Postado em 24/10/2022

2073 visualizações

Notebook SSD – Conheça a tecnologia e suas vantagens

notebook-ssd

Crédito da imagem: Unsplash

Está pensando em comprar um laptop novo e, ao pesquisar os modelos, tem se deparado com três letrinhas que você nem imagina o que significam? Não se preocupe, neste post, iremos explicar tudo sobre elas e as vantagens de se ter um notebook SSD

Por muito tempo, ao analisarmos os computadores disponíveis no mercado, entre as informações referentes ao equipamento, encontrávamos a sigla HD. Isso porque a partir da década de 50 tornou-se o principal dispositivo de armazenamento de dados. 

Em 14 de setembro de 1956, a IBM, empresa de tecnologia da informação, lançou os seus primeiros HDs. Um deles, o IBM 350 Random, foi instalado no computador IBM 305 RAMAC, enquanto  o IBM 355 Random Access Memory, no IBM 650 RAMAC.

Eram discos grandes revestidos com material magnético e capacidade de memória de 5MB; pouco para nós hoje, mas uma enorme conquista para a época. Para se ter ideia, antes dos HDs, utilizavam-se cartões perfurados; consegue imaginar?

A informação era perfurada, de forma estratégica, em um pedaço de papel e, então, lida por computadores ou outras máquinas como a tabuladora. O uso desse mecanismo teve início por volta de 1725, entretanto, só passou a ser aplicado na informática em 1832, após algumas melhorias. 

Depois, surgiram o Tubo de Williams, criado por Sir Frederick Williams no ano de 1947, o tambor de memória (ou tambor magnético) e a fita UNISERVO, considerada o primeiro drive de armazenamento em fita para um computador comercial. 

Até que o HD chegou, roubando a cena. Ao longo dos anos, teve sua capacidade ampliada e o seu tamanho reduzido, diminuindo igualmente o seu custo, o que o tornou mais acessível. Contudo, como a tecnologia não para de evoluir, em 1989, lançou-se o computador Psion MC 400 com SSD. 

É melhor comprar um notebook SSD ou HD?

Para que você possa chegar a uma conclusão segura quanto a essa pergunta, é preciso entender as diferenças de um disco rígido (HD, HDD ou Hard Disk Drive) e um SSD (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido). Então, separamos alguns pontos importantes para avaliação.

O HD é uma peça que contém partes móveis e mecânicas enquanto o SSD, componentes eletrônicos. Desse modo, a unidade de estado sólido acaba sendo um dispositivo menor que não exige tanta energia para funcionar, como é o caso do disco rígido. 

Além disso, o fato do HD apresentar uma estrutura com itens móveis o torna muito mais frágil. Em outras palavras, significa que se ele sofrer algum impacto, as peças podem sair do lugar, ocorrer perda de arquivos e, o mais complicado, não haver mais condições de uso, o que já não acontece com o SSD.

Apesar dessas diferenças serem bastante significativas, há ainda uma outra que, para muitas pessoas, acaba sendo definitiva na escolha de um notebook SSD: a velocidade. O HD, justamente porque é composto por elementos móveis, leva mais tempo para iniciar o sistema operacional e acessar os arquivos do que a unidade sólida.

Você pode estar se perguntando: na prática, o quanto uma máquina com HD é mais rápida do que um notebook SSD? Os discos rígidos, em média, apresentam velocidade de leitura e gravação entre 150 e 200 MB/s. 

No caso de uma unidade de estado sólido básica, em média, a velocidade é de 500 MB/s. Nos modelos mais modernos, as taxas podem superar 7.000MB, ou seja, os comandos são executados instantaneamente. 

Por que o SSD é melhor que o HD?

Como já vimos, um notebook SSD é mais veloz do que um HD, permitindo que se tenha acesso rápido aos programas e documentos. Para quem usa o computador para trabalhar, tem o costume de utilizar softwares pesados como os de edição de imagem ou vídeo, por exemplo, ele é a melhor opção.

Se você ainda gosta de jogar online nas horas vagas, é igualmente o equipamento ideal, pois impede travamentos. No entanto, não é só isso: como o SSD conta com chips eletrônicos, é muito menor e bem mais leve do que um HD. Sendo assim, fica muito mais fácil transportar o laptop de um lugar para outro.

Outra vantagem da unidade sólida é a economia de energia (cerca de 5 vezes menor) e o aumento da produtividade. Uma vez que um notebook SSD é muito mais ágil, você consegue finalizar as tarefas dentro de um período inferior. Consome menos eletricidade e sobra mais tempo para ficar com a família e os amigos.

Por fim, tem o quesito segurança. Como o disco rígido possui elementos mecânicos, se o notebook sofrer uma queda ou outros tipos de choque, pode sofrer danos irreversíveis, comprometendo os arquivos salvos. Por outro lado, com o SSD as chances disso acontecer são menores, visto que é um dispositivo mais resistente.

O que dura mais: o HD ou o SSD?

Até algum tempo atrás, um fator era considerado negativo quanto aos notebooks SSD: a sua vida útil por ser inferior a do HD (mas, não se esqueça que exige muito mais cuidados). Todavia, isso não quer dizer que se você adquirir uma máquina hoje, daqui um ano ela não irá funcionar mais. 

Há pesquisas que mostram que a unidade sólida suporta cerca de 700TB de dados; a partir disso, existe a possibilidade de começar a apresentar defeitos. Você tem ideia de quanto é o uso médio de um SSD por ano? 20TB, portanto, não se preocupe: você não vai investir em algo que tem baixa durabilidade.

Aliás, o valor do notebook SSD é sempre colocado em questão por ser mais alto do que o do HD. Esse é o momento em que você tem que analisar as suas necessidades, pois tudo o que a tecnologia da unidade sólida proporciona, justifica o seu preço.

Vai usar o computador para trabalhar e quer uma ferramenta que te garanta maior produtividade? Vai utilizar programas pesados ou jogar? Dessa forma, você não pode ter uma máquina com sistema lento ou que trava, correto? Logo, o notebook SSD é ideal para você!

Qual é a melhor marca de notebook SSD para comprar?

Agora que você já conhece todos os benefícios de se investir em um notebook SSD, chegou a hora de avaliar modelos de diferentes marcas para concluir qual o melhor de acordo com as suas necessidades. Para ajudar, fizemos uma seleção de máquinas que vão facilitar e muito o seu dia a dia. Confira!

Notebook Acer  

O primeiro da nossa lista é o Notebook Aspire 3 da Acer, um modelo Core i3, isto é, com processador básico. O que isso quer dizer? Se você for usar o computador apenas para realizar atividades simples como trabalhos escolares, criar planilhas, assistir um vídeo no YouTube, por exemplo, ele vai te atender perfeitamente.

notebook-aspire-3-acer

A família Intel é formada pelos processadores Core i3, i5, i7 e i9. Quanto maior a numeração, mais tarefas a máquina consegue executar ao mesmo tempo, uma vez que aumenta o número de núcleos de processamento: o i3 conta com dois ou quatro, o i5 e o i7 com até seis ou oito e o i9 com até 18. 

O que é imprescindível compreender aqui é que você não precisa comprar um notebook Core i9, top de linha e, naturalmente, de maior valor, se vai utilizá-lo apenas de vez em quando. Logo, fica aqui a sugestão do Aspire 3 Acer com 4GB de memória RAM e 256GB SSD de armazenamento.

É um notebook com sistema operacional Windows 11, tela de 15,6” HD TN LED com a tecnologia Acer ComfyView que oferece mais conforto visual, teclado padrão ABNT 2 de resposta rápida, entrada HDMI, USB 2.0, USB 3.2 e Ethernet e bateria que pode durar até 8 horas. 

Notebook Asus  

Entre os modelos da Asus, temos o Notebook X515JA com processador Intel Core i5 que é uma opção mais rápida e eficiente do que a anterior. Igualmente equipado com Windows 11, possui 4GB de memória RAM, 256GB SSD de armazenamento, design compacto, fino e leve.

notebook-x515ja-asus

Sua tela NanoEdge de 15 polegadas apresenta bordas superfinas que garantem uma visualização ampla. O teclado é ergonômico com deslocamento de tecla de 1,4 mm, proporcionando o máximo de conforto durante a digitação. Sua estrutura interna é reforçada com metal, inclui portas USB 3.2 Tipo-A, USB 2.0 e saída HDMI. 

Em contrapartida, temos o Notebook X513EA Asus que oferece muito mais velocidade e memória. Projetado com processador Core i7, possui 8GB de memória RAM e 256GB SSD de armazenamento. A tela Full HD de 15,6” apresenta moldura fina, tornando a experiência visual muito mais envolvente.

notebook-x513ea-asus

Fabricado com a ASUS Intelligent Performance Technology (AIPT – Tecnologia de Desempenho Inteligente ASUS), o X513EA tem alto desempenho com economia de energia; desse modo, a bateria dura o dia todo. Já a ventoinha IceBlades, graças a sua pá com design aerodinâmico curvado em 3D, dissipa o calor de maneira silenciosa, mantendo o equipamento resfriado. 

O modelo é ultrafino, pesa cerca de 1,7kg e o teclado apresenta deslocamento de tecla de 1,4 mm. Conta com portas USB 3.2 geração 1 e USB 2.0, saída HDMI e um leitor de cartão microSD. Assim, você pode conectar monitores, projetores e outros dispositivos sem complicações.

Notebook HP  

Por fim, chegamos à linha de notebooks SSD HP. Em primeiro lugar, destacamos o Notebook HP 250-G8 com processador Core i3, 4GB de memória, 128GB SSD de armazenamento e sistema operacional Windows 10 Pro. Seu design é fino e leve, permitindo o seu transporte sem qualquer dificuldade.

cnotebook-hp-250-g8

A tela de 15” apresenta borda estreita e tecnologia antirreflexo. O equipamento é projetado para conectar-se aos diversos tipos de dispositivos. Logo, conta com porta de dados USB Type-C, RJ-45 e HDMI. Um modelo elegante com recursos que atendem profissionais e estudantes.

Entretanto, para quem precisa de um equipamento turbo com muita memória, temos o Notebook ZBook Firefly 14 G8 HP. Este é um processador i7 de 11° geração com 16GB de memória, 512GB SSD de armazenamento, placa de vídeo NVIDIA T500 com 4GB dedicados e Windows 10 Pro para estações de trabalho (disponível através de direitos de downgrade do Windows 11 Pro para estações de trabalho).

notebook-zbook-firefly-14-g8-hp

Possui tela de 14” e bateria de alta performance para que você possa passar o dia todo indo de um lado para outro sem se preocupar com o nível de carga. Também pode ficar tranquilo quanto a conexão, o seu Wi-Fi é três vezes mais rápido do que o de outros computadores. Uma supermáquina, não é verdade?

Notebook SSD em promoção

Se tem um lugar onde você sempre encontra equipamentos de informática com descontos especiais, sem dúvida, é na Kalunga. Entre no site, acesse a categoria Notebook SSD, confira os modelos disponíveis de diversas marcas e aproveite as ofertas. 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive notebook SSD, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site