Postado em 08/02/2023

4822 visualizações

Quadro de aviso – 6 modelos para você anotar os seus recados

quadro-de-aviso

Se você busca uma maneira simples e prática de manter os seus colaboradores sempre informados sobre o que acontece na empresa, invista em um quadro de aviso. Há modelos em que você pode fixar papéis e fotos e outros em que as anotações são feitas com o auxílio de uma caneta específica.

Seja qual for a sua escolha, é um produto que contribui e muito para a comunicação entre os departamentos. Afinal, hoje em dia, já não é tão comum as pessoas acessarem a caixa de e-mails com frequência. Contudo, é necessário se atentar ao local em que irá colocar o quadro.

Isso porque de nada vai adiantar posicioná-lo em um lugar em que o fluxo de pessoas é baixo; tem que ser exatamente onde todos passam. Por outro lado, o quadro de aviso também é muito útil em sala de reuniões a fim de tornar as apresentações mais dinâmicas; só depende da criatividade do locutor.

Quer mais uma função? É possível deixá-lo em cada setor com o planejamento das atividades que a equipe deve executar dentro de um determinado período. Há, inclusive, quadros que já vem com os dias da semana para ajudar na organização das tarefas. 

Como é chamado o quadro de aviso?

É importante ressaltar que o quadro de aviso é conhecido igualmente por outros nomes como quadro de mensagens, mural, painel ou lousa de aviso. Quando a gente puxa essas nomenclaturas, conseguimos imaginar esse item em outros ambientes além dos corporativos, não é verdade?

Nas escolas, por exemplo, sempre tem um mural com trabalhos dos alunos. Até mesmo em postos de saúde ou hospitais, encontramos um quadro com panfletos ou papel A4 com dicas para prevenção de algum tipo de doença, calendário de vacinação, incentivo a ações como a doação de sangue, entre outros.

Tem também muitos adolescentes e adultos que gostam de ter um quadro de aviso no quarto para fixar fotografias, recordações ou lembretes. O mais legal é que como o produto é fabricado a partir de diferentes materiais, dá para escolher um modelo que combine com o visual do local.

Como colocar um quadro de aviso na parede?

Agora que você conhece as utilidades do quadro de aviso, pode estar se perguntando sobre a sua instalação: será que é muito complexa? Não se preocupe, pois é muito simples. Você só precisará avaliar, antes de qualquer coisa, o peso do artigo que varia de acordo com o tamanho e o material do qual é feito. 

Em seguida, verifique se o quadro tem ganchos ou orifícios para encaixe de pregos. Em caso positivo, você pode optar por pendurá-lo usando esse recurso ou, se preferir não furar a parede, utilizar uma fita dupla-face, fita-banana, velcro, adesivo específico ou massa adesiva.

Todavia, mais uma vez, vale reforçar que é preciso verificar o peso do quadro para adquirir um material que o suporte adequadamente; dessa forma, evita-se quedas e possíveis danos à peça. Para te ajudar nessa decisão, selecionamos alguns tipos de fita que são eficientes nessa missão. Confira!

Fita dupla-face para quadros

Vamos começar com a Fita Adesiva Dupla-Face Espuma Super Fixa Spiral, um exemplo de fita em espuma de polietileno com liner de papel amarelo. Observe que nas embalagens há diferentes indicações de peso: 25cm de uma suportam até 500g enquanto da outra 800g.

fita-adesiva-dupla-face-espuma-super-fixa-spiral

Já a Fita Adesiva Dupla-Face Transparente Super Fixa Spiral, cada 15cm suportam até 400g. Nesse caso, é um produto fabricado com adesivo acrílico transparente com liner de polietileno verde. Assim como as anteriores, indica-se apenas para ambientes internos. 

fita-adesiva-dupla-face-transparente-siper-fixa-spiral

Há ainda modelos especiais como a Fita Adesiva Dupla-Face Super Fixa Cozinha Spiral. É interessante citá-la, pois você pode fixar um quadro de aviso na cozinha para fixar lembretes e receitas e ela é ideal para áreas expostas à gordura. Um pedaço de 20cm suporta até 800g.

fita-adesiva-dupla-face-super-fixa-cozinha-spiral

Entretanto, se você precisa de uma fita que aguente mais peso, tem a Fita Dupla-Face Transparente Fixa Forte Scotch 3M em que cada 15cm suportam até 1kg. Ainda não é suficiente? Olha só a Fita Dupla-Face Fixação Extrema Scotch 3M: 20cm suportam até 5kg e pode ser aplicada em áreas internas e externas.

fita-dupla-face-3m-scotch-fixa-forte

Ademais, vale destacar a Fita Dupla-Face Espuma Fixa Forte Scotch 3M. Na verdade, ao invés de uma fita contínua, aqui você tem 16 quadradinhos, sendo que cada 4 aguentam até 400g, ou seja, é mais opção para quem precisa fixar quadros leves, espelhos e outras peças decorativas.

fita-dupla-face-3m-scotch-fixa-forte-espuma-16-quadradinhos

Todas são muito fáceis de manusear. Com o auxílio de uma tesoura, corte a quantidade de fita necessária; depois, aplique-a no objeto e pressione. Aguarde 20 minutos e, então, retire a fita protetora. Posicione o item na superfície, que deve estar limpa, pressione por 30 segundos e pronto; simples e muito rápido.

Quais são os tipos de quadro de mensagens?

Lá no início do texto, mencionamos que os quadros são produzidos a partir de materiais diversos e isso influencia na forma de uso. Por isso, vamos apresentar seis modelos para você analisar qual atende melhor às suas necessidades.

Para que serve o quadro de cortiça?

Em primeiro lugar, temos o quadro de aviso de cortiça que está entre os mais populares. Extraída da casca de uma árvore chamada de sobreiro, a cortiça é um material sustentável com propriedades isolantes e térmicas. É muito aproveitada na decoração, dando um toque rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado aos ambientes.

O painel de cortiça permite fixar fotografias, poemas, letras de música, recados, calendário, entre outros conteúdos importantes, de maneira original. Para isso, você precisará de percevejos (disponíveis nas cores dourada, prata e colorido) ou alfinetes daqueles para mapa com elemento colorido na ponta.

percevejo-alfinetes-easy-office

Não há regras quanto à disposição dos papéis na superfície; portanto, dá para se divertir enquanto organiza e ainda imprimir a sua personalidade. Os quadros de cortiça estão disponíveis em diferentes tamanhos; desse modo, antes de comprar, verifique as medidas do espaço em que irá colocá-lo. 

quadro-aviso-1,20-por-90-cm-cortica-moldura-aluminio-easy-office

O Quadro de Aviso Cortiça ALC-90120 Easy Office, por exemplo, é bem grande: tem 1,20x90cm e moldura de alumínio. Em contrapartida, o Quadro de Aviso Cortiça MAC-4565 Easy Office tem 65x45cm e moldura de madeira. Ambos possuem ganchos de metal para pendurar e são muito resistentes.

quadro-aviso-65-por-45-cortica-moldura-madeira-easy-office

Quadro branco

Ao contrário do modelo de cortiça, no quadro branco dá para escrever, desenhar e pintar. É um artigo muito utilizado em empresas, mas também em salas de aula. Já faz um tempinho que ele vem substituindo o tradicional quadro-negro, reduzindo os riscos de doenças respiratórias e alergias ocasionadas pela manipulação do giz. Por isso é igualmente conhecido como lousa branca.

Produzido a partir de um painel de laminado melamínico e moldura em alumínio ou madeira, apresenta superfície lisinha que possibilita escrever com muita facilidade. No entanto, para isso, é preciso ter em mãos um item específico, o Pincel Marcador para Quadro Branco.

pincel-marcador-quadro-branco

Disponível em cores clássicas como azul, preta, verde e vermelha, assim como em tons mais modernos como laranja, rosa e roxo, é uma caneta cuja tinta possui uma fórmula especial que é removida sem dificuldades com o auxílio de um apagador. Aliás, essa é outra vantagem do quadro branco em relação ao negro: evita sujeira.

Você pode comprar o pincel em embalagem individual, blisters com duas, três e até quatro cores ou caixas com 12 unidades iguais. A ponta costuma ser redonda e há opções recarregáveis. Nesse caso, é só adquirir o Reabastecedor para Pincel de Quadro Branco e despejar a tinta no tubo para continuar usando.

reabastecedor-para-pincel-de-quadro-branco

Voltando à lousa branca, da mesma forma que o quadro de cortiça, há modelos de diferentes dimensões. Para exemplificar, temos o Quadro Branco AL-9012 Easy Office que possui 120x90cm,  moldura de alumínio, suporte para apagador e pesa 3 kg.

quadro-branco

Vale ressaltar que há ainda versões com linhas verticais e horizontais como o Quadro Branco Quadriculado Stalo. Ele tem 90x60cm, moldura de alumínio, suporte para caneta e favorece a criação de gráficos, tabelas e desenhos. 

Quadro de avisos magnético

Pode-se dizer que o quadro magnético é uma versão aprimorada do quadro branco. Ambos possuem o mesmo formato, contudo, o segundo difere-se do primeiro por apresentar propriedade magnética, isto é, ele atrai ímãs. Sendo assim, além de escrever e desenhar, permite fixar lembretes e fotografias.

Isso é muito legal porque, conforme a criatividade de cada um, dá para combinar papéis com anotações em sua extensão, tornando o compartilhamento de informações muito mais atraente e até divertido. Para escrever, a caneta adequada é a mesma que apresentamos ao falar do quadro branco: o pincel marcador.

quadro-magnetico-27-por-21-easy-office

Indicado tanto para instituições de ensino quanto empresas, o quadro de aviso magnético é encontrado nos tamanhos pequeno, médio e grande. Entre os menores, temos o Quadro Magnético P2721 Easy Office. Com moldura de polipropileno, ele tem 27,6×21,2cm e acompanha dois ímãs, um pincel com tampa magnética, um apagador e um kit para fixá-lo em qualquer superfície de metal.

quadro-magnetico-90-por-60-moldura-aluminio-easy-office

Por outro lado, o Quadro Magnético AL-6090MAG Easy Office é visualmente idêntico ao quadro branco simples. Suas dimensões são de 90x60cm e apresenta moldura em alumínio com cantos arredondados, suporte removível para pincéis e apagador, facilitando o acesso aos materiais durante o uso.

Quadro de avisos com vidro

Uma versão ainda mais moderna é o quadro branco com vidro. Ele soma duas vantagens: em relação ao quadro-negro, coloca fim ao pó gerado pelo giz e, quanto a lousa branca, não há o risco de manchar com a absorção da tinta pela superfície, o que pode acontecer com o tempo.

O seu formato é o mesmo do quadro de aviso branco, mas o painel conta com uma proteção de vidro temperado (ou outro de alta resistência) com película de segurança. Como já adiantamos, não mancha, dá para escrever e apagar com muita facilidade e ainda confere um toque de elegância ao ambiente.

quadro-magnetico-branco-de-vidro-easy-office

Para completar, há modelos com magnetismo, possibilitando também a colocação de papéis e fotografias. É o caso do Quadro Magnético Branco de Vidro Easy Office que tem 120x90cm e acompanha kit para fixação na parede. Pode ser instalado na horizontal ou na vertical de acordo com o espaço disponível.

Quadro de aviso de plástico

Agora, vamos apresentar uma linha de quadros cujo formato é bem compacto e foge do que vimos até aqui. Encontrado nos tamanhos A4, A3, A5 e ofício, o quadro de aviso plástico é aquele em que você insere uma única folha de papel com a mensagem que quer compartilhar.

quadro-de-aviso-office-a4-frontal-waleu

Há modelos de polipropileno como o Quadro de Aviso Office A4 Waleu. Com as medidas de 23x31cm, espessura de 0,03 cm e alta transparência (não possui fundo com cor), é ideal para expor informativos, cartazes, recados, folhetos, entre outros. Acompanha fita para fixação na parede ou porta. 

quadro-de-aviso-a4-multiuso-cristal-spiral-office

Um outro tipo de plástico usado na fabricação dos quadros de mensagens é o poliestireno. Então, temos o Quadro de Aviso Multiuso Spiral Office cujas medidas são de 21,7x30x0,5cm, ou seja, comporta tranquilamente uma folha tamanho A4. Inclui adesivos que aderem facilmente às superfícies.

Quadro de aviso de acetato

Por fim, destacamos o quadro de acetato, um material muito parecido com o plástico convencional, entretanto, é mais rígido e firme. Como é possível conferir no Quadro de Aviso Thick Artigianato, o seu formato segue o design dos modelos de polipropileno e poliestireno.

quadro-de-aviso-a4-thick-artigianato

100% transparente, tem 210x297x5mm e acomoda até quatro folhas A4 por vez. Tem design em “U”, o qual impede que a folha enrosque e é autoadesivo; portanto é muito simples de instalar. Recomenda-se para lugares como elevadores, estabelecimentos comerciais, hospitais, hotéis, escritórios, entre outros. 

Quadro de avisos Kalunga

Depois de todas essas informações, sem dúvida, você já está pronto para comprar o seu quadro de avisos. Quer uma última dica: visite o site Kalunga! Lá você irá encontrar todos os modelos que mostramos aqui e muito mais. Aproveite para dar uma olhadinha em todo departamento de Suprimentos para Escritório e renove o estoque da sua empresa com economia.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive pasta suspensa, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site