Postado em 31/07/2023

2910 visualizações

Plastificadora – O que é e como escolher o melhor modelo

plastificadora-app-tech

O mundo está cada vez mais digital, contudo, ainda é comum lidarmos com documentos impressos no dia a dia. Pela importância desses papéis, é essencial protegê-los; é aí que entra em ação a plastificadora.

Trata-se de um equipamento utilizado para aplicar uma camada de plástico em documentos e outros materiais impressos. Dessa forma, elimina-se o risco de rasgos, manchas ou desbotamento ao longo do tempo. 

A plastificadora é muito útil em escritórios, mas também é uma excelente alternativa para quem deseja começar a empreender ou ampliar as fontes de renda do seu negócio. Além de ser fácil de manusear, os custos de manutenção são bem baixos.

Existem diferentes tipos de plastificadoras disponíveis no mercado. Os modelos variam em tamanho e funcionalidades. Sendo assim, te convidamos a continuar aqui conosco para saber tudo sobre o equipamento.

O que consigo fazer com uma plastificadora?

A plastificação é uma técnica usada para envolver documentos importantes, como certificados, diplomas, cartões de identificação, crachás, fotografias, cartões de visita, listas de preços, cardápios, entre outros. 

Além disso, emprega-se também em projetos criativos e artesanais, como na confecção de marcadores de páginas, ímãs personalizados, etiquetas reutilizáveis e álbuns de scrapbooking. 

Mais do que conferir uma aparência profissional aos materiais, é uma maneira de protegê-los das mais diferentes adversidades. Por exemplo: sabe quando, por acidente, um líquido derrama e você se depara com o papel se desmanchando?

Pois bem; se o documento estiver plastificado isso não irá acontecer; ele se manterá intacto. Vale destacar ainda que a cobertura plástica ajuda a manter a qualidade e o brilho das cores originais por muito mais tempo. 

Outra vantagem refere-se a limpeza que se realiza de forma bem simples com um pano úmido. Isso é bastante útil para cardápios, listas de preços e outros materiais presentes em restaurantes e cafés.

Como usar uma máquina de plastificar?

O processo de plastificação consiste na passagem do documento por uma série de rolos aquecidos que fundem a película plástica sobre o papel, criando uma barreira protetora. 

Operar uma plastificadora é um processo bastante simples, todavia, é fundamental seguir as instruções do fabricante para obter o resultado que se espera e evitar danos ao equipamento. Em geral, os passos básicos são:

  • Em primeiro lugar, verifique o tipo e espessura do plástico recomendado para a sua máquina. Utilizar o modelo incorreto pode levar a resultados insatisfatórios ou até mesmo comprometer o equipamento.
  • Em seguida, conecte o dispositivo à fonte de energia adequada e ligue-o. Espere até que alcance a temperatura indicada no manual de instruções.
  • Algumas plastificadoras possuem configurações ajustáveis, como a temperatura e a velocidade. Se for o caso, regule-a de acordo com o tipo de material que sofrerá a plastificação.
  • Antes de inserir na plastificadora, certifique-se de que o documento não apresenta resíduos que possam comprometer o resultado final. Outra dica é conferir se não há bordas irregulares que fiquem presas na máquina.
  • Com cuidado, coloque o documento no interior do filme plástico, centralizando-o. Posicione-o na plastificadora e deixe que seja puxado automaticamente pelos rolos.
  • Aguarde até que o material saia completamente da plastificadora. Coloque-o em uma superfície plana para que esfrie completamente. 

Não se esqueça que cada modelo pode ter especificações e instruções particulares que devem ser seguidas para um funcionamento seguro e eficaz. 

Ademais, mantenha a plastificadora sempre limpa e faça a manutenção conforme as orientações do fabricante para garantir sua longevidade e desempenho contínuo.

Qual a temperatura ideal para plastificar documentos?

Já sabemos que o processo de plastificação depende de uma fonte de calor para acontecer. Entretanto, não existe uma temperatura ideal; ela varia de acordo com o tipo de plastificadora e plástico.  

Em geral, a temperatura fica em torno de 90°C a 150°C, intervalo suficiente para fundir o plástico ao redor do documento sem causar danos ao papel ou a qualquer outro material envolvido.

No caso de plastificadoras domésticas, normalmente, não é necessário se preocupar com o controle da temperatura, visto que esses modelos costumam ser projetados para trabalhar com um plástico padrão.

Em contrapartida, máquinas industriais ou de uso mais profissional tendem a apresentar mecanismos de controle de temperatura. Isso porque permitem o uso de plásticos de diferentes espessuras ou materiais especiais sensíveis ao calor.

Há ainda plastificadoras que apresentam ajustes pré-definidos para diferentes tipos de filmes ou espessuras de documentos, facilitando o processo.

Qual plástico se usa na plastificadora?

Será que pode colocar qualquer tipo de plástico na plastificadora? A resposta é não. Para isso há um tipo de filme específico: o pouch film, igualmente conhecido como envelope ou plástico para plastificação. 

Composto por camadas resistentes de plástico, o pouch film é capaz de aderir ao papel quando submetido ao calor dos rolos da máquina de plastificação. 

Para se adequar aos diversos formatos de documentos, é encontrado em diferentes tamanhos. O Plástico para Plastificação Spiral, por exemplo, está disponível nos formatos A4, A3, 1⁄2 ofício e ofício.

plastico-para-plastificacao-spiral

Soma-se à linha, versões mais específicas como o Plástico para Plastificação Identidade Spiral, Plástico para Plastificação Título de Eleitor Spiral e o Plástico para Plastificação Crachá Spiral

plastico-para-plastificacao-spiral-1

Todas as opções contam com três camadas de plástico (PET, PE e EVA), são adaptáveis a qualquer plastificadora, resistentes ao calor, à prova d’água e apresentam alta transparência, acabamento antiestático e proteção UV. 

O que não pode ser plastificado?

Embora a plastificação seja amplamente utilizada para preservar documentos e materiais impressos, existem determinados itens que não devem ser plastificados. Você tem ideia de quais são? 

Entre eles, destacamos os materiais que possuem textura em alto-relevo, pintura à óleo ou à aquarela, uma vez que a plastificação pode gerar bolhas e prejudicar a aparência da obra de arte.

Não é indicado plastificar papéis com propriedades adesivas, pois o calor pode fazer com que o adesivo se descole e danifique o equipamento. 

Cartões de crédito, fitas magnéticas e dispositivos eletrônicos, como cartões de memória, também não devem passar pelo processo.

Documentos históricos, cédulas de dinheiro antigas, autógrafos valiosos e outros impressos colecionáveis, quando plastificados, podem perder o seu valor.

Ademais, não é permitida a plastificação de documentos emitidos pelo governo como passaportes, RGs e carteiras de habilitação. 

Quanto tempo dura uma plastificação?

Em condições normais de armazenamento e uso adequado, uma plastificação costuma durar vários anos, até mesmo décadas. 

No entanto, isso vai depender de alguns fatores como a qualidade do plástico utilizado, da exposição a condições ambientais intensas e frequência de uso.

Para garantir a longevidade da plastificação, recomenda-se seguir algumas práticas simples:

  • Armazene os documentos em locais secos, longe da luz solar direta e umidade excessiva.
  • Não dobre o material plastificado, pois isso irá danificá-lo.
  • Evite o contato com objetos pontiagudos ou materiais abrasivos que possam arranhar ou rasgar o plástico.
  • Se for necessário remover alguma sujeirinha dos documentos plastificados, utilize apenas um pano macio e úmido.

O que saber antes de comprar uma plastificadora?

Agora que você já sabe como funciona uma plastificadora, é hora de escolher um modelo que atenda adequadamente às suas necessidades. Para que você tome a decisão certa, é preciso ter alguns pontos bem claros.

O primeiro deles refere-se ao uso. O volume de trabalho será alto? Você pretende plastificar com bastante frequência? Se sim, opte por plastificadoras mais potentes; caso contrário, um modelo simples dará conta do recado.

Em segundo lugar, considere o tamanho máximo dos documentos. Algumas plastificadoras são projetadas para folhas de tamanho padrão, como A4, enquanto outras podem acomodar tamanhos maiores, como A3 ou mesmo formatos personalizados.

Alguns modelos são compatíveis com diferentes espessuras de pouch film, assim como com plásticos especiais. Desse modo, certifique-se de que o aparelho é capaz de oferecer o tipo de plastificação que você deseja.

Verifique a velocidade da máquina, ou seja, o tempo que ela leva para plastificar um documento. Tempo de aquecimento curto e velocidade rápida são excelentes quando se tem um grande fluxo de trabalho.

Observe se a plastificadora conta com recursos de segurança, como sensores de temperatura ou desligamento automático mediante superaquecimento. Assim, evita-se o risco de acidentes e danos ao equipamento.

Pesquise sobre a marca e o modelo que está pensando em adquirir. Leia avaliações de outros usuários para ter uma ideia melhor da qualidade e do desempenho do produto. 

Por fim, estabeleça um orçamento e procure opções que se encaixem nesse limite. Lembre-se que o preço varia conforme a qualidade e os recursos disponíveis. Então, equilibre suas necessidades com o investimento que pretende fazer.

Qual é a melhor plastificadora?

Quando decidimos investir em um produto, queremos ter a certeza de estar adquirindo a melhor opção, não é verdade? 

Contudo, não há como definir qual é a “melhor” plastificadora, uma vez que cada pessoa ou empresa tem suas necessidades e preferências. Em outras palavras, o que é bom para o seu vizinho, pode não ser para você. 

Como há várias marcas e versões de plastificadoras no mercado, o ideal, portanto, é atentar-se às características, especificações e preços de cada uma para optar por aquela que melhor te atenderá.

Selecionamos alguns modelos para exemplificar a começar pela Plastificadora para Polaseal G10 App-tech. Com design elegante e tecnologia de ponta, ela oferece plastificações com acabamento profissional.

É um equipamento compacto com velocidade de 420 mm por minuto; na prática, isso quer dizer que em apenas 42 segundos, ocorre a plastificação. Comporta folhas no formato A4.

plastificadora-para-polaseal-a3-220-vots-g15-app-tech

Já a Plastificadora para Polaseal G15 App-tech acomoda também páginas A3. Tem velocidade de laminação de 420 mm por minuto e tempo de aquecimento de apenas 1 minuto e está disponível com voltagem de 110v e 220v. 

plastificadora-para-polaseal-a4-oficio-bivolt-gazela

Outra opção é a Plastificadora para Polaseal AC9123 Gazela. Composta por quatro cilindros de silicone, perfis de alumínio extrudado e termostato bimetálico de baixa variação térmica, plastifica materiais nos formatos A4 e Ofício. Possui velocidade de 600 mm por minuto com reversão. 

plastificadora-para-polaseal-oficio-lassane

Por fim, a Plastificadora para Polaseal Lassane apresenta estrutura em metal com laterais em plástico e plastifica documentos até tamanho ofício. É um equipamento elétrico, inovador e de alta segurança.

Plastificadora Kalunga

A Kalunga é reconhecida pela sua excelência em oferecer produtos de alta qualidade e com as plastificadoras não é diferente. 

Os equipamentos são cuidadosamente selecionados para atender às necessidades de cada cliente, garantindo desempenho confiável e resultados impecáveis.

Independente do tamanho dos seus documentos ou do volume de trabalho, a Kalunga tem a plastificadora ideal para você. E o melhor de tudo: por preço justo.

Não espere mais para garantir a proteção e a durabilidade de seus documentos e trabalhos gráficos. Adquira uma plastificadora na Kalunga e descubra como o equipamento pode tornar o seu dia a dia muito mais eficiente e profissional. 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive plastificadoras, por excelentes preços. 

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site