Postado em 11/10/2023

31449 visualizações

Teclado de computador – Conheça os 10 modelos mais vendidos

teclado-de-computador

Ao adquirir um PC, alguns hardwares essenciais costumam acompanhá-lo, como é o caso do teclado de computador. Contudo, há igualmente diferentes modelos disponíveis no mercado que podem ser adquiridos de forma avulsa de acordo com as necessidades e preferências do usuário. Composto por conjuntos de teclas com funções específicas, é um dos principais dispositivos que viabilizam a interação com a máquina.

Qual a utilidade do teclado de computador?

Talvez, a primeira resposta que venha à mente seja digitar, afinal, os teclados para computador são formados, como o próprio nome indica, por uma série de teclas cuja quantidade varia conforme o modelo. Os mais compactos podem ter 80 enquanto os de formato padrão 104 e os que contam com mais recursos até 130 teclas.

Com tantos botões, já é possível imaginar que sua utilidade não se limite a transferir letras e números para a tela do monitor. Ele oferece também diversos atalhos, otimizando a realização das tarefas da escola ou do trabalho. Geralmente, é comum optar pelo mouse para abrir programas e documentos, acessar a internet e jogar, uma vez que é bem fácil manuseá-lo (para saber mais, leia o post “Mouse Óptico – O que você precisa saber antes de comprar um“). 

No entanto, se houver algum imprevisto, dá para realizar tudo isso e muito mais pelo teclado; basta saber usar os “botões” certos. Isso é possível porque é um dispositivo fabricado com um microprocessador capaz de interpretar os impulsos elétricos emitidos pelas teclas. Dessa maneira, quando pressiona-se uma delas, uma leve corrente elétrica percorre o circuito que o compõe, levando a informação.

Quando o microprocessador recebe a mensagem, recorre à sua memória para entender o significado do comando e a ação acontece no computador. Na prática, acontece assim: se você apertar a tecla “Print Screen”, por exemplo, o teclado fará a leitura da energia emitida e irá enviar a ordem para a máquina que irá agir, ou seja, capturar a imagem da tela. Para não errar, o ideal é conhecer as funcionalidades de cada bloco de teclas; vamos lá?

Como utilizar as teclas do teclado de computador?

O uso de um teclado de PC é muito simples, mas, como muitas vezes não há entendimento da finalidade de todas as teclas, nem sempre o seu potencial é aproveitado ao máximo. De acordo com a função, as teclas são divididas em grupos e recebem a seguinte classificação:

  • Digitação ou teclado alfanumérico;
  • Navegação;
  • Função;
  • Controle;
  • Teclado Numérico.

As teclas de digitação ou alfanuméricas são formadas por letras, números, sinais de pontuação e símbolos que estão dispostos nos teclados convencionais seguindo o padrão QWERTY, o mesmo das antigas máquinas de escrever, adotado para não dificultar a adaptação ao equipamento mais moderno.

Uma curiosidade: a escolha do nome QWERTY não é aleatória. Se você parar para analisar, verá que essas são exatamente as seis primeiras letras do teclado. Ademais, como já é possível deduzir, usa-se as teclas alfanuméricas na elaboração de textos, sendo, portanto, as mais conhecidas pelos usuários. 

Já as teclas de navegação, permitem  movimentar o cursor em documentos ou páginas da internet. Fazem parte desse conjunto as teclas Insert, Home, Page Up, Page Down, End, Delete e as setas. As de função executam tarefas específicas que variam de um programa para outro. Estão posicionadas na primeira linha da parte superior do teclado: F1, F2, F3, F4 até a F12.

Por outro lado, utiliza-se as teclas de controle – Ctrl, Alt, Esc e a que possui o logo do Windows – sozinhas, combinadas entre elas ou com outras teclas para ativar funções e realizar algumas ações. Por fim, o teclado numérico é aquele em que os números estão organizados de maneira idêntica a das calculadoras tradicionais. Dessa forma, facilita-se a digitação dos números e cálculos matemáticos já que conta ainda com os sinais de soma, subtração, multiplicação e divisão.

Qual o melhor teclado de computador?

Já sabemos como um teclado opera e as funções de suas teclas; agora, é o momento de descobrir quais os critérios levar em conta na hora de efetuar a compra. Afinal, apesar de ser um periférico simples, as marcas oferecem modelos com design e configurações diferentes. Conhecer os principais atributos te ajudará a escolher o teclado de computador que melhor atenderá às suas necessidades.

Teclado com ou sem fio

Os modelos com fio são os mais antigos, portanto mais populares. Para começar a usá-los, é só conectar o cabo à uma porta USB do computador e pronto. Não dependem de bateria, pois são carregados constantemente pela energia do PC e asseguram respostas rápidas.

Por outro lado, os sem fio oferecem maior liberdade de movimentação, facilidade de transporte e reduz a quantidade de cabos na mesa, mantendo o local melhor organizado. Seu funcionamento pode ocorrer a partir de conexão via Bluetooth ou por meio de um receptor que é encaixado na entrada USB da máquina. Comparado com os dispositivos com fio, tendem a ser um pouco mais lentos e dependem de uma fonte externa de alimentação; no caso, pilhas.

Teclado de membrana ou mecânico

Os teclados projetados com membrana são os mais comuns, tanto que fazem parte do dia a dia da maioria das residências e escritórios. Eles possuem uma película de silicone que fica posicionada embaixo de todas as teclas. Quando pressiona-se uma delas, a informação é, então, transmitida para o computador. 

É uma opção de baixo custo, mas não indica-se para gamers. Isso porque se há o acionamento de duas teclas ao mesmo tempo, pelo fato de fazerem parte de um mesmo circuito, o envio do comando pode falhar, comprometendo a jogada. Em contrapartida, é eficiente para atividades rotineiras e ainda proporciona sensação de prazer durante a digitação.

Os modelos mecânicos contam com um mecanismo de molas chamado switches em que suas teclas são independentes; em outras palavras, uma não interfere na outra. Quando uma delas é pressionada, o switch envia o sinal para o dispositivo conectado. Desse modo, é o mais recomendado para os gamers. Embora tenha um valor mais alto, a sua eficiência, agilidade e durabilidade compensam.

teclado-mecanico-sem-fio-pop-keys-daydream-logitech

Olha só o teclado mecânico sem fio POP Keys Daydream Logitech! Desenvolvido com tecnologia multi-device, conecta-se a diversos dispositivos por meio da tecnologia FLOW e ao computador, tablet ou celular via Bluetooth em até 10 metros de distância. É composto por 12 teclas de atalho, incluindo controle de mídia, voz em texto, silenciar microfone e captura de tela; 8 teclas de emoji trocáveis e 1 de menu e luzes indicadoras de LED.   

Para quem ficou em dúvida entre um e outro, há uma alternativa que une um pouco de cada: os teclados semi-mecânicos. Fabricados com a membrana de silicone, as teclas simulam o clique de um modelo mecânico. Uma vez que não possuem switches, o preço também é mais acessível e entrega desempenho de nível intermediário.

Layout do teclado

Esse é um ponto que merece atenção em dobro. Alguns teclados são desenvolvidos com padrão americano enquanto outros são adaptados para o idioma português, isto é, seguem as regras determinadas pela ABNT ou ABNT2 (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O padrão ABNT2 é o mais recente, entretanto a diferença em relação ao primeiro é de apenas uma tecla, a Alt Gr.

Em ambos, letras, números e acentos estão organizados de maneira igual e incluem o cedilha, contribuindo, desse modo, para uma digitação mais fluída e rápida. Nos teclados americanos, o posicionamento de algumas teclas é diferente e o cedilha está ausente; sendo assim, recomenda-se apenas para quem for utilizar para jogar ou escrever textos curtos. 

teclado-sem-fio-logitech-k480-com-suporte-integrado-para-smartphone-e-tablet

Outro detalhe que deve ser observado é se o layout contempla o teclado numérico, pois em alguns modelos de dimensões reduzidas, ele é descartado como no teclado sem fio Logitech K480. Contudo, se você trabalha com cálculos, ele vai fazer muita falta. Por isso, opte por aqueles que são completos mesmo ocupando um pouco mais de espaço na mesa.

Vale destacar os modelos mais avançados que contam ainda com teclas multimídia que atuam como teclas de atalho, possibilitando, por exemplo, aumentar ou diminuir o volume de uma música assim como avançar, retroceder e pausar; acessar a internet e outros programas usados com maior frequência. São interessantes para quem não faz questão de modelos compactos.

Teclado com iluminação

Por fim, você tem a opção de escolher um teclado com ou sem iluminação em LED. É um recurso presente na maioria dos teclados gamers, todavia, não influencia no desempenho e sim no clima do ambiente que pode ser personalizado conforme as preferências do jogador. 

teclado-usb-gamer-mecanico-usb-switch-azul-x-zone

O teclado USB Gamer mecânico X-Zone apresenta 20 modelos de iluminação em LED com variação de 7 cores. Projetado com tecnologia Blue Switch Outemu, as teclas proporcionam excelente sensação tátil, clique audível e alta performance. Possui 12 teclas de atalho que contribuem para uma navegação mais rápida e anti-ghosting que garantem a precisão que todo gamer precisa!

Os 10 teclados de computador mais vendidos

Se você chegou até aqui, sem dúvida, já é um “expert” em teclado de computador. O próximo passo é avaliar as opções e, então, adquirir aquele que tem tudo o que você precisa. Como as marcas possuem inúmeros modelos, fizemos um levantamento dos mais vendidos para te ajudar nessa missão. 

Kit teclado e mouse sem fio MK235 Logitech

kit-wireless-mk235-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech

Iniciamos a nossa lista com uma dupla que irá agregar praticidade aos seus dias. O kit wireless teclado e mouse sem fio Logitech MK235 é fabricado com material resistente e de alta durabilidade. O teclado padrão ABNT2 possui suportes móveis, design à prova de respingos e tratamento antidesgaste para que você não passe pela chateação de ver as letras das suas teclas desaparecendo com o tempo. 

Desenvolvidos com a tecnologia wireless Logitech Advanced 2,4 GHz, o alcance de rede sem fio de ambos dispositivos é de até 10 metros. Para começar a usar, é só encaixar o receptor USB que os acompanha no computador. As pilhas do teclado têm vida útil de até 36 meses enquanto a bateria do mouse até 1 ano, ou seja, dá para produzir muito sem gastos extras.      

Kit wired teclado e mouse KMF850 App-tech

kit-wired-teclado-mouse-kmf150-app-tech

Outra parceria de sucesso é o kit wired teclado e mouse KMF150 App-tech, um conjunto que une qualidade, conforto e, sobretudo, economia. Fabricado com material ABS, o teclado é bastante resistente. Com padrão ABNT2, suas teclas são multimídia. Já o mouse tem resolução de 1.200 dpi e conta com sensor de alta precisão. Compatíveis com Windows, conectam-se ao computador via cabo USB.

Combo teclado e mouse com fio MK120 Logitech

kit-wired-combo-teclado-e-mouse-com-fio-usb-logitech-mk120

Para os adeptos dos modelos com fio, temos o kit teclado e mouse Logitech MK120. O teclado com layout ABNT2 conta com teclas de fácil leitura e barra de espaço curva, assegurando o máximo de conforto durante a digitação. Com design à prova de derramamentos, não há, portanto, motivos para se preocupar caso respingue algum tipo de líquido sobre a sua superfície.

O mouse é ambidestro, isto é, adapta-se à destros e canhotos e apresenta forma curva para apoio da palma da mão. Além disso, o rastreamento é suave; todos esses fatores resultam em uma navegação fácil e agradável. Os dois produtos funcionam imediatamente após a inserção do cabo USB na respectiva porta do PC. Não é preciso realizar downloads ou qualquer outro procedimento para configurar; já estão prontos para uso.

Teclado KD150M App-tech

teclado-usb-abnt2-preto-kd150m-app-tech

Em contrapartida, se você não tem a necessidade de adquirir um combo que inclua o mouse e está em busca de um modelo cheio de estilo, o teclado KD150M App-tech é uma excelente opção. Compacto e com formato ergonômico, é um modelo padrão ABNT2 com teclas multimídia. Sua estrutura é de ABS, material conhecido pela sua alta resistência. É compatível com Windows e não requer CD de instalação; em razão da tecnologia Plug & Play, a conexão é automática.

Kit multimídia TC212 Multilaser

kit-multimidia-wireless-teclado-mouse-preto-tc212-multi

Mais uma duplinha que promete eficiência e comodidade: o kit multimídia wireless teclado e mouse TC212 Multilaser. Projetados com tecnologia wireless 2,4 GHz, é possível controlar o computador do sofá ou qualquer outro móvel que esteja a uma distância de até 8 metros. 

O teclado é formado por teclas de acionamento macio e silencioso e impressão com proteção de verniz. Com design elegante, conta também com 12 teclas multimídia. A conexão é imediata por meio de receptor USB. 

Teclado de computador K120 Logitech

teclado-com-fio-usb-logitech-k120

Embora pareça igual à outros modelos convencionais, o teclado com fio USB Logitech K120 é cerca de 36% menor e, do mesmo modo, comporta todas as teclas padrão e o teclado numérico. E tem mais: as teclas não emitem som e podem durar até 10 milhões de pressionamentos. 

O design é fino, conferindo elegância à área de trabalho e mantém as mãos em uma posição natural. Possui tecnologia à prova de derramamentos, suportes móveis e tratamento contra desgaste, impedindo o desaparecimento de letras, números e símbolos. A conexão é igualmente USB Plug & Play.  

Kit teclado de computador e mouse MK270 Logitech

kit-wireless-combo-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech-mk270

Temos aqui mais um combo com tecnologia sem fio Logitech Advanced 2,4 GHz com alcance de até 10 metros. Trata-se do kit wireless teclado e mouse sem fio Logitech MK270 que fornece conexões de alta qualidade sem atrasos de resposta ou quedas de conexão, sendo perfeito tanto para o trabalho quanto para momentos de diversão.  

O mouse possui design ergonômico e o espaçamento entre as teclas do teclado garante acesso rápido a determinados comandos como aumentar ou baixar o volume do áudio, avançar uma música ou pausar um filme, por exemplo. Ambos são muito econômicos; a vida útil das pilhas do teclado é de 36 meses e, do mouse, 12 meses.    

Teclado e mouse sem fio MK295 Logitech

kit-teclado-e-mouse-sem-fio-mk295-logitech

Com o kit teclado e mouse sem fio MK295 Logitech, você tem um mouse de formato arredondado com cliques suaves e precisos na maioria das superfícies e teclado de design refinado e tamanho padrão com 8 atalhos convenientes e bloco numérico. Com a tecnologia SilentTouch, mais de 90% do ruído de ambos dispositivos é reduzido, evitando distrações que possam comprometer a execução das tarefas. 

A conexão sem fio de 2,4 GHz ocorre por meio de um receptor USB  e é segura, isenta de falhas e tem alcance de até 10 metros. A autonomia das pilhas, assim como no modelo anterior, é alta: até 36 meses no teclado e até 18 meses no mouse. Em outras palavras, você não terá que se preocupar com a troca por muito tempo! 

Kit wireless teclado e mouse MK220 Logitech

kit-wireless-combo-teclado-e-mouse-sem-fio-logitech-mk220

Com design minimalista e teclas silenciosas, o combo teclado e mouse sem fio Logitech MK220 está igualmente na lista dos mais vendidos. O teclado do MK220 tem layout ABNT2 e formato compacto 36% menor que o padrão em razão da ausência de espaço entre as teclas. O mouse tem forma assimétrica, favorecendo o encaixe perfeito da mão. A transferência de dados entre o teclado e o receptor é protegida por um dos mais altos níveis de criptografia, a AES de 128 bits, garantindo o máximo de segurança.      

Teclado KF350 App-tech 

teclado-usb-abnt2-preto-kf350-app-tech

Para fechar a nossa lista, temos o teclado KF350 App-tech, mais uma opção de qualidade que otimiza a rotina diante da tela do computador. É um modelo de design mega compacto, com padrão ABNT2 e teclas multimídia (com combinação FN) de alta sensibilidade. Sua conexão é Plug & Play por meio de cabo USB e é compatível com Windows.

Onde comprar teclado de computador?

Todos os modelos desse post e muitos outros, você encontra no site Kalunga. Sendo assim, aproveite os descontos para adquirir o teclado de computador que você precisa para realizar as tarefas da escola ou do trabalho com agilidade e conforto. Lembre-se: visual não é tudo; os demais atributos apresentados aqui também devem ser considerados para que seja feita a escolha certa. Com isso claro, só nos resta desejar “boas compras”!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive teclado de computador, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site