Postado em 21/09/2022

18884 visualizações

Tinta guache – 5 opções para a garotada se divertir pintando

tinta-guache

Quem nunca coloriu com tinta guache na infância? Talvez você não se recorde com clareza dos momentos que se divertiu pintando, contudo, saiba que essa atividade contribuiu e muito para o seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

Dê um pincel e alguns potes de tinta para uma criança; com certeza, vai ter uma hora que ela vai misturar uma cor com a outra. Quando isso acontece, ela fica encantada, pois um novo tom surge. Esse momento de descoberta é igualmente de aprendizado; ela entendeu que a partir de dois pigmentos forma-se um terceiro.

Mexer com tinta e água, ambas líquidas mas de consistências diferentes, e tocar em papéis que possuem gramaturas variadas desperta a sensibilidade, isto é, entende-se que cada material tem uma textura. Pegar o pincel e manuseá-lo, por sua vez, é um exercício que favorece a coordenação motora.

É nesse contexto também que tomamos as primeiras decisões, uma vez que é preciso escolher qual cor usar, onde pintar, qual movimento realizar com o pincel ou até mesmo com os dedos. São resoluções bem simples, porém que trabalham a autoestima e preparam para os desafios da vida adulta. 

O estímulo da criatividade e a expressão das emoções são outros benefícios que podemos acrescentar. Com tinta guache e um pouquinho de água, a garotada transfere para a folha o que está na mente e que, por sua vez, está associado aos seus sentimentos.

Se você observar, perceberá ainda o quanto os pequenos se mantêm concentrados durante as suas criações; mais um ponto positivo. Já a oportunidade de compartilhar com os coleguinhas os frascos, pincéis e um espaço na cartolina é uma forma de ensiná-los a socializar. 

Para que serve a tinta guache?

A palavra guache é de origem italiana, “guazzo”, e significa tinta de água. Talvez você nem imagine o quanto esse material é antigo, todavia há registros do seu uso desde a Idade Média. No passado, o nome guache referia-se à técnica de pintura; com o passar dos anos, a tinta ganhou essa nomenclatura.

A tinta guache é composta por uma mistura de aglutinante, como a goma arábica ou outro sintético equivalente, e um pigmento branco que a torna opaca. Desse modo, tem-se um produto com alto poder de cobertura que impede que alguma área preenchida do papel fique visível.

É um item muito comum da lista escolar dos estudantes menores, pois não contém substâncias tóxicas que possam provocar qualquer problema de saúde. Além disso, são laváveis e muito fáceis de usar. Entretanto, por ser muito versátil, é utilizada também por artistas profissionais.

Qual a diferença entre tinta aquarela e guache?

Tanto uma quanto a outra são fabricadas com goma arábica e solúveis em água, contudo a fórmula da tinta aquarela não contém o pigmento branco, o que a torna transparente e com maior luminosidade, ao contrário da tinta guache que é opaca e intensa.

Em contato com a água, a aquarela dilui muito mais do que a tinta guache que é mais grossa. Sendo assim, com a primeira é muito fácil misturar uma cor com a outra, o que já não acontece com a segunda. No entanto, no caso da aquarela, sobrepor uma cor escura com uma clara não vai funcionar porque ela irá sumir. Em uma pintura com guache, a ideia funciona.

Em contrapartida, é preciso ter cuidado quando são aplicadas camadas muito espessas ou várias camadas de guache visto que, após a secagem que, aliás, é muito rápida, a tinta pode quebrar, criando um efeito craquelado. Outro ponto que é importante ressaltar é a escolha do papel.

bloco-aquarela-300-gramas-canson

Na técnica de aquarela utiliza-se muita água, portanto, é preciso optar por aqueles de gramatura maior como o Bloco Aquarela Canson que tem 300g. Ele impede que a tinta passe para o outro lado da folha, comprometendo o trabalho. Por outro lado, com a tinta guache não se tem essa preocupação; é possível usá-la em papéis mais finos.

Pode usar tinta guache em madeira?   

Não há nenhuma contra-indicação quanto a pintura de MDF com tinta guache, no entanto, não é o ideal. Existem produtos específicos para esse fim como as tintas látex PVA, acrílica, spray e automotiva, por exemplo, que garantem excelente cobertura e alta qualidade de acabamento. 

Recomenda-se a tinta guache para esboços, telas, painéis e projetos escolares em diversos tipos de papel, entretanto, se você fizer questão de utilizá-la em uma peça de madeira, a dica é passar uma camada de tinta branca antes. E é possível que sejam necessárias inúmeras demãos para cobrir com eficiência toda superfície.

Tinta guache infantil

Apesar de existirem marcas voltadas para pintura profissional, a tinta guache que todos nós conhecemos muito bem é aquela da lista escolar. É um item livre de substâncias tóxicas que permite que a garotada solte a imaginação e explore um universo de cores, linhas e formas. 

Disponível em embalagens com número de cores variado, o guache é acomodado em pequenos potes, evitando desperdícios. Com tampa de rosquear, é um material que as crianças manuseiam com muita praticidade. Para quem costuma pintar com bastante frequência, há frascos individuais maiores. 

Para que não haja dúvidas na hora de realizar a compra, selecionamos cinco opções de tinta guache com preços acessíveis para você avaliar e concluir qual irá atender melhor às necessidades do seu jovem artista. 

Tinta guache 6 cores  

tinta-guache-15-ml-com-6-cores-giotto-licyn

Vamos iniciar pelo conjunto de Tinta Guache Giotto. São 6 potes de 15 ml cada com cores sortidas. A tinta é à base de água, não possui cheiro e garante ótima cobertura tanto em projetos escolares quanto em criações artesanais em EVA, isopor, cortiça, cartão, entre outros. Indica-se para maiores de 3 anos.

Tinta guache 12 cores 

tinta-guache-20-ml-12-cores-staedtler

O kit de Tinta Guache Staedtler traz uma diversidade maior de cores. São 12 potes de 20ml com tons intensos e vivos aplicáveis em várias superfícies. A tinta é a base de água e muito fácil de limpar. Antes de começar a pintar, recomenda-se agitar o recipiente; para conservar as propriedades do produto, de acordo com o fabricante, deve-se mantê-lo fechado após o uso.

Tinta guache neon

tinta-guache-neon-15-ml-com-6-cores-radex

Essa opção é para quem ama cores vibrantes. A embalagem de Tinta Guache Neon Radex é composta por 6 tons fluorescentes: amarelo, azul, laranja, rosa, roxo e verde. Cada potinho tem 15ml, a tinta é solúvel em água e atóxica. É certificado pelo Inmetro, ou seja, respeita os principais requisitos de normas que garantem a qualidade e segurança do artigo.

Tinta guache 250ml

tinta-guache-250-ml-radex

Os frascos com volume maior de tinta são muito vantajosos para quem está sempre pintando. Ao invés de comprar inúmeros potinhos, com um só dá para elaborar várias obras e de maneira muito mais econômica. A Radex, empresa que atua há mais de 80 anos no mercado, tem em seu catálogo a Tinta Guache de 250ml. São 12 opções de cores para inspirar artistas de diferentes idades.

Tinta guache 500ml

tinta-guache-500-ml-radex

Se 250ml ainda for pouco, não tem problema; tem a Tinta Guache Radex de 500ml. Com os tons amarelo, azul, azul claro, branco, laranja, marrom, preto, rosa, roxo, verde, verde claro e vermelho, dá para produzir pinturas incríveis. Embora atóxico, não é um produto recomendado para crianças com até 3 anos. Para preservar suas propriedades, armazene-o fechado em local seco e ventilado.

Pode pintar o rosto com tinta guache?

Já sabemos que a tinta guache pode ser manipulada pelos pequenos porque não possui elementos que prejudiquem a saúde e, além do mais, é lavável. Isso quer dizer que se sujar as mãozinhas ou a roupa sai facilmente com água e sabão. Todavia, isso não quer dizer que é aconselhável usar o produto para maquiagem artística.

Algumas substâncias da composição do guache podem causar o ressecamento da pele, deixando-a mais sensível ou, mais grave, desencadear uma alergia com risco até de comprometer o sistema respiratório. Portanto, o correto é comprar cosméticos específicos como a Tinta Facial Colormake.

tinta-facial-colormake

A embalagem inclui 10 potes de 4g cada com tons alegres e textura macia. A tinta, à base de vaselina, é simples de aplicar, seca rápido e oferece excelente fixação; em outras palavras, não escorre com o suor. Para quem curte algo mais moderno, tem a Tinta Facial Fluorescente Colormake com 5 cores cítricas vibrantes que brilham na luz negra. Com essas opções, dá para se divertir sem preocupações.  

Pode colocar tinta guache na boca?

Você notou que, por algumas vezes, mencionamos aqui que a tinta guache é sugerida para maiores de 3 anos? Isso porque crianças a partir dessa idade já conseguem discernir o que pode ou não levar à boca. 

No caso da tinta guache, não deve ser ingerida em hipótese alguma visto que pode provocar doenças. Igualmente deve-se evitar o contato do produto com os olhos uma vez que há riscos de ocasionar, por exemplo, uma conjuntivite alérgica. Por isso, oriente o seu pequeno para que ele possa brincar com total segurança.  

Onde comprar?

Quando se pensa em material escolar, logo vem o nome Kalunga, a papelaria onde você encontra a maior variedade de artigos, incluindo tinta guache. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com produtos de grandes marcas por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site