Postado em 08/10/2021

5028 visualizações

Cartucho remanufaturado pode substituir o original?

trocando cartucho em uma impressora

A impressora é um equipamento muito comum em residências e empresas. Quando a frequência de impressões é constante, é importante mantê-la sempre abastecida. Contudo, na hora de repor a tinta, sempre surge a dúvida: cartucho remanufaturado pode ser usado no lugar do original?

A resposta é não. Mesmo com a facilidade de acesso, usar os paralelos em substituição aos cartuchos originais pode danificar a máquina e comprometer a qualidade dos arquivos impressos. 

Qual a diferença entre o cartucho remanufaturado e o original?

Hoje, a impressora é um dispositivo presente na rotina de milhares de pessoas, contudo, não foi sempre assim. Sua primeira versão surgiu em 1938 por obra do físico e inventor americano Chester Carlson. Entretanto, era tão lenta que levava horas para reproduzir uma página.

Quinze anos depois, em 1953, nascia uma impressora de maior velocidade. Apesar do avanço, a qualidade das imagens era baixa; com pouca nitidez. Esse modelo foi utilizado com o primeiro computador comercial da história, o Univac, fabricado nos Estados Unidos.

A evolução para os modelos modernos – jato de tinta, a laser e multifuncional – começou apenas 30 anos depois, em 1983. No início, como qualquer tecnologia nova, para ter uma impressora em casa, era necessário um investimento alto. Com o tempo, os preços tornaram-se muito mais acessíveis.

Como resultado, tornou-se um dispositivo indispensável no dia a dia, principalmente, em ambientes corporativos. Utilizada para imprimir textos e imagens, há uma preocupação em mantê-la sempre pronta para executar a sua função.

A recomendação é alimentá-la com produtos originais a fim de preservar a vida útil do equipamento e a qualidade das impressões. Essa observação se faz relevante, pois, atualmente, há no mercado cartuchos remanufaturados. Como seu custo é menor, há quem veja como um bom negócio. Mas não é bem assim.

Para entender melhor, vamos conhecer as diferenças entre os cartuchos originais e remanufaturados e as vantagens e desvantagens de cada um. Dessa forma, ficará muito mais fácil fazer a escolha certa no momento de reabastecer a sua impressora.

Cartucho original

O cartucho original é aquele que acompanha a impressora no momento da compra. É produzido pelo próprio fabricante do equipamento, portanto, as chances de que algum problema ocorra a curto ou longo prazo são bem menores. Isso porque os produtos passam por um minucioso teste de qualidade.

Cartuchos genuínos são calibrados de forma individual. Dessa forma, evita-se o ressecamento da tinta assim como o entupimento dos bocais da impressora. Além disso, é composto por materiais de alta qualidade, garantindo reproduções perfeitas e alto rendimento.

Há quem prefira cartucho remanufaturado por conta do valor mais em conta, porém os legítimos duram muito mais. Ou seja, você vai pagar um pouco menos, mas, ao mesmo tempo, a quantidade de impressões também será menor. Pense bem: vale a pena?

Cartucho remanufaturado

Afinal, o que significa quando um cartucho é classificado como remanufaturado? Quer dizer que é um produto construído a partir da carcaça de um original já usado. Portanto, ao invés de descartado, o cartucho é aberto, recarregado e vendido novamente.

Como se trata de um produto usado anteriormente, possui um desgaste natural. Isso pode provocar vazamentos, por exemplo. Nesse caso, mais do que o  transtorno de remover toda a tinta, haverá o risco de ter o funcionamento da impressora comprometido.

A má notícia é que se isso acontecer e for necessário fazer qualquer tipo de reparo, o fabricante do equipamento alegará uso incorreto. Com isso, perde-se o direito à garantia e será preciso arcar com o valor do conserto. Em alguns casos, os danos são irreversíveis. 

Além disso, quando o cartucho recebe uma recarga alternativa, a qualidade da tinta é inferior à original. Logo, como já mencionamos, irá render menos e ainda fornecer impressões de baixa qualidade, com falhas ou apagadas. Isso sem falar que a tinta tende a demorar mais para secar, causando borrões.  

Tipos de cartuchos

Agora que você já conhece as desvantagens e sabe o quanto é arriscado apostar em um cartucho remanufaturado, chegou o momento de conhecer os tipos de cartuchos vendidos pelas empresas oficiais de impressoras

Apesar de existir uma grande variedade de impressoras no mercado, o que será levado em conta aqui é o seu mecanismo de funcionamento. Afinal, isso é o que definirá qual cartucho deverá ser adquirido.

Cartucho convencional 

Esse é o tipo de cartucho usado em um tipo de impressora muito popular, a jato de tinta. Trata-se de um pequeno recipiente com tinta líquida composta pelas cores primárias ciano, magenta, amarela e preta (CMYK).

Vende-se a tinta preta separadamente. Já as demais, encontram-se em embalagens individuais ou reunidas, como é o caso do cartucho colorido 664XL da HP. Produto de alta qualidade, garante impressões nítidas de documentos e imagens com cores vibrantes. 

cartucho hp 664xl deskjet

Apesar de ser um cartucho de dimensões pequenas, reproduz cerca de 330 páginas. Portanto, é uma alternativa de excelente custo-benefício para quem não tem necessidade de realizar impressões diárias em grande quantidade.

Já os cartuchos individuais Epson permitem a aquisição de cada cor somente quando necessário. Afinal, ao imprimir um documento, nem sempre utiliza-se todos os tons na mesma quantidade.

cartucho expression magenta T296320BR Epson

O cartucho magenta para impressoras da linha Expression é um exemplo. Sua composição é à base de pigmentos que, mais do que proporcionar imagens nítidas e brilhantes, oferecem resistência à água e à luz, evitando borrões e descoloração.

Como mencionamos, são cartuchos para impressoras jato de tinta, modelo conhecido pela sua praticidade e multifuncionalidade. Disponíveis em diferentes tamanhos, alguns bem compactos, possuem opção de conexão via Wi-Fi e impressão a partir de um aplicativo no celular. 

Impressora Multifuncional Deskjet Ink Advantage 3776 HP

É o caso da impressora Deskjet Ink Advantage 3776 da HP, a menor multifuncional do mundo. Ela digitaliza, copia e imprime a baixo custo a partir do computador ou de qualquer dispositivo móvel. Para completar, cabe em qualquer espaço da casa ou escritório.

Toner

Além das impressoras jato de tinta, há ainda os modelos a laser. São máquinas que funcionam a partir do aquecimento de uma tinta em pó chamada toner. Há muita confusão quanto a isso, mas a verdade é que tonner não é um tipo de cartucho. 

Por outro lado, o pó não é simplesmente jogado no interior da impressora. É condicionado em um reservatório próprio, o cartucho de toner. É uma peça bem maior comparada com o cartucho convencional. Sendo assim, o seu rendimento também é superior.

Cartucho toner Brother ciano TN217CBR Brother

Outra diferença é que não há opção de embalagens com todas as cores. Ou seja, adquire-se as tintas de forma individual como é o caso do cartucho toner ciano Brother. Para se ter ideia do quanto dura, sua capacidade de impressão é de, aproximadamente, 2.300 páginas.

Dessa forma, o mais comum é o uso de impressoras a laser em grandes empresas onde o volume de reproduções costuma ser alto e constante. A Multifuncional Laser da Brother, por exemplo, imprime 35 páginas por minuto e sua  bandeja tem capacidade para 250 folhas.

Impressora Multifuncional Laser DCP L2540DW Brother

Além de muito rápida, tem a opção automática de aproveitamento frente e verso da folha, evitando desperdício de tempo e contribuindo para preservação do meio ambiente. De tamanho compacto e conexão via Wi-Fi, pode ser colocada em qualquer lugar do ambiente.  

Já a qualidade das impressões, é simplesmente incrível. Quando o pó é submetido a ondas de calor, suas partículas são transportadas para um rolo fusor (cilindro) e, então, fixadas no papel. O resultado são textos claros e imagens perfeitas com excelente acabamento. 

Garrafa para Ecotank

Um modelo mais recente de impressoras é a Ecotank. Trata-se de uma linha projetada pela Epson no ano de 2012 com tanques recarregáveis de tinta. Isto é, são máquinas que não dependem de cartuchos para o seu funcionamento.

Garrafa para Ecotank

Adquire-se as tintas em garrafinhas e despeja-se no reservatório que comporta cerca de 70 ml do líquido, ou seja, muito mais do que um cartucho, exigindo um número menor de recargas. Como reduz a produção de resíduos plásticos, é uma impressora sustentável.

Além disso, cada garrafa de tinta tem capacidade de reprodução de 7.500 páginas coloridas ou 4.500 em preto. A multifuncional L3150 da Epson é da família Ecotank e é uma ótima opção para impressões em casa ou pequenas empresas.

Impressora Multifuncional Tanque de Tinta EcoTank L3150

De fácil instalação, ela digitaliza, copia e imprime em alta velocidade. E é possível fazer tudo isso acionando os comandos do computador, tablet ou smartphone já que possui conexão Wi-Fi. Apresenta design compacto e tanque frontal que permite visualizar os níveis de tinta com facilidade.

Apesar de não se tratar de cartuchos, os cuidados devem ser os mesmos. Também há no mercado, tintas alternativas para Ecotank. Se não é um produto original, os riscos de causar o entupimento dos cabeçotes e outros danos não cobertos pela garantia, é grande. 

Além do mais, fabrica-se as originais já com a qualidade certa para garantir o alto desempenho da impressora. Logo, não se deixe enganar. Para identificar se o produto é legítimo, atente-se ao selo de segurança encontrado nas embalagens. 

No caso das garrafas Epson, possuem um holograma. Se ao movimentá-lo para direita e para a esquerda, surgir o nome da marca e a palavra genuine, pode adquirir sem medo.

Não compre cartucho remanufaturado

Já sabemos o quanto os cartuchos remanufaturados podem ser prejudiciais à impressora. Portanto, não pense duas vezes: invista em cartuchos originais. Assim, têm-se impressões de máxima qualidade e, o mais importante, a garantia do equipamento assegurada.

No site Kalunga, você encontra impressoras e cartuchos genuínos das maiores marcas. Aproveite as ofertas e adquira tudo o que precisa para reproduzir os seus documentos com segurança e muita economia.