Postado em 17/01/2024

38851 visualizações

Caderno Escolar – O que você precisa saber antes de comprar

ccaderno-escolar-2024

Imagem Caderno Escolar: Freepik

Desde os primeiros anos em sala de aula, o caderno escolar é um item básico da lista de material. No princípio, ele é composto por folhas em branco para que a criança possa expressar o que vem à imaginação. Em seguida, ganha linhas onde os pequenos escrevem as primeiras letras e, mais tarde, frases.

Ou seja, não importa qual o período escolar, o caderno sempre estará presente no dia a dia do estudante, ajudando-o a registrar ideias, sensações e informações importantes para a evolução do seu aprendizado. 

O que muda, conforme a série, é o modelo: as crianças costumam usar os de formato menor e poucas folhas, com ou sem pauta, dependendo da disciplina. Por outro lado, os jovens, geralmente, utilizam os maiores com acabamento espiral e folhas pautadas.

Para não errar na hora da compra, é importante conhecer as principais características de cada caderno. Dessa forma, estará adquirindo o tipo certo para cada exercício proposto pelos professores. Para ajudar, apresentaremos a seguir os principais modelos utilizados ao longo da vida escolar. Confira! 

Qual caderno se usa na escola?

Já aconteceu de você ir a uma papelaria para comprar um caderno escolar e, ao se deparar com tantas opções, ficou sem saber qual o certo? Isso pode acontecer com qualquer um, visto que há inúmeros modelos de diferentes formatos, tipos de encadernação e folhas. 

A dica para não se perder em meio a tanta variedade de cadernos é saber identificá-los. De acordo com o tamanho, os cadernos escolares são conhecidos como:

  • Caderno universitário: 20 cm x 28 cm;
  • Caderno colegial: 18 cm x 24 cm;
  • Caderno ¼: 14 cm x 20 cm;
  • Caderno ⅛ ou caderneta: 11 cm x 15 cm.

Quanto ao tipo de encadernação, temos:

  • Espiral: as folhas são agrupadas com o auxílio de uma mola de metal ou plástico no formato espiral;
  • Brochura ou costurado: as páginas são coladas, grampeadas ou costuradas na lombada da capa.

Já quanto ao tipo de folhas, a classificação é a seguinte:

  • Caderno pautado: as páginas possuem linhas horizontais que permitem ao aluno escrever de maneira que o texto fique alinhado.
  • Caderno quadriculado: as folhas contêm uma grade de linhas horizontais e verticais, formando quadrados. É útil na criação de gráficos e atividades que requerem medições precisas. Seu uso está associado às aulas de matemática, física e desenho geométrico.
  • Caderno sem pauta ou em branco: é composto por páginas em branco, isto é, sem linhas ou grades. Desse modo, oferece total liberdade para desenhos, diagramas ou anotações não lineares.
  • Caderno de Caligrafia: as folhas têm pauta dupla ou colorida com o intuito de auxiliar o estudante que sente a necessidade de aprimorar a forma das letras. 

Agora que você já tem uma noção das diferenças que existem entre os cadernos, vamos conhecer cada um deles um pouco mais a fundo e dar uma espiadinhas nas opções que encontramos no mercado. Vem com a gente!

O que é caderno escolar universitário?

Em primeiro lugar, vamos falar do modelo mais utilizado por adolescentes e adultos: o caderno universitário. Muitas pessoas o resumem como um caderno de formato grande com acabamento espiral e folhas pautadas. É quase isso.

Na verdade, um caderno escolar é considerado universitário especialmente pelas suas medidas, 20 cm x 28 cm, ou seja, realmente é o maior de todos. Entretanto, em relação ao tipo de encadernação, pode ser tanto brochura quanto espiral. Além disso, as páginas podem ser pautadas, quadriculadas, pontilhadas ou em branco.

Caderno Escolar Universitário Brochura

Como já se sabe, o caderno universitário brochura é aquele cujas páginas são coladas, grampeadas ou costuradas. Esse tipo de encadernação, embora torne o caderno mais leve e fácil de transportar, limita o número de folhas. Então, você irá encontrar opções com, no máximo, 100 folhas. 

caderno-universitario-capa-dura-costurado-80-folhas-spiral
caderno-universitario-capa-dura-costurado-96-folhas-spiral

Caderno Escolar Universitário Espiral

Em contrapartida, o caderno escolar universitário espiral é aquele cujas páginas ficam presas à capa e à contracapa por meio de uma mola espiralada. Essa mola permite que o caderno tenha um número de folhas muito maior do que os costurados. Sendo assim, pode comportar 1, 5, 10, 15 ou 20 matérias. Seguem alguns exemplos:

caderno-universitario-capa-dura-80-folhas-spiral
caderno-universitario-capa-em-polipropileno-cinco-materias-160-folhas-soothing-spiral
caderno-universitario-capa-dura-10-materias-160-folhas-spiral
caderno-universitario-capa-dura-15-materias-240-folhas-spiral
caderno-universitario-capa-dura-20-materias-320-folhas-spiral

Isso explica porque é preferência dos jovens estudantes. Com o passar dos anos, o número de disciplinas aumenta; então, para não ter que se preocupar em organizar e carregar vários cadernos, os modelos universitários acabam se tornando a solução mais prática.

Caderno Universitário Quadriculado

Enquanto os cadernos anteriores possuem folhas pautadas, há aqueles cujas páginas são quadriculadas. Com encadernação brochura, temos, por exemplo, o Caderno Universitário Costurado Aritmética Spiral e o Caderno Universitário Costurado Quadriculado Spiral. Ambos apresentam capa dura e 96 folhas.  

caderno-universitario-capa-dura-costurado-96-folhas-quadriculado-spiral

Para quem prefere com encadernação espiral, tem o Caderno Universitário Quadriculado 7 x 7 mm Spiral e o Caderno Universitário Quadriculado 1 x 1 cm Spiral. Apesar de se diferenciarem pelas medidas dos quadradinhos, os dois contam com capa dura e 96 folhas. 

caderno-universitario-capa-dura-96-folhas-quadriculado-espiral-spiral

Caderno Universitário sem Pauta

Por fim, temos os cadernos escolares universitários sem pauta que são compostos por folhas em branco. Eles são ideais para desenhos, esboços, diagramas, cálculos e anotações não lineares, isto é, feitas de maneira livre.

caderno-universitario-capa-dura-1-materia-80-folhas-sem-pauta-spiral

Qual a diferença do universitário para o caderno colegial?

Comparado com o universitário, o caderno colegial é um pouco menor: geralmente, possui as medidas de 18 cm x 24 cm, sendo, portanto, mais fácil de acomodar na mochila ou na bolsa. 

Eles se assemelham quanto às folhas que, geralmente, apresentam pautas e a encadernação espiral. Todavia, o caderno colegial é encontrado apenas em versões com 1 ou 10 matérias.  

Qual é o tamanho de um caderno 1/4?

Ainda seguindo uma ordem decrescente de tamanho, o caderno ¼ tem 14 cm x 20 cm; em outras palavras, é menor do que o colegial. No entanto, coincide o fato de que os modelos disponíveis são de 1 ou 10 disciplinas, no máximo.

caderno-um-quarto-capa-dura-brochura-costurado-80-folhas-spiral

Possuem capa dura, folhas pautadas ou quadriculadas. Os Cadernos ¼ Brochura Costurados são aqueles que você vai encontrar apenas com uma matéria, porém com espaço para anotar dados pessoais, grade de aulas e outras observações importantes. 

caderno-um-quarto-capa-dura-espiral-160-folhas-spiral

Por outro lado, o Caderno ¼ Espiral tem ainda a opção de 10 matérias. O que não muda é que ambos trazem capas lindas com ilustrações modernas, imagens fofas ou os personagens preferidos dos quadrinhos, da TV e do cinema.

Caderno ⅛ ou caderneta

Esse é o menor modelo do time. Com as medidas aproximadas de 11 cm x 15 cm, o caderno ⅛ cabe em qualquer lugar, o que permite tê-lo sempre por perto. É excelente para registrar aqueles estalos de ideias, tarefas, horários, número de telefone, indicações de livros e séries, frases, músicas, lista de material e o que mais for necessário.  

caderneta-um-oitavo-capa-polipropileno-160-folhas-soothing-spiral

Para exemplificar, selecionamos a Caderneta ⅛ Soothing Spiral que conta com capa em polipropileno, contracapa em papelão revestido com papel couché e offset, miolo pautado e 160 folhas. Está disponível em três tons pastel: lilás, rosa e verde.

caderneta-um-oitavo-capa-polipropileno-80-folhas-lumi-spiral

Prefere uma opção com uma quantidade menor de folhas? Temos a Caderneta ⅛ Lumi Spiral que também conta com capa em polipropileno com serigrafia, contracapa em papelão revestido com papel couché e offset, miolo pautado, mas comporta 80 folhas.  

Para que serve o caderno de cartografia?

O caderno de cartografia, igualmente conhecido como caderno de desenho, começa  a fazer parte do universo da criança assim que ela entra na escola. Suas folhas – com margens ou em branco – permitem aos pequenos soltar a imaginação durante as aulas de educação artística.

caderno-cartografia-e-desenho-capa-dura-48-folhas-spiral

A Spiral, marca que é referência em cadernos e itens de papelaria, tem modelos com 48, 80 e 96 folhas com capa dura ou flexível, encadernação espiral, miolo em papel offset e estampas fantásticas. Para conhecer esta e todas as linhas especiais da empresa, acesse o post “Spiral – Marca própria de cadernos e itens de papelaria Kalunga”.

Como é o caderno de caligrafia?

Outro tipo de caderno escolar comum é o de caligrafia. Há modelos no formato universitário com espiral como é o caso do Caderno Caligrafia Universitário Spiral de 96 folhas e ¼ com folhas grampeadas como o Caderno ¼ Brochura Spiral de 40 folhas. 

caderno-caligrafia-spiral

Usa-se para treino da escrita a fim de que o aluno desenvolva o domínio da letra cursiva. Contudo, contribui também para uma maior percepção de maiúsculas e minúsculas, controle do lápis sobre o papel, aumentando a agilidade no registro das informações e para o desenvolvimento de letras legíveis.

O que é caderno escolar brochura?

Como você deve ter percebido, usamos o termo “brochura” em diversos momentos deste texto. Isso porque tem caderno brochura universitário assim como ¼ já que estamos falando de um tipo de encadernação na qual as folhas são costuradas, grampeadas ou coladas.

Desse modo, é possível encontrar caderno brochura de diferentes tamanhos e tipos de folhas: em branco para criar ilustrações, gráficos e figuras geométricas; quadriculadas para cálculos matemáticos durante as aulas de aritmética e com linhas para escrita ou treino de caligrafia. Muito versátil, não é verdade?

caderno-universitario-capa-dura-brochura-costurado-80-folhas-disney-spiral

A capa pode ser dura ou flexível e as estampas são as mais variadas; desde cores únicas à combinações, imagens de personagens de desenhos animados, quadrinhos e de famosas produções cinematográficas. 

Graças a maneira como as páginas são fixadas, os modelos brochura são os mais recomendados para os pequenos. Por isso, frequentemente, são itens presentes na lista de material dos primeiros anos do Ensino Infantil e Fundamental.

Etiqueta para caderno escolar

Para que não haja troca de materiais quando a criançada se junta, uma solicitação habitual das instituições de ensino é que todos os itens possuam identificação. Com os cadernos não é diferente. 

etiqueta-adesiva-escolar-pimaco

Para isso, você pode contar com etiquetas autoadesivas. Tem modelos simples como a Etiqueta Adesiva Escolar com Pauta Pimaco e a Etiqueta Adesiva Escolar sem Pauta Pimaco e também com desenhos divertidos como a Etiqueta Adesiva Escolar Fluffy Pimaco e a Etiqueta Adesiva Escolar Monster Pet Pimaco

etiqueta-adesiva-escolar-divertida-pimaco

Ideias para decorar o caderno escolar

A maioria dos cadernos inclui adesivos autocolantes que possibilitam que a criançada aplique nas folhas, deixando-as, portanto, muito mais alegres e coloridas. Todavia, é possível incrementar ainda mais a decoração das páginas com os adesivos Funny Sticker. Tem cartela com bichinhos, lua, estrelas, corações, lacinhos, animais marinhos, letras, entre muitos outros. É sucesso garantido!

adesivo-stick-funny-sticker

Caderno escolar barato

Agora que você já conhece cada um dos tipos de caderno escolar, é bem provável que esteja se perguntando onde comprar com aquele precinho que causa até um alívio no bolso. Já deu uma olhadinha no site ou na loja Kalunga mais próxima da sua casa? 

Além de ser referência em papelaria e material escolar, tanto pela variedade quanto pela qualidade dos produtos, na Kalunga sempre tem ofertas que, sem dúvida, valem muito a pena. Isso sem falar que, a cada ano, as linhas exclusivas e licenciadas de caderno surpreendem ainda mais: são muitas capas incríveis! 

Sendo assim, não perca mais tempo e acesse Volta às Aulas Kalunga ou Cadernos e Agendas para navegar pelas linhas mais que especiais.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, acessórios e itens escolares de grandes marcas, inclusive cadernos, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site