Postado em 24/09/2021

11298 visualizações

Por que o umidificador de ambiente é ideal para dias secos?

dor-de-ambiente-e-ideal-para-dias-secos

Você já deve ter percebido, ou melhor, sentido que em algumas épocas do ano, o ar fica muito mais seco. Como resultado, temos o aumento de casos de problemas respiratórios e de pele. No entanto, existe uma forma muito simples e eficaz de amenizar esses desconfortos: apostar em um umidificador de ambiente.

Talvez você ainda não conheça esse aparelho ou não saiba exatamente como funciona, mas saiba que ele é capaz de proporcionar excelentes benefícios à saúde. Segundo especialistas, quando a umidade do ar está abaixo de 40% é motivo de preocupação, pois é uma porcentagem prejudicial ao corpo humano. 

Os umidificadores de ar foram projetados para ajudar nesse tipo de situação. Eles permitem regular a umidade do ambiente, elevando-a para o índice considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS): de 50%-60%. Níveis acima ou abaixo colocam a saúde em risco.

A grande maioria dos modelos possui um sensor que consegue medir a umidade do local. Dessa forma, quando alcança o índice máximo recomendado de 60%, ele desliga de forma automática. É um aparelho muito prático de usar. Para saber mais, continue aqui conosco! 

Quando tenho que usar umidificador de ambiente?

Quantas vezes, durante longos períodos sem chuva, você sentiu os olhos ardendo, coceira na pele, irritação na garganta, hemorragia nasal ou dificuldade para respirar? Esses são sintomas ocasionados pela baixa umidade do ar, fenômeno comum, principalmente, no inverno.

Entretanto, esses tipos de problema não são decorrentes apenas de condições climáticas. No dia a dia, sobretudo no verão, o uso frequente do ar condicionado também compromete a qualidade do ar. Isso acontece porque para refrescar o ambiente, o equipamento retira a umidade, deixando o ar mais seco.

Tanto no primeiro quanto no segundo caso, a melhor solução para reverter a situação é apostar em um umidificador de ambiente. Como o próprio nome diz, ele tem a função de produzir umidade, eliminando a sensação de secura e proporcionando conforto respiratório e bem estar. 

Como funciona? Trata-se de um aparelho elétrico capaz de transformar a água em estado líquido em uma espécie de névoa fresca que, automaticamente, aumenta a umidade do ar. É um dispositivo inteligente que conta com um sensor que o impede de funcionar na ausência de água, portanto é muito seguro. 

O mecanismo de produção da névoa varia conforme o modelo de umidificador, porém, como já sabemos, o elemento que garante o pleno funcionamento de todos eles é a água que deve ser de boa qualidade. 

Em outras palavras, não pode ser de reuso ou da torneira que contém metais pesados como cloro e flúor. Utilize água filtrada. Lembre-se que a “fumacinha” produzida pelo aparelho será inalada; se tiver algum tipo de resíduo, poderá causar danos à saúde.

Outro cuidado importante é substituir a água com frequência. Líquido parado também acumula sujeira, tornando-se prejudicial. Por fim, limpe o aparelho após o uso conforme as instruções do fabricante. Assim, evita-se o acúmulo de limo ou outras impurezas.

Quanto tempo devo deixar o umidificador de ambiente ligado?

O umidificador de ar é um produto que, cada vez mais, conquista um número maior de consumidores. A explicação para isso é bem simples: além de proporcionar benefícios à saúde, tem um excelente custo-benefício. 

O aparelho é prático de usar, tem baixo consumo de energia, alta durabilidade e pode ser colocado em qualquer lugar da casa. Mas será que é indicado mantê-lo funcionando 24 horas por dia? A resposta é não.

Estamos falando de gotículas de água que não apenas refrescam o ar mas também são absorvidas por roupas, pelúcias, papéis e móveis. Dessa forma, é preciso ter cuidado para que não haja umidade em excesso no cômodo. 

Não se pode esquecer que um ambiente muito úmido é propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos. O mofo e o bolor, por exemplo, além do odor desagradável, agravam o quadro de quem sofre de doenças respiratórias como sinusite, rinite, bronquite ou asma. 

Logo, se o umidificador ficar ligado por muitas horas diariamente, o que era para ser a solução se tornará um grande problema. Recomenda-se, então, o seu uso por um período de até 3 horas, de preferência, antes de dormir. 

Caso você durma sem desligar o aparelho, não precisa se desesperar. No dia seguinte, logo que acordar, abra as janelas e a porta para o ar circular. Lembre-se que não é necessário utilizá-lo todos os dias se a umidade estiver boa. 

Onde deixar o umidificador de ambiente?

Um dos sintomas mais comuns em dias secos é a falta de ar. Como o umidificador produz uma névoa agradável, há quem acredite que aproximá-lo do rosto vai ajudar a reverter o quadro. Porém, não indica-se esse procedimento.

Para que o equipamento cumpra o seu papel com eficiência, é preciso posicioná-lo de forma estratégica no local. Em primeiro lugar, coloque-o a 1 ou 2 metros de distância das pessoas. Ou seja, se ficar no quarto, por exemplo, não se recomenda deixá-lo ao lado da cama.

O ideal é que ele fique no centro do cômodo, em uma mesinha ou criado-mudo com, pelo menos, 1 metro de altura. Isso fará com que a umidade se espalhe de forma uniforme por todo espaço. Procure também mantê-lo longe da parede cerca de 30 cm para que não ocorra absorção da água, causando mofo.

Um outro ponto que fará a diferença, é adquirir um umidificador proporcional ao tamanho do ambiente em que será deixado. Se for um espaço amplo, opte pelos modelos com reservatório de maior capacidade. Indica-se os pequenos para espaços com até 27 m².

Modelos de umidificadores de ambiente

Agora que você sabe o quanto vale a pena ter um umidificador de ar em casa ou no escritório, chegou a hora de conhecer os modelos. O aparelho é encontrado no  mercado em diferentes versões. Para fazer a escolha certa, leve em consideração as suas necessidades e o local de instalação.

Vaporizador

Trata-se de um umidificador de ar quente com mecanismo bem simples. Primeiro, ele aquece a água depositada no reservatório. Em seguida, força o resfriamento para, então, lançá-la no ambiente em forma de névoa. 

Contudo, mesmo com o processo de redução de temperatura, a “fumacinha” é mais quente do que a de outros modelos. Dessa forma, não deixe o aparelho ao alcance de crianças e animais, pois há o risco de causar queimaduras.

Seu sistema é composto por filtros e ventiladores. Para garantir a qualidade do ar, atente-se à troca frequente do filtro, conforme orientações do fabricante. É um umidificador auto regulável, ou seja, quanto maior o índice de umidade do lugar, menor será a quantidade de vapor produzida. 

Impulsor

Esse é o tipo de umidificador ideal para quem tem criança em casa. Isso porque, diferente do modelo anterior, produz névoa fria. Há, inclusive, opções fofas personalizadas para quarto de bebê. Além de prevenir o ressecamento da pele e oferecer bem estar respiratório, melhora a qualidade do sono.

A produção da névoa fria é possível graças a um sistema composto por um disco de rotação que, em movimentos rápidos, atira água em um difusor no formato de pente. Assim, a água é transformada em micro gotas e lançada no ambiente na forma de névoa. É uma opção fácil de encontrar e com preços bem acessíveis.

Ultrassônico  

Esse é um dos umidificadores de ar mais modernos. É silencioso e produz a neblina fria a partir da vibração – em frequência ultrassônica de 1,3 Mhz a 1,7Mhz – de uma peça de metal localizada na base do produto. Quebra-se as moléculas de água depositadas no reservatório, formando micropartículas.

Em seguida, um fluxo de ar lança as partículas no ambiente. Ou seja, a névoa nada mais é do que gotas microscópicas de água que desaparecem muito rápido no ar justamente por serem muito pequenas. Geralmente, esse modelo apresenta controle de umidade e desligamento automático.

umidificador de ambientes mk eletronicos

O umidificador de ar Mondial Comfort Air 2 é um excelente exemplo de ultrassônico. Ele possui reservatório com capacidade de 2,2 litros e oferece de 6 a 10 horas de uso sem necessidade de reposição de água. Portanto, é muito econômico e perfeito para qualquer cômodo da casa.

umidificador de ambientes ultrassonico relaxmedic

Por outro lado, se você está à procura de um umidificador que ocupe pouco espaço, o ultrassônico Compact Air da Relaxmedic é perfeito. Com design inovador, comporta 2 litros de água e apresenta, na parte traseira, compartimento para colocar essência ou óleos essenciais.

É ultra silencioso e conta com recursos de controle de intensidade e direcionamento de saída da névoa, permitindo ajustar conforme a necessidade. Possui ainda proteção automática que desliga o aparelho na ausência de água. É ideal para quarto de crianças e idosos.

Onde comprar umidificador de ambiente?

Não espere os olhos ficarem irritados e as vias respiratórias pedirem socorro para adquirir o seu umidificador de ar. Agora que você já conhece as vantagens de ter o produto em casa, previna-se! No site Kalunga, você encontra os modelos mais modernos por ótimos preços.