Postado em 16/02/2024

1032 visualizações

Papel almaço – Quadriculado, pautado ou não: qual escolher?

papel-almaco

Imagem Papel Almaço: Freepik

No mundo da papelaria há incontáveis tipos de papéis, cada um desenvolvido para uma finalidade: atividades escolares, projetos de artesanato, impressões de documentos e por aí vai. No dia a dia dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além da clássica folha de sulfite, é muito comum o uso do papel almaço.

O que é papel almaço?

O termo “papel almaço” refere-se a um tipo específico de papel que chama a atenção por suas dimensões. Para que você possa ter uma ideia, imagine duas folhas de papel sulfite ou caderno universitário, sem encadernação, unidas na vertical. Tem-se uma folha bem maior, não é verdade?

Portanto, a folha almaço oferece bastante espaço para escrita, sendo ideal para trabalhos escolares, redações e até provas. Contudo, em algumas circunstâncias, utiliza-se também em escritórios para anotações mais extensas, auxiliando na organização de informações importantes. 

Por que folha de almaço?

A palavra “almaço” soa estranha para você? Tem alguma ideia da sua origem? A explicação para o papel ser chamado dessa forma é bastante curiosa. Diferente do papel sulfite que recebeu esse nome em razão da presença de sulfito (sal de ácido sulfuroso) na sua composição, o almaço vem de uma expressão.

Na língua portuguesa antiga, “a lo maço”, isto é, “ao maço” corresponde a um conjunto de materiais reunidos, formando um único volume. No caso do papel almaço, faz alusão a fabricação e venda em blocos com grandes quantidades. Em outras palavras, não tem nenhuma ligação com os elementos que o constitui.

Qual é o tamanho de uma folha de papel almaço?

Já sabemos que o almaço é um papel com formato grande, mas quais seriam as suas medidas exatamente? As dimensões podem variar de acordo com o fabricante, porém, geralmente, a folha fechada mede cerca de 20 cm x 27,5 cm e, aberta, 40 cm x 27,5 cm.

Quantas folhas tem o pacote de almaço?    

Assim como o papel sulfite, o almaço é vendido em pacotes com diferentes quantidades de folhas. Tem embalagens com 10, 16, 20, 30, 50, 100, 200 e até 400 unidades. Isso é ótimo, pois dá para garantir a quantidade necessária de uma só vez. Por outro lado, para quem utiliza raramente, tem também a opção de adquirir a folha avulsa em algumas papelarias pequenas de bairro.

Quais as diferenças entre os tipos de papel almaço?

Você percebeu que, até aqui, falamos sobre as dimensões do papel almaço, entretanto, sem detalhar como são as folhas? Como mencionamos que é um tipo de papel muito utilizado para escrever, você deve estar imaginando que possui linhas como qualquer folha de caderno com pauta.

Realmente, há folha de almaço pautada, no entanto, há também outros modelos. É importante conhecê-los para que se tenha a autonomia de escolher aquele que melhor atenda a sua necessidade ou que dê asas à sua criatividade. Sendo assim, vem com a gente!

Papel almaço com pauta

Para começar, vamos reforçar as características do modelo mais tradicional: o papel almaço com pauta, ou seja, que possui linhas horizontais com espaçamentos padronizados. Essas linhas têm uma função muito importante: garantir que o texto seja escrito de maneira alinhada, organizada e legível.  

Embora os estudantes utilizem muito nas escolas para fazer anotações, trabalhos ou exercícios, o almaço pautado também é útil em ambientes profissionais. De maneira prática, permite a elaboração de relatórios, notas de reuniões e outros documentos.

papel-almaco-a4-56g-com-pauta-e-margem-spiral

Para ilustrar, selecionamos o Papel Almaço A4 com Pauta e Margem Spiral. Ele possui gramatura de 56g/m² e está disponível em pacotes com 50 ou 200 folhas. 

O que é folha almaço sem pauta?

Temos também a folha de almaço sem pauta que, ao contrário da anterior, não possui linhas impressas, margens ou qualquer outro tipo de orientação. Isso quer dizer que a superfície é totalmente branca. 

E para que serve? Enquanto o pautado é projetado para contribuir para uma escrita alinhada, o papel almaço sem pauta permite uma escrita mais livre, como uma arte com técnicas de lettering, e a criação de desenhos. 

papel-almaco-a4-56g-sem-pauta-spiral

Uma vez que não há as limitações impostas pelas linhas, indica-se principalmente para projetos artísticos, rascunhos e esboços. Desse modo, a escolha entre um ou outro dependerá das preferências e necessidades de cada um conforme a tarefa ou projeto que irá executar.

Almaço quadriculado

Por fim, temos a terceira versão da família: a folha de papel almaço quadriculada. Ela é composta por uma grade de quadrados do mesmo tamanho que servem como orientação para criação de gráficos, formas geométricas, tabelas, desenhos técnicos e resolução de operações matemáticas. 

papel-almaco-a4-56g-quadriculado-spiral

Dessa maneira, é comum o seu uso em aulas de cálculos, física ou engenharia. Além disso, indica-se para projetos profissionais que exigem precisão nas medições e no alinhamento.

Trabalho escolar na folha de papel almaço

Quando o professor pede para o aluno desenvolver um trabalho em folha de papel almaço, é importante se atentar a cada detalhe para conquistar a nota máxima. Em primeiro lugar, capriche na capa. 

Na hora de escrever o nome do trabalho, uma sugestão é apostar em letras com formatos diferentes. Para quem tem mais habilidade, utilizar a técnica de lettering é uma excelente alternativa. Para isso, vale a pena adquirir o Kit Lettering BIC que é bem completo. 

kit-lettering-bic-com-13-itens

O blister contém 13 itens: 2 lápis pretos 2B com borracha, 2 canetas Intensity com ponta fina (0.4mm), 2 canetas Intensity com ponta média (1.0), 6 canetas Brush Pen com ponta flexível e resistente e 1 marcador fluorescente rosa pastel com ponta chanfrada.

Todavia, sabemos que nem todo mundo tem facilidade para desenhar letras. Vai perder nota por isso? É claro que não; o importante é escrever o título corretamente e com letra legível. Se você quiser dar um toque pessoal, combine diferentes estilos como letra de fôrma e cursiva, por exemplo, e brinque com as cores.

caneta-hidrografica-bic-intensity-brush-pen-dual-tip

Dá para fazer isso muito bem com a Caneta Hidrográfica BIC Intensity Brush Pen Dual Tip. O blister contém 5 cores com ponta dupla, ou seja, de um lado a ponta tem formato pincel (2.5mm) e, do outro, é média (1.0mm). O corpo é arredondado e a tinta é à base de água e não marca a folha de trás.

caneta-hidrografica-bic-intensity-brush-pen

Se a ideia é ter uma variedade maior de cores, a dica é a Caneta Hidrográfica BIC Intensity Brush Pen. São 10 cores vivas com ponta efeito pincel que possibilitam desenhar traços finos e grossos dependendo da posição e pressão colocada. E não há com que se preocupar, pois a ponta sempre volta à sua forma inicial. 

Como escrever na folha almaço?

Escrever no papel almaço é um processo muito simples, assim como em qualquer outro tipo de folha. Contudo, listamos algumas dicas que te ajudarão a produzir um trabalho com apresentação impecável:

  • Escolha da caneta ou lápis: antes de criar a capa do trabalho, pense no resultado que deseja alcançar. Depois, defina os materiais que irá precisar: é possível usar canetas hidrográficas, esferográficas e em gel, por exemplo.
caneta-esferografica-bic-cristal-fashion

Como já falamos sobre algumas opções de canetas hidrográficas, destacamos agora a Caneta Esferográfica BIC Cristal Fashion. O blister conta com 12 cores lindas com ponta média de 1.2mm que proporcionam escrita macia. Para maior segurança, a tampa é ventilada.

caneta-gel-econogel-paper-mate

Outra alternativa interessante é a Caneta Gel Econogel Paper Mate. A embalagem é composta por 10 cores sortidas com ponta 1.0mm. Com tinta de alta qualidade que não transfere e não mancha a folha, oferece escrita macia.

  • Superfície: após definir o material que irá usar, posicione a folha em uma superfície plana e estável para facilitar a escrita.
  • Letra: escreva com clareza e letra legível. Se estiver usando papel almaço com pauta, respeite as linhas para ter um texto com visual organizado.
  • Régua: Se estiver usando almaço sem pauta ou quadriculado e precisar traçar ou reforçar as linhas, recorra a uma régua para te auxiliar. O modelo da Dello, por exemplo, é de poliestireno (resina termoplástica), tem 30cm, apoio para os dedos e está disponível em diversas cores por um preço bem em conta.

  • Erros: ademais, tenha uma borracha (se estiver usando lápis) ou corretivo (no caso de caneta) por perto para fazer as correções necessárias. Não se esqueça: não tem problema errar, faz parte do aprendizado. O importante é identificar o erro e corrigi-lo.  

Folha almaço na Kalunga

Vimos que o papel almaço é um material que não tem segredos. Disponível em três versões – pautado, sem pauta e quadriculado – e com custo baixo, não é à toa que é muito usado em atividades e trabalhos escolares e por profissionais para organizar informações. 

Com ele é possível escrever, criar esboços, desenhar gráficos e até solucionar operações matemáticas utilizando lápis, caneta hidrográfica, caneta esferográfica, entre outros itens. Desse modo, dá para criar apresentações coloridas e originais e garantir aquela nota 10.

Agora que você já sabe tudo sobre esse papel, não terá mais qualquer dúvida na hora da compra. Aliás, sabia que na Kalunga você encontra não só o almaço, mas também tudo o que imaginar relacionado a material escolar

Sendo assim, a nossa última dica é: visite o site ou a loja física mais próxima. Você irá se deparar com produtos de marcas que são sinônimo de qualidade por preços muito bons. Vale a pena conferir! 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, acessórios e itens escolares de grandes marcas, inclusive papel almaço, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site