Postado em 07/02/2022

4347 visualizações

Caderno Escolar – O que você precisa saber antes de comprar

caderno-escolar-principal

Desde os primeiros anos em sala de aula, o caderno escolar é um item básico da lista de materiais. No princípio, ele é composto por folhas em branco para que a criança possa expressar o que vem à imaginação. Depois, eles ganham linhas onde, para orgulho dos pais, os pequenos escrevem as recém apresentadas letras do alfabeto e, mais tarde, palavras e sentenças.

Ou seja, não importa qual o período escolar, o caderno sempre estará presente no dia a dia do estudante, ajudando-o a registrar ideias, sensações e informações importantes para a evolução do seu aprendizado. 

O que muda, conforme a série, é o modelo: as crianças costumam usar os de formato menor e poucas folhas, com ou sem pauta, dependendo da disciplina. Por outro lado, os maiores com acabamento em espiral e opções com mais de 100 páginas são os mais recomendados para os adolescentes. 

Para não errar na hora de comprar um caderno, é importante conhecer as principais características de cada um. Dessa forma, estará adquirindo o tipo certo para cada exercício proposto pelos professores. A seguir, apresentaremos os principais modelos utilizados ao longo da vida escolar. Confira!  

Tipos de Caderno Escolar

Já aconteceu de você ir a uma papelaria para comprar um caderno escolar e, ao se deparar com tantas opções, ficou sem saber qual escolher? Essa situação é muito comum e é justificável. Em primeiro lugar, porque tem modelos de diferentes tamanhos, quantidade de folhas e acabamento. Segundo, a variedade de capas é enorme e é uma mais incrível do que a outra.   

Sendo assim, a sugestão para não se sentir perdido em meio ao mundo mágico dos cadernos é saber identificá-los. Universitário, colegial, ¼, brochura, cartografia e caligrafia: se você não sabe a diferença entre eles, não se preocupe, pois, agora, revelaremos as particularidades de cada um, esclarecendo todas as dúvidas. 

O que é um caderno universitário?

O primeiro da nossa lista é um modelo muito utilizado, principalmente, por adolescentes e adultos, contudo há alguns equívocos sobre o seu formato. Para muitos, o caderno universitário é somente aquele de tamanho grande com acabamento espiral e folhas com linhas horizontais. 

Na verdade, um caderno escolar é considerado universitário pelas suas medidas, 20 cm x 27,5 cm, ou seja, realmente é o maior de todos. Entretanto, pode ter tanto as páginas fixadas por meio de um fio de molas de metal ou plástico como costuradas. 

caderno-universitario-capa-dura-costurado-spiral

Para exemplificar, temos os cadernos universitários capa dura costurado Spiral. Com 80 folhas, apresentam revestimento em papel couché, parte interna da capa em papel kraft, miolo pautado em papel offset e adesivos personalizados com o tema da capa para a garotada se divertir, decorando as páginas.

caderno-universitario-capa-dura-quadriculado

Além disso, há igualmente modelos com folhas pautadas (com linhas), mas também com quadradinhos como é o caso do caderno universitário capa dura quadriculado Spiral e o caderno universitário capa dura quadriculado vermelho Spiral.

A grande vantagem do espiral é que permite que o caderno tenha um número de folhas muito maior do que os costurados. Assim sendo, enquanto este último não é encontrado com mais de 100 folhas, o primeiro pode reunir mais de 300. Por isso, o caderno universitário espiral comporta 1, 10, 15 ou 20 matérias.

Isso explica porque é preferência dos jovens estudantes. Com o passar dos anos, o número de disciplinas aumenta; então, para não ter que se preocupar em organizar e carregar vários cadernos, os modelos universitários acabam se tornando a solução mais prática. 

Qual a diferença do caderno colegial?

Comparado com o universitário, o caderno colegial é um pouco menor: geralmente, possui as medidas de 17,7 cm x 24 cm, sendo, portanto, mais fácil de acomodar na mochila ou na bolsa. Também conta com acabamento em espiral, folhas pautadas, bolsa para guardar trabalhos e adesivos; todavia é encontrado apenas nas versões de 1 ou 10 matérias.  

Qual é o tamanho de um caderno 1/4?

Ainda seguindo uma ordem decrescente de tamanho, o caderno ¼ tem 14 cm x 20 cm; em outras palavras, é menor do que o colegial. No entanto, coincide o fato de que os modelos disponíveis são de 1 ou 10 disciplinas, no máximo.

caderno-um-quarto-capa-dura-costurado-spiral

Possuem capa dura, folhas pautadas ou quadriculadas. Os cadernos ¼ costurados são aqueles que você vai encontrar apenas com uma matéria, porém com espaço para anotar dados pessoais, grade de aulas e outras observações importantes. 

caderno-um-quarto-espiral-spiral

Por outro lado, o caderno ¼ espiral tem ainda a opção de 10 matérias. O que não muda é que ambos trazem capas lindas com ilustrações modernas, imagens fofas ou os personagens preferidos dos quadrinhos, da TV e do cinema.

Caderno de anotações

Esse é o menor modelo do time; com medidas como 13 cm x 21 cm e 9 cm x 15 cm, o caderno de anotações cabe em qualquer lugar, o que permite tê-lo sempre por perto. São perfeitos para registrar aqueles estalos de ideias, tarefas, horários, número de telefone, indicações de livros e séries, frases, músicas, lista de material e o que mais for necessário.  

caderno-anotacoes-pontilhado-80-folhas-verde-pastel-spiral

Há opções com folhas em branco, pautadas e com pontos como é o caso do caderno anotações pontilhado verde pastel Spiral. São 80 folhas costuradas com o formato de 13 cm x 21 cm e gramatura de 70g/m2. Conta ainda com bolso interno e fita marcadora de página. Destaque para a cor da capa: a suavidade do tom pastel passa tranquilidade e encanta.

caderno-de-anotacoes-120-folhas-com-pauta-castelli

Já o caderno de anotações Castelli é composto por 120 folhas pautadas, capa dura lisa e material emborrachado com toque aveludado, detalhes em baixo relevo e hot stamping dourado: um verdadeiro luxo! Seu formato é de 13 cm x 21 cm e conta ainda com fita marcadora. 

O fechamento com elástico garante a proteção das páginas, uma vez que não corre o risco do caderno abrir e amassar. É perfeito para quem estuda e trabalha e que, portanto, transita por vários tipos de ambientes, do casual ao formal.

Para que serve o caderno de cartografia?

O caderno de cartografia, igualmente conhecido como caderno de desenho, começa  a fazer parte do universo da criança assim que ela entra na escola. Suas folhas – com margens ou totalmente brancas – permitem aos pequenos soltar a imaginação durante as aulas de educação artística.

caderno-de-cartografia-spiral

A Spiral, marca referência em cadernos, têm modelos de cartografia com as medidas de 20 cm x 27,5 cm, acabamento em espiral, miolo em papel offset,  capa dura com papelão 820g/m2 e estampas fantásticas. Para conhecer esta e todas as linhas especiais da empresa, acesse o post “Spiral – Marca própria de cadernos e itens de papelaria Kalunga”.

Como é o caderno de caligrafia?

Outro tipo de caderno escolar comum é o de caligrafia. Disponível em diferentes formatos, entre eles, o universitário com espiral como é o caso do caderno caligrafia universitário Spiral e ¼ com folhas costuradas, coladas ou grampeadas – temos o caderno ¼ brochura Spiral, é usado para treino da escrita, a fim de que o aluno desenvolva o domínio da letra cursiva. 

caderno-de-caligrafia

Além disso, a prática de escrever no caderno de caligrafia contribui para uma maior percepção de maiúsculas e minúsculas, controle do lápis sobre o papel, aumentando a agilidade no registro das informações e ainda para o desenvolvimento de letras legíveis.

O que é caderno escolar brochura?

Talvez você não tenha percebido, contudo, ele já passou por aqui, nesse texto, várias vezes. Isso porque um caderno brochura pode ser um caderno universitário assim como ¼. A gente explica: o termo brochura refere-se a um tipo de encadernação na qual as folhas são costuradas, grampeadas ou coladas na lombada da capa.

caderno-brochura-capa-dura-spiral

Desse modo, você vai encontrar caderno brochura de diferentes formatos e folhas: em branco para criar ilustrações, gráficos e figuras geométricas; quadriculadas para cálculos matemáticos durante as aulas de aritmética e com linhas para escrita ou treino de caligrafia. Muito versátil, não é verdade?

A capa pode ser dura ou flexível e, como já vimos, as estampas são as mais variadas; desde cores únicas à combinações, imagens de personagens de desenhos animados, quadrinhos e de famosas produções cinematográficas. 

Graças ao seu tamanho e tipo de fixação das páginas, os modelos brochura são os mais recomendados para os pequenos. Por isso, frequentemente, são itens presentes na lista de material dos primeiros anos do ensino básico e fundamental.

Etiqueta para caderno escolar

Para que não haja troca de materiais quando a criançada se junta, uma solicitação habitual das instituições de ensino é que todos os itens possuam identificação. Com os cadernos não é diferente. 

etiqueta-adesiva-escolar

Para isso, você pode contar com etiquetas autoadesivas. Tem modelos simples como a etiqueta adesiva escolar com pauta com tarja azul Pimaco e a etiqueta adesiva escolar sem pauta com tarja vermelha Pimaco e também com desenhos divertidos como a etiqueta adesiva escolar com pauta Pimaco

Ideias para decorar caderno escolar

adesivo-funny-sticker

A maioria dos cadernos inclui adesivos autocolantes que permitem que a criançada aplique nas folhas, deixando-as muito mais alegres e coloridas. Todavia, é possível incrementar ainda mais a decoração das páginas com os adesivos Funny Sticker. Tem cartela com bichinhos, lua, estrelas, corações, lacinhos, animais marinhos, letras, entre muitos outros. É sucesso garantido!

Caderno escolar barato

Agora que você já conhece cada um dos tipos de caderno escolar, é bem provável que esteja se perguntando onde comprar com aquele precinho especial. Já deu uma olhadinha no site da Kalunga? Sempre tem ofertas sensacionais e você ainda pode escolher entre inúmeras estampas espetaculares. Não perca mais tempo e acesse www.kalunga.com.br