Postado em 25/08/2023

1692 visualizações

Tinta Aquarela – Leia esse post antes de começar a pintar

tinta-aquarela

Qual adulto não tem na memória algum momento em que se divertiu inventando paisagens, animais, objetos e pessoas com tinta aquarela? A famosa técnica de pintura em que se dissolve a tinta na água nos é apresentada ainda na infância. Isso porque é uma atividade que proporciona uma série de benefícios, contribuindo para a evolução da criança. 

A manipulação do pincel e a coordenação necessária para controlar a quantidade de tinta e água, por exemplo, ajudam a desenvolver as habilidades motoras finas, essenciais para escrever, desenhar e realizar outras atividades cotidianas.

Além disso, trabalha a concentração e a observação, uma vez que os pequenos precisam prestar atenção em como as cores se misturam, a água se comporta e como pincéis diferentes criam traços distintos.

É igualmente uma maneira do jovem artista expressar sua criatividade, já que ele tem liberdade para experimentar cores e formas de maneira intuitiva.

Pode ser também uma forma de manifestar emoções. Por meio de traços e cores é possível retratar sentimentos que não são expressos verbalmente.

E tem mais: ao criar algo único, a criança se torna mais confiante. Ver a sua arte ganhando vida e, posteriormente, valorizada pelos pais e professores colabora com a construção da autoestima.

Sendo assim, pode-se dizer que pintar com tinta aquarela transforma o aprendizado em uma experiência divertida e envolvente e ainda expande habilidades físicas, cognitivas e emocionais.   

O que é tinta aquarela? 

A tinta aquarela é um tipo de tinta conhecida por ser solúvel em água, permitindo que as cores se misturem suavemente e se espalhem de maneira fluida pelo papel. 

Em resumo, é composta por pigmentos em pó combinados com goma arábica ou outros aglutinantes. Essa mistura é prensada em pastilhas sólidas ou comercializada em tubos. 

Quando a água é adicionada, os pigmentos se dissolvem e, então, podem ser aplicados na folha.

Uma característica que se destaca é a sua capacidade de criar graduações suaves de cor através do controle da quantidade de água utilizada. 

Dessa forma, tem-se diferentes efeitos de luz, sombra e profundidade, o que a torna uma escolha popular para representar paisagens e temas que requerem nuances sutis.

Embora o primeiro contato ocorra na infância, artistas de todas as idades e níveis de conhecimento utilizam a tinta aquarela. Isso se explica pela sua versatilidade que oferece à criatividade um universo de possibilidades.

Por que pintar com tinta aquarela?

Além de ser uma experiência relaxante, há ainda outras razões pelas quais muitas pessoas optam por trabalhar com aquarela.

Entre elas, está a gama de efeitos: de camadas delicadas e lavagens suaves até detalhes minuciosos e texturas granuladas, a técnica possibilita ao artista testar uma série de estilos e atmosferas em suas obras. 

Soma-se a isso o fato de que na pintura com tinta aquarela, a luz é refletida através das camadas de cores, criando um brilho especial que é difícil de alcançar com outras técnicas.

Isso sem falar que a natureza fluida da tinta associada a imprevisibilidade da água, muitas vezes, gera resultados surpreendentes e, até mesmo, inesperados.

Como já comentado, a tinta aquarela é encontrada em pastilhas compactas ou tubos; portanto, são fáceis de transportar. Assim, dá para pintar ao ar livre ou levar em viagens.

E olha só: dá para combiná-la com outros artigos como, por exemplo, canetas, lápis de cor e tinta acrílica, garantindo uma obra original e exclusiva.

O que é preciso para pintar aquarela?

Para dar início aos trabalhos em aquarela, são necessários alguns materiais básicos. Para que você possa se organizar, listamos os principais itens:

  • Tinta: adquira um conjunto de tintas aquarela de qualidade. Comece com cores básicas e, conforme for ganhando experiência, adicione outros tons.
  • Pincéis: escolha pincéis de boa qualidade com cerdas macias que retenham a água e criem traços suaves. Tenha modelos de diferentes tamanhos e formatos, como redondos e achatados. 
caneta-borracha-clic-recarregavel-corpo-translucido-pentel

O Pincel Aquash Brush Aquarela Pentel é uma opção bastante prática, visto que possui um reservatório de água. Basta apertar o pincel para que a água escorra até as cerdas e se misture com a tinta.

  • Papel: utilize papel aquarela de qualidade, ou seja, resistente à água. Esse artigo está disponível em diferentes gramaturas (espessuras).
  • Godê: se você optar por tintas em tubo, irá precisar de uma paleta para organizar e misturar as cores. Pode ser de alumínio, porcelana ou de plástico como o Godê com 10 cavidades Trident.
gode-plastico-10-cavidades-trident

Outra opção bastante interessante é o Godê Lava Pincéis e Paleta Tigre. A paleta conta com 6 cavidades e pode ser usada como tampa do recipiente que, por sua vez, possui 3 divisórias internas para limpeza e descanso dos pincéis.

gode-lava-pinceis-e-paleta-tigre

Fabricado em polipropileno, o produto é resistente a impactos e solventes artísticos. Vale ressaltar ainda que apresenta orifícios externos para suporte de pincéis.  

  • Água: mantenha por perto um recipiente com água limpa para umedecer os pincéis e diluir as tintas.
  • Pano ou esponja: para absorver o excesso de água dos pincéis ou papel.
  • Plástico ou papelão: para proteger a superfície onde irá realizar o trabalho a fim de evitar manchas indesejadas.

À medida que você for ganhando experiência, pode explorar técnicas mais avançadas e adicionar itens como lápis de cor aquarelável e outros tipos de tinta.

Pode usar tinta aquarela em papel normal?

Você até pode tentar desenvolver o seu trabalho em aquarela em um papel normal, contudo é importante considerar alguns riscos.

Quando você opta por uma folha comum, ou seja, que não foi produzida especificamente para esse fim, pode enfrentar alguns desafios.

O papel normal não lida com a água como o papel aquarela. Desse modo, é possível que enrugue, rasgue ou absorva a água de maneira irregular, afetando a maneira como as cores se misturam.

Outro ponto é que ele não tem a mesma capacidade de suportar múltiplas camadas de tinta e água. Isso tende a dificultar a criação de degradês e detalhes refinados. Também pode haver o comprometimento da transparência, resultando em cores menos vivas.

Ademais, executar algumas técnicas como a “molhado sobre molhado” em papel comum, provavelmente, será mais difícil devido à sua absorção irregular de água.

Portanto, podemos concluir que temos resultados muito melhores quando realiza-se a pintura em um papel próprio para aquarela.

Papel para aquarela

O papel aquarela é especialmente projetado para lidar com as propriedades da tinta aquarela, sendo essencial para que se obtenha os melhores resultados. Entre suas principais características estão:

  • Gramatura: está disponível em várias gramaturas, medida que corresponde à densidade do papel, isto é, quantidade de massa por metro quadrado. Quanto mais alta a gramatura, maior a capacidade de lidar com pinceladas úmidas e diversas camadas tintas.
  • Composição: geralmente, é feito de fibras de algodão, o que o torna resistente à umidade e durável. 
  • Textura: as formas de prensagem influenciam na textura final do papel aquarela. Quando prensado à quente (hot pressed) é quase liso e apresenta pequenas granulações. Assim, a tinta escorre e seca rápido. Em contrapartida, quando prensado à frio (cold pressed) é levemente texturizado, segura bem a tinta e a secagem é mais lenta.
  • Resistente à deformação: devido à sua composição e gramatura, é menos propenso a enrugar ou deformar na presença de água.
  • Resistente à acidificação: livre de ácido e lignina, resiste ao amarelamento e à deterioração ao longo do tempo.
  • Estabilidade de cores: como a tinta não penetra nas camadas do papel, tem-se cores mais vibrantes.
  • Formatos e tamanhos: o papel aquarela é encontrado em diferentes tamanhos e comercializado em folhas soltas, blocos ou rolos.
bloco-aquarela-300-gramas-canson

Temos como exemplo o Bloco Aquarela Canson. Com gramatura de 300g, textura canelada e PH neutro, é um papel de qualidade, ideal para técnicas mistas, aquarela, acrílica, pastel e desenhos. 

Qual é a melhor tinta aquarela?

Não há como definir uma única tinta aquarela como a melhor, pois isso depende de alguns fatores como o estilo de pintura, o nível de habilidade e as preferências pessoais. 

Entretanto, na hora da compra, é importante considerar algumas características para adquirir um produto de qualidade. Uma boa tinta aquarela, por exemplo, deve ser rica em pigmentos que garantam cores vibrantes, luminosas e duradouras.

As melhores possuem uma transparência que permite que a luz passe pelas camadas e reflita no papel. Além disso, são fáceis de misturar.

A textura afeta a maneira como a tinta se espalha e adere ao papel. Aquelas com fluidez possibilitam pinceladas suaves e naturais.

Algumas tintas produzem um efeito granulado quando secam, criando texturas interessantes. Isso pode ser uma característica desejável para alguns estilos.

Nem é preciso dizer que é imprescindível ser solúvel em água. Todavia, após a secagem, deve ocorrer o contrário, ou seja, ser resistente à água. Só assim dará para sobrepor as camadas de cores.

Já sabemos que se comercializa a tinta aquarela em tubos ou pastilhas. Ambos os formatos têm suas vantagens, no entanto, a qualidade da embalagem é fundamental para preservar as suas propriedades.

Por fim, uma boa marca de tinta oferece uma ampla gama de cores, permitindo a criação de tons e matizes precisos.

Tinta aquarela pastilha

A tinta aquarela em pastilha já vem em uma paleta armazenada em um estojo retangular ou redondo. Essa forma compacta facilita muito o seu transporte.

Geralmente, o estojo comporta uma variedade de cores de pastilhas. Desse modo, tem-se uma paleta básica em um único produto.

aquarela-12-cores-com-pastilhas-de-30-mm-molin

A Aquarela com Pastilhas de 30mm Molin, por exemplo, contém 12 cores vivas e inclui um pincel. As pastilhas são solúveis em água e atóxicas. 

aquarela-12-cores-4193-leonora

Olha que divertido: as pastilhas da Aquarela Leo & Leo possuem o desenho do macaquinho que representa a marca. Outro diferencial é que a tampa do estojo tem formato godê, tornando a mistura das cores ainda mais prática. 

Ademais, é mais opção com 12 cores que acompanha um pincel. As pastilhas são solúveis em água, atóxicas e têm 28mm de diâmetro e 3mm de altura.  

aquarela-12-cores-noris-club-staedtler

Além do pincel, a Aquarela Noris Club Staedtler conta com um tubo branco opaco. São 12 cores brilhantes com excelente poder de cobertura e a tampa do estojo funciona como paleta para mistura. 

aquarela-12-cores-metalica-18386-molin

Já a Aquarela 18386 Molin tem 12 cores metalizadas, um pincel com cabo de madeira e cerdas macias e um pincel plástico com cerdas especiais e reservatório de água.  

estojo-com-tinta-aquarela-em-pastilha-24-cores-giotto

Para quem busca uma variedade maior de cores, tem o Estojo Tinta Aquarela em Pastilha Giotto. São 24 pastilhas de 30mm de diâmetro em cores vivas. O estojo possui uma paleta de pintura cujo design evita a dispersão de água.

livro-para-colorir-infantil-aquarela-ciranda-cultural

Para incentivar ainda mais a criançada, vale apostar no Livro para Colorir Infantil Aquarela Ciranda Cultural. Em 16 páginas, personagens queridos do universo infantil vivem uma aventura que ganhará cor a partir das pinceladas dos pequenos artistas. A obra acompanha 10 pastilhas e um pincel.

Tinta aquarela tubo

Agora, chegou a vez de falarmos sobre a versão em tubo. Uma vez que é armazenada em tubos herméticos, a tinta aquarela fica protegida da exposição ao ar, o que ajuda a preservar as suas propriedades por mais tempo.

Outra vantagem desse tipo de embalagem é a alta concentração de pigmentos, resultando em cores mais intensas.

Normalmente, a quantidade de tinta disponível no tubo é maior do que a de uma pastilha. Isso é vantajoso, principalmente para artistas que produzem muitas obras ou formatos maiores.

Em geral, são altamente misturáveis, podem ser aplicadas em diversas técnicas, desde camadas suaves e transparentes a espessas e opacas, e estão disponíveis em várias cores.

aquarela-htp-8-cores-6-ml-pentel

A caixa da Aquarela HTP-8B Pentel contém 8 cores fáceis de mesclar que possibilitam nuances brilhantes. Cada tubo contém 6ml e indica-se o produto para uso escolar e artistas iniciantes.

tinta-aquarela-simply-12-ml-com-12-cores-daler-rowney

Se você deseja uma opção com uma quantidade maior de cores, tem a Tinta Aquarela Simply Daler Rowney com 12 tubos. É perfeita para quem está ingressando na técnica, visto que as cores se dissolvem sem qualquer dificuldade.

aquarela-wfrs-24-cores-5-ml-pentel

Para fechar, selecionamos a Aquarela WFRS-24 Pentel. São 24 cores com ótima pigmentação armazenadas em tubos de 5ml. Elas se misturam e diluem bem e rendem bastante. 

Qual a diferença entre tinta guache e aquarela?

Apesar da água ser um elemento comum tanto na pintura com guache quanto na aquarela, existem diferenças significativas entre os materiais.

Enquanto a tinta aquarela é conhecida por sua transparência e luminosidade, a guache é opaca, o que significa que ela cobre completamente a superfície.

Ao contrário da aquarela, que é uma tinta mais fluida, a guache é compacta e cremosa, formando camadas mais densas.

A tinta guache permite a correção de erros, já que dá para pintar sobre as camadas sem que a cor subjacente interfira na superior. No caso da aquarela, as camadas transparentes se misturam, então as correções são mais desafiadoras. 

Lembra que o ideal é usar um papel específico para pintar com aquarela? Em contrapartida, utiliza-se a guache em uma variedade de superfícies, como papel, papelão, tela, madeira, entre outros.

Por fim, a tinta guache seca de maneira opaca, semelhante à sua aplicação úmida. A aquarela seca de maneira mais clara e pode sofrer alterações de cor à medida que a água evapora.

Assim sendo, para não errar, ao decidir por uma ou outra, leve em conta a técnica que irá explorar e o efeito desejado.

Preço de tinta aquarela

Como qualquer outro produto, o valor da tinta aquarela tende a variar conforme alguns fatores como qualidade, marca, número de cores, entre outros.

Para você ter uma ideia, que tal entrar agora no site Kalunga? Lá, você irá encontrar diversas opções de fabricantes que prezam por qualidade.

Para completar, você ainda pode se deparar com algumas ofertas bem bacanas e acabar adquirindo o que precisa com economia. De verdade: vale a pena conferir!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive tinta aquarela, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site