Postado em 04/09/2023

1275 visualizações

Teclado e mouse sem fio – Descubra se vale a pena comprar

teclado-e-mouse-sem-fio

Em meio a tantas inovações tecnológicas, dispositivos que desempenham papel fundamental na maneira como interagimos com os computadores tornaram-se símbolos de praticidade e liberdade. É o caso, principalmente, do teclado e mouse sem fio.  

Por mais que um fio seja um item simples, a sua ausência é uma resposta significativa à necessidade de flexibilidade em um mundo cada vez mais dinâmico e em que as pessoas estão em constante movimento. 

Em outras palavras, o teclado e mouse sem fio permitem que os usuários se desloquem livremente, adaptando-se a diferentes espaços e contextos, seja em uma cafeteria, sala de reuniões ou em casa. 

Desse modo, é possível manter a produtividade em trânsito, sem comprometer a eficiência. Além disso, contribui com a organização da área de trabalho já que não há o desafio de lidar com um emaranhado de fios.

Todavia, você deve estar se perguntando: como funciona um aparelho sem fio? Como ele se conecta a outras máquinas? A seguir, iremos desvendar esse mistério e ainda conhecer alguns modelos de grandes marcas. Vem com a gente!

O que é um teclado e mouse sem fio?

O teclado e mouse sem fio são dispositivos de entrada utilizados em computadores e notebooks que se conectam ao sistema por meio das tecnologias Bluetooth ou radiofrequência (RF), ao invés de cabos. 

Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que opera na faixa de radiofrequência de 2.4 GHz, mas é especificamente projetada para conectar dispositivos a curta distância. 

Utiliza-se muito em conexões próximas entre smartphones, fones de ouvido, alto-falantes, teclados, mouses e outros periféricos a fim de transferir dados de baixa velocidade, como áudios e pequeno volume de informações.

Quando se deseja conectar dois aparelhos Bluetooth, um smartphone e um fone de ouvido, por exemplo, eles precisam ser emparelhados. Isso, geralmente, envolve um processo de autenticação para garantir a segurança da conexão. 

Uma vez emparelhados, os dispositivos usam a “modulação de frequência” para dividir o espaço de sinal sem fio em partes menores. Isso ajuda a reduzir a interferência de outros equipamentos que, porventura, estejam operando na mesma área.

Por outro lado, radiofrequência é um termo genérico que se refere ao uso de ondas de rádio para transmitir dados sem fio. Abrange frequências de cerca de 3 kHz a 300 GHz e usa-se em aparelhos de rádio, televisão, celulares, redes Wi-Fi, entre outros.

No caso de dispositivos RF, como um teclado ou mouse, o transmissor está embutido no próprio aparelho. Portanto, ele é o responsável por captar as ações do usuário, como movimentos e cliques do mouse ou pressionamento de teclas, e convertê-los em sinais elétricos que sofrem modulação para uma frequência específica de rádio. 

Em seguida, os sinais modulados são transmitidos como ondas de rádio para o ambiente. O dispositivo receptor capta as ondas e as informações são processadas e enviadas para o computador para que se concretize a ação.

Quais as vantagens do teclado e mouse Bluetooth ou Wireless?

Sem dúvida, a principal vantagem é a liberdade de movimento que ambas tecnologias oferecem. Como o usuário não fica limitado a cabos, pode ir de um ambiente para outro e posicionar os dispositivos de acordo com a sua preferência.

Em segundo lugar, tem-se o fato de que se pode conectar teclados e mouses sem fio a uma variedade de aparelhos, desde computadores e laptops até tablets e smartphones. Alguns modelos, inclusive, permitem alternar entre eles.

Outro ponto é a estabilidade, visto que as tecnologias são projetadas para gerenciar as conexões, reduzindo interferências. Vale ressaltar também que emparelhar ou conectar os equipamentos é um processo bem simples. 

Ademais, não se pode esquecer que a ausência de fios contribui para que a área de trabalho, seja do escritório ou do home office, mantenha-se mais organizada.

Teclado sem fio

Em primeiro lugar, vamos entender o que é um teclado de computador. Trata-se de um equipamento pelo qual os usuários inserem dados, comandos e informações em um computador ou notebook.

É composto por um conjunto de teclas que representam letras, números, símbolos e funções especiais. Graças a elas, é possível interagir com o sistema, executando uma variedade de tarefas como:

  • Digitação de texto: o uso mais básico de um teclado é a digitação de textos, seja em softwares, e-mails, chat ou redes sociais;
  • Navegação: além de letras e números, os teclados possuem teclas de setas que permitem a navegação em documentos e programas. As teclas “Home”, “End”, “Page Up” e “Page Down” igualmente ajudam a mover o cursor rapidamente;
  • Atalhos: já as teclas de atalho facilitam a execução de tarefas específicas. Por exemplo, as combinações “Ctrl + C”, “Ctrl + V” e “Ctrl + X” são usadas para copiar, colar e recortar, respectivamente;
  • Funções especiais: Há ainda as teclas de função (F1, F2, etc.) que têm diferentes utilidades e aquelas que permitem ajustar o brilho da tela, volume do som e outras configurações;
  • Jogos e aplicações especiais: em jogos de computador, os teclados são usados para controlar personagens, veículos e outras ações. Em aplicativos de edição de fotos, vídeos e design gráfico costuma-se usar teclas especiais para executar comandos rápidos.

Um teclado sem fio é, portanto, uma versão do tradicional que se difere simplesmente por se conectar ao computador por meio de tecnologias como o Bluetooth ou RF.

Dessa forma, dá para digitar sem a restrição dos cabos, oferecendo maior mobilidade e flexibilidade ao trabalhar ou interagir com o dispositivo. 

Modelos de teclado sem fio

Para exemplificar, selecionamos alguns modelos a começar pelo Teclado sem Fio Ergo K860 Logitech. Com conectividade Bluetooth de alcance de até 10 metros, ele chama a atenção, principalmente, pelo seu formato ergonômico.

teclado-sem-fio-ergo-k860-logitech

Sua estrutura curvada e dividida garante uma digitação mais natural, ou seja, sem esforço. Já a sua forma inclinada reduz a tensão muscular nos pulsos e antebraços, mantendo mãos e ombros relaxados. 

Soma-se a isso as três camadas de conforto e suporte. A camada de superfície apresenta 0,5mm de tecido de tricô com revestimento durável e macio ao toque. É resistente a manchas e simples de limpar.

A camada de suporte conta com espuma de alta densidade de 2mm, garantindo firmeza e conforto. Com espuma de memória de 4mm, a camada de conforto destaca-se pelo toque agradável e por oferecer a sensação de relaxamento.

Com design moderno e ultrafino, o Teclado sem Fio K380 Multi Device Logitech possui conexão Bluetooth 3.0 e o seu alcance é de até 10m. Ele permite o pareamento com até três dispositivos e alternar entre eles com apenas um toque.

teclado-sem-fio-k380-multi-device-logitech

Suas teclas são arredondadas, isto é, combinam com o formato da ponta dos dedos, proporcionando o máximo de conforto durante a digitação. É compatível com Windows, Mac, Chrome OSTM, Android, iOS e Apple TV.

Agora, dá só uma olhada no Teclado sem Fio Logitech K480: ele tem layout minimalista que ocupa pouco espaço, entretanto, contém todas as teclas necessárias. 

teclado-sem-fio-logitech-k480

É capaz de se conectar com até 3 dispositivos via Bluetooth e conta com suporte integrado para smartphone e tablet. É leve, fácil de transportar e resistente a derramamentos de líquidos.

Mouse sem fio

Antes de qualquer coisa: o que é um mouse? Assim como o teclado, é um dispositivo de entrada que possibilita a comunicação com o computador, tablet ou notebook por meio de movimentos e cliques. 

É constituído por uma carcaça cujo design varia de acordo com o modelo e a marca. Independente da sua forma, na parte superior, tem-se dois botões principais (esquerdo e direito) e um botão de rolagem.

Na região inferior, encontra-se o sensor óptico ou laser, responsável por rastrear os movimentos sobre a superfície. Em seu interior, há o circuito eletrônico que processa os sinais dos botões e do sensor e, em seguida, os transmite para o aparelho receptor.

Algumas versões podem ter botões laterais que são configurados para executar funções específicas e botões de ajuste de DPI que possibilitam alterar a sensibilidade, controlando, assim, a velocidade de movimento do cursor na tela. 

Embora muito semelhantes, o mouse sem fio diferencia-se do modelo com fio pela ausência de um cabo e a presença de um receptor USB que se conecta ao computador. Além disso, há um compartimento para inserir as pilhas ou baterias que fornecem a energia necessária para o seu funcionamento.

Com ou sem fio, o mouse desempenha funções importantes, incluindo:

  • Navegação: utiliza-se para navegar pela interface gráfica do sistema operacional;
  • Seleção: o botão esquerdo permite selecionar um item na tela, enquanto o direito abre um menu de opções;
  • Cliques: é usado para clicar em botões e links. Dessa maneira, o usuário consegue abrir programas, pastas e arquivos, acessar páginas da web e enviar formulários;
  • Arrastar e soltar: com ele dá para arrastar arquivos e ícones de um lugar para outro na tela, contribuindo para uma melhor organização;
  • Edição: em programas de edição gráfica, atua como uma ferramenta eficiente para desenhar, pintar, recortar e manipular elementos visuais.

Modelos de mouse sem fio

Vamos, então, conhecer algumas opções disponíveis no mercado. Com excelente custo-benefício, o Mouse sem Fio Óptico Wireless Mobile 1850 Microsoft combina conforto e modernidade.  

mouse-sem-fio-optico-wireless-mobile-1850-preto-microsoft

Com design ambidestro, garante encaixe perfeito em ambas as mãos. Compacto, é possível levá-lo para qualquer lugar sem dificuldades. Conta com um transceptor nano (pequeno conector USB) de rápida conexão e roda de rolagem que facilita a navegação. Está disponível em 7 cores incríveis.

Já o Mouse sem Fio Áustria 0053 Bright é um modelo com visual bem moderno e design ergonômico, indicado tanto para destros quanto para canhotos. 

mouse-sem-fio-preto-austria-bright

Projetado com tecnologia óptica, 6 botões (incluindo seletor de DPI, page front e page back) e roda de rolagem, atinge até 1200 DPI de resolução. Acompanha receptor USB e tem alcance de até 10 metros.

Compatível com Windows, macOS, Chrome OS e Linux, o Mouse sem Fio Logitech M170 chama a atenção pelo seu formato compacto, design ambidestro e variedade de cores (azul-claro, azul-escuro, off white, prata, preto, rosa e vermelho).

mouse-sem-fio-logitech-m170

Possui 3 botões (esquerdo, direito e o do meio), sensor óptico que oferece controle preciso do cursor sobre a superfície e resolução de até 1.000 DPI. Para começar a usar, basta conectar o receptor em uma porta USB do computador. Rápido e fácil!

Projetado para caber no bolso, o Mini Mouse sem Fio Logitech M187 surpreende pelo seu tamanho. Visto que é um modelo bem pequeno, o seu receptor nano é minúsculo e pode ser deixado na porta USB sem que haja o risco de quebrar.

mini-mouse-sem-fio-logitech-m187

É formado por 3 botões, roda de rolagem, sensor óptico avançado com resolução de até 1.000 DPI e conectividade de 2,4GHz com alcance de até 10 metros. É compatível com Windows, macOS, Chrome OS e Linux.

Kit teclado e mouse sem fio

Sabia que dá para adquirir o teclado e mouse sem fio juntos? Essa é uma ótima opção de compra, uma vez que os periféricos que compõem os kits costumam se complementar. 

Desse modo, a comunicação entre eles é melhor, o que reflete em um desempenho superior. Outro benefício é que o investimento tende a ser mais baixo do que comprando cada dispositivo separadamente.  

Para exemplificar, separamos três modelos. O Kit Wireless MK235 Logitech combina um teclado e um mouse com conexão sem fio cujo alcance é de até 10 metros. Ambos são plug-and-play, ou seja, não dependem da instalação de aplicativos para começarem a funcionar; basta conectá-los.

kit-wireless-mk235-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech

O layout do teclado é ABNT2 e ele ainda conta com tecnologia à prova de líquidos e tratamento contra desgaste que evita que, com o tempo, letras, números e símbolos desapareçam. Acompanha pilhas com duração de até 36 meses para o teclado e 12 meses para o mouse.

O Kit Multimídia Wireless Teclado e Mouse TC183 Multi tem um excelente custo benefício. O teclado é compacto, padrão ABNT2 e tem 14 funções multimídia. O mouse é de alta precisão, capaz de alcançar a resolução de 1000 DPI. Os dois são Plug & Play e possuem conexão de 2.4 GHz com alcance de até 10 metros. 

kit-multimidia-wireless-teclado-mouse-tc183-multi

Outra dupla que merece destaque é o Kit Wireless MK470 Logitech. O teclado apresenta teclas de perfil baixo que proporcionam uma digitação leve e fluida, enquanto o mouse tem design anatômico e ambidestro. Tanto um quanto o outro são ultrafinos. 

kit-wireless-teclado-mouse-mk470-logitech

O teclado é totalmente silencioso e o mouse, testado em laboratório, tem redução de ruído de 90%. Acompanha receptor nano plug & play que garante conexão confiável de 2.4 GHz em uma distância de até 10 metros. Ademais, são compatíveis com Windows 10, 8, 7 ou superior.

Qual o melhor tipo de teclado e mouse Wireless ou Bluetooth?

O melhor teclado e mouse sem fio é aquele que atende às suas necessidades. Logo, você até pode ouvir opiniões de amigos sobre algum modelo que adquiriram, no entanto, considere a sua realidade e preferências.

De qualquer forma, há alguns pontos gerais que se deve levar em conta na hora da escolha. Vamos começar pela ergonomia: o formato dos dispositivos precisa ser confortável a fim de evitar lesões por esforço repetitivo. No caso do teclado, verifique se possui pés para ajuste de altura.

Observe a estrutura dos periféricos para não adquirir um produto muito frágil que não suporte a sua frequência de uso. Há teclados que apresentam teclas especiais que funcionam como atalhos para ferramentas e programas, assim como mouses com botões programáveis que tornam algumas ações mais rápidas. 

Isto posto, pense: você precisa de todos esses recursos? Vale a pena investir um pouco mais para ter um produto mais elaborado? Ainda sobre o mouse, atente-se ao DPI, isto é, a velocidade do ponteiro na tela do computador. Quanto maior o DPI, mais precisos serão os cliques.   

Não deixe de conferir o alcance da tecnologia, seja ela Bluetooth ou frequência de rádio. Sinais de baixo alcance comprometem a liberdade de movimentação que se busca ao optar por periféricos sem fio. Por fim, certifique-se de que os dispositivos são compatíveis com o sistema operacional da sua máquina.  

Quanto custa o teclado e mouse sem fio?

Os preços de teclados e mouses sem fio variam conforme o modelo, qualidade, recursos e fabricante. Como qualquer outro produto, há opções simples a valores mais acessíveis e modelos mais avançados com custo mais alto.

Para que possa ter uma ideia melhor, visite o departamento de informática do site Kalunga. Lá você irá encontrar uma boa variedade de kits de teclado e mouse sem fio de diferentes marcas, modelos e faixas de preço. Dessa forma, poderá escolher os dispositivos que não só atenderão às suas necessidades, mas também o seu orçamento. 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive teclado e mouse sem fio, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site