Postado em 30/06/2023

19152 visualizações

Tipos de pastas – 12 opções para organizar seus documentos

tipos-de-pasta

Quantas vezes você perdeu tempo procurando um documento importante entre  pilhas de papéis? É bem possível que isso tenha acontecido algumas vezes, mas você sabia que dá para evitar essa situação de maneira simples? Há diversos tipos de pastas que podem te ajudar a organizar a papelada de maneira muito eficiente.

Se a sua mesa, armário ou ambos estão sempre abarrotados de papéis, te convido a imaginar todos os documentos em ordem em um só lugar. Em segundos, você consegue encontrar o que procura: é o cenário dos sonhos, não é verdade? E isso é possível com o auxílio de um artigo muito simples e de baixo custo.

As pastas que existem no mercado proporcionam um local seguro e organizado para guardar os papéis. São compostas por uma capa resistente, geralmente de papelão ou plástico durável, que oferece suporte e proteção. Há modelos de diferentes cores, sendo que algumas são transparentes para visualização rápida do conteúdo.

Há modelos de pastas com abas laterais enquanto outros contam com grampos ou canaletas que ajudam a manter os documentos no lugar e evitam que escorreguem ou caiam. Alguns possuem mecanismo de fechamento como elásticos, presilhas ou zíperes que impedem que as folhas se percam ou sofram qualquer dano.

Além disso, algumas pastas possuem bolsos internos que você pode usar para armazenar papéis adicionais, como cartões de visita e lembretes, por exemplo. É comum também ter um espaço para etiqueta na parte externa, permitindo que você identifique com facilidade o material.

Que tipos de documentos podemos organizar em uma pasta?

Utiliza-se muito as pastas em ambientes profissionais, como escritórios, empresas e instituições governamentais. Elas ajudam a manter arquivos, contratos, relatórios, correspondências e outros documentos em ordem. Dá para categorizar e classificar os papéis de acordo com critérios específicos, como datas, assuntos ou departamentos, tornando a localização rápida.

Além do mundo corporativo, os diferentes tipos de pastas também podem contribuir com a organização pessoal. Em outras palavras, são excelentes para armazenar contas, recibos, documentos escolares, certidões ou qualquer outro papel importante, preservando-o por muito mais tempo. 

Elas são projetadas para envolver e resguardar os documentos, evitando que sejam danificados, amassados ou sujos. Ao manter os papéis dentro das pastas, é possível preservá-los por mais tempo, protegendo-os contra desgaste físico e exposição a elementos externos.

Conheça os tipos de pastas para documentos

Existem vários tipos de pastas disponíveis, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades de organização e armazenamento de documentos. Para saber qual adquirir, selecionamos alguns dos tipos mais comuns e iremos falar um pouquinho sobre cada um deles. Vem com a gente!

Pasta aba elástica

Em primeiro lugar, temos um dos tipos de pastas mais usado no dia a dia tanto por estudantes quanto profissionais. A pasta com aba e fechamento com elástico tem capa flexível e agrega praticidade e segurança. Você pode utilizá-la tanto para guardar quanto transportar documentos. 

Como é leve, dá para levar na mão sem qualquer dificuldade; entretanto, para quem prefere carregar todos os materiais nas costas, também cabe na mochila. Você vai encontrar opções em papelão e em polipropileno, um polímero termoplástico resistente e durável, capaz de suportar o manuseio frequente.  

pasta-com-aba-elastico-polipropileno-plascony

Temos como exemplo, a pasta com aba elástico polipropileno Plascony. Disponível nas cores amarela, azul, fumê, lilás, rosa, verde, vermelha e transparente, você tem a opção de escolher entre os tamanhos A4, ofício ou ½ ofício. Seu material é 100% reciclável, resistente e atóxico. 

pasta-com-aba-elastico-polipropileno-20mm-my-colours-plascony

Vale ressaltar ainda que há modelos de pasta aba elástica bem fininhos e outros com lombada grossa que permitem o armazenamento de um número maior de folhas. É o caso da pasta com aba elástico polipropileno My Colours Plascony que possui lombada de 0,50mm. 

Pasta catálogo

Fabrica-se a pasta catálogo com material resistente como couro sintético, plástico ou papelão rígido. Em seu interior há envelopes plásticos onde armazenam-se os papéis. Normalmente, possuem abas ou bolsos internos que facilitam a organização de outros materiais como itens de escrita.

pasta-catalogo-com-25-envelopes-oficio-spiral

Com capa robusta, é perfeita para apresentação de conteúdos profissionais. Por isso, utiliza-se muito para acomodar folhetos, amostras, catálogos de produtos, portfólios, entre outros. Você vai encontrar modelos clássicos como a pasta catálogo Spiral que acompanha 25 envelopes, comporta folhas A4 e ofício, é compatível com sacos com 4 furos ou furo universal e contém visor para etiqueta de identificação.

pasta-catalogo-com-25-envelopes-com colchete-chies

Por outro lado, tem a pasta catálogo com colchete Chies que também conta com 25 envelopes com transparência superior, contudo a capa de material rígido é revestida em polipropileno e apresenta diferentes estampas coloridas e modernas. Possui quatro furos e colchetes para prender os sacos plásticos.

Pasta com canaleta

Agora, é a vez da pasta com canaleta que recebe esse nome justamente por possuir uma canaleta na lombada. A presença da peça permite que a pasta se expanda conforme a quantidade de documentos, ou seja, proporciona uma maior capacidade de armazenamento.   

pasta-plastica-canaleta-polipropileno-plastpark

Dessa forma, ela é ótima para acomodar um bom volume de papéis. Além disso, a canaleta ajuda a evitar que as folhas dobrem, amassem ou rasguem. Para exemplificar, temos a pasta plástica canaleta Plastpark. Feita de polipropileno, tem formato A4 e capacidade para 30 folhas.  

O que é uma pasta com grampo?

Entre os tipos de pastas, temos a pasta com grampo cuja principal característica é a presença de um clipe de metal ou plástico na parte interna, próximo à lombada. Usa-se esse clipe para fixar os documentos, evitando que eles se movam e se percam quando levados de um lugar para outro.

pasta-com-grampo-trilho-spiral

A pasta com grampo trilho Spiral é uma opção em papelão disponível nas cores amarela, azul, branca, laranja, verde, vermelha e preta. Em contrapartida, a pasta documento com presilha Romeu/Julieta 500 Plascony é um modelo em polipropileno com clipe igualmente de plástico. É leve, resistente, impermeável, atóxica, 100% reciclável e encontra-se em diversas cores, das clássicas aos tons pastel.

O que é uma pasta em L?

Como o próprio nome já indica, a pasta em L tem o formato da letra do alfabeto em maiúsculo. Sendo assim, duas de suas laterais são fechadas enquanto as demais são abertas, permitindo encaixar a papelada de maneira muito simples e rápida. Os estudantes utilizam bastante esse tipo de pasta para entrega de trabalhos.

pasta-plastica-em-l-plascony

A pasta plástica L Plascony é de polipropileno, tem formato A4 e está disponível nas cores amarela, azul, fumê, verde, vermelha, transparente e também em tons pastel. É leve, resistente, de qualidade, não apresenta elementos tóxicos e você irá encontrá-la por um preço bem em conta.

Pasta executiva

A pasta executiva chama a atenção por seu design elegante e profissional. Com capa resistente e acolchoada, é feita de materiais de alta qualidade, como couro genuíno ou sintético, que conferem uma aparência sofisticada. Alguns modelos possuem fechamento em zíper ou fivelas e é comum a presença de compartimentos internos e bolsos que facilitam o acesso aos materiais.

pasta-executiva-cr-b412-spiral-1

A pasta executiva CR-B412 Spiral, por exemplo, conta com bolso para folhas A4, espaço para organizar cartões e um porta-caneta. Acompanha um bloco de papel pautado com 20 folhas e ainda possui um visor de identificação. 

pasta-executiva-com-calculadora-cr-a407-spiral

Já a pasta executiva CR-A407 Spiral tem bolsos, compartimentos com e sem zíper, porta-caneta, visor de identificação e, além do bloco de papel pautado com 20 folhas, inclui uma calculadora que funciona à bateria ou energia solar. Para que tudo seja transportado com total segurança, o fechamento da pasta é em zíper. 

Pasta plástica

Como adiantamos no início deste post, são inúmeros os tipos de pastas. Então, talvez, você nem conheça todos. Por exemplo, você já tinha visto a pasta em PP rígido transparente Inject? É um modelo em plástico mais duro com fechamento por meio de travas. 

pasta-em-pp-rigido-transparente-inject

Disponível nos formatos A4 e ofício, você pode optar por aquela que tem lombada fina ou grossa; ao tomar a decisão considere a quantidade de papel que pretende armazenar. Assim como a maioria das pastas que vimos até agora, encontra-se em diferentes cores. 

Pasta para documentos

pasta-documento-a4-fecho-botao-dac

Outra opção para organizar a papelada de maneira simples é recorrendo à pasta documento 653PP-RS Dac. Ela é de polipropileno, tem formato de um envelope e possui fechamento com botão, o que impede que as folhas escapem. Disponível nos tamanhos A4 e ofício, dá para escolher entre as cores fumê, lilás, rosa ou transparente.

Pasta para 3 grampos

pasta-tres-grampos-vermelho-spiral

Agora, vamos conhecer um modelo cujo formato se assemelha ao da pasta com grampo: a pasta 3 grampos Spiral. Contudo, ao invés do trilho de metal ou plástico próximo à lombada, ela disponibiliza três pontos para grampear a folha. Não é um modelo que comporta um volume grande de folhas; desse modo, indica-se para apresentação de trabalhos, relatórios e contratos.  

Pasta sanfonada

Para quem tem muito papel para organizar, uma dica é apostar na pasta sanfonada. Entre os tipos de pastas, é o modelo que mais dispõe de espaço. Ela é composta por várias dobras que se expandem e se contraem de acordo com a quantidade de documentos.

Essa estrutura flexível que lembra uma sanfona (daí o nome) permite que ela se adapte às diferentes necessidades de armazenamento. Geralmente, são produzidas com materiais duráveis como um plástico resistente. Costuma ter um sistema de fechamento seguro como elástico, botão ou fecho magnético.

pasta-sanfonada-plastica-transparente-divisorias-coloridas-plascony

Para visualizarmos melhor, temos a pasta sanfonada plástica SME12C Plascony. Ela é transparente e contém 12 divisórias coloridas que ajudam a organizar os documentos por categorias. Fabricada com polipropileno, tem tamanho A4, fechamento com elástico e acompanha etiquetas para identificação.  

O que é uma pasta suspensa?

A pasta suspensa consiste em uma estrutura de papelão ou plástico com uma haste também de plástico nas laterais maiores. Nas pontas de cada haste, há ganchos que possibilitam encaixar a pasta na armação de gavetas de armários ou caixas para arquivo. Assim, armazena-se os documentos de forma suspensa.

Para que os papéis não se movam, conta com grampos em seu interior. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de expandir e acomodar uma grande quantidade de documentos em um espaço limitado. Somado a isso, tem a facilidade de acesso: uma vez a gaveta de arquivo aberta, as pastas podem ser deslizadas para frente ou para trás, permitindo a localização rápida dos registros.

pasta-suspensa-marmorizada-pintada-plastificada-home-office-dello

A pasta suspensa Home Office Dello possui corpo em cartão marmorizado pintado e plastificado, gramatura de 240g, vinco marcador de página, abas coladas, grampo plástico fixador e visor para aplicar a etiqueta de identificação. Conta com 4 furos para colocação de saco plástico e o papel pode ser guardado em até 8 posições.

Pasta zip

Por fim, entre os tipos de pastas, temos a pasta zip. Como é possível imaginar pelo nome, sua característica principal é o fechamento com zíper. Portanto, para abri-la ou fechá-la, basta deslizar o cursor do zíper ao longo da trilha. Isso permite acesso rápido aos documentos e os mantém seguros quando em trânsito ou armazenados.

pasta-zip-versatil-cristal-chies

A pasta zip Chies é um modelo versátil que permite guardar não apenas papéis, mas também canetas, calculadoras e dispositivos eletrônicos de tamanho compacto. É um modelo de polipropileno, material com toque macio, resistente, que não tem odor, não adere ao papel, não deforma e não agride a natureza. É perfeita para uso em casa, escola, viagens, malotes, eventos, entre outros.

Onde comprar pastas para organizar documentos?

Depois de conhecer ou saber um pouco mais sobre os tipos de pastas, sem dúvida, você já tem ideia de qual modelo atenderá mais adequadamente às suas necessidades. O que falta saber é onde adquirir por um preço bom. A dica é dar uma olhada no site Kalunga; afinal, por lá sempre tem ofertas imperdíveis! Então, não perca mais tempo e corra lá para conferir!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos de grandes marcas, inclusive diversos tipos de pastas, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site