Postado em 22/03/2024

2179 visualizações

Teclado e mouse sem fio – Descubra se vale a pena comprar

teclado-e-mouse-sem-fio

Em meio a tantas inovações tecnológicas, dispositivos que desempenham papel fundamental na maneira como interagimos com os computadores tornaram-se símbolos de praticidade e liberdade. É o caso, principalmente, do teclado e mouse sem fio.  

Por mais que um fio seja um item simples, a sua ausência é uma resposta significativa à necessidade de flexibilidade em um mundo cada vez mais dinâmico e em que as pessoas estão em constante movimento. 

Em outras palavras, o teclado e mouse sem fio permitem que os usuários se desloquem livremente, adaptando-se a diferentes espaços e contextos, seja em uma cafeteria, sala de reuniões ou em casa. 

Desse modo, é possível manter a produtividade em trânsito, sem comprometer a eficiência. Além disso, contribui com a organização da área de trabalho já que não há o desafio de lidar com um emaranhado de fios.

Todavia, você deve estar se perguntando: como funciona um aparelho sem fio? Como ele se conecta a outras máquinas? A seguir, iremos desvendar esse mistério e ainda conhecer alguns modelos de grandes marcas. Vem com a gente!

O que é um teclado e mouse sem fio?

O teclado e mouse sem fio são dispositivos de entrada utilizados em computadores e notebooks que se conectam ao sistema por meio das tecnologias Bluetooth ou radiofrequência (RF), ao invés de cabos. 

Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que opera na faixa de radiofrequência de 2.4 GHz, mas é especificamente projetada para conectar dispositivos a curta distância. 

Utiliza-se muito em conexões próximas entre smartphones, fones de ouvido, alto-falantes, teclados, mouses e outros periféricos a fim de transferir dados de baixa velocidade, como áudios e pequeno volume de informações.

Quando se deseja conectar dois aparelhos Bluetooth, um smartphone e um fone de ouvido, por exemplo, eles precisam ser emparelhados. Isso, geralmente, envolve um processo de autenticação para garantir a segurança da conexão. 

Uma vez emparelhados, os dispositivos usam a “modulação de frequência” para dividir o espaço de sinal sem fio em partes menores. Isso ajuda a reduzir a interferência de outros equipamentos que, porventura, estejam operando na mesma área.

Por outro lado, radiofrequência é um termo genérico que se refere ao uso de ondas de rádio para transmitir dados sem fio. Abrange frequências de cerca de 3 kHz a 300 GHz e usa-se em aparelhos de rádio, televisão, celulares, redes Wi-Fi, entre outros.

Um dispositivo com tecnologia RF possui um transmissor que é responsável por captar as ações do usuário, como movimentos e cliques, no caso do mouse, ou pressionamento de teclas, no caso do teclado, e convertê-los em sinais elétricos que sofrem modulação para uma frequência específica de rádio. 

Em seguida, os sinais modulados são transmitidos como ondas de rádio para o ambiente. O dispositivo receptor capta as ondas e as informações são processadas e enviadas para o computador para que se concretize a ação.

Quais as diferenças entre os mouses e teclados com fio e sem fio?

O teclado e mouse sem fio oferecem algumas vantagens em relação aos que têm fio. Sem dúvida, a principal é a liberdade de movimento. Como o usuário não fica limitado a cabos, pode ir de um ambiente para outro sem dificuldades e posicionar os dispositivos de acordo com a sua preferência.

Em segundo lugar, tem-se o fato de que é possível conectá-los a uma variedade de aparelhos, desde computadores e laptops até tablets e smartphones. Alguns modelos, inclusive, permitem alternar entre eles.

Outro ponto é a estabilidade, visto que as tecnologias são projetadas para gerenciar as conexões, reduzindo interferências. Vale ressaltar também que emparelhar ou conectar os equipamentos é um processo bem simples. 

Ademais, não se pode esquecer que a ausência de fios contribui para que a área de trabalho, seja na empresa ou home office, mantenha-se mais organizada.

Teclado sem fio

Em primeiro lugar, vamos entender o que é um teclado de computador. Trata-se de um equipamento pelo qual os usuários inserem dados, comandos e informações em um computador ou notebook.

É composto por um conjunto de teclas que representam letras, números, símbolos e funções especiais. Graças a elas, é possível interagir com o sistema, executando uma variedade de tarefas como:

  • Digitação de texto: o uso mais básico de um teclado é a digitação de textos, seja em softwares, e-mails, chat ou redes sociais;
  • Navegação: além de letras e números, os teclados possuem teclas de setas que permitem a navegação em documentos e programas. As teclas “Home”, “End”, “Page Up” e “Page Down” igualmente ajudam a mover o cursor rapidamente;
  • Atalhos: já as teclas de atalho facilitam a execução de tarefas específicas. Por exemplo, as combinações “Ctrl + C”, “Ctrl + V” e “Ctrl + X” são usadas para copiar, colar e recortar, respectivamente;
  • Funções especiais: há ainda as teclas de função (F1, F2, etc.) que têm diferentes utilidades e aquelas que permitem ajustar o brilho da tela, volume do som e outras configurações;
  • Jogos e aplicações especiais: em jogos de computador, os teclados são usados para controlar personagens, veículos e outras ações. Em aplicativos de edição de fotos, vídeos e design gráfico costuma-se usar teclas especiais para executar comandos rápidos.

Um teclado sem fio é, portanto, uma versão do tradicional que se difere simplesmente por se conectar ao computador por meio de tecnologias como o Bluetooth ou RF.

Dessa forma, dá para digitar sem a restrição dos cabos, oferecendo maior mobilidade e flexibilidade ao trabalhar ou interagir com o dispositivo.

Modelos de teclado sem fio

Para exemplificar, selecionamos alguns modelos a começar pelo Teclado sem Fio Ergo K860 Logitech. Com conectividade Wireless via receptor USB e Bluetooth com alcance de até 10 metros, ele chama a atenção, principalmente, pelo seu formato ergonômico.

teclado-sem-fio-ergo-k860-logitech

Sua estrutura curvada e dividida garante uma digitação mais natural, ou seja, sem esforço. Já a sua forma inclinada reduz a tensão muscular nos pulsos e antebraços, mantendo mãos e ombros relaxados. 

Soma-se a isso as três camadas de conforto e suporte. A camada de superfície apresenta 0,5mm de tecido de tricô com revestimento durável e macio ao toque. É resistente a manchas e simples de limpar.

A camada de suporte conta com espuma de alta densidade de 2mm, garantindo firmeza e conforto. Com espuma de memória de 4mm, a camada de conforto destaca-se pelo toque agradável e por oferecer a sensação de relaxamento.

Com design leve, compacto e fino, o Teclado sem Fio K380 Pebble 2 Logitech possui conexão Bluetooth com alcance de até 10 metros. Ele permite o pareamento com até três dispositivos e dá para alternar entre eles com apenas um toque.

teclado-sem-fio-bluetooth-pebble-2-k380-logitech

Suas teclas são silenciosas e arredondadas, isto é, combinam com o formato da ponta dos dedos, proporcionando o máximo de conforto durante a digitação. É compatível com Windows, macOS, ChromeOS, Android, iOS e iPadOS.

Já o Teclado sem Fio Desktop 850 Microsoft é um modelo Wireless que oferece conexão confiável e sem interferências a uma distância de até 5 metros. Conta com teclas de atalho do Windows que permite o acesso rápido às ferramentas mais utilizadas e teclas de mídia para controle de música e vídeo. 

teclado-sem-fio-desktop-850-pz3-00005-microsoft

Um importante diferencial desse modelo é a presença da tecnologia AES  (Advanced Encryption Standard) que criptografa tudo o que é digitado e impede que as informações da tela sejam compartilhadas pelo ar.

Mouse sem fio

Antes de qualquer coisa: o que é um mouse? Assim como o teclado, é um dispositivo de entrada que possibilita a comunicação com o computador, tablet ou notebook por meio de movimentos e cliques. 

É constituído por uma carcaça cujo design varia de acordo com o modelo e a marca. Independente da sua forma, na parte anterior tem dois botões principais (esquerdo e direito) e um botão de rolagem.

Na posterior, encontra-se o sensor óptico ou laser responsável por rastrear os movimentos sobre a superfície. Em seu interior, há o circuito eletrônico que processa os sinais dos botões e do sensor e, em seguida, os transmite para o aparelho receptor.

Algumas versões podem ter botões laterais que são configurados para executar funções específicas e botões de ajuste de DPI que possibilitam alterar a sensibilidade, controlando, assim, a velocidade de movimento do cursor na tela. 

Embora muito semelhantes, o mouse sem fio diferencia-se do modelo com fio pela ausência de um cabo e a presença de um receptor USB que se conecta ao computador. Além disso, há um compartimento para inserir as pilhas ou baterias que fornecem a energia necessária para o seu funcionamento.

Com ou sem fio, o mouse desempenha funções importantes, incluindo:

  • Navegação: utiliza-se para navegar pela interface gráfica do sistema operacional;
  • Seleção: o botão esquerdo permite selecionar um item na tela, enquanto o direito abre um menu de opções;
  • Cliques: é usado para clicar em botões e links. Dessa maneira, o usuário consegue abrir programas, pastas e arquivos, acessar páginas da web e enviar formulários;
  • Arrastar e soltar: com ele dá para arrastar arquivos e ícones de um lugar para outro na tela, contribuindo para uma melhor organização;
  • Edição: em programas de edição gráfica, atua como uma ferramenta eficiente para desenhar, pintar, recortar e manipular elementos visuais.

Modelos de mouse sem fio

Vamos, então, conhecer algumas opções disponíveis no mercado. Com excelente custo-benefício, o Mouse sem Fio Bluetooth MWB APP-TECH combina conforto, modernidade e elegância.  

mouse-sem-fio-bluetooth-mwb450-app-tech

Compatível com Windows e Mac, você pode optar pela conexão Wireless 2.4GHz via receptor USB ou Bluetooth com alcance de até 10 metros. Ele possui 3 botões e resolução de até 1.200DPI. Está disponível em 4 cores.

Já o Mouse sem Fio Áustria 0053 Bright é um modelo com visual bem moderno e design ergonômico. Indicado tanto para destros quanto para canhotos, garante encaixe perfeito em ambas as mãos.

mouse-sem-fio-preto-austria-bright

Projetado com tecnologia óptica, 6 botões (incluindo seletor de DPI, page front e page back) e roda de rolagem, atinge até 1.200 DPI de resolução. Acompanha receptor USB e tem alcance de até 10 metros.

Compatível com Windows, macOS, Chrome OS e Linux, o Mouse sem Fio Logitech M170 chama a atenção pelo seu formato compacto, design ambidestro e variedade de cores (azul, off white, preto, rosa e vermelho).

mouse-sem-fio-logitech-m170-azul

Possui 3 botões (esquerdo, direito e o do meio), sensor óptico que oferece controle preciso do cursor sobre a superfície e resolução de até 1.000 DPI. Para começar a usar, basta conectar o receptor em uma porta USB do computador. Rápido e fácil!

mouse-sem-fio-recarregavel-1600dpi-mwr560-app-tech

Em se tratando de ergonomia, o design do Mouse sem Fio Recarregável MWR560 APP-TECH dá show. Ele é todo desenhado para acomodar a mão com o máximo de conforto. Além disso, alcança resolução de até 1.600 DPI e conta com 6 botões posicionados estrategicamente, garantindo navegação e cliques precisos.

Kit teclado e mouse

Sabia que dá para adquirir o teclado e mouse sem fio juntos? Essa é uma ótima opção de compra, uma vez que, geralmente, os periféricos que compõem os kits se complementam. 

Desse modo, a comunicação entre eles é melhor, o que reflete em um desempenho superior. Outro benefício é que o investimento tende a ser mais baixo do que comprando cada dispositivo separadamente.  

Para exemplificar, separamos três modelos. O Kit Wireless MK235 Logitech combina um teclado e um mouse com conexão sem fio cujo alcance é de até 10 metros. Ambos são Plug & Play, ou seja, não dependem da instalação de aplicativos para começarem a funcionar; basta conectá-los.

kit-wireless-mk235-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech

O layout do teclado é ABNT2 e ele ainda conta com tecnologia à prova de líquidos e tratamento contra desgaste que evita que, com o tempo, letras, números e símbolos desapareçam. Acompanha pilhas com duração de até 36 meses para o teclado e 12 meses para o mouse.

Por outro lado, o Kit Multimídia Wireless Teclado e Mouse TC212 Multi tem um excelente custo-benefício. O teclado é slim, padrão ABNT2 e tem teclas de perfil baixo macias e silenciosas e 12 teclas multimídia de atalho. O mouse com velocidade de 1.200 DPI e frequência sem fio de 2.4GHz com alcance de até 8 metros garante navegação precisa.

kit-multimidia-wireless-teclado-mouse-tc212-multi

Outra dupla que merece destaque é o Kit Wireless MK470 Logitech. O teclado apresenta teclas de perfil baixo que proporcionam digitação leve e fluida, enquanto o mouse tem design anatômico e ambidestro. Tanto um quanto o outro são ultrafinos. 

kit-wireless-teclado-mouse-mk470-logitech

O teclado é totalmente silencioso e o mouse, testado em laboratório, tem redução de ruído de 90%. Acompanha receptor nano Plug & Play que garante conexão confiável de 2.4 GHz em uma distância de até 10 metros. Ademais, são compatíveis com Windows 10, 8, 7 ou superior.

Teclado e mouse sem fio APP-TECH é bom?

Se você ainda não conhece, precisa conhecer a APP-TECH e vamos te explicar o motivo. Estamos falando de uma marca de eletrônicos que você só encontra na Kalunga (em nenhum outro lugar) que prioriza dois quesitos que para qualquer consumidor são fundamentais: qualidade e preço bom. 

Além de rotuladoras, fragmentadoras, telas de projeção, plastificadoras, caixas de som e cabos, a APP-TECH tem uma ampla linha de teclados e mouses com e sem fio com design moderno e tecnologia avançada. Visto que o assunto aqui são os modelos sem fio, separamos os modelos mais vendidos para você conhecer.

kit-wireless-teclado-mouse-kmw100-app-tech

Em primeiro lugar, temos o Kit Wireless Teclado e Mouse KMW100 APP-TECH que tem um valor super em conta e oferece teclado ABNT2 com teclas macias e silenciosas e mouse com resolução de 1.600 DPI e sensor óptico preciso. Ambos funcionam à pilha e a conexão é Wireless 2.4GHz.

kit-wireless-teclado-mouse-kmwrb400-app-tech

Para quem está disposto a investir um pouco mais, tem o Kit Wireless Teclado e Mouse KMWRB400 APP-TECH. O teclado é ABNT2 e compacto, enquanto o mouse é slim com resolução de 1.600 DPI. Ambos possuem bateria recarregável com autonomia de até 90h, no caso do mouse, e de até 120h, o teclado. O conjunto opera em uma frequência de 2.4GHz via Wireless e Bluetooth.

kit-teclado-e-mouse-sem-fio-recarregavel-wireless-e-bluetooth-kmwrb500-app-tech

Por fim, uma terceira sugestão é o Kit Teclado e Mouse sem Fio Recarregável KMWRB500 APP-TECH. Assim como o anterior, o teclado é ABNT2 e o mouse tem resolução de 1.600 DPI e sensor óptico preciso. Contudo, o diferencial dessa dupla é que dá para conectar o teclado, via Wireless ou Bluetooth, a até quatro dispositivos ao mesmo tempo e alternar entre eles em segundos. Incrível, não é?

Qual é o melhor teclado e mouse sem fio?

O melhor teclado e mouse sem fio é aquele que atende às suas necessidades. Logo, você até pode ouvir opiniões de amigos sobre algum modelo que adquiriram, no entanto, considere a sua realidade e preferências.

De qualquer forma, há alguns pontos gerais que se deve levar em conta na hora da escolha. Vamos começar pela ergonomia: o formato dos dispositivos precisa ser confortável a fim de evitar lesões por esforço repetitivo. No caso do teclado, verifique se possui pés para ajuste de altura.

Observe a estrutura dos periféricos para não adquirir um produto muito frágil que não suporte a sua frequência de uso. Há teclados que apresentam teclas especiais que funcionam como atalhos para ferramentas e programas, assim como mouses com botões programáveis que tornam algumas ações mais rápidas. 

Isto posto, pense: você precisa de todos esses recursos? Vale a pena investir um pouco mais para ter um produto mais elaborado? Ainda sobre o mouse, atente-se ao DPI, isto é, a velocidade do ponteiro na tela do computador. Quanto maior o DPI, mais precisos serão os cliques.   

Não deixe de conferir o alcance da tecnologia, seja ela Bluetooth ou frequência de rádio. Sinais de baixo alcance comprometem a liberdade de movimentação que se busca ao optar por periféricos sem fio. Por fim, certifique-se de que os dispositivos são compatíveis com o sistema operacional da sua máquina.  

Quanto custa o teclado e mouse sem fio?

Os preços de teclados e mouses sem fio variam conforme o modelo, qualidade, recursos e fabricante. Como qualquer outro produto, há opções simples a valores mais acessíveis e modelos mais avançados com custo mais alto.

Para que possa ter uma ideia melhor, visite o departamento de informática do site Kalunga. Lá você irá encontrar uma boa variedade de kits de teclado e mouse sem fio de diferentes marcas, modelos e faixas de preço. Dessa forma, poderá escolher os dispositivos que não só atenderão às suas necessidades, porém também o seu orçamento.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive teclado e mouse sem fio, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site