Postado em 06/07/2023

175866 visualizações

Papel Sulfite – Entenda a diferença entre os tipos de folhas

papel-sulfite-2023

Para imprimir documentos do trabalho, atividades da escola, fazer anotações ou dar vida a desenhos e pinturas, o papel sulfite é o tipo de folha perfeito! Se pararmos para analisar, perceberemos que desde os primórdios, o ser humano busca formas de registrar suas experiências e ideias. 

Quando ainda era inimaginável a invenção do papel, a solução era documentar os acontecimentos e pensamentos em pedras, tabletes de argila, madeira, casca de árvore ou paredes de construções rupestres. Por volta do ano de 2.500 a.C, a partir da planta cyperus papyrus, os egípcios começaram a fabricar folhas de papiro. 

Mais tarde, em razão do alto custo do papiro, os persas de Pérgamo (nos dias atuais conhecida como Bergama, cidade da Turquia) criaram o pergaminho. Produzido com pele de animais como carneiros, bezerros e ovelhas, era mais resistente e, com o auxílio de uma ferramenta específica, permitia apagar as informações, sendo, portanto, reutilizável. 

A invenção do papel só ocorreu no ano de 105 d.C, graças aos experimentos do oficial da corte chinesa, T’sai Lun. O material era feito de uma pasta de fibras trituradas que tinha maior capacidade de absorção de tinta. Todavia, por séculos, o produto foi exclusividade dos chineses. 

Pelos anos 750 d.C, os árabes descobriram o segredo de T’sai Lun e deram início à própria fabricação de papel. Com a expansão do comércio no final da Idade Média, o produto popularizou-se, tornando-se essencial para os registros das negociações de compra e venda.

Desde então, a importância do papel só cresceu. Vários tipos de folhas surgiram com o objetivo de atender diferentes necessidades. Hoje, falaremos sobre o papel sulfite. Igualmente chamado de papel A4, ofício ou offset, encontra-se em comércios de material escolar e de escritório e papelarias online.

O que é papel sulfite?

Trata-se de uma folha retangular, lisa e porosa que apresenta excelente aderência à tinta de impressoras, canetas, canetinhas assim como aos pigmentos do lápis preto e de colorir. Por isso, é o papel mais usado no dia a dia, seja em casa, no trabalho ou nas instituições de ensino. 

Por que se chama papel sulfite?

O nome sulfite tem como origem um dos elementos presentes em sua composição, o sulfito de sódio, conservante resultante da reação entre dióxido de enxofre e carbonato de sódio ou hidróxido de sódio. Contudo, sua matéria-prima principal é a celulose extraída de espécies vegetais como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão e bambu. 

Uma informação bastante relevante é que no Brasil, atualmente, as empresas fabricantes de papel sulfite preocupam-se muito com a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a extração de celulose é realizada em árvores de eucalipto e pinus plantadas em áreas anteriormente desmatadas pela atividade agropecuária. 

Em outras palavras, não há destruição de áreas verdes nativas. Além do mais, o papel sulfite é um material reciclável, isento de resíduos que possam contaminar o solo ou gerar outros riscos à saúde de humanos e animais. 

Para que serve a folha de papel sulfite?

O papel sulfite é um papel versátil e de baixo custo muito usado no mundo todo em diferentes situações. Uma de suas principais utilidades é a impressão de documentos em impressoras a laser ou jato de tinta. Sua superfície lisa e a capacidade de absorção de tinta garantem uma excelente qualidade de impressão.

Para escrever à mão, ele também é uma ótima opção. Isso porque sua textura suave torna a escrita confortável. Além disso, absorve a tinta da caneta de forma eficiente, evitando borrões e manchas. Por essa razão, é um material que está presente em escritórios, escolas, residências e é usado para anotações, rascunhos, cartas e outros tipos de documentos.

Muitos artistas utilizam o papel sulfite para criar desenhos, esboços e pinturas. Por se tratar de uma folha resistente, possibilita a produção de trabalhos com lápis de cor, aquarela, guache e até tinta acrílica, por exemplo. Ademais, vale ressaltar ainda que é frequentemente usado em fotocópias.

Qual a diferença entre papel sulfite e Chamex?

Quando o assunto é papel sulfite, é comum vir à mente os nomes Chamex e Chamequinho. Isso acontece porque são duas linhas muito famosas da empresa International Paper, líder mundial na fabricação de papéis para imprimir e escrever que, há mais de 50 anos, atua em terras brasileiras.

papel-sulfite-a4-75-gramas-chamex-500-folhas

Ambas são produzidas a partir de florestas 100% plantadas e renováveis e apresentam superfície resistente com alto poder de absorção. No caso do papel sulfite Chamex, o formato A4 é o mais comum, no entanto, você o encontra também em outros tamanhos (A3, Carta e Ofício) e nas cores azul, amarela, branca, marfim, rosa e verde. 

papel-sulfite-chamex-1

Já o papel sulfite Chamequinho tem formato A4 e, embora a cor branca seja clássica, também há folhas nas cores amarela, azul, marfim, rosa e verde, o que amplia as possibilidades de uso. É um produto que alia qualidade, sustentabilidade e baixo custo, o que justifica a sua popularidade. 

Qual a diferença entre papel sulfite e papel A4?

O papel A4 é o tipo de sulfite mais usado. Possui 21cm x 29,7cm e é possível adquiri-lo com as seguintes gramaturas: 75g/m2, 90g/m2, 120g/m2 ou 180g/m2. Mas, afinal, o que isso significa? A gente explica: a gramatura corresponde à densidade do papel, ou seja, a quantidade de massa (composta por celulose e aditivos) por metro quadrado. Logo, é uma medida que está diretamente relacionada ao peso. 

Sendo assim, quando a folha apresenta a gramatura de 120g, por exemplo, quer dizer que possui 120 gramas por metro quadrado. Para realizar esse cálculo, as marcas utilizam uma balança de precisão. Por outro lado, o consumidor consegue identificar facilmente essa informação na embalagem do produto.

É importante se atentar a gramatura, visto que quanto maior essa medida, mais pesado e grosso é o papel, o que interfere na qualidade do material impresso. Cada tipo de peça gráfica tem um objetivo e forma de manuseio, então é preciso observar qual o papel que melhor atende à proposta.

É habitual haver confusão entre os termos gramatura e espessura. Entretanto, o segundo refere-se à distância entre as duas faces da extensão do papel – superior e inferior – e é calculada em micrômetros (µm). Varia conforme a compactação das fibras das folhas, o que pode mudar de um fabricante para outro.

Desse modo, muitas vezes, acredita-se que há diferença de um papel de mesma gramatura de uma marca para outra, todavia, na verdade, a espessura é que pode alterar, causando essa sensação. 

Sulfite A4 75g

papel-sulfite-a4-75-gramas-caixa-com-10-resmas-5000-folhas-chamex

O papel sulfite A4 75g é aquele que faz parte do cotidiano de residências e escritórios. Utiliza-se com frequência para reprodução de documentos simples, pois é compatível com impressoras comuns. 

Igualmente é um dos principais itens da lista de material escolar. Está presente nas aulas de arte, permitindo que os alunos criem textos e imagens sem a preocupação de que a tinta vaze do papel para a superfície. 

Está disponível em pacotes de 100 folhas (linha Chamequinho), 300 folhas e também, para quem tem uma demanda maior de impressão, 500 folhas (Chamex). Há ainda a opção de comprar a caixa com 5 resmas, totalizando 2.500 folhas ou com 10 resmas, somando 5.000 folhas. Solução prática e econômica para empresas que consomem uma quantidade significativa de papel ao longo do ano.

Sulfite A4 90g

papel-sulfite-a4-90-gramas-chamex-500-folhas-1

Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada. Geralmente, utiliza-se em papéis timbrados, propostas comerciais, contratos e também cartazes, folhetos e panfletos simples.

Sulfite A4 120g

papel-sulfite-branco-a4-120-gramas-chamequinho-50-folhas-1

A linha de papel sulfite A4 120g Chamequinho é um pouco mais encorpada do que a anterior. Indica-se para trabalhos manuais e escolares, recortes, colagens e maquetes. Além disso, emprega-se na impressão de postais, cartões de visita, cartazes, panfletos, entre outros.

Sulfite A4 180g

papel-sulfite-branco-a4-180-gramas-chamequinho-50-folhas-1

Para fechar esse primeiro bloco da série A, temos o papel sulfite A4 180g que é ainda mais grosso do que o de 120g e permite a criação de cartões, convites de casamento ou aniversário, catálogos, panfletos, envelopes, tags, além de outros trabalhos artesanais, escolares ou de escritório. As impressoras domésticas costumam aceitar folhas com até essa gramatura. 

Sulfite A4 Canson

bloco-super-sulfite-a4-120-gramas-canson-30-folhas-1

Você sabia que há blocos A4 específicos para desenho? É o caso do Bloco Super Sulfite A4 120g Canson. O pacote inclui 30 folhas cuja composição é de 100% celulose. Em razão da gramatura, as folhas são mais resistentes do que as convencionais e não há risco da tinta vazar para o outro lado quando há o uso de canetas hidrográficas. Outra vantagem é que a secagem é bem rápida.

Outros tipos de papel sulfite

Como já adiantamos, além do formato padrão A4, o papel sulfite está disponível em outros tamanhos, adequados para diferentes necessidades e aplicações. Para você não fazer confusão na hora da compra, é importante conhecer cada um. Vamos lá?

Sulfite A3

Para impressão de certificados, quadros, cartazes e outros materiais de divulgação, a dica é apostar no papel sulfite A3. Trata-se de um tipo de sulfite de formato maior em comparação ao A4: tem o dobro de largura, 42,0cm, por 29,7cm de altura. 

papel-sulfite-a3-chamex-500-folhas-1

A linha A3 da Chamex inclui folhas tanto com as gramaturas de 75g quanto 90g que estão disponíveis em pacotes de 500 folhas. Em razão das dimensões, esse é um papel que exige impressoras com bandejas maiores, como é o caso da multifuncional tanque de tinta Epson.

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-ecotank-epson-1

É um equipamento leve, com design compacto que comporta folhas de formato até A3+. É um modelo econômico, pois ao invés de cartuchos, possui um tanque onde é despejada a tinta que é adquirida em garrafas. Imprime cerca de 7.500 páginas em preto ou 6.000 coloridas. 

Logo, com essa dupla – papel e impressora – é possível desenvolver vários trabalhos incríveis, do simples ao mais sofisticado. Para quem tem habilidades artísticas, o papel A3 permite ainda criar desenhos, sejam eles técnicos ou livres.

Papel sulfite Carta

Ao contrário do formato A3, o papel sulfite Carta tem dimensões menores do que o A4. Como o próprio nome indica, é um tipo de folha projetada para caber perfeitamente dentro de envelopes, facilitando o envio de correspondências. 

papel-sulfite-carta-75-gramas-chamex-500-folhas-1

Possui 21,6cm x 27,9cm e, atualmente, utiliza-se, principalmente em escritórios, para impressão e cópias de documentos. Está disponível em pacotes de 500 folhas com gramatura de 75g.

Qual a diferença entre papel ofício e papel sulfite?

Para fechar a nossa lista de sulfites, temos o Ofício. Comparado com o formato A4, a folha é mais longa, o que significa que dispõe de uma área maior para impressão e ilustração. 

papel-sulfite-oficio-2-75-gramas-chamex-500-folhas-1

A linha Chamex inclui o papel sulfite Ofício 2, também  conhecido como fólio, que possui 21,6 cm por 33,0 cm, gramatura de 75g e é adquirido em pacotes com 500 folhas. Não é um tipo de folha muito popular, mas usa-se em impressões de folders, catálogos, flyers e demais peças gráficas.

Papel Sulfite HP

Mais uma empresa que também é destaque na produção de papel sulfite é a HP. Com certeza, você já conhece a Hewlett-Packard Company, marca fabricante de impressoras, cartuchos, toners, notebooks, monitores, cabos, webcams, entre outros. 

papel-sulfite-office-75-gramas-hp-500-folhas-1

Assim como os demais produtos, os papéis da HP são referência em qualidade. Indica-se a linha HP Office para quem tem uma grande demanda de impressão e cópias e conta com equipamentos que atuam em alta velocidade. As folhas deslizam pela impressora, reduzindo as chances de atolamento.  

papel-sulfite-laser-jet-a4-90-gramas-hp-500-folhas-1

Por outro lado, a HP Premium Laser Jet é uma linha própria para impressoras a laser e copiadoras tanto monocromáticas quanto coloridas. É ideal para quem deseja impressões com aparência profissional, seja em documentos comerciais quanto em apresentações coloridas. 

Ambas apresentam a tecnologia ColorLok® que proporciona cores mais brilhantes e preto mais intenso. O resultado são imagens mais vivas e textos nítidos. Ademais, a tinta seca muito mais rápido, reduzindo os riscos de manchas. Estão disponíveis em pacotes com 500 folhas.

Papel Sulfite Kalunga

Só na Kalunga, você encontra as melhores marcas de papel sulfite e ainda desfruta de ótimas ofertas. Talvez você ainda não saiba, contudo, vira e mexe tem promoções que contemplam tanto o papel A4 Chamex quanto HP. 

multifuncional-laser-tank-2r3e8a-mais-caixa-de-papel-sulfite-a4-chamex

E não para por aí! Tem combos como o que inclui a Multifuncional Laser Tank 1602w HP e a Caixa de Papel Sulfite A4 Chamex. Projetado para imprimir alto volume em preto e branco, o equipamento ainda copia e digitaliza. Portanto, é uma excelente opção para quem está montando o escritório ou deseja substituir a antiga impressora por uma mais potente. Vale destacar também que é um modelo econômico, isto é, oferece impressões de qualidade a um custo baixo por página.

impressora-multifuncional-hp-smart-tank-581-mais-papel-sulfite-a4-hp-office-500-folhas

Outra sugestão é a dupla Impressora Multifuncional HP Smart Tank 581 e o pacote de Papel Sulfite A4 HP Office com 500 folhas. Com tecnologia HP Thermal Inkjet, o aparelho imprime em alta definição até 12.000 páginas em preto ou 6.000 páginas em cores com um único kit de garrafas. Ela também copia e digitaliza e tem a opção de impressão móvel a partir do aplicativo HP Smart. Suporta papéis comuns, foscos e brilhantes, fotográficos, envelopes, entre outros especiais para jato de tinta.

impressora-multifuncional-deskjet-ink-advantage-hp-mais-papel-sulfite-office-a4-hp

Para impressão de trabalhos escolares, a dica é a Impressora Multifuncional Deskjet Ink Advantage HP 2774 e o papel Sulfite Office A4 HP com 500 folhas. A impressora também conta com a tecnologia jato de tinta térmico HP, no entanto, comparada com o modelo anterior, é para quem não imprime com tanta frequência e volumes menores. Ela possui conexão USB, Wi-Fi e Bluetooth, possibilitando configurar a impressão a partir de um smartphone ou tablet.     

Onde comprar papel sulfite?

Agora que você já conhece os vários tipos de papel sulfite ficou simples decidir por aquele que a sua empresa precisa ou será mais funcional na rotina da sua casa ou estudos. Com a folha correta, não há desperdício, o que contribui para a saúde financeira do seu bolso e protege o meio ambiente. Sendo assim, só resta acessar o site Kalunga, conferir os preços e realizar a sua compra.

Por fim, uma última dica: para garantir a qualidade dos seus papéis por um longo tempo, principalmente quando há o hábito de manter grande quantidade em estoque, sempre armazene em local seco e iluminado, distante de materiais pontiagudos que possam danificar a embalagem. Ademais, use e abuse das folhas para criar todos os tipos de apresentações que desejar. Afinal, basta uma folha em branco para dar asas à imaginação!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive papel sulfite, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site