Postado em 06/10/2021

10597 visualizações

Como escolher o melhor monitor gamer

moitor game, qual é o melhor?

Não importa se você é um gamer profissional ou amador. Ter as ferramentas certas à mão fará com que a sua performance seja ainda melhor a cada partida. Dessa forma, a dica é: além de um PC potente, invista em um monitor de qualidade. Não sabe como definir o melhor monitor gamer para o seu setup? Vamos te ajudar.

Quando se trata de jogos online, é fato que um computador rápido, equipado com excelente processador e placa de vídeo, aumenta o desempenho de um jogador. Mas, não é só isso. A qualidade dos hardwares também faz a diferença. 

Imagine, por exemplo, uma máquina poderosa com um monitor de baixa resolução. Concorda que a capacidade do computador não será 100% aproveitada? Além disso, imagens embaçadas, com rasgos ou outros problemas prejudicam a visualização, comprometendo as ações ao longo do combate.

Para não perder nenhum lance do adversário e realizar cada comando com agilidade e precisão, aposte em um monitor gamer. No mercado, há vários modelos de diferentes tamanhos e diversos recursos, inclusive de proteção dos olhos. Para fazer a escolha certa, continue aqui conosco. 

O que preciso saber antes de comprar um monitor gamer?

Se você já arriscou fazer uma pesquisa rápida na internet, com certeza, se deparou com uma lista interminável de modelos de várias marcas. Com tantas opções, como saber qual o melhor monitor gamer? 

A resposta exata para essa pergunta vai depender das suas necessidades. Porém, deve ser baseada nos seguintes pontos principais: tamanho e resolução da tela, taxa de atualização, tempo de resposta e tecnologias FreeSync e G-Sync.

Tamanho e resolução da tela

Os monitores com painéis de 21 a 27 polegadas costumam estar entre os preferidos pelos gamers. Contudo, há modelos ainda maiores de 32 polegadas para cima. Aqui, a escolha vai depender, principalmente, do gosto do jogador.

Todavia, vale ressaltar que telas muito grandes podem ser bastante desconfortáveis. Isso porque exigem a movimentação constante da cabeça de um lado para outro para que se consiga ver todo o conteúdo. Já um monitor muito pequeno tende a comprometer a visualização dos detalhes das cenas.

O tamanho da tela, entretanto, não define a qualidade da imagem. Nesse caso, é preciso verificar a resolução que é identificada pelas siglas HD (do inglês “high definition” que significa alta definição), Full HD e QHD. A diferença entre elas está no número de pixels por polegadas. 

Para esclarecer, pixel é a menor unidade que compõe uma imagem. Uma tela com resolução HD projeta imagens com 720 pixels enquanto a Full HD, 1080 pixels. Por outro lado, a resolução da QHD é 4 vezes maior do que a HD.

Isso quer dizer que quanto maior a resolução, melhor o monitor. Na prática, quanto maior a proporção de pixels, mais nítida será a imagem. No universo gamer, é sinônimo de maior realismo e de uma experiência ainda mais imersiva. 

Taxa de atualização

Medida em Hz, a taxa de atualização refere-se a quantidade de vezes por segundo que o display é capaz de exibir uma nova imagem. Ou seja, se um monitor possui taxa de 240Hz, a imagem será atualizada 240 vezes por segundo.

As frequências mais comuns são de 60Hz, 144Hz e 240HZ, mas algumas telas podem ter uma taxa intermediária como de 75Hz. Porém, tem um detalhe importante: para que o monitor consiga trabalhar com a frequência que foi projetado, é necessário que o computador tenha uma placa de vídeo que suporte.

De modo efetivo, qual a vantagem de um monitor gamer com alta taxa de atualização?  Telas de 120Hz ou 240Hz, por exemplo, garantem imagens em movimento sem borrões. Em outras palavras, é possível ver as cenas e os personagens com mais detalhes mesmo em ações muito rápidas. 

Então, assim que o inimigo surgir em seu campo visual, você terá o privilégio de identificá-lo de forma muito rápida. Depois disso, é só acionar os comandos certos para fechar o cerco, impedindo-o de fugir ou atacar, conforme a sua estratégia de jogo. É exatamente o que qualquer jogador precisa, não é verdade?

Tempo de resposta

Calculado em milissegundos (ms), o tempo de resposta indica o intervalo em que um pixel ativo (preto) torna-se inativo (branco) e ativo (preto) novamente. Alguns fabricantes, no entanto, preferem definir como o tempo que a tela leva para fazer transições em escala de cinza. 

Para entender melhor, pense no movimento do obturador da máquina fotográfica. Ele se mantém fechado até que ao realizar a foto, seu botão é acionado. Ele abre rapidamente para passagem de luz e fecha outra vez. 

É o que acontece com o monitor. E quanto mais ágil for esse processo de passagem de luz, menos borrões, tremores e efeitos “fantasmas” (também chamados de ghost) serão exibidos na tela. 

No dia a dia, quem usa o monitor para atividades simples como enviar e-mail entre outras tarefas corporativas, tende a não sentir tanta diferença na transição de cores. Por outro lado, quando se trata de um jogo, cada detalhe, por menor que seja, é capaz de influenciar no resultado.

Portanto, quanto menor o tempo de resposta do monitor gamer, melhor, pois garantirá qualidade de imagem e precisão. Modelos que oferecem 1ms já são indicados para jogadores. Contudo, é possível encontrar opções com 0,5ms que permitem um desempenho excepcional, com muito mais velocidade. 

FreeSync e G-Sync

Se tem uma situação que coloca um gamer em desvantagem é o corte de imagens. Quando isso ocorre, as cenas são reproduzidas com fragmentos de quadros antigos e novos, comprometendo as jogadas.

Esse tipo de problema pode acontecer quando o monitor tem alta taxa de atualização (lembra dela?), mas a placa de vídeo oscila ao enviar as imagens para o monitor. Por resultado, temos o chamado “screen tearing” que significa “quebra de quadros”.

É nesse contexto que entram as tecnologias FreeSync (AMD) e G-Sync (NVIDIA). Elas atuam reduzindo a diferença de frequência entre as informações transmitidas pela placa de vídeo e a capacidade de reprodução da tela, impedindo interferências entre os quadros.

Em outras palavras, ao longo de uma partida, são responsáveis por sincronizar as imagens, evitando que ocorram tremulações e falhas durante a exibição das cenas. Sendo assim, ao adquirir o seu monitor, não deixe de conferir se essas soluções tão essenciais fazem parte das configurações do produto.

Qual o melhor monitor gamer?

Você já conhece os requisitos básicos que devem ser considerados ao adquirir um monitor gamer. Então, chegou a hora de conhecer os modelos que vão tornar as suas partidas ainda mais emocionantes e melhorar ainda mais o seu desempenho. 

Monitor gamer 144Hz

Vamos começar pelas telas com frequência de 144Hz. São modelos indicados, principalmente, para gamers iniciantes. O monitor widescreen de 24 polegadas Zowie da Benq é um exemplo. Com tempo de resposta de 1ms, garante ações extremamente rápidas. 

monitor gamer zowie led

Apresenta tecnologia Black eQualizer que aumenta a visibilidade em cenas escuras sem comprometer as áreas mais claras. Já o recurso Color Vibrance oferece 20 níveis de configurações que permitem definir a intensidade das cores das imagens.

O suporte traz a facilidade de ajustar a altura da tela com apenas um dedo. Ou seja, é muito simples regulá-lo, deixando-o em um ângulo de maior conforto. Com design especial, a moldura diminui o reflexo de luz do monitor, evitando perda de foco. 

E não pára por aí! Desenvolvido com Flicker-free (sem cintilação), reduz o cansaço ocular no caso de combates de longa duração. 

Agora, se você está à procura de um monitor gamer veloz, mas com display maior, a sugestão é o Hero de 27 polegadas da AOC. Ele oferece alta definição de imagens e tempo de resposta de 1ms, ou seja, é muito rápido. 

monitor gamer led hero

Projetado também em formato widescreen e bordas ultrafinas, proporciona visão panorâmica e ininterrupta das cenas, tornando a experiência ainda mais imersiva.

Ergonômico, apresenta suporte ajustável que permite regular altura, inclinação e rotação (é possível jogar com a tela na vertical). 

Conta com a tecnologia AMD FreeSync, assegurando a sincronia entre a placa gráfica (GPU) e o monitor. Dessa forma, a imagem chega sem atrasos, com ausência de rastros e efeitos fantasmas. Possui ainda o recurso modo mira que contribui para execução de ações precisas e em alta velocidade. 

Monitor gamer 165Hz

Como mencionamos, há também monitores com taxa de atualização intermediária. É o caso do modelo gamer LED da Agon. Ele possui frequência de 165Hz e conta com a tecnologia AMD FreeSync que, como já se sabe, impede travamentos e rupturas de imagem.

monitor gamer curvo agon

Apresenta um mega painel de 31,5 polegadas com recurso VA que garante brilho e contraste mesmo em cenas com pouca iluminação. Um grande diferencial desse monitor gamer é a sua tela que possui curvatura de 1500R. Com ela, tem-se visão muito mais ampla dos cenários e maior sensação de estar dentro do jogo.

Dispõe de iluminação LED com diferentes configurações de cores RGB o que torna possível customizar o setup conforme o estilo do jogador. 

Com entradas VGA, HDMI e DisplayPort, permite conexões com outros dispositivos, aumentando as possibilidades de entretenimento sem comprometer a qualidade das imagens.

Monitor gamer 240Hz

A Agon também oferece displays com maior taxa de atualização e excelente tempo de resposta. Como exemplo, temos o monitor gamer AG251FZ2 de 24,5 polegadas. Sua frequência é de 240Hz, ou seja, impossível algum detalhe passar despercebido.

monitor gamer agon aoc

Com tela Full HD, apresenta a impressionante taxa de resposta de 0,5 ms. Isso significa que oferece o máximo de velocidade com imagens em excelente qualidade, sem tremulações ou efeito ghost. Opção perfeita para jogadores profissionais.

Acompanha controle QuickSwitch que facilita a navegação no menu OSD e funciona como um atalho rápido para ativar e desativar o modo mira. Com design ergonômico, conta com suporte que permite ajuste de altura e ângulo de tela.

É um monitor com entradas para suporte e conector headset e conexões VGA, HDMI, DP, DVI e USB. Dessa forma, tem-se inúmeras possibilidades de diversão em um único produto.

Computador Gamer

Com todas essas dicas, ficou muito fácil escolher o melhor monitor gamer para os seus combates. Entretanto, não se esqueça da importância de ter um PC compatível. Só assim conseguirá usufruir ao máximo de todos os recursos que a tela desenvolvida para jogadores oferece. 

Diferente dos modelos convencionais usados habitualmente para cumprir tarefas simples, os computadores gamers possuem processadores muito mais potentes. Isso porque precisam suportar gráficos pesados, evitando problemas durante a reprodução das imagens.

Imagina passar horas em uma disputa e, no momento decisivo, a cena congela. É, no mínimo, desesperador, concorda? Além disso, as máquinas gamers, aumentam o rendimento do jogador uma vez que permitem comandos rápidos e precisos.   

computador gamer gigapro

Sendo assim, uma sugestão de PC gamer para compor o seu setup é o computador Gigapro com processador Intel Dual Core, 8GB de memória, Windows 10 e armazenamento de 1TB. Além da alta capacidade de armazenamento, garante ações ágeis durante todo jogo. 

Acessórios Gamer

Engana-se quem acredita que o universo gamer é composto somente por computadores e monitores. Com o crescente número de adeptos em todo mundo, o mercado tem investido pesado para oferecer aos jogadores ferramentas que garantam alto desempenho e, principalmente, conforto.

Há diversos modelos de cadeiras, teclados e mouses com tecnologia avançada desenvolvida com base nas necessidades daqueles que passam horas na frente do computador em busca de uma melhor colocação. Vamos conhecê-los?

Cadeira Gamer

Talvez você se surpreenda com essa informação, mas a cadeira gamer é um tipo de cadeira de escritório. Entretanto, seu formato é muito mais moderno e confortável.

É ergonômica, maior do que os modelos convencionais e possui design inspirado em assentos de carros de corrida. Como conforto é o objetivo principal, conta com descansos para cabeça, braços e suporte para lombar.

Apresenta mecanismos de regulagem de inclinação e altura. Dessa forma, é possível ajustá-la de forma que os pés fiquem apoiados no chão e os joelhos no ângulo de 90º, evitando incômodos e problemas na coluna.

cadeira gamer dxracer

Fabricada com materiais de alta durabilidade, acomoda o gamer, mantendo-o na posição ideal sem esforço. O modelo Origin da DXRacer possui cobertura em poliuretano e inclinação de até 170°. É indicado para jogadores com, no máximo, 1,85 m de altura e até 100 kg.

Para saber mais sobre esse acessório, confira o post Cadeira Gamer – Bons motivos para você apostar em uma. Nele, você encontra todas as informações que precisa para fazer a escolha certa.

Teclado Gamer

É possível encarar uma batalha com um teclado tradicional? Sim. Porém, o teclado gamer é muito mais veloz, preciso e confortável. A principal diferença está em suas teclas, pois são independentes e operam por meio de switches (interruptores).

Em outras palavras, funciona da seguinte forma: um mecanismo de acionamento de molas é posicionado embaixo de cada tecla. Quando uma tecla é pressionada, o switch envia o sinal para o computador, estabelecendo a comunicação.

Nos modelos comuns, chamados de teclados de membrana, há uma única película de plástico embaixo de todas as teclas. Dessa forma, quando uma tecla é apertada há o risco de interferir em outra. No jogo, compromete a precisão.

Outra vantagem do teclado gamer é que possui recursos exclusivos como controles de mídia e botões de acesso rápido. A estrutura é reforçada e de alta durabilidade O Legion K300 Lenovo, por exemplo, apresenta teclas programáveis e resistentes que suportam até 20 milhões de cliques.

teclado gamer lenovo

É compacto, leve, silencioso e apresenta um avançado sistema anti-ghosting com 24 teclas que permitem comandos simultâneos e processamentos exatos. Para completar, cinco zonas de efeitos de LED RGB iluminam o setup com muito estilo.

Mouse Gamer

Quer um grande aliado para enfrentar os seus oponentes? Aposte em um mouse gamer. Diferente dos modelos convencionais que possuem até 3 teclas, há modelos com até 18 botões programáveis.

São maiores e com formato que garante o encaixe perfeito da palma da mão. Alguns, inclusive, são projetados com materiais que impedem que a mão deslize. 

São muito mais resistentes e com opções de ajuste de velocidade. Suportam tranquilamente muitas horas de jogo. Ou seja, ao realizar ações rápidas e fortes, não se preocupe com a possibilidade de danificar o produto.

mouse gamer usb warrior

O mouse gamer MO261 Warrior possui 3200 dpi que garante velocidade e precisão em todos os comandos. Com design ergonômico, possui 7 botões e oferece quatro tipos de sensibilidade, permitindo que o jogador escolha o de sua preferência.

Apresenta acabamento com luzes de LED nas cores vermelha, roxa, azul e rosa que mudam de acordo com o dpi selecionado. Possui cabo de nylon de alta durabilidade e funções multimídia.

Monitor gamer barato

Depois de tantas dicas, chegou a hora de adquirir o melhor monitor gamer e todos os acessórios necessários para montar um setup digno de um campeão. No site Kalunga, você encontra tudo o que precisa para tornar os combates mais emocionantes. Aproveite as ofertas e receba no conforto e segurança do seu lar.