Postado em 11/08/2023

3524 visualizações

Caderno Universitário – Não confunda com outros cadernos!

caderno-universitario-1

Do ensino fundamental em diante, inclusive na faculdade, o caderno universitário é um grande aliado dos estudantes. 

Afinal, é nele que os alunos anotam o conteúdo compartilhado em aula pelos professores, bem como suas ideias e lembretes importantes.

E olha só: o registro das informações contribui para o desenvolvimento da capacidade de escuta, síntese e concentração. Com essas habilidades apuradas, a assimilação do conhecimento é muito mais eficaz.

Além disso, é revisando as anotações feitas no caderno que os estudantes preparam-se para as avaliações. Por meio delas é possível identificar pontos-chave, relembrar conceitos e relacionar diferentes tópicos.

Sendo assim, pode-se afirmar que o caderno universitário tem um papel fundamental no processo de aprendizagem. 

Ademais, é uma excelente ferramenta de organização. Como veremos mais adiante, conforme o número de folhas, dá para manter as informações de todas disciplinas reunidas em um único lugar.

O que é caderno universitário?

O caderno universitário é um tipo específico de caderno usado com maior frequência pelos estudantes, geralmente, a partir do quarto ano do ensino fundamental.

No entanto, pode ser encontrado também no dia a dia dos escritórios e até mesmo na rotina doméstica, sendo útil para anotação de tarefas, ideias ou daquela receita, que parece deliciosa, ensinada no programa de culinária da TV.

Há quem resuma o caderno universitário como aquele de tamanho grande com encadernação espiral metálica ou plástica e folhas pautadas. 

Realmente, ele é o maior entre os modelos de cadernos que existem, mas as páginas podem ser fixadas com o auxílio de um fio de molas ou pequenos discos (no caso de versões mais modernas) como costuradas.

A maior vantagem daqueles que possuem acabamento espiral é que comportam um número maior de folhas. Por isso, é possível adquirir cadernos universitários de 1, 10, 15 e 20 matérias.

Quanto às folhas, tem caderno universitário sem pauta, isto é, com páginas em branco, assim como pontilhadas e quadriculadas que servem como guia para criação de gráficos e desenhos.

caderno-universitario-capa-dura-costurado-96-folhas-quadriculado-spiral

Como exemplo, temos o Caderno Universitário Costurado Quadriculado Spiral. Com capa dura, conta com 96 folhas com quadrados de 1 cm x 1 cm e formato de 20 cm x 27,5 cm.

Por fim, não podemos deixar de falar que o caderno universitário pode ter capa dura, oferecendo mais proteção às folhas, ou flexível, tornando o caderno mais leve e fácil de transportar.

Qual é o tamanho de um caderno universitário?

O tamanho é o principal diferencial dos cadernos universitários em relação aos outros cadernos: possui cerca de 20 cm x 28 cm. Contudo, essas dimensões são aproximadas e podem variar um pouquinho dependendo do fabricante.

Dessa forma, tem-se bastante espaço para realizar anotações detalhadas, separar tópicos, criar gráficos e diagramas mais elaborados. Isso sem falar que é mais econômico, pois o aluno irá utilizar um único caderno por muito mais tempo.

Quantas matérias tem o caderno universitário?

A quantidade de disciplinas que um caderno universitário comporta varia de acordo com o seu número de páginas. Há modelos com 80, 160, 240 e 320 folhas, por exemplo. Quanto maior esse número, mais matérias.  

caderno-universitario-capa-dura-1-materia-80-folhas-spiral

Então, selecionamos alguns exemplos a começar pelos Cadernos Universitários de 1 matéria Spiral. Eles possuem 80 folhas, capa dura e diferentes opções de estampas.

caderno-universitario-capa-em-polipropileno-5-materias-160-folhas-lumi-spiral-soot

Já o Caderno Universitário com Capa em Polipropileno Spiral Soot é um modelo de 5 matérias com 160 folhas. Ele conta com divisórias reposicionáveis que permitem que o aluno separe as disciplinas como desejar. 

Isso é bem legal, uma vez que tem matérias que exigem mais anotações do que outras, não é verdade? A capa de propileno, além de dar um toque moderno ao material, é resistente, leve e fácil de limpar. 

caderno-universitario-capa-dura-10-materias-160-folhas-spiral

Por outro lado, temos os Cadernos Universitários de 10 matérias Spiral igualmente com 160 folhas. São modelos em capa dura com revestimento em papel couché 120g/m² e parte interna personalizada em papel offset 120g/m². Acompanha adesivos.

caderno-universitario-capa-dura-15-materias-240-folhas-spiral

Entre os Cadernos Universitários de 15 matérias Spiral temos os de 240 folhas. Com encadernação espiral e estampas que remetem à produções cinematográficas de sucesso, personagens, times de futebol, entre outros, há opções para todos os gostos e idades.

caderno-universitario-capa-dura-20-materias-320-folhas-spiral

Todavia, tem também os Cadernos Universitários de 20 matérias Spiral com 320 folhas. Com uma quantidade maior de páginas, o caderno tende a durar mais tempo, diminuindo a necessidade de adquirir um novo ao longo do ano.  

Os modelos selecionados possuem capa dura feita de papelão 820g/m², miolo pautado em papel offset 56g/m², bolsa e adesivos personalizados. Estão disponíveis em diversas estampas modernas.

O que é caderno universitário brochura?

O termo brochura refere-se a um método de encadernação em que as páginas são agrupadas e fixadas por meio de grampos, costura ou cola.

Então, quando se fala em caderno universitário brochura, trata-se de uma versão que não possui o fio espiralado na lombada, ou seja, as folhas se mantêm presas graças a um outro procedimento. 

Assim como no caso do espiral, veja como os Cadernos Universitários Brochura Spiral possuem capas com imagens incríveis. 

caderno-universitario-capa-dura-costurado-80-folhas-spiral

Esses modelos possuem 80 folhas, capa e contracapa de papelão 820g/m² com verniz, revestimento em papel couché 120g/m² com parte interna em papel kraft 110g/m². Acompanha adesivos personalizados.

Qual a diferença entre caderno 1/4 e universitário?

Além do universitário, há outros tipos de cadernos. Afinal, em cada fase escolar, a garotada tem demandas diferentes. 

Podemos citar, por exemplo, o caderno colegial. Com as medidas em torno de 18 cm x 24 cm, é um pouco menor que o universitário. 

Em contrapartida, o caderno ¼ é ainda menor do que o colegial. Sendo assim, o que o diferencia do universitário é o tamanho: 14 cm x 20 cm. 

E é somente isso mesmo, visto que também há versões com diferentes quantidades de folhas (48, 80, 96 e 160), a encadernação pode ser espiral ou brochura e há uma excelente variedade de capas.

caderno-1-4-espiral-capa-polipropileno-160-folhas-lumi-spiral

Para quem prefere capas sem figuras, o Caderno ¼ Lumi Spiral é uma excelente opção. A capa é de polipropileno com serigrafia, a contracapa de papelão 820g/m² revestido com papel couché 120g/m² e offset 120g/m². Apresenta encadernação espiral e elástico para fechamento.

caderno-1-4-capa-dura-costurado-48-folhas-spiral

Com acabamento brochura, temos o Caderno ¼ Costurado Spiral. Ele possui capa dura, 48 folhas pautadas, capa e contracapa em papelão 750g/m² e revestimento em papel couché 120g/m².

caderno-1-4-capa-dura-costurado-80-folhas-spiral

Agora, quem curte capas estampadas, vai se apaixonar pelos Cadernos ¼ Brochura com 80 folhas Spiral. A capa e a contracapa são de papelão 820g/m², com BOPP (película de polipropileno biorientada) brilho e revestimento em papel couché 120g/m² com parte interna em papel kraft branco 110g/m².

caderno-1-4-capa-dura-espiral-80-folhas-spiral

Tem também os Cadernos ¼ Espiral com 80 folhas Spiral com capa e contracapa de papelão 820g/m², laminação BOPP fosco e revestimento em papel couché 120g/m² com parte interna em papel offset 120g/m² e miolo pautado em papel offset 56g/m².

Qual é o tamanho do caderno de discos universitário?

Em primeiro lugar, queremos saber: você sabe o que é um caderno de discos? Embora esse tipo de caderno exista no mundo desde a década de 1940, só se popularizou no Brasil a partir do ano de 2014.

Como é um material relativamente recente no mercado, muitas pessoas ainda não sabem como funciona e quais são as suas vantagens. 

Pois bem, como o nome já indica, trata-se de um tipo de caderno que usa um sistema de discos ou anéis (de plástico ou metal) para unir as folhas, ao invés de costurá-las ou passá-las por um fio espiralado.

Em outras palavras, as folhas não são fixas como nos cadernos universitários tradicionais. Desse modo, dá para “brincar” de colocar e tirar sem correr o risco de rasgá-las. 

Entretanto, para que esse esquema funcione, é necessário utilizar folhas próprias para cadernos de discos. No caso, elas são perfuradas em um formato especial; é esse diferencial que permite que sejam inseridas e removidas sem dificuldades.

Dessa maneira, tem-se uma liberdade excepcional para personalizar o caderno de acordo com as necessidades. 

Você pode, por exemplo, alternar entre diferentes tipos de folhas como pautadas, quadriculadas, em branco e ainda adicionar bolsos para acomodar recortes, anexos ou outros materiais. 

Quanto ao tamanho do caderno de discos universitário, a regra é a mesma dos cadernos comuns: possuem, em média, 20 cm x 28 cm, sendo passíveis de variações conforme a marca.

caderno-de-disco-80-folhas-abyara

O Caderno de Disco Abyara é uma versão universitária com 21 cm x 29 cm. Vendido com 80 folhas de papel offset 90g/m², o modelo conta ainda com uma charmosa capa em polipropileno. Observe que tanto os discos quanto os detalhes são em dourado, conferindo um toque de sofisticação ao material.

Caderno Universitário em Promoção

Você já sabe que:

  • Entre os cadernos, o universitário é o maior com cerca de 20 cm x 28 cm;
  • Existe caderno universitário com encadernação espiral e brochura;
  • Há versões que, dependendo do número de folhas, comportam 1, 5, 10, 15 ou 20 matérias;
  • O que difere o caderno universitário do colegial e do ¼ é o tamanho.

Agora, só falta descobrir qual o melhor lugar para comprar cadernos universitários, não é verdade? A dica é ficar de olho no site Kalunga, uma vez que mais do que variedade, sempre tem promoções especiais, o que é bem interessante para quem deseja economizar.

E se você quer saber mais sobre os tipos de caderno, sugerimos a leitura do post “Caderno Escolar – O que você precisa saber antes de comprar”. Além do universitário, há informações referentes a outros modelos como o caderno de cartografia, de caligrafia, de anotações, entre outros. Vale a pena conferir!  

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, suprimentos de escritório e material escolar de grandes marcas, inclusive caderno universitário, por excelentes preços. 

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site