Postado em 17/02/2022

10378 visualizações

Régua 30 cm – Saiba como escolher o melhor modelo

regua-30-cm

Você já tentou fazer uma linha horizontal, vertical ou diagonal em uma folha de papel apenas com o lápis ou caneta? Se cada vez que você tenta desenhar um traço, nunca fica retinho, temos algo importante para te dizer: é normal. Por isso que há uma ferramenta específica para auxiliar nessa tarefa, a régua. E vale destacar a régua 30 cm, a mais comum no dia a dia dos escritórios e das salas de aula.

Contudo, não se trata de um instrumento projetado apenas para facilitar na criação de traços retos. Da mesma forma, utiliza-se para medir a distância entre um ponto e outro, orientando-nos quanto ao comprimento, largura e altura de desenhos, objetos, embalagens, entre outros.

Ou seja, não tem segredo: se você quer saber as dimensões de algo, é só recorrer a uma régua. No entanto, nem sempre foi assim tão fácil. Já parou para pensar como era feito antes do sistema de medidas desenvolvido na França e que, apenas a partir do final do século XVIII, foi adotado pelos demais países? 

A criatividade do ser humano não decepciona: utilizavam-se partes do próprio corpo como mãos e pés. Entretanto, as medidas eram imprecisas e variáveis uma vez que cada pessoa tem os membros de um tamanho. Todavia, isso explica porque até hoje temos unidades de medida com os nomes palmo, pés e polegadas.

A título de curiosidade, um palmo (pm) corresponde a 22,86 cm enquanto uma polegada é igual a 2,54 cm. Por outro lado, um pé (ft, do inglês foot) é igual a 12 polegadas. São unidades de medida ainda aplicadas em alguns países de língua inglesa, como Reino Unido, Estados Unidos e, em menor frequência, Canadá.

Modelos de régua

A régua é um item que todo mundo tem em casa, na mochila da escola ou na mesa do trabalho. Fabricada com material sólido, pode ser ou não graduada, apesar desta última ser mais rara. A régua graduada é a que possui uma escala de valores baseada em um padrão universal: a do sistema métrico ou a do sistema inglês.

No caso do sistema métrico, o produto apresenta em sua superfície marcações que indicam milímetros (mm) e centímetros (cm). Já no sistema inglês, a medida é em polegadas e a escala é de 1/36 por jarda. O modelo graduado mais popular é a régua 30 cm, também conhecida como régua escolar.

No entanto, encontra-se o produto igualmente em outros tamanhos, assim como em diversos materiais. As primeiras unidades, aquelas bem antigas mesmo, eram produzidas de forma muito precisa a partir do marfim. Em seguida, passou-se a usar madeira e, hoje, há a utilização de outras matérias-primas.

O modelo de plástico, por exemplo, é aquele que todo mundo tem ou já teve em algum momento da vida, pois, durante anos, aparece como um dos itens básicos da lista escolar. Porém, há ainda opções em vidro e metal como o aço, cujo uso é mais comum em escritórios e oficinas e são bastante duráveis. Desse modo, conclui-se, então, que há réguas flexíveis e rígidas.

Sobre as medidas, têm de 15 cm, 20 cm, 30 cm, 40 cm, 50 cm e 60 cm. A vantagem das menores é que cabem em estojos ou bolsas pequenas, facilitando o transporte. Por fim, é possível escolher a cor: as transparentes são as mais tradicionais, mas tem verde, rosa, amarela, azul, lilás, preta e até holográfica com glitter.

Tipos de régua 30 cm

Já que o modelo de 30 cm é o mais utilizado seja para fazer desenhos simples ou técnicos, assim como para o estudo de medidas, o escolhemos como destaque deste post. Disponível em diferentes materiais, apresentaremos os principais para que, na hora de comprar, você não tenha dúvidas sobre a opção que melhor atenderá às suas necessidades. Vamos lá?

Régua 30 cm transparente 

Apesar do modelo de madeira, ainda em uso, ser um dos mais antigos, a régua transparente é preferência da maioria. Mais leve e flexível, soma ainda a vantagem de permitir a visualização do conteúdo sobre o qual é posicionada. Nesse caso, geralmente, os materiais usados na produção são o poliestireno ou o acrílico.

Régua 30 cm poliestireno

O poliestireno (PS) é uma das matérias-primas mais comuns do planeta. É um tipo de polímero que, como o próprio nome indica, é formado por vários estirenos, composto orgânico também conhecido como vinilbenzeno. É um elemento estável, flexível e fácil de moldar quando submetido a ação do calor. Não sofre alteração da sua estrutura se exposto a agentes químicos.  

regua-em-poliestireno-30-cm-cristal-new-line-waleu

É um material de baixo custo e pode ser aproveitado como isopor, poliestireno de alto impacto ou poliestireno comum como no caso da régua em poliestireno 30 cm cristal New Line Waleu. Ela apresenta 3 mm de espessura e sua impressão é tampográfica, um processo que impede que as escalas desbotem com o tempo.

regua-em-poliestireno-30-cm-azul-new-line-waleu

Para quem gosta de opções coloridas, tem a régua em poliestireno 30 cm azul New Line Waleu. Apesar do tom, ainda assim é possível ver tudo o que estiver embaixo, diferente da régua em poliestireno 30 cm holográfica glitter Waleu que é opaca. Entretanto, não dá para negar que é uma peça bem charmosa. Importante ressaltar que ambas são resistentes e apresentam boa durabilidade.

regua-em-poliestireno-30-cm-holografica-glitter-waleu-2

Régua 30 cm acrílico

Por outro lado, temos o acrílico, um material considerado de qualidade superior. A placa transparente não amarela com o passar do tempo; se for colorida, não há o risco de desbotar. É muito mais resistente a impactos e ainda é 100% reciclável. Dessa forma, tem conquistado, cada vez mais, empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente. 

regua-em-acrilico-30-cm-com-escala-trident

A título de exemplo, temos a régua em acrílico 30 cm Trident que apresenta escalas de precisão em mm gravadas à quente, além de polimento perfeito e bordas chanfradas. É de acrílico cristal importado e está disponível ainda com as medidas de 15 cm, 20 cm e 40 cm. 

Régua transparente flexível 30 cm 

Esse modelo de régua nos convida a conhecer um outro tipo de matéria-prima, o policloreto de vinila, mais conhecido como PVC. Trata-se de um termoplástico composto por átomos de cloro ligados a pequenas moléculas, os monômeros, formando o polímero. Para uma melhor compreensão, temos como exemplos de monômeros, os hidrocarbonetos e derivados do petróleo.

O PVC é um material altamente versátil. Sua resina permite adaptá-la de acordo com a forma que será empregada. Sendo assim, é possível aplicá-la tanto na produção de plastisol que flui como um líquido assim como em artigos rígidos como canos e tubulações. Utiliza-se ainda na fabricação de embalagens, calçados, revestimentos, lacres, materiais de construção civil, brinquedos, entre muitos outros.

regua-30-cm-transparente-flexível-rm-tr-30-trident

Logo, temos também modelo de régua produzida com PVC como é o caso da régua 30 cm transparente flexível Trident. Possui 0,75 mm de espessura, ou seja, é bem fininha, o que garante medidas precisas. As bordas não apresentam chanfros e a gravação em fotoquímica, evita o desbotamento da escala com o manuseio ao longo do tempo.

Régua 30 cm de alumínio

Deixando os modelos transparentes um pouquinho de lado, vamos falar daqueles que tem como base um tipo de metal e, portanto, são opacos. É o caso da régua em alumínio 30 cm Sinalize. Produzida com alumínio anodizado, apresenta escala de 0 a 30 cm e, no verso, escala de polegadas. É possível empregá-la tanto na criação de trabalhos escolares quanto em projetos profissionais.  

regua-em-aluminio-30-cm-sinalize

O alumínio é um elemento químico leve, macio, porém, não pense que, por isso, é frágil; pelo contrário, é um material bastante resistente. Tem aparência metálica branca e revestimento fino de um tipo de óxido que tem ótima aderência, protege o alumínio de corrosão e não causa nenhum risco à saúde. 

A régua é apenas um exemplo bem simples do que se pode desenvolver com o alumínio. Para se ter ideia, ele faz parte da composição de utensílios de cozinha como panelas, talheres, fôrmas e latas de mantimentos; bandejas e embalagens, janelas, portas, grades e ainda de peças de automóveis, aviões, barcos e muito mais. 

Régua 30 cm de aço

Continuando na linha das opções em metal, temos a régua em aço 30 cm inox Western. O aço é uma liga de excelente resistência e durabilidade composta basicamente de ferro e carbono. É flexível e maleável, características que permitem moldá-lo quando submetido a altas temperaturas.

regua-em-aco-30-cm-inox-western

Desse modo, é possível usá-lo na fabricação dos mais diversos tipos de peças. Sua versatilidade somada ao baixo custo, o torna um dos materiais mais empregados na siderurgia, na construção civil e na indústria mecânica. Mas, não pára por aí: como vimos, existe régua de aço.

O modelo da Western conta com graduação em milímetros e polegadas e é composto de aço inoxidável cuja composição é de 74% de aço comum, 18% de cromo e 8% de níquel. O cromo é um elemento que tem a capacidade de reagir com o oxigênio, formando uma fina e invisível camada de proteção. Portanto, impede que ocorra o processo de oxidação.  

O aço inoxidável está presente ainda em utensílios domésticos como panelas e talheres, eletrodomésticos como fogão, geladeira e microondas; instalações hospitalares, revestimento de elevadores, móveis e tantos outros. Vale ressaltar que é fácil de limpar, tem baixo custo de manutenção e é 100% reciclável. 

Régua 30 cm com apoio para os dedos

Embora o manuseio da régua seja bem simples, a Dello encontrou uma forma de aprimorar o produto, contribuindo para o desenho de traços ainda mais precisos. Trata-se da régua 30 cm com apoio para os dedos, uma versão com estrutura em poliestireno colorido e peso bruto de 0,03 kg que garante maior firmeza quando disposta sobre o papel.

regua-30-cm-com-apoio-de-dedos-dello

É perfeita também como guia de leitura de textos e indica-se, principalmente, para as crianças em processo de desenvolvimento da coordenação motora. Como é possível encontrá-la em diversas cores como lilás, rosa, pink, verde, azul, amarela e preta, a garotada vai ficar ainda mais animada para escolher o tom preferido e realizar as tarefas com capricho.

Onde comprar régua barato

Se tem um lugar onde, com certeza, você sempre encontrará itens de qualidade por excelentes preços, é na Kalunga. E não é diferente com a régua. Encontra-se uma ampla ampla variedade do produto em qualquer uma das 221 lojas da rede assim como no site Kalunga.

Como escolher a régua certa?

Todavia, antes de adquirir a sua régua, atente-se a alguns detalhes importantes para não fazer a escolha errada. Em primeiro lugar, pense sobre como irá utilizá-la. Recomenda-se as réguas mais básicas para atividades com papel. Se você tiver a intenção de usar em outros tipos de materiais como tecido, por exemplo, deve procurar modelos específicos.

Como vimos, há réguas com escalas em centímetros e milímetros que são ideais para execução de tarefas escolares e outras medições simples. Contudo, para projetos mais complexos, a sugestão é investir naquelas mais completas com centímetros e polegadas.

Sabemos igualmente que as medidas das réguas mais comuns variam entre 15 cm e 60 cm de comprimento. No entanto, não por acaso, há uma preferência pela régua de 30 cm. Ela tem o tamanho certo para desenvolver trabalhos em folhas do tipo A4, outro artigo do cotidiano tanto em ambientes corporativos quanto em residências e instituições de ensino. Além disso, é muito fácil de levar de um lado para outro.

Por fim, avalie o material de cada modelo, pois esta é uma característica que pode interferir no resultado final. Na prática, se o intuito é apenas criar traços e fazer medições, as de poliestireno dão conta do recado. O mesmo ocorre com as de acrílico e PVC, porém destacam-se por serem mais duráveis.

As réguas de metal, mais do que medir e auxiliar na criação de desenhos, são as mais indicadas para quem tem o hábito de aproveitar o produto como apoio para instrumentos de corte como o estilete. Isso porque dificilmente a régua sofrerá algum dano provocado pela lâmina; as demais, tendem a perder a forma regular.

Gostou das nossas dicas? Agora, ficou muito mais fácil adquirir a régua certa, não é verdade? Então, boas compras!