Postado em 05/11/2020

724 visualizações

Placas decorativas transformam os ambientes; veja dicas

placa-decorativa

Cansada da decoração da sua casa? Então, vamos te contar um segredo: existe uma forma muito simples, charmosa, prática e acessível de transformar cada cantinho. Já ouviu falar nas placas decorativas? Produzidas com materiais leves e imagens criativas, elas têm o poder de revigorar cada cômodo com muito estilo.

Onde colocar placas decorativas?

Depois de algum tempo olhando para as mesmas paredes e móveis, chega um momento que vem o desejo de mudar a decoração do lar. Isso é muito comum e positivo. Substituir ou trocar os objetos de lugar tem o poder de renovar a energia dos ambientes.

Entretanto, no caso de quem mora em apartamentos pequenos, nem sempre há espaço para fazer grandes alterações. Ao mesmo tempo, a grana pode estar curta para investir em novas peças. Diante desses empecilhos, qual a melhor solução?

Em alta no mercado, as placas tornaram-se a alternativa econômica de dar aquele toque especial à decoração. Nos quesitos formato e proposta, são muito semelhantes aos tradicionais quadros de parede, contudo, muito mais leves e de fácil instalação. 

Para fixá-las na parede ou na porta, não há a necessidade de recorrer à maleta de ferramentas. A furadeira e o prego são substituídos por uma simples fita adesiva dupla-face. Mas também podem, simplesmente, serem apoiadas em uma superfície.

São encontradas em MDF – material de excelente custo-benefício, composto por fibras de madeira, resinas sintéticas e aditivos -, poliestireno, metal, acrílico e papel.

Quanto aos temas, há modelos com mensagens motivacionais ou engraçadas; desenhos temáticos, fofos ou divertidos; estampas coloridas e ainda personalizadas. Em outras palavras, as opções são tantas que é possível usar para decorar o quarto do casal, das crianças, a sala, o escritório, a cozinha, a varanda e até mesmo o banheiro.

Tamanha variedade, todavia, exige atenção no momento de adquirir o produto. Em primeiro lugar, pense no projeto de decoração do ambiente em que ficará exposto para que não pareça um artigo perdido em meio à mobília. Para não ter erro, relacionamos algumas dicas que contribuirão para que tome a decisão certa.

Como usar as placas decorativas?

Se você quer dar um toque original aos cômodos do seu lar, investir nas plaquinhas é uma excelente ideia. Como já mencionado, é possível instalá-las em segundos na parede ou colocá-las sobre alguma mobília. Uma ou composições com várias delas garantem resultados igualmente incríveis.

Todavia, para que fique harmonioso, é necessário observar alguns pontos importantes. As placas estão disponíveis em diferentes tamanhos, entre eles, A3, A4 e A5 (para melhor compreensão, tenha como referência a folha de papel sulfite). Isto posto, o primeiro passo é verificar as dimensões do ambiente. 

No caso de cômodos pequenos, escolha placas menores. Já os grandes, pedem peças maiores ou uma combinação delas. Para esclarecer, imagine, por exemplo, um porta-retrato 10×15 pendurado em uma parede de um lugar bem amplo. Ele “some”, não é verdade?

Ou seja, para destacar o produto, é preciso equilibrar as proporções. Do mesmo modo quando opta-se por uma composição de placas de várias medidas. Antes de aplicá-las, teste possíveis formas de montagem; fotografe e avalie qual ficou melhor. Assim, não se corre o risco de ter um ambiente visualmente poluído.

Quanto ao material, dê preferência para aquele que conversa com a decoração do espaço. Se é rústica, a plaquinha de madeira é ideal; contemporânea, as de MDF, poliestireno e acrílico são perfeitas. Ao instalar, observe ainda o peso. As de madeira e metal são mais pesadas, portanto, exigem o uso de fitas adesivas com maior resistência.

Por fim, brinque com a proposta de cada tipo de ilustração para deixar os espaços ainda mais aconchegantes e alegres. Sem dúvida, essa é a parte mais divertida da tarefa. Ainda assim, é importante conhecer todos os estilos. Só assim é possível transmitir com sucesso a mensagem que deseja.

Estilos de placas decorativas

Você já sabe que antes de adquirir uma placa decorativa, é preciso analisar os seguintes quesitos: material, tamanho, peso e quantidade. Agora, vem o momento mais empolgante que é o de escolher a imagem mais condizente com a decoração de cada ambiente. Vamos lá?

Placas com frases

Você é aquela pessoa que gosta de pesquisar textos motivacionais ou trechos de poesias na internet? Igualmente salva e compartilha frases postadas pelos amigos nas redes sociais? Se a resposta for sim para essas perguntas, com certeza, irá se identificar com as placas decoradas com mensagens.

São perfeitas para inspirar e elevar a energia de qualquer lugar. Conforme o tom do texto, podem ser instaladas em diferentes cômodos da residência. Nesse contexto, destacamos a placa decorativa “Invisível aos Olhos” da Legião Nerd. Ela traz uma das citações mais célebres do livro “O Pequeno Príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry.

placa-decorativa-invisivel-aos-olhos-233-legiao-nerd

A frase “O essencial é invisível aos olhos” é conhecida em todo o mundo e é um convite a reflexão sobre o que realmente importa na vida: o que tocamos ou o que sentimos? Dessa forma, é uma peça que remete aos bons valores e princípios, incentivando atitudes positivas.

Sendo assim, não tenha receio de usá-la para decorar o quarto, a sala ou até mesmo a varanda. Como é fabricada com poliestireno de alto impacto de 2 mm e adesivo de vinil automotivo de alta performance, é possível fixá-la tanto em ambientes internos como externos. 

Placas decorativas retrô

Você já ouviu falar no estilo retrô? É comum confundi-lo com o vintage. Contudo, o primeiro refere-se a reproduções ou releitura de itens do passado, enquanto o segundo, corresponde a objetos, roupas, carros e móveis produzidos há mais de 20 anos.

Em outras palavras, o retrô resgata imagens das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. Então, são comuns ilustrações de carros, objetos, desenhos e propagandas antigas como as da Coca-Cola. Portanto, se você tem um cantinho cuja decoração é nesse estilo, essa opção de plaquinha é a ideal. 

A placa decorativa Girls Power Sinalize traz uma das figuras mais simbólicas da atualidade, símbolo da luta e resistência feminina. No entanto, trata-se de uma reprodução de uma imagem criada há mais de 70 anos, mais especificamente em 1943, como propaganda de guerra. 

placa-decorativa-girls-power-dec12-sinalize

A personagem idealizada como trabalhadora, eficiente e patriota tinha por objetivo convencer as mulheres americanas a trabalharem durante a Segunda Guerra Mundial. A iniciativa deu certo. No ano seguinte, o público feminino representava 35% da mão de obra ativa do país, porcentagem bastante significativa para a época.

No pós-guerra, entretanto, um movimento contrário organizado pelas indústrias obrigou as mulheres a deixarem seus cargos. Então, a imagem inspirada na fotografia da operária americana Naomi Parker Fraley saiu de cena, sendo recuperada apenas na década de 80 pelo movimento femininista.

Placas estilo pop

Em 1950, surgia na Inglaterra, um movimento artístico caracterizado por obras de tons vibrantes, inspiradas em histórias em quadrinhos, com reproduções de ícones da música e estrelas de grandes produções cinematográficas. Era a “Pop Art”, termo criado pelo crítico inglês Lawrence Alloway cuja tradução significa “arte popular”.

Em cerca de dez anos, a nova forma de fazer arte ultrapassou fronteiras. Chegou aos Estados Unidos, onde ganhou força e expandiu-se, tornando-se mundialmente conhecida. Hoje, fazem parte de diversos projetos de decoração, dando vida a ambientes de paredes e mobília de cores neutras.

Isto posto, se você se identifica com imagens de personagens de filmes, celebridades e outros elementos do universo pop, aposte nas placas com esse tema. Utilize-as na sala, no quarto dos adolescentes ou em qualquer outro lugar que você queira dar um toque jovial, moderno e divertido. 

placa-decorativa-sith-lords-not-allowes-dec08-sinalize

A placa decorativa “Sith lords not allowed” Sinalize, por exemplo, leva o mundo da saga de Star Wars para a sua casa. É produzida com poliestireno no formato 18×23 cm, apresenta espessura de 1,0 mm e impressão serigráfica. Pode ser aplicada em diferentes superfícies desde que expostas à pouca luz solar. Demais, não é?

Placas decorativas temáticas

Aqui, temos um leque de opções. São itens com motivos que vão desde placas de trânsito, viagens e pets ao universo gamer. Isso sem falar naquelas que trazem mensagens que fazem qualquer pessoa rir. Selecionamos alguns modelos para você se divertir ou se apaixonar!

Placa Pet

placa-decorativa-gatinho-bravo-245-legiao-nerd

Quem resiste à fofura da placa decorativa “Gatinho Bravo” Legião Nerd? Esse é mais um modelo de poliestireno de alto impacto de 2 mm e adesivo vinil automotivo. É aplicável em várias superfícies, porém a dica é colocá-lo na porta de entrada. Assim, os visitantes não se surpreenderão ao se depararem com a “fera” que toma conta da residência.

Placa Trânsito

placa-decorativa-madeira-quarto-da-bagunca-8001-decorex

Observe como o tema trânsito foi explorado de forma descontraída e motivacional na placa decorativa “Quarto da Bagunça” Decorex. Esse é um modelo de madeira laqueada na cor preta e estampa laminada. Tem as medidas de 15×21 cm e é uma peça inspiradora para compor a decoração do quarto das crianças. 

Placa Gamer

Os aficionados por jogos online, além de equipamentos específicos que garantem ações rápidas e alto desempenho – veja mais no post “Como escolher o melhor monitor gamer” – contam ainda com artigos decorativos que dialogam com a rotina gamer.

placa-decorativa-nao-perturbe-jogo-on-dec19-sinalize

A placa decorativa “Não perturbe jogo on” Sinalize traz aquela frase clássica de qualquer jogador com foco em não perder nenhum lance do adversário e alcançar o próximo nível. É confeccionada com poliestireno de 1,0 mm e acompanha fita dupla-face espumada. É só fixar na porta no quarto e partir para o combate!

Placa Divertida

placa-decorativa-fluxo-intenso-seja-breve-dec34-sinalize

Olha só que forma descontraída de passar uma informação! A placa decorativa “Fluxo Intenso – Seja Breve” Sinalize comunica algo importante, provocando um sorriso em quem lê. Também é de poliestireno de 1,0 mm e decora a porta do banheiro com muita originalidade.

Vantagens do uso das placas na decoração

Além de ser uma solução criativa de transformar os cômodos da casa, as plaquinhas somam outros benefícios que enumeramos aqui para você:

  • São simples de instalar. Em primeiro lugar, aplique a fita adesiva dupla-face na parte de trás do item. Em seguida, fixe a peça na superfície desejada previamente limpa. É só isso.
  • Para realizar a limpeza da placa é muito fácil. No caso dos modelos de madeira e MDF, conte com um pano levemente úmido. Por outro lado, os de metal, permitem o uso de um borrifador e pano seco. 
  • Por fim, trata-se de um produto de valor acessível que permite mudar os ares do ambiente em segundos, deixando-o ainda mais aconchegante e alegre.

Agora que você já sabe tudo sobre o artigo, é só escolher o modelo que combina com a decoração e reflita a sua personalidade. No site da Kalunga, você encontra inúmeras opções incríveis. Aproveite as ofertas!