Postado em 17/10/2023

7843 visualizações

Impressora Multifuncional – Tudo o que você precisa saber!

impressora-multifuncional

Com a popularização dos computadores, um outro equipamento tornou-se básico no cotidiano de residências e escritórios. Utilizada para imprimir documentos, fotografias e trabalhos escolares, a impressora multifuncional é uma versão aprimorada da convencional.

Para algumas pessoas, o termo impressora é bastante familiar, no entanto, quando aparece combinado com a palavra “multifuncional” nem tanto. Na prática, o que isso quer dizer? Como o próprio nome indica, significa que se trata de um aparelho que realiza múltiplas funções. 

Disponível no mercado em diferentes tamanhos e capacidades de impressão, há opções que suprem adequadamente as necessidades dos estudantes e outras que atendem demandas maiores como as de empresas. 

Para que serve a impressora multifuncional?

Ao contrário daquelas projetadas apenas para imprimir, a impressora multifuncional é um dispositivo 3 em 1, ou seja, que também faz cópias e digitaliza papéis. Para quem requer esses serviços com frequência, é excelente, pois economiza tempo e reduz os gastos em papelarias ou copiadoras. 

Além de desempenharem mais de uma função, são impressoras com recursos avançados que tornam o seu uso muito prático. Alguns modelos, por exemplo, são dotados de tecnologia wireless, isto é, a conexão com a internet ocorre à distância, dispensando a utilização de cabos.

Outros podem ser acionados a partir de um aplicativo instalado no celular ou tablet; então, o envio de um arquivo para impressão não depende da presença de um computador. 

Ademais, é importante saber que, atualmente, existem três tipos de multifuncionais: Jato de Tinta, Tanque de Tinta e Laser. Desse modo, o primeiro passo é entender qual a diferença entre elas. Vamos lá?

Multifuncional jato de tinta

A impressora multifuncional jato de tinta opera por meio da liberação controlada de pequenas gotas de tinta líquida sobre a superfície do papel. Para que isso ocorra, ela precisa estar abastecida com cartuchos coloridos padrão CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) ou, no caso dos modelos monocromáticos, preto.

Quando enviamos um documento para impressão, um driver converte o conteúdo tornando-o compreensível para o equipamento. Na medida que ele processa as informações, o cabeçote, que contém pequenos bicos, desloca-se na horizontal e na vertical.

Uma corrente elétrica é disparada, formando uma pequena bolha de vapor na abertura de cada bico. A bolha, por sua vez, empurra uma minúscula gota de tinta que é depositada no papel, formando assim, os caracteres e imagens. 

Multifuncional tanque de tinta

Por outro lado, a impressora tanque de tinta, ao invés dos compartimentos para encaixe dos cartuchos, possui reservatórios recarregáveis onde a tinta é despejada. Cada um deles é destinado a uma cor específica (ciano, magenta, amarelo e preto) e conta com um visor transparente que possibilita verificar o nível de tinta.

O abastecimento é feito de forma limpa e rápida por meio de garrafas de tinta que garantem um rendimento superior aos dos cartuchos. Visto que o mecanismo de impressão é o mesmo da jato de tinta, a multifuncional tanque de tinta destaca-se, principalmente, por ser mais econômica a longo prazo.      

Multifuncional a laser

Por fim, temos a impressora multifuncional a laser que funciona a partir de um pó chamado toner que, quando aquecido, transforma-se em tinta. A substância desloca-se pelo cilindro revelador do aparelho, transferindo a imagem para a folha.

Como o processo acontece de maneira muito rápida, é, portanto, a mais indicada para empresas que têm um volume alto de impressões por dia. Para se ter ideia, há modelos que chegam a imprimir cerca de 45 páginas por minuto com ótima qualidade e sem deixar quaisquer resíduos no papel. 

Qual a diferença entre uma impressora e uma multifuncional?

A fim de que não fique nenhuma dúvida, vamos relacionar aqui os atributos que distinguem uma impressora tradicional de uma multifuncional. As funções que cada uma desenvolve é o ponto principal: enquanto a primeira somente imprime, com a segunda é possível ainda copiar e digitalizar.

O tamanho é uma característica que chama a atenção, já que é comum encontrar multifuncionais grandes, entretanto, não é uma regra. Já tem um tempo que as marcas vêm apostando em versões de estrutura compacta que ocupam pouco espaço e são igualmente eficientes. 

A terceira diferença notável entre os aparelhos é o preço. O valor de uma impressora multifuncional costuma ser superior ao de uma simples, no entanto, não se pode esquecer que sua performance justifica: ela executa um número maior de ações com muito mais qualidade e rapidez. 

O que é preciso saber antes de comprar uma impressora?

Para não errar no momento de adquirir uma impressora ou multifuncional, em primeiro lugar, analise a sua demanda: você vai imprimir muitas folhas por dia ou só de vez em quando? Faz parte da sua rotina copiar ou digitalizar papéis? Pretende imprimir fotografias ou outras imagens coloridas? Tem alguma limitação de espaço?

Em seguida, pesquise modelos que atendam às suas necessidades, levando em conta o valor que está disposto a investir. Dessa forma, será bem mais fácil identificar a multifuncional que irá se adequar melhor à sua rotina sem apertar o bolso.

Qual a melhor impressora multifuncional?

Ao comprar um produto, ninguém quer ter a sensação de ter feito um mau negócio; afinal, cada centavo investido é conquistado com muito suor, não é verdade? Para que isso não aconteça, o caminho é ter em mente as suas necessidades.

Existem inúmeras multifuncionais com alta tecnologia e excelentes avaliações no mercado. Todavia, o que é bom para o outro, pode não ser para você já que cada pessoa tem as suas demandas e preferências. Logo, não existe a melhor impressora, mas sim aquela que corresponde ao que você precisa.

Selecionamos alguns modelos de marcas renomadas e destacamos as suas principais características para que você possa avaliar as diferenças entre elas. Confira!

Multifuncionais de Grandes Marcas

Foto
Nome Impressora Multifuncional
DCPT420W
Impressora Multifuncional
DCP B7535DW
Impressora Multifuncional
G3110
Impressora Multifuncional
Maxify GX6010
Impressora Multifuncional
L4260
Impressora Multifuncional
M2170
Impressora Multifuncional
Advantage 2774 7FR22A
Impressora Multifuncional
Neverstop 1200w 4RY26
Marca Brother Brother Canon Canon Epson Epson HP HP
Tipo Tanque de Tinta Laser Tanque de Tinta Tanque de Tinta Tanque de Tinta Tanque de Tinta Jato de Tinta Laser
Multifuncional Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Dimensões 43,5 x 35,9 x 15,9 cm 41 x 39,8 x 31,8 cm 44,5 x 33,0 x 16,3 cm 45 x 30 x 17 cm 37,5 x 34,7 x 18,7 cm 37,5 x 34,7 x 30,2 cm 42,5 x 30,4 x 15,4 cm 38,05 x 29,34 x 28,7 cm
Peso 6,4 kg 11,8 kg 6,3 kg 5,77 kg 5,4 Kg 6,2 kg 3,4 kg 8,7 kg
Tipo de impressão Colorida Monocromática Colorida Colorida Colorida Monocromática Colorida Monocromática
Velocidade de impressão 28 ppm em preto e 11 ppm em cores 34 ppm 8,8 ppm em preto e 5 ppm em cores 45 ppm em preto e 25 ppm em cores 33 ppm em preto e 15 ppm em cores 39 ppm 7,5 ppm em preto e 5,5 ppm em cores 20 ppm
Resolução Até 6.000 x 1.200 dpi Até 2.400 x 600 dpi Até 4.800 x 1200 dpi Até 600 x 1.200 dpi Até 5.760 x 1.440 dpi Até 1.200 x 2.400 dpi Até 1.200 x 1.200 dpi Até 600 x 600 dpi
Conectividade Wi-Fi e USB Wi-Fi, USB e Ethernet Wi-Fi e USB Wi-Fi, USB e Ethernet Wi-Fi e USB Wi-Fi, USB e Ethernet Wi-Fi, Bluetooth e USB Wi-Fi e USB

Impressora Brother

Vamos começar pela Impressora Multifuncional Tanque de Tinta DCPT420W Brother cujo tamanho é perfeito para quem não dispõe de muito espaço. O fato de apresentar dimensões menores do que a maioria da categoria, não significa que o seu desempenho deixe a desejar. Pelo contrário, ela é capaz de imprimir até 28 páginas por minuto em preto e 11 coloridas. 

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-dcpt420w-brother

Quanto ao rendimento, com um kit de garrafas, imprime cerca de 7.500 páginas em preto e até 5.000 em cores vibrantes, ambas com qualidade profissional.

Copia e digitaliza com apenas um toque no botão de acionamento. A tampa regulável favorece o escaneamento de material encadernado. A bandeja de alimentação comporta até 150 folhas e tem proteção contra poeira e umidade. 

Por outro lado, a Impressora Multifuncional Laser DCP B7535DW Duplex Brother é um modelo monocromático que imprime até 34 páginas por minuto. Com o toner inicial é possível imprimir até 2.600 páginas. Sua bandeja acomoda até 250 folhas e a impressão é frente e verso automática. 

impressora-multifuncional-laser-dcp-b7535dw-brother

A conexão pode ocorrer via Wi-Fi, Wi-Fi Direct, rede cabeada Ethernet ou cabo USB 2.0. O dispositivo é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux. Seu scanner possui um vidro de exposição colorido com alimentador automático de documentos (ADF) que acomoda até 50 páginas. Desse modo, o processo de cópia e digitalização torna-se muito mais veloz. 

Impressora Canon

A Impressora Multifuncional Mega Tank G3110 Canon possui design compacto e inteligente visto que os tanques são integrados ao dispositivo. Graças ao seu sistema híbrido no qual a tinta preta atua como pigmento e a colorida como corante, as impressões são muito mais nítidas e vivas. 

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-g3110-canon

Quanto ao rendimento, com uma garrafa de 135 ml de tinta preta e três de 70 ml padrão CMYK dá para imprimir até 6.000 páginas em preto e branco e 7.000 em cores. Ou seja, por um bom tempo, você não terá que se preocupar com recarga.

Além disso, o scanner apresenta sensor de imagem por contato e acomoda papel A4 e formato Carta. A velocidade de digitalização é de cerca de 19 segundos. Na hora de reproduzir um conteúdo, é bem fácil: basta posicioná-lo no equipamento e configurar o número de cópias, apertando o botão com sinal de +. É um modelo bivolt com conexão Wi-Fi e USB.

Em contrapartida, a Impressora Multifuncional Mega Tank Maxify GX6010 Canon é referência quando se trata de impressões em ambientes corporativos. Observe como ela é mais robusta que a anterior. Com design moderno, é também mais potente: a média de impressões, no modo Econômico, é de 21.000 páginas com garrafas de tinta colorida ou até 9.000 em preto. 

impressora-multifuncional-mega-tank-maxify-gx6010-canon

Tudo isso com a surpreendente velocidade de até 45 páginas por minuto em preto e branco e até 25 páginas por minuto na versão colorida. Para copiar ou digitalizar, você não perde tempo inserindo o papel, pois a bandeja suporta até 50 folhas. A conexão pode ser via Wi-Fi, USB ou Ethernet.

Impressora Epson

Entre os inúmeros modelos da fabricante japonesa Epson, temos a Impressora Multifuncional Ecotank L4260. Leve e compacta, foi projetada para ocupar o mínimo de espaço. É mais uma opção duplex, isto é, que te permite imprimir frente e verso automaticamente, com rendimento de até 7.500 páginas em preto ou 6.000 coloridas. 

impressora-multifuncional-ecotank-l4260-epson-

Apresenta tanques frontais integrados com visor para acompanhamento dos níveis de tinta e o seu sistema de abastecimento é EcoFit, o que significa que é simples, sem sujeira e não há desperdícios. Em outras palavras, é só encaixar a garrafinha no compartimento e despejar o líquido. 

Fabricada com a tecnologia Heat-Free da Epson, a tinta não requer aquecimento, o que resulta em impressões rápidas e com economia de energia. Possui recursos de conexão avançados: Wi-Fi Direct (que dispensa o uso de um roteador) e Wireless (sem cabos). Por meio do aplicativo Epson Smart Panel, você consegue acioná-la do seu dispositivo móvel de preferência. 

Outra impressora monocromática é a Multifuncional Ecotank M2170 Duplex Epson. Ela imprime até 11.000 folhas em preto por um custo estimado de apenas 1 centavo por página com consumo de energia de até 12W. Com design moderno e tanque frontal integrado, fornece impressões nítidas com resolução de até 1200 x 2400 dpi sem risco de borrões, uma vez que a secagem é instantânea. 

impressora-multifuncional-ecotank-m2170-epson

Como a Ecotank L4260, a conexão pode ser via Wireless a partir de smartphones e tablets, Wi-Fi Direct ou Ethernet. Suporta papel comum, revestido, fosco, brilhante, semi brilhante e autoadesivo nos formatos A4, A6, Executivo, Oficio 9, entre outros. Pela sua versatilidade, recomenda-se, principalmente, para pequenas e médias empresas.

Impressora HP

A linha de impressoras da americana HP é ampla. Assim como as demais marcas mencionadas, há modelos para atender todos os tipos de públicos. A Multifuncional Deskjet Ink Advantage 2774, por exemplo, é para quem imprime com pouca frequência. É compacta, discreta, leve, com conexão sem fio e instalação sem complicações por meio do aplicativo HP Smart. 

impressora-multifuncional-deskjet-ink-advantage-hp

A tecnologia de impressão é a HP Thermal Inkjet (jato de tinta térmico) com velocidade de até 15 segundos em preto e, cerca de 19 segundos, em cores. Aceita papel comum ou fotográfico e o ciclo mensal é de até 1.000 páginas; isso quer dizer que, embora não seja um equipamento para uso em larga escala, mesmo assim, tem capacidade de produção significativa.

Por fim, selecionamos a Impressora Multifuncional Laser Neverstop 1200w HP como mais uma opção de modelo com toner e monocromática. Ela suporta cargas de até 20.000 páginas por mês a uma velocidade ISO de 21 ppm (tamanho carta) e resolução de até 600 x 600 x 2 dpi.

impressora-multifuncional-laser-tanque-de-toner-neverstop-hp

Fabricada com até 75% de plástico reciclado, possui design robusto e sofisticado. Graças a conexão Wi-Fi, é possível comandá-la pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel usando o aplicativo HP Smart. Tem entrada para até 150 folhas e inclui toner original que rende até 5.000 páginas.

Onde comprar uma impressora boa e barata?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem está pensando em adquirir uma impressora multifuncional pela primeira vez. É compreensível, visto que há inúmeros modelos disponíveis na internet e em lojas físicas. 

Contudo, depois das informações que você encontrou aqui, com certeza, ficou muito mais fácil escolher aquela que atenderá às suas necessidades. Agora, o segredo para gastar pouco, é ficar de olho nas promoções da Kalunga. Diariamente, tem muitos itens em oferta, inclusive impressoras.

O mais legal é que a empresa trabalha com marcas confiáveis conhecidas não apenas pela qualidade, mas também pelo suporte técnico. Então, não tem erro: corra no site, aproveite os descontos e facilidades de pagamento e garanta a multifuncional ideal para suas impressões.

cartuchos

E independente de qual for o modelo escolhido para o seu negócio ou uso pessoal, é fundamental ressaltar o cuidado que se deve ter ao comprar os cartuchos e toners. Opte sempre por produtos originais, pois é a melhor maneira de evitar danos ao dispositivo. Para saber tudo sobre esse assunto, acesse o post “Cartucho remanufaturado pode substituir o original?“.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive impressoras multifuncionais, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site