Postado em 16/06/2023

9553 visualizações

Setup Gamer – 10 produtos para melhorar a sua gameplay

setup-gamer-700-x-515

Se você é apaixonado por jogos online e quer saber como montar um setup gamer de campeão, está no lugar certo! Aqui, você encontrará dicas de dispositivos da linha gamer que irão contribuir para o aumento do seu desempenho e, ao mesmo tempo, proporcionar muito mais conforto durante os combates. 

Afinal, quem passa muito tempo diante da tela do computador, focado em estratégias de ataque e defesa, acaba se esquecendo completamente da postura. Isso sem falar que, com a adrenalina, o corpo fica tenso. Desse modo, é comum o jogador se queixar de dores, principalmente, na cervical e lombar.

Para que isso não aconteça, é importante investir em equipamentos específicos, adaptados para não comprometer a saúde do gamer e desenvolvidos de acordo com as suas necessidades técnicas. Em outras palavras, que garantam agilidade, precisão, imagens em alta resolução e som de qualidade, tornando as partidas ainda mais emocionantes.

O que é um setup gamer?

Esse é o nome dado ao espaço físico equipado com todo o aparato que os gamers profissionais ou casuais precisam para realizar as suas jogadas. Pode ser um cantinho no quarto, escritório, sala ou qualquer outro cômodo tranquilo da casa. É composto por eletrônicos e acessórios modernos que possibilitam passar horas ininterruptas em frente ao PC ou notebook com total comodidade.

Além dos dispositivos, muitos gostam de apostar em uma decoração diferenciada com iluminação LED, o que é ótimo, visto que faz com que se sintam realmente dentro dos jogos. Contudo, é possível também decorar as paredes ou porta, dando um toque original e divertido. Para isso, vale contar com as placas decorativas temáticas; elas cumprem muito bem esse papel. 

placa-decorativa-legiao-nerd

A placa decorativa “Gamer at Work” Legião Nerd, por exemplo, possui as medidas de 18cm x 23cm e sua aplicação pode ocorrer em qualquer superfície lisa. O mesmo vale para a placa decorativa “Atenção – Não tem pause” de 18cm x 18cm cuja mensagem reflete bem o espírito do universo gamer. 

placa-decorativa-gaming-area-beek-geek

Por outro lado, a placa decorativa “Gaming area” Beek Geek lembra as sinalizações de trânsito. Fabricada com PVC de 2 mm adesivado e película protetora, o corte em losango é a laser e possui as medidas de 30cm x 30cm. Acompanha fita dupla-face para fixação e é perfeita para colar na porta, alertando a família sobre a presença de um espaço gamer na residência.

O que todo gamer deve ter?

Muito mais do que habilidade, estratégia, rapidez e criatividade, um jogador depende de um grande aliado: um setup gamer poderoso. Depois dessa informação, você deve estar se perguntando: “mas quais equipamentos não podem faltar?” A partir de agora, iremos falar sobre cada um deles; atente-se às vantagens que eles oferecem para a sua performance.

Mesa gamer

O primeiro passo para montar o seu setup gamer é escolher uma mesa capaz de organizar os aparelhos, todavia, não é só isso. Na hora da compra, é importante considerar igualmente os seguintes critérios: o tamanho do local em que será instalada, se é resistente o bastante para suportar os equipamentos e se oferece conforto tanto em relação à posição física quanto ao acesso aos dispositivos. 

Diferente das tradicionais, as mesas gamer são produzidas a partir de material rígido com apoios reforçados e possuem design ergonômico que favorece a postura; inclusive, há opções com ajuste de altura. Quanto a sua extensão, costuma ser suficiente para comportar dois monitores (uma vez que há jogadores que utilizam mais de um assim como modelos de telas grandes), além do teclado, mouse e CPU.

mesa-gamer-para-dois-monitores-preto-caemmun

A mesa gamer preta Caemmun tem tampo de 15 mm e dimensões de 1360 x 750 x 540 mm. Com visual moderno, revestimento com pintura em 7 camadas e secagem UV, possui excelente durabilidade. Dá para colocar dois monitores tranquilamente, além do teclado e outros acessórios. Para a CPU, há um compartimento específico que a mantém acomodada com segurança. 

mesa-gamer-para-dois-monitores-pixel-caemmun

Outro modelo bastante estiloso é a mesa gamer Pixel Caemmun. Com espaço para dois monitores e compartimento para CPU, diferencia-se do anterior pela presença de um segundo nicho que permite guardar livros ou caderno de anotações, além da pintura UV preta com bordas em vermelho. É composta por MDP BP de 15 mm, painel formado por várias camadas de partículas de madeira, o que a torna, portanto, um móvel muito resistente.

Cadeira gamer

Após a definição da mesa, o próximo passo é escolher a cadeira para compor o seu setup gamer. Pode ser qualquer uma? Definitivamente, não; o ideal é que seja ergonômica e conte com recursos que proporcionem o máximo de conforto, como é o caso dos modelos gamer que chamam a atenção ainda pelo formato robusto e design inspirado nos assentos de carros de corrida. 

Além disso, são confeccionadas com materiais bem resistentes como couro e PVC e contam com almofadas, apoio de braços e mecanismos de regulagem de altura e inclinação. Dessa forma, seja qual for o seu tamanho, dá para ajustar para que os pés fiquem apoiados no chão e o corpo acomodado de forma adequada para que não haja sobrecarga, principalmente na lombar e nos ombros.

cadeira-gamer-up-x32fb

Podemos conferir a maioria dessas características na cadeira gamer UP X32FB. Fabricada com poliuretano de alta qualidade e tecido tecnológico respirável, apresenta encosto confortável com inclinação de até 25º, apoio ergonômico, regulagem de altura, base resistente, rodas silenciosas e pés duráveis em formato de estrela.  

cadeira-gamer-dxracer-origin-preta-branco-dx-racer

Já a cadeira gamer DXRacer Origin OK132/NW, apesar de seguir o mesmo estilo, possui ainda almofadas de pescoço e lombar e a inclinação do assento é de até 170º. Sua cobertura é de poliuretano, base em nylon e conta com ajuste de altura. Para conhecer outros modelos e saber tudo sobre esse produto, confira o post “Cadeira Gamer – Bons motivos para você apostar em uma”.

Notebook gamer

Agora, é hora de escolher a máquina! Independente do objetivo, quem opta por um notebook preza pela praticidade. Isso porque é um equipamento leve, fácil de transportar e compacto, o que quer dizer que ocupa muito pouco espaço. Os modelos gamer ainda somam a vantagem de possuírem componentes avançados, o que os torna ainda mais potentes.

Os notebooks gamers são projetados com processadores poderosos e memória maior, permitindo a execução de jogos e outros programas sem que ocorra travamentos mesmo quando são acessados simultaneamente. Para se ter uma ideia, os laptops comuns têm entre 4GB e 8GB de memória RAM enquanto o armazenamento dos gamers varia de 8GB a 32GB, podendo expandir até 64GB.

Outro motivo que justifica a compra deste produto é a experiência de imagem. Mais uma vez, fazendo um comparativo, os dispositivos convencionais possuem displays com taxa de atualização entre 60Hz e 120Hz e os gamers de 144Hz, 240Hz e até 300Hz. Essa diferença reflete em cenas mais fluidas e suaves. O sistema de som também não fica atrás, visto que os alto-falantes têm potência maior.

notebook-gamer-acer-aspire-nitro-5

O notebook gamer Acer Aspire Nitro 5 conta com placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 com 4GB de memória dedicada que oferece o melhor desempenho.  Com processador Intel Core i5 e sistema operacional Windows 11, garante processamento rápido. Possui 8GB de memória RAM expansível até 64GB, 512GB SSD de armazenamento, taxa de atualização de 144Hz e tela Full HD de 15,6”.

O teclado é retroiluminado na cor vermelha e o aparelho conta com duas ventoinhas que associadas à tecnologia CoolBoost promovem o resfriamento adequado, em especial nas horas mais tensas, evitando superaquecimento. Por fim, as tecnologias Killer Ethernet E26001 e Wi-Fi 6 2X2 com MU-MIMO garantem conexão de alta velocidade, essencial para quem disputa partidas online. 

Monitor gamer

Se você é adepto do PC e já tem um com excelente processador e placa de vídeo, atente-se à qualidade do monitor para que possa usufruir ao máximo tudo o que a sua máquina pode proporcionar. Os modelos gamer conseguem realizar atualizações muito mais ágeis, evitando borrões; apresentam tempo de resposta menor, o que reduz as chances da imagem travar ou ficar em baixa resolução, e estão disponíveis em vários tamanhos.

monitor-gamer-warrior-kaizen

O monitor gamer Warrior Kaizen MN201, a título de exemplo, possui tela de 27” com rotação de até 180º. Com taxa de atualização de 144Hz e tempo de resposta de 1ms, garante movimentações fluídas e instantâneas, sem falhas. Conta com painel VA que oferece mais brilho e contraste, impedindo que o inimigo passe despercebido mesmo em cenas com pouca iluminação. 

monitor-gamer-led-t350-samsung

Para quem prefere telas menores, temos o monitor gamer LED T350 Samsung. A taxa de atualização é de 75Hz, afastando qualquer possibilidade de efeito fantasma nas cenas. Com design minimalista, a tela de 22” possui 3 lados sem borda, oferecendo maior imersão. O painel IPS preserva a nitidez e a vivacidade das cores, enquanto a função “Modo de jogo” amplia a imagem, mostrando cada detalhe. 

É fabricado com as tecnologias avançadas Flicker Free, que remove a tremulação da tela, e Eye Saver Mode que reduz a emissão de luz azul. Dessa maneira, evita-se fadiga ocular, proporcionando assim, conforto visual mesmo quando o usuário permanece longas horas em frente ao monitor. Quer saber mais sobre esse dispositivo? Confira o post “Como escolher o melhor monitor gamer”!

Teclado gamer

Dá certo jogar com um teclado tradicional? Sim, no entanto, os que são voltados para os gamers são mais velozes, precisos e confortáveis. Isso porque, normalmente, são desenvolvidos com teclas independentes que operam por meio de um mecanismo de molas chamado switches. Sendo assim, quando aperta-se uma tecla, o switch envia a mensagem para o computador e a ação é executada. 

Em contrapartida, os modelos comuns possuem uma película de silicone única posicionada embaixo de todas as teclas. Então, quando se pressiona uma delas, outra pode ser acionada ao mesmo tempo, comprometendo o envio da informação ou, no caso de uma partida, no ataque de um personagem. Ademais, o modelo gamer conta também com recursos exclusivos como podemos conferir no teclado USB Gamer Basic Bright.

teclado-gamer-basic-mecanico-gtc-560-bright

Formado por 104 teclas retroiluminadas com efeito arco-íris, possui ajuste de claridade e função anti-ghosting que mantém o jogador no controle mesmo quando pressiona-se várias teclas juntas. É altamente resistente e seu sistema operacional é compatível com Windows 7, 8 e 10. É um dispositivo leve, silencioso e garante respostas rápidas.

teclado-gamer-usb-warrior-macro-tc-209-warrior

O teclado USB Gamer Warrior é uma opção mais compacta com 26 teclas anti-ghosting e 8 programáveis que memorizam sequências complexas de comandos; assim, basta um toque para serem executados. Possui pontos de drenagem que impedem que o aparelho sofra algum tipo de dano se houver derramamento de líquido, iluminação de fundo nas cores azul, vermelho e roxo, cabo de nylon e conector banhado a ouro que garantem melhor tempo de resposta. 

Mouse gamer

Outro hardware que contribui e muito com a performance de um jogador é o mouse. Ao contrário dos convencionais que possuem até 3 teclas, os que são fabricados com foco no gamer chegam a ter 18 botões programáveis, facilitando a execução dos comandos durante as batalhas. São maiores e mais confortáveis já que apresentam formato anatômico, encaixando-se perfeitamente na palma da mão. 

mouse-gamer-usb-3200-dpi-raptor-fortrek

Outro diferencial é que a maioria possui design arrojado com iluminação em LED como o mouse gamer USB Raptor Fortrek que é todo decorado com desenhos translúcidos. Seu acabamento é emborrachado e contém antiderrapante, o que dá maior estabilidade durante o manuseio. Possui 3.200 DPI ajustável, 6 botões, sendo 2 laterais para configuração das jogadas, e é compatível com Mac OS X e Windows. Para começar a usar, é só conectá-lo ao equipamento.

mouse-gamer-pro-wireless-sem-fio-edicao-oficial-league-of-legends-logitech-g

Se você está buscando uma opção sem fio para o seu setup gamer, dê uma espiadinha no mouse gamer PRO wireless sem fio LoL Logitech G. Inspirado em um dos games estilo Multiplayer Online Battle Arena (MOBA, Arena de Batalha Online com vários jogadores) mais jogado do mundo, League of Legends, possui design ergonômico sofisticado e moderno.

Apresenta sensor óptico de última geração que oferece máximo desempenho em qualquer sensibilidade e resolução de 100 a 25.600 DPI. Com peso de apenas 80 gramas, tem carcaça de 1 mm extremamente fina. Os botões removíveis dos lados esquerdo e direito tornam o produto apto tanto para destros quanto para canhotos. A taxa de transmissão é de 1ms e ainda vem com 16,8 milhões de cores para personalizar como quiser.  

Mouse pad gamer

E se tem um mouse, é importante ter um mouse pad gamer por perto. O acessório é uma espécie de tapete com superfície de tecido e textura macia que ajuda o periférico a deslizar com mais facilidade, otimizando as suas ações. Encontra-se os modelos gamer nos formatos quadrado, retangular e em diferentes dimensões.

mouse-pad-gamer-led-80-por-30-cm-bright

O mouse pad gamer MP003 Bright é um modelo que comporta a dupla teclado e mouse e ainda fornece mais espaço para a execução dos movimentos. Sua estrutura de borracha de alta densidade antiderrapante mede 80 x 30 cm. Conta com borda costurada anti-abrasão, moldura com 14 modos de iluminação RGB, superfície ultra lisa para deslocamentos suaves, rápidos e precisos. 

mouse-pad-gamer-app-tech

Se você não tem muito espaço no seu setup gamer, o mouse pad gamer App-tech com as medidas de 28 x 24 cm te atenderá perfeitamente. Compatível com todos os mouses, possui base de borracha antiderrapante, superfície lisa e estável que proporciona deslizamento ágil e preciso com total conforto. Feito de material flexível, não tenha receio se for necessário dobrá-lo, pois não sofrerá danos.

Caixa de som gamer

Para que a lista do seu setup gamer fique completa, não pode faltar o aparelho de som. Ele será, portanto, o responsável por entregar o áudio de qualidade que você precisa para se sentir realmente parte do jogo. Muitas marcas apostam em modelos que chamam a atenção não só pela experiência sonora, mas também pela iluminação LED que transforma o ambiente.

caixa-de-som-gamer-sp330-multi

É o caso da caixa de som gamer stereo Multi. Embora compacta, tem potência de 15W rms, frequência de 60Hz-20KHz e iluminação LED RGB pulsante. Para começar a usar, não tem segredo: basta conectá-la ao computador ou notebook; não há necessidade de instalar qualquer software. Muito prático, não é verdade?

Headset gamer

Agora, para quem quer se manter completamente focado durante os combates, o headset gamer é o acessório ideal. Sabe por que? Ele isola completamente o som externo, impedindo qualquer tipo de interrupção e proporcionando uma verdadeira imersão. Além disso, os modelos são muito confortáveis e com design moderno como prova o headset gamer USB predator Elg.

headset-gamer-usb-predator-elg

Ele possui potência de 60mW, áudio virtual surround 7.1, drivers dinâmicos de 50mm que oferecem graves mais fortes com menos vibrações, microfone direcional de alta sensibilidade para comunicação clara, cabo com comprimento de 2,2 metros, conexão USB e iluminação RGB Chroma com 16,8 milhões de cores. Os arcos possuem acolchoamento, acabamento em espuma de alta qualidade e couro sintético. Já o design é over-ear, ou seja, capaz de afastar qualquer tipo de ruído.

Setup Gamer em Promoção

Agora que você já tem a lista de tudo o que precisa para montar o seu setup gamer, fique de olho na última e mais incrível de todas as dicas deste post: entre os dias 15 e 30 de junho, você encontrará no site Kalunga diversos equipamentos e acessórios da Linha Gamer com descontos incríveis. 

E não para por aí! Mais do que adquirir produtos de grandes marcas pelo melhor preço, você tem opções de parcelamento e pode escolher entre a retirada sem custo (Click e Retire) ou um dos serviços de entrega. Então, prepare-se para não perder as ofertas e ainda usufruir de todas as vantagens que só a Kalunga te oferece.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive produtos gamer, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site