Postado em 25/01/2023

7335 visualizações

Cola bastão – O que você precisa saber antes de comprar!

cola-bastao

Atividades de colagem fazem parte da rotina escolar, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Por isso, é muito comum a cola branca ou a cola bastão estarem entre os itens da lista de material. A primeira é líquida enquanto a segunda é sólida, somando algumas vantagens como veremos adiante.

O modelo bastão surgiu no ano de 1967 no laboratório da Henkel, empresa alemã de produtos químicos. A equipe liderada pelo Dr. Wolfgang Dierichs produziu o material adesivo depositando-o em uma embalagem de batom. Daí a ideia de oferecê-lo em um tubo com mecanismo de regulagem.

O resultado foi um tipo de cola muito simples de manusear que não suja as mãos nem a superfície, seca rápido e oferece baixo risco de ingestão. Desse modo, embora a líquida ainda seja a mais popular, a cola em bastão vem ganhando cada vez mais espaço na mochila dos estudantes.

Do que é feita a cola bastão?

A cola bastão possui água em sua composição. Enquanto o produto está na embalagem, as moléculas de H2O se mantêm unidas a um polímero chamado polivinilpirrolidona (PVP). Em contato com o meio externo, elas evaporam, transformando a substância líquida em uma camada sólida.

No caso da cola branca, o processo é o mesmo, contudo, ao invés do PVP, sua fórmula contém o polivinil acetato (PVA). Sendo assim, temos aqui a explicação para o fato da cola não grudar no tubo: a água impede que os polímeros exerçam sua capacidade adesiva antes da hora.      

Para que serve a cola bastão?   

Já sabemos que a cola bastão é um produto com características adesivas, todavia, é importante entender em quais superfícies ela atua com eficiência. Então, vamos lá: você pode utilizá-la para fixar diferentes tipos de papéis, fechar envelopes, fixar fotos e até em projetos com tecido.

A sua versatilidade aliada a sua praticidade fez com que seu uso fosse além das atividades escolares, tornando-se ainda um artigo indispensável no dia a dia dos escritórios e residências.

Qual a melhor cola bastão?

Depois de conhecer as características e aplicações da cola bastão, é hora de ir às compras, certo? Muita calma, pois ainda temos algumas dicas que vão contribuir para que você faça a melhor escolha. Em primeiro lugar, verifique se está adquirindo um artigo atóxico. O que isso quer dizer? 

Significa que é um produto livre de substâncias que possam provocar algum problema de saúde se inaladas, ingeridas ou em contato com a pele. Atentar-se a esta informação, presente na própria embalagem, é de extrema importância, sobretudo se a cola será manipulada por crianças. 

Ainda quanto ao quesito segurança, observe igualmente se consta o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia). Trata-se de um certificado que indica a aprovação do item após uma rígida avaliação baseada em normas e regulamentos técnicos.

Outro ponto a considerar é se a cola em bastão que está pensando em adquirir é lavável. Em caso positivo, é possível retirá-la da pele ou de peças de roupa lavando com água. É claro que, em comparação com a cola branca, as chances de se sujar são bem menores, todavia, é sempre bom se precaver.

Por fim, vamos te adiantar que irá encontrá-la em tubos de tamanho pequeno, médio e grande. Dessa forma, será preciso avaliar alguns pontos, entre eles, a frequência de uso. Se for constante, vale a pena investir em embalagens maiores; caso contrário, a menor dará conta do recado. 

Igualmente pense em quem vai manipulá-la. Os tubos de 8g ou 10g recomenda-se para os pequenos, pois acomodam melhor nas mãozinhas. Por outro lado, os de 20g, 21g, 36g e 40g são os queridinhos da galera maior, principalmente porque facilitam o preenchimento de áreas grandes. Isto posto, te convidamos a conhecer algumas marcas; vamos lá?

Cola Bastão BIC

cola-bastao-bic-ecolutions

Para começar, temos a Cola Bastão BIC ECOlutions. Disponível em embalagens com 8g, 21g e 36g, é uma opção lavável e não tóxica, ou seja, não prejudica a saúde. Ademais, é um produto comprometido com a preservação do meio ambiente, uma vez que é fabricado com plástico 100% reciclado.

Cola Bastão Pritt

cola-em-bastao-pritt-henkel

Contamos no início deste texto que a primeira cola em bastão foi inventada em 1967 pelo time da Henkel. O que ainda não dissemos e iremos revelar agora é que o artigo chegou ao mercado em 1969 com o nome de Pritt. Sim, a famosa cola Pritt é a pioneira neste formato.

Hoje, ela está presente em mais de 80 países em embalagens de 10g, 20g e 40g. O mais bacana é que 90% da sua composição é de ingredientes naturais: amido de batata, açúcar e água. Não contém solventes e é lavável a 20ºC.

Com ela dá para realizar inúmeros trabalhos de colagem com papel, tecido, feltro, entre outros, de maneira rápida, limpa e sem desperdício. Como o seu tubo e tampa são herméticos, isto é, impedem a entrada de ar, não endurece se fechada corretamente após o uso.

Cola Bastão Spiral

cola-em-bastao-spiral-office

Outra marca que vale destacar é a Spiral. Talvez você não saiba, entretanto, a gráfica da Kalunga, que fabrica cerca de 18 mil toneladas de cadernos por ano, também produz suprimentos de escritório e materiais escolares, entre eles, a cola em bastão que conheceremos agora.

A cola em bastão Spiral Office está disponível nas versões de 10g, 21g e 36g. É incolor, atóxica, lavável e garante colagens rápidas em diferentes tipos de papéis. Apresenta o selo do Inmetro e é indicada para crianças maiores de 3 anos, já que possui partes pequenas que podem ser engolidas ou aspiradas.

Quais são os tipos de cola?

cola-branca

Embora as colas solicitadas pelas escolas sejam as mais populares, há ainda outras versões desenvolvidas para atender diferentes demandas. Na história do produto, a cola branca é a mais antiga. Criada em 1912, na Alemanha, é composta por derivados de petróleo e água.

Vendida em qualquer papelaria, armarinho ou supermercado, estima-se que o seu consumo anual seja de mais de 4 milhões de toneladas em todo o mundo. Isso porque não é usada apenas para trabalhos escolares, mas também em projetos de artesanato, pequenos reparos e até consertos de peças de cerâmica e madeira.

Você irá encontrá-la em frascos de diferentes tamanhos, inclusive de 500g e 1 kilo. No caso dos menores, a tampa contém um bico, permitindo dosar a quantidade durante a sua aplicação. Quer saber mais sobre este artigo? Então, confira o post “Cola Escolar – Saiba tudo sobre o poder de fixação do produto”.

Cola colorida

cola-colorida-radex

Será que por essa você esperava? Há uma versão de cola líquida com cor! Apesar de se tratar de um item adesivo, utiliza-se para contornar, desenhar e até preencher imagens. Por exemplo, temos a Cola Colorida Radex cuja embalagem contém 6 tubos de 25g cada com bico aplicador.

A marca oferece ainda a Cola Colorida com Brilho. Nesse caso cada cor possui glitter em sua composição. Portanto, tanto uma quanto a outra são perfeitas para trabalhos escolares e acabamentos artesanais. Não contém elementos tóxicos e indica-se para crianças a partir de 3 anos. 

Cola em fita

cola-em-fita-spiral-office

Se você acreditava que a cola bastão era a versão mais moderna, temos que te apresentar a cola em fita. Com design ergonômico e inovador, é superfácil de aplicar. A colagem é seca, limpa e instantânea, isto é, fixa na hora.   

A cola em fita Spiral Office tem as dimensões de 6mm x 10m, é atóxica e conta com cilindro mini roller que permite fazer pressão sobre o papel enquanto a fita é desenrolada. Como garante aplicações precisas, é excelente para lacrar envelopes, colar fotos, papéis, entre outros.

Cola reposicionável

cola-spray-reposicionavel-tekbond

Outro tipo de material adesivo muito útil é a cola reposicionável. Ela permite colar e descolar algo sem que o objeto ou a superfície sofram danos. Isso é excelente, pois quantas vezes você já ficou em dúvida sobre onde fixar um quadro, por exemplo? Com certeza, já passou por uma situação igual ou parecida.

Portanto, ter um cola de fixação temporária em casa ou no escritório é imprescindível. Selecionamos a cola spray reposicionável 340g TekBond, visto que ela adere a uma grande variedade de materiais como acrílico, borracha, couro, espuma, plástico, quadro de cortiça e tecido.

Só é preciso se atentar às recomendações do fabricante na hora de aplicá-la. Uma delas refere-se ao calor: tanto o adesivo quanto a superfície devem estar com temperatura de, no mínimo, 18ºC. Além disso, ao unir as partes, é importante pressionar por 15 segundos. Para ter acesso às demais instruções, basta consultar a embalagem do produto.

Cola de silicone

cola-de-silicone-51-gramas-para-artesanato-tekbond

A nossa próxima cola é muito utilizada no artesanato. No entanto, embora não seja tão popular em ambiente doméstico, também atua com eficiência em pequenos reparos. Ela não é sólida como a cola bastão, mas também não é completamente líquida como a branca. É flexível, incolor, resistente à água, não tem cheiro e seca rápido. 

Trata-se da cola de silicone, um produto fabricado a partir do silicone, como o nome já diz, que tem ótimo poder de fixação em materiais como couro, EVA, feltro, isopor, madeira, metal, papel, papelão e tecidos sintéticos. É excelente para trabalhos delicados porque não escorre e é transparente.  

Cola gel

cola-gel-frasco-ergonomico-faber-castell

Mais uma opção moderna e que está entre os materiais usados por artesãos é a Cola Gel. O modelo da Faber-Castell (engana-se quem acha que a empresa só fabrica lápis de cor) é indicado para projetos com papéis variados, fotografias, cartões e tecidos. 

O formato do frasco é ergonômico e possui um bico especial que facilita a aplicação, ajuda a espalhar e ainda não entope. É um produto atóxico, livre de ácidos; desse modo, também pode ser manuseado por crianças em atividades escolares.    

Cola para tecido

cola-para-tecidos-radex

Sabia que tem um tipo de cola específico para tecidos? Imagina fazer a barra de uma calça sem precisar da máquina de costura? Com a cola para tecido isso é possível! Resistente à água, dá para usá-la na customização, conserto e até criação de roupas ou outras peças têxteis. 

A Cola para tecido Radex é inodora, atóxica e solúvel em água. Após a secagem, forma uma película de proteção transparente e flexível, proporcionando acabamento discreto. Só tem um detalhe: não é indicada para tecidos sintéticos e seda. Ademais, é só seguir as instruções do fabricante para aplicar corretamente e garantir resultados incríveis.  

Cola instantânea

cola-instantanea

Por fim, vamos falar daquela que tem a fama de colar até os dedos: a cola instantânea ou Supercola. Sua base é de cianoacrilato, um material adesivo criado bem por acaso em 1942 por Harry Coover ao realizar experimentos na busca de um polímero transparente. 

Sua secagem é de alta velocidade e tem excelente poder de adesão em diversos materiais como borracha, cerâmica, cortiça, madeira, metal, porcelana, vidro e alguns tipos de plástico. Você vai encontrá-la em frascos de 2g, 3g, 5g e 20g com bico que oferece maior precisão durante a aplicação. 

Uma dica de ouro: na hora da compra, observe a viscosidade do produto. Quando é baixa, é identificada na embalagem pelo número 1 e significa que é uma cola bem líquida e de secagem ultrarrápida; perfeita para materiais de baixa porosidade. 

Já o número 2, corresponde à média viscosidade, o que quer dizer que não é nem muito líquida nem grossa. É usada para uso em geral. Em contrapartida, o número 3, refere-se a um líquido mais encorpado parecido com um gel. Não escorre e ainda soma a vantagem de permitir o reposicionamento da peça antes da secagem; recomenda-se para materiais porosos.  

Cola bastão na Kalunga

Depois de todo o conhecimento que adquiriu até aqui sobre alguns tipos de cola (porque existem outros, viu?), é hora de adquirir aquela que irá atender às suas necessidades. No site Kalunga, você encontra as opções que apresentamos ao longo do texto e muito mais. A melhor parte é que sempre tem ofertas para você adquirir tudo o que precisa com economia. Sendo assim, não perca mais tempo e corra para aproveitar!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive cola bastão, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site