Postado em 01/02/2023

9407 visualizações

Pasta suspensa – 5 opções para manter os documentos em ordem

pasta-suspensa-sem-logo

Apesar da tecnologia nos permitir guardar registros importantes em arquivos de computador, ainda é muito comum, principalmente em escritórios, o uso da pasta suspensa para armazenar documentos impressos. Isso porque é uma maneira muito simples de acessar e visualizar a papelada quando necessário.

Além disso, é um item que contribui muito para a organização. Muitas vezes, juntamos contas a pagar e igualmente aquelas já quitadas; contratos fechados com diferentes fornecedores ou até mesmo colaboradores; notas fiscais, extratos bancários, folhas de pagamentos e por aí vai, não é verdade?

Agora, imagina deixar todos esses papéis dispostos na mesa de trabalho, em uma gaveta ou armário sem qualquer divisão. Na hora que você precisar de algum deles, não há dúvidas de que perderá um bom tempo procurando; isso sem falar no risco de alguma folha se perder ou sofrer algum dano.

Por outro lado, quando se aposta em uma pasta suspensa, fica muito mais prático. Dá para separar os papéis conforme o tipo ou prioridade, identificando-os adequadamente. Ademais, economiza-se espaço e eles ainda ficam protegidos do pó e até mesmo de um acidente com líquidos, o que comprometeria o seu conteúdo.

Desse modo, vale a pena dedicar um tempinho para continuar aqui conosco e saber um pouco mais sobre esse artigo que é um grande aliado de quem preza por ambientes organizados e funcionais. Vamos lá?

Quais são os tipos de pastas?

Com certeza você já conhece diferentes tipos de pastas, contudo a mais popular delas é a pasta com aba elástica. A explicação para isso está no seu formato, o qual permite levá-la em bolsas e mochilas sem qualquer dificuldade. Por isso, é muito usada por alunos para transportar avaliações e trabalhos. 

pasta-com-elastico

Há opções em papelão, mas também em plástico, um material bem mais resistente e que ainda garante maior proteção no caso de chuva ou derramamento de líquidos. Estão disponíveis em diversas cores e também com estampas divertidas em que os personagens preferidos da garotada roubam a cena.

O segundo modelo mais conhecido é a pasta catálogo. Essa é a que possui sacos plásticos em seu interior, possibilitando que as folhas sejam guardadas e separadas de acordo com o assunto. Tem opções com 10, 25, 50 e até 100 envelopes, todavia, também dá para comprar os saquinhos à parte.  

pasta-catalogo

Geralmente, a capa é produzida com um papelão bem resistente revestido com um material impermeável, ou seja, que não estraga ao molhar. No entanto, as pastas catálogos mais modernas abrem mão dessa proteção para oferecer imagens descoladas, charmosas ou com personagens.

pasta-com-grampo

Já a pasta com grampo atua como uma capa para os documentos. Ela possui um trilho em seu interior onde o papel é encaixado; basta que as folhas tenham dois furos por onde irão passar os grampos. Em seguida, é só travar para que elas não se desprendam. Você vai encontrar versões em papelão e plástico.

pasta-plastica-em-l-plascony

Um modelo bem simples, entretanto, muito prático de usar é a pasta em L. Fabricada em plástico, é indicada para o transporte de poucas folhas, visto que é fininha e os documentos são apenas encaixados e não presos. É utilizada tanto por profissionais quanto por estudantes. 

O que é uma pasta suspensa?

Até aqui, vimos alguns modelos de pasta que podem estar presentes na rotina escolar ou corporativa. Agora, vamos falar daquele que não pode faltar quando o objetivo é manter o escritório em ordem: a pasta suspensa. Pelo nome, será que você consegue imaginar o seu formato?

Na verdade, é muito semelhante ao da pasta com grampo e pode ser encontrada em papel kraft, cartão marmorizado ou plástico (polipropileno). Também possui trilhos e grampos, contudo em maior quantidade, permitindo a fixação das folhas na horizontal e na vertical. 

No entanto, a diferença principal é a presença de uma haste de plástico nas laterais maiores. Na ponta de cada uma delas, há um gancho que possibilita o encaixe da pasta na armação das gavetas dos armários, gaveteiros e caixas para arquivo, mantendo-a suspensa.

Possui ainda um furo central que, ao mesmo tempo que permite a circulação de ar, facilita a visualização do conteúdo armazenado. Outro recurso que ajuda a identificar rapidamente os documentos é o visor, no qual é fixada uma etiqueta com a descrição do material. 

visor-e-etiqueta-branca-para-pasta-suspensa-dello

Ambos costumam acompanhar a pasta suspensa, porém se houver a necessidade de comprar à parte, fica a dica do Visor e Etiqueta Dello. O primeiro é feito em polipropileno enquanto o segundo em papel offset branco. A caixa é composta por 50 unidades com as medidas de 80mm x 60mm.  

Quais documentos dá para colocar na pasta suspensa?

A pasta suspensa é encontrada em três formatos: ofício (36cm x 24cm), A4 (33cm x 24cm) e carta (28cm x 21cm), sendo que pode haver uma pequena diferença de medidas entre uma marca e outra. Sendo assim, permite guardar papéis de diversas dimensões como, por exemplo:

  • Atestados;
  • Avaliações;
  • Certidões;
  • Certificados;
  • Comprovantes de pagamento;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Contratos;
  • Controle de jornada de trabalho;
  • Extratos bancários;
  • Notas fiscais;
  • Ordens de serviço;
  • Fichas de pesquisa;
  • Fotografias;
  • Processos.

Importante ressaltar que ao optar por uma pasta suspensa de determinado tamanho, é preciso considerar também as medidas da gaveta ou da caixa em que será colocada. Em outras palavras, o arquivo deve ser compatível com as medidas do produto.  

Tipos de pasta suspensa

Já sabemos que não existe um único modelo de pasta suspensa. Há variação de tamanho, material e até de formato, como é o caso da sanfonada que ainda não tínhamos mencionado aqui. Dessa forma, a partir de agora, vamos conhecer cada opção para que você possa avaliar e definir qual atende melhor a sua necessidade. 

Pasta suspensa kraft

Em primeiro lugar, falaremos sobre a pasta suspensa kraft, uma vez que é a mais básica. Para quem não está associando o nome ao artigo, é o modelo com um compartimento formado por uma folha dobrada no meio. Quanto à cor, é semelhante ao da madeira, o famoso tom pardo. 

pasta-suspensa-kraft-dello

Por exemplo, temos a Pasta Suspensa Kraft Dello. Produzida com cartão kraft, tem 36cm x 24cm, gramatura de 170g/m², espessura de 0,28mm, abas coladas, grampo plástico e 4 furos para colocação do saco plástico. Acompanha um visor e uma etiqueta fáceis de encaixar. Acomoda dois ou mais documentos e possui certificado de qualidade.

pasta-suspensa-marmorizada-pintada-plastificada-dello

Seguindo a mesma linha, temos a Pasta Suspensa Marmorizada Plastificada Dello. Todavia, é feita de papel kraft pintado com gramatura de 240g/m², isto é, é mais grosso do que o anterior. Conta com vinco marcador de páginas e ainda suporte para análise de documentos dentro do arquivo.   

Pasta suspensa sanfonada kraft   

Além da pasta suspensa com um único compartimento, temos a sanfonada que, fechadinha, é bem compacta, no entanto, quando abrimos, oferece vários espaços para guardarmos os documentos. Portanto, é possível reunir todos em um único lugar, facilitando, inclusive, quando há a necessidade de transporte.

pasta-suspensa-sanfonada-kraft-dello

Fabricada com cartão kraft de 420g/m², a Pasta Suspensa Sanfonada Kraft Dello possui 0,57 mm de espessura e 12 divisórias com hastes removíveis. Acompanha 12 visores e 12 etiquetas, permitindo acomodar e identificar todos os papéis com muita praticidade. 

Pasta suspensa colorida

Quando se trata de arquivamento de documentos, há quem prefira itens de tons neutros, discretos, sérios, mas isso está longe de ser uma regra. Se você gosta de colocar cor em tudo que está à sua volta, saiba que dá para fazer isso ao organizar a papelada da sua casa ou empresa.

pasta-suspensa-colorida-plastificada-dello

Para exemplificar, trouxemos a Pasta Suspensa Colorida Plastificada Dello. Disponível nas cores amarela, azul-claro, azul-royal, branca, laranja, prata, preta, rosa, verde e vermelha, tem formato ofício, espessura de 0,37mm, grampo plástico, visor e etiqueta. Uma grande vantagem de se optar por esse modelo é que dá para separar os documentos por cor, auxiliando na identificação.

Pasta suspensa plástica

Mencionamos anteriormente que há pastas suspensas de papel kraft, cartão marmorizado e de plástico. Pois bem; chegou o momento de conhecermos o último modelo e, para isso, escolhemos a Pasta Suspensa Plástica Plascony. Observe que o formato é igual ao da pasta kraft simples. 

pasta-suspensa-plastica-transparente-plascony

Isso quer dizer que o que muda mesmo de uma para a outra é o material e isso faz bastante diferença, viu? Isso porque no caso do plástico, não há o risco da pasta rasgar por algum descuido. Além disso, se molhar, não irá estragar e os documentos estarão protegidos. Ademais, conta com hastes plásticas, etiquetas e tem 36cm x 24,5cm.

Pasta suspensa plástica sanfonada

pasta-suspensa-plastica-fume-com-12-divisorias-plascony

Assim como fizemos no modelo kraft, vamos aproveitar para mostrar uma opção sanfonada de polipropileno. Temos aqui a Pasta Suspensa Plástica Fumê Plascony: com 33cm x 21cm e espessura de 0,40mm, é composta por 12 divisórias. É uma opção leve, elegante e de alta durabilidade para arquivar os seus documentos.

Onde guardar as pastas suspensas?

A essa altura, você já deve ter feito a sua escolha quanto ao tipo de pasta suspensa ideal para manter os seus documentos em ordem; só resta entender qual o melhor lugar para guardá-lo. Conforme o número de pastas e o espaço disponível, vale a pena investir em um armário ou gaveteiro para arquivo.

maleta-arquivo-plastica-fume-dello

Porém, se você precisa de algo mais compacto, a dica é apostar nas maletas ou caixas. A Maleta Arquivo Dello tem estrutura de polipropileno, trava, alça para transporte e está disponível nas cores branca, cristal e fumê. O mais legal é que ela já vem com 10 pastas suspensas coloridas com grampo plástico, visor e etiqueta. 

maleta-arquivo-plastica-slim-dello

Se você não precisa de tantas pastas, tem a Maleta Arquivo Slim Dello que é vendida com 6 unidades em papel kraft. Também é fabricada com polipropileno, tem trava e alça de mão, mas ocupa muito menos espaço. Disponível nas cores azul, cristal e fumê, é só escolher aquela que mais te agrada para começar a arrumação.

arquivo-para-pastas-suspensas-ordene

Por fim, você pode adquirir as caixas como o Arquivo para Pastas Suspensas Ordene. Mais larga ou mais estreita, a decisão vai depender da quantidade de pastas que tem para armazenar. Além de ser fácil de usar (só encaixar as pastas), é um produto muito fácil de limpar, visto que é feito de plástico.

arquivo-estreito-alto-para-pastas-suspensas-ordene

Em contrapartida, se preferir um modelo com tampa, indicado para ambientes que acumulam muito pó, tem o Arquivo estreito alto para Pastas Suspensas Ordene. Fabricado com plástico resistente e lavável, pode ser empilhado, contribuindo para um melhor aproveitamento do espaço.

Onde comprar?

Não importa se você precisa da pasta, da maleta ou da caixa para arquivo: na Kalunga você encontra todas as opções. São artigos de marcas que se preocupam em oferecer soluções de organização para residências e ambientes de trabalho. Sendo assim, acesse agora o site e adquira tudo o que precisa com a certeza de que está adquirindo produtos de excelente qualidade.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos de grandes marcas, inclusive pasta suspensa, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site