caemmun é formada por um painel de partículas de média densidade revestido com folhas celulósicas impregnadas com resina melamínica. Possui as medidas de 1360 x 750 x 600mm e bordas revestidas com papéis ou PVC especiais que garantem maior durabilidade.

mesa-de-canto-para-computador-branco-fosco-multi

Se você busca uma opção compacta e funcional, aposte na Mesa de Canto para Computador Multi. Com design clean e moderno, é produzida com madeira de reflorestamento, material de alto padrão e resistência, e acabamento com pintura UV, o qual confere maior tempo de conservação do móvel.

Especial Escritório Kalunga

especial-escritorio-kalunga

Uma lista você já tem; assim sendo, só falta saber qual a melhor loja para comprar o seu material de escritório. Dica de ouro: fique de olho na campanha “Especial Escritório” da Kalunga que acontecerá entre os dias 10 e 23 de abril. Vários itens de excelentes marcas estarão com descontos imperdíveis. Dessa forma, aproveite para garantir tudo o que precisa para montar ou renovar o seu local de trabalho!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site