Postado em 08/06/2022

12565 visualizações

Roteador Wi-Fi – Saiba como melhorar o seu sinal de internet

roteador-wi-fi

Quando contratamos um serviço de banda larga, ou seja, de conexão de internet, recebemos um modem, dispositivo responsável por decodificar o sinal do provedor, convertendo-o de analógico para digital. Em outras palavras, ele transforma dados em textos, fotos e vídeos. Contudo, para que esse conteúdo chegue aos aparelhos, é preciso contar com um aliado: o roteador Wi-Fi.

Qual é a função de um roteador Wi-Fi?

Desenvolvido com tecnologia avançada, o roteador Wi-Fi, quando conectado ao modem, distribui o sinal de internet para todos os equipamentos da casa ou escritório, como smartphones, tablets, computadores, smart TVs, câmeras de segurança, videoporteiros, entre outros, sem a necessidade do uso de fios. Além disso, identifica as melhores rotas para envio e recebimento de dados, fugindo de caminhos congestionados e evitando transmissões curtas.

Entretanto, para que o roteador Wi-Fi faça o seu trabalho com eficiência é preciso se atentar a alguns detalhes. Quantas vezes você já se pegou reclamando que o sinal da internet está fraco? Ou dizendo que a conexão não chega em determinado ambiente da residência? Quando isso acontece, é importante, em primeiro lugar, analisar onde o dispositivo está instalado, pois interfere diretamente no seu desempenho.

Não posicione-o próximo à uma parede ou de outros aparelhos que emitem frequências sem fio como um telefone analógico, por exemplo. Muito menos, deixe-o no chão. A melhor área para deixar o roteador, segundo especialistas, é no centro da casa no ponto mais alto possível para que o sinal alcance de forma uniforme cada cômodo e encontre o mínimo de barreiras ao longo do percurso. Quando disposto em um local baixo, acaba se deparando com vários obstáculos como mesas, cadeiras, sofás, armários e demais artefatos.

Outro cuidado que, muitas vezes, passa despercebido é o acúmulo de sujeira; como qualquer eletrônico, isso pode comprometer a vida útil do roteador. Dessa forma, preocupe-se em limpá-lo com uma determinada frequência. Ambientes que tendem a concentrar mais poeira exigem intervalos menores; caso contrário, uma vez por mês é considerado suficiente.  

Quais são as principais características de um roteador?

Como já sabemos, o roteador Wi-Fi é um equipamento que propaga o sinal de internet que recebe do modem para os dispositivos, possibilitando diferentes tipos de conexões. Isso acontece graças às suas antenas superpotentes que espalham os dados em todas direções. No entanto, isso não significa que, igualmente, em todos os sentidos. Sendo assim, sempre observe a posição das antenas: o ideal é que se mantenham retas, voltadas para cima. 

Quanto à velocidade de conexão, depende do plano de internet, do modelo do roteador e do aparelho que receberá o sinal. Se a família ou a quantidade de funcionários na empresa for grande, considere adquirir um pacote de dados com um número alto de megas. Desse modo, quando for assistir a um filme ou atender uma ligação de vídeo, por exemplo, não há risco de travamentos.

Outra dica de ouro para que se possa aproveitar ao máximo as funcionalidades do roteador é desligá-lo quando não está em uso. Geralmente, opta-se por mantê-lo sempre ligado por receio de que as configurações se percam, todavia, não há o que temer: os modelos atuais possuem memória interna que resgata as últimas informações registradas.

Isto posto, habitue-se a desligá-lo, pois impede o seu superaquecimento ou que sofra algum dano por altas oscilações de energia. Aproveite os períodos em que estiver fora de casa ou do escritório para tomar essa iniciativa. Por fim, saiba que reiniciar quando há falhas no seu funcionamento não é conversa de técnico, não, viu? O procedimento que inclui ainda retirar da tomada e contar alguns segundos, realmente, tende a corrigir um erro, restabelecendo a conexão.

Qual a diferença entre um roteador Wi-Fi e o repetidor?

Se você mora ou trabalha em um local muito amplo com diversos obstáculos, pode acontecer do roteador Wi-Fi não conseguir levar o sinal de internet para todos os cômodos. O que fazer nesse caso? Invista em um repetidor wireless, um dispositivo que pega o sinal emitido pelo roteador e “repete”, aumentando o seu alcance. 

Há diferentes modelos disponíveis; todos muito compactos e com plugue. A instalação é simples: no caso dos mais modernos, basta encaixar em uma tomada que esteja no meio da rota de onde há perda de sinal (não exatamente no local), apertar o botão de acionamento, aguardar alguns segundos para que ocorra a conexão com o roteador e pronto! 

A grande vantagem desse produto é que elimina a necessidade de sair puxando cabos pela casa para instalar outros roteadores. Deu até um alívio, não é verdade? Para você que acabou de descobrir que esse aparelho é a solução que estava procurando para o seu lar ou empresa, selecionamos algumas opções para que possa avaliar e fazer a sua escolha.

Repetidor Wireless 300 Mbps TP-Link

repetidor-wireless-n-300-mbps-tp-link

O primeiro da nossa lista é o repetidor wireless TL-WA580RE TP-Link, um extensor com velocidade de 300 Mbps. É compacto, leve e de fácil instalação; é só colocá-lo em uma tomada e apertar o botão WPS. Conta com indicador de sinal que ajuda a encontrar o melhor lugar para colocá-lo e função que grava as configurações, impedindo perda de informações quando há troca de rede. A porta Ethernet permite usá-lo como adaptador wireless para aparelhos cabeados sem perder a sua capacidade de alcance. 

Repetidor Wireless 750 Mbps D-Link

repetidor-wireless-750-mpbs-dual-band-ac-d-link

O repetidor wireless DAP-1530 D-Link é um modelo que funciona com qualquer marca de roteador sem oscilações. Com velocidade de 750 Mbps e roaming inteligente, permite que os dispositivos alternem para um sinal Wi-Fi mais forte, conforme o deslocamento pelo ambiente. Conta com indicador de sinal LED, que aponta qual o local ideal para instalá-lo e obter máxima cobertura, e Porta Fast Ethernet que possibilita conectar um equipamento com fio. 

Repetidor Wireless 1200 Mbps Mercusys

repetidor-wireless-ac-1200-me30-mercusys

Se você busca uma extensão Wi-Fi rápida, aposte no repetidor wireless ME30 Mercusys. Sua velocidade de até 1200 Mbps atende todos os cômodos da residência ou escritório, inclusive os mais distantes. Apresenta indicador de sinal LED multicolorido que mostra o lugar certo para posicioná-lo, funciona com qualquer roteador ou ponto de acesso sem fio e conta com porta rápida de 10/100 Mbps que possibilita conexões com aparelhos com fio como PCs, IPTVs e consoles de jogos. Para configurá-lo, não tem segredo, é só pressionar o botão WPS.

Repetidor Wireless 1750 Mbps TP-Link

brepetidor-wireless-1750-mpbs-tp-link

E para quem precisa ainda mais de velocidade, o repetidor wireless RE 450 TP-Link é o modelo certo. Com 1750 Mbps, é 3 vezes mais ágil e expande o sinal em até 1.000 m², eliminando as chamadas “zonas de sombra”. Projetado com três antenas externas dual band, reduz possíveis interferências, oferecendo cobertura Wi-Fi de confiança. Por fim, a porta gigabit Ethernet transforma-o em um adaptador wireless, permitindo que os dispositivos cabeados como Blu-Ray players, DVRs, videogames, Smart TV, entre outros, acessem a rede.

Qual é o melhor roteador Wi-Fi?

A variedade de opções de roteadores Wi-Fi no mercado é grande, então, é muito comum ficar em dúvida na hora de escolher um para o lar ou ambiente de trabalho. Porém, temos algumas dicas que irão ajudar. Em primeiro lugar, a decisão deve ser baseada nas suas necessidades, portanto, considere os seguintes pontos:

  • Irá conectar muitos aparelhos ao roteador?
  • O dispositivo terá que cobrir uma área ampla ou de pequenas dimensões?
  • Você precisa de internet para jogar, assistir vídeos e realizar downloads de arquivos pesados?

Com essas respostas em mente, leve em conta que:

  • A quantidade de antenas interfere no alcance; quanto maior o número, mais longe o sinal consegue chegar, além de garantir maior estabilidade quando há muitos usuários conectados. 
  • Quanto maior a velocidade do roteador, medida em Mbps, megabits por segundo, mais rápida será a navegação. No entanto, ele não acelera a internet; desse modo, a banda larga contratada deve ser igualmente veloz, caso contrário, de nada adiantará ter um aparelho ultra potente.
  • Já a frequência corresponde tanto ao alcance quanto à velocidade. As conexões de 2,4 GHz oferecem maior alcance, mas menor velocidade, enquanto as de 5 GHz, maior velocidade e menor alcance.

Selecionamos alguns modelos de diferentes marcas e faixas de preço para que possa analisar e eleger aquele que melhor condiz com o que precisa. Vamos lá?

Roteador Wi-Fi Mercusys

roteador-wireless-2-portas-300-mbps-mercusys

Uma opção que cabe na palma da mão. O roteador wireless 2 portas 300 Mbps MW301R Mercusys é bem compacto, ou seja, não exige muito espaço para que seja acomodado adequadamente. Possui duas antenas de 5dBi capazes de aumentar a sensibilidade de recepção do sinal, fornecendo ampla cobertura, e conta com criptografia avançada que mantém as conexões protegidas de invasores. Com ele, é possível também gerenciar quando os equipamentos podem acessar a internet; uma maneira dos pais terem total controle sobre as atividades da garotada.

roteador-wireless-3-portas-300-mbps-mw330hp-mercusys

Apesar de se tratar da mesma marca, o roteador wireless 3 portas 300 Mbps MW330HP Mercusys é uma opção com três antenas de 7dBi que conseguem aumentar a cobertura, garantindo conexões mais fortes e estáveis. Projetado com chip amplificador autônomo, fornece até 2 vezes mais potência de transmissão se comparado com um chip comum. Isso quer dizer que é forte o suficiente para ultrapassar paredes e demais obstáculos. Apresenta botão turbo que maximiza a cobertura e botão WPS que estabelece conexões criptografadas, garantindo alta segurança durante os acessos.

Roteador Wi-Fi Tp-Link

roteador-wireless-dual-band-ac-1900-tp-link

Por outro lado, o roteador wireless dual band AC1900 TP-Link é composto por 4 antenas externas que detectam os dispositivos e mantêm a força do sinal mesmo quando estão distantes ou com pouca energia. Desenvolvido com tecnologia MIMO 3×3, transmite e recebe dados em três fluxos. Com velocidade total de até 1900 Mbps, é possível executar tarefas simples na frequência de 2.4 GHz e aquelas que exigem maior largura de banda (jogos e streaming UHD 4h/8K) na de 5GHz.

A função Smart Connect possibilita que o roteador alterne automaticamente a conexão a fim de encontrar o melhor sinal disponível. Já o Airtime Fairness, evita que os equipamentos mais antigos desacelerem a rede. As portas 1 WAN e 4 LAN Gigabit Ethernet oferecem altas velocidades mesmo quando se trata de conexões com fio como no caso de PCs, Smart TVs e consoles de jogos.  

Roteador Wi-Fi D-Link

roteador-wireless-4-portas-gigabite-dual-band-ac-1200-d-link

Projetado com 6 antenas de alto ganho, velocidade de até 300 Mbps, mecanismo avançado de QoS, tecnologia MU-MIMO, o roteador wireless 4 portas Dual Band DIR-846 D-Link permite que diversos dispositivos recebam sinal Wi-Fi de alta largura de banda ao mesmo tempo, entregando velocidade máxima para cada um deles. A banda dupla diminui a interferência e o congestionamento sem fio. A criptografia WPA/WPA2 fornece excelente nível de segurança. Graças ao seu prático assistente de instalação, a configuração é realizada em segundos. 

Roteador Wi-Fi Mesh Tp-Link  

O sistema mesh é uma tecnologia de ponta na qual dois ou mais dispositivos trocam informações, compondo, assim, uma rede unificada. É como se cada um deles fosse um ponto; quando conectados formam uma malha, como indica a palavra “mesh”, que espalha o sinal Wi-Fi, eliminando as “zonas de sombra”.  

roteador-wireless-sistema-wi-fi-mesh-deco-e4-tp-link

O roteador wireless sistema Wi-Fi Mesh Deco E4 Tp-Link garante sinal forte em todos os ambientes com área de até 250 m². Em razão da sua tecnologia sem fio 802.11ac, sua velocidade é três vezes maior do que a dos roteadores comuns e tem o poder de fornecer conexões fluidas, isto é, sem atrasos para até 100 dispositivos. Flexível e multifuncional, o Deco E4 conta com recursos que permite usá-lo como roteador ou ponto de acesso.

A instalação é muito simples e rápida: é só colocar na tomada, fazer o download do aplicativo no smartphone e seguir as orientações da tela. O gerenciamento pode ser feito à distância pelo próprio app. Ao abri-lo, dá para consultar os dispositivos conectados, selecionar uma rede específica para convidados, entre outros. Para controlá-lo por comandos de voz, basta conectá-lo à Alexa, uma das principais assistentes virtuais disponíveis no mercado.

Roteador Wi-Fi Mesh Google

roteador-google-wi-fi-mesh-3-pack-google

Cobertura completa, escalonável e estável é o que promete o roteador Wi-Fi Mesh 3 pack Google. Composto por 3 pontos que cobrem até 110 m² cada, a instalação pode ser gradativa, de acordo com a necessidade. Sua configuração ocorre em poucas etapas por meio do  aplicativo Google Home que, igualmente, possibilita conferir a velocidade de rede, priorizar dispositivos, selecionar uma rede para visitantes e muito mais. A atualização é automática, o que garante novos recursos e proteção permanente. Projetados com 49% de plástico reciclável, é um produto que se destaca ainda pela sua sustentabilidade. 

Onde comprar um roteador Wi-Fi potente?

Todos os modelos de roteadores citados nesse post e muitos outros, você encontra no e-commerce e nas mais de 220 lojas físicas Kalunga espalhadas pelo Brasil. Agora que você já conhece as principais diferenças entre eles e os critérios para não errar na escolha, aproveite os descontos e adquira o roteador Wi-Fi que irá ampliar o alcance do seu sinal de internet, garantindo conexões de máxima qualidade em cada cantinho da casa ou empresa. Então, não perca mais tempo; acesse agora o site Kalunga!