Postado em 10/11/2023

4798 visualizações

Monitor – Saiba como escolher a melhor tela para o seu PC!

monitor-2023

Quando decidimos investir em um computador potente, muitas vezes, esquecemos a atenção que deve ser dada ao monitor. Pode parecer bobagem, mas não é. Esse aparelho é que vai te permitir usufruir de tudo o que a sua máquina proporciona. Quer entender como? Vem com a gente!

O que é um monitor e qual a sua função?

O monitor nada mais é do que uma tela que se comunica com o computador, permitindo que você acompanhe tudo o que acontece nele. Por exemplo, para escrever um texto no Word, uma tarefa básica do dia a dia, é necessário ter uma área em que seja possível ver o programa aberto e o conteúdo digitado.

O mesmo ocorre quando você precisa criar uma planilha, uma apresentação, acessar sites da internet, assistir a um filme ou jogar. Em outras palavras, o monitor é um dispositivo periférico que é conectado ao PC para que seja possível visualizar os resultados dos comandos.

É como se a CPU fosse o corpo e a tela o rosto que fala o que está ocorrendo no interior da máquina. Isso quer dizer que por mais que você tenha um computador incrível com alta capacidade de armazenamento e ultrarrápido, sem um monitor nada acontece. 

E olha só: se você tem aí um notebook com tela quebrada, saiba que, dependendo das opções de entrada do seu equipamento, dá para conectar o monitor e acessar todo o conteúdo armazenado nele. Isto é, enquanto o conserto não ocorre, você consegue continuar executando suas atividades.

Desse modo, já deu para perceber que escolher um bom monitor é tão importante quanto um computador, já que um complementa o outro. Entretanto, antes de analisar os atributos que devem ser levados em conta na hora da compra, vamos conhecer os principais tipos de telas e as diferenças entre elas.

Quais são os tipos de monitores?

Para começar, falaremos sobre os monitores CRT (Catodic Ray Tube), pois é interessante observar a evolução do hardware ao longo do tempo. Os primeiros modelos foram desenvolvidos com um tubo de imagem semelhante ao dos aparelhos de televisão antigos, lembra?

O funcionamento do monitor CRT ocorria por meio de sinais elétricos de diferentes intensidades que atuavam sobre um feixe de elétrons (raios catódicos) para produzir a imagem. Sendo assim, tratava-se de um dispositivo analógico que, aos poucos, foi substituído por tecnologias digitais.

A começar pela mais acessível atualmente, a LCD (Liquid Crystal Display) que utiliza o cristal líquido para formação de imagens, eliminando a necessidade do tubo de projeção. Assim, temos as telas planas que são mais leves, ocupam menos espaço na área de trabalho, consomem menos energia e oferecem imagens com taxas de atualização altas, reduzindo a formação de rastros ou congelamentos.

Já o monitor LED possui funcionamento muito parecido com o do LCD, mas eles se diferenciam por um detalhe: a luz de fundo. Enquanto no LCD as lâmpadas que produzem as imagens são comuns, no LED (Light Emitting Diode) são diodos de luz. Desse modo, tem-se algumas vantagens como cores mais vivas e brilhantes sem oscilações e telas mais finas.

Embora o monitor LCD não consuma muita energia, o LED consegue alcançar um percentual, aproximadamente, 40% menor. Além disso, vale ressaltar a ausência de mercúrio na composição das lâmpadas de LED, eliminando os riscos de contaminação do meio ambiente. 

Ademais, temos os monitores OLED (Organic Light-Emitting Diode). No caso, a luz que dá origem às imagens é proveniente de diodos orgânicos, proporcionando cores e ângulos de visão ainda melhores. Todavia, é uma tecnologia com custo bem mais elevado em relação aos demais, o que explica o fato de ainda não ser tão popular.

Como escolher o monitor certo?

Por que você precisa de um monitor? É importante ter essa resposta bem clara antes de comprar o dispositivo. Isso porque, para cada fim, há uma necessidade. A pessoa que irá utilizá-lo para editar fotos e vídeos requer recursos mais pesados do que quem tem o computador em casa apenas para realizar tarefas básicas em aplicativos do Pacote Office ou acessar a internet.

O profissional que trabalha com material gráfico, por exemplo, precisa de um monitor que mostre com fidelidade as cores utilizadas no projeto para que não se tenha uma bela surpresa no momento da impressão. Em contrapartida, quem quer um monitor para jogar precisa se atentar a taxa de atualização e o tempo de resposta para não perder nenhum lance do inimigo.

Então, para acertar na escolha do monitor, o primeiro passo é levar em conta se o seu uso será doméstico, para trabalho ou jogos. A partir disso, considere os seguintes quesitos: tamanho da tela, resolução, taxa de atualização, tempo de resposta e tipos de conexão.

Tamanho da tela

Para que você possa definir o tamanho da tela, avalie o espaço em que irá instalar o computador. Se precisa de um monitor mais compacto, os de 18 ou 19 polegadas são ideais. Para edição de imagens ou entretenimento, sugere-se as telas maiores de 24, 27 ou ainda 31 polegadas.

Resolução do monitor

Sobre a resolução, a regra é simples: quanto maior, melhor a qualidade da imagem. Os modelos Full HD (1080p) são os mais populares, contudo há também opções 2k (1440p) ou 4K (2160p). 

Taxa de Atualização

Já a taxa de atualização refere-se à frequência com que as imagens são exibidas. Uma tela de 144Hz, por exemplo, atualiza 144 vezes por segundo. Dessa forma, quanto maior esse número, menores os intervalos entre uma imagem e outra, garantindo maior fluidez.

Tempo de Resposta

Durante a exibição de uma imagem, há alterações em suas sequências de cores. Quanto mais rápido esse processo acontecer, mais clara, definida e suave será a imagem. Em outras palavras, em se tratando de tempo de resposta, quanto menor, melhor. Essa propriedade é medida em milissegundos (ms) e você irá encontrar monitores com 5ms até 1ms ou 0,5ms no caso dos modelos gamer.

Tipos de Conexão

Por fim, verifique as portas do aparelho que pretende conectar ao monitor. A maioria das telas possui entrada HDMI e alguns equipamentos mais antigos realizam conexões do tipo DVI ou VGA. No entanto, se isso acontecer não há com que se preocupar: é só providenciar um cabo adaptador HDMI. 

O que é um monitor bom?

O melhor monitor é aquele que atende às suas necessidades que podem não ser as mesmas do seu vizinho, do seu amigo ou do seu filho. Por mais que a gente goste de comprar algo depois de ouvir a opinião de alguém próximo que já tenha tido alguma experiência com o produto, foque inicialmente no que você precisa.

Tenha em mente os quesitos que relacionamos acima e comece a pesquisar preço. Afinal, o monitor ideal é aquele que alia a qualidade e a velocidade que você busca com as condições do seu bolso. Para ajudar, selecionamos alguns modelos de grandes marcas para que possa avaliar. Vamos lá?

Foto
Nome Monitor LED V206HQL Monitor LED MT004 Monitor LED E22 G4 9VH72AA Monitor LED 20MK400H Monitor LED TL037 Monitor LED 193V5LHSB2 Monitor Gamer LED Destiny 25G3ZM Monitor Gamer LED UltraWide 29UM69G Monitor Gamer Odyssey G32 Monitor Gamer Warrior
Kaizen MN201
Marca Acer Bright HP LG Multi Philips AOC LG Samsung Warrior
Tamanho da Tela 19,5″ 27” 21,5” 19,5” 24” 18,5” 25” 29” 27” 27”
Resolução 1600 x 900 1920 x 1080 1920 x 1080 1366 x 768 1366 x 768 1366 x 768 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080
Taxa de atualização 60Hz 60Hz 60Hz 60Hz 60Hz 60Hz 240Hz 75Hz 165Hz 144Hz
Tempo de resposta 5ms 5ms 5ms 2ms 8,5ms 5ms 0,5ms 1ms 1ms 1ms
Tipo de conexão HDMI e VGA HDMI e VGA HDMI, VGA, USB e
DisplayPort
HDMI e D-Sub HDMI, USB e
AV
HDMI e VGA HDMI e DisplayPort HDMI, USB e DisplayPort HDMI, USB e DisplayPort HDMI, USB e DisplayPort

Acer

monitor-led-19-ponto-5-acer

Começaremos pelo Monitor LED V206HQL Acer que possui:

  • Tela de 19.5”;
  • Resolução de 1600 x 900;
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 5ms;
  • Entradas HDMI 1.4 e VGA.

Desenvolvido com as tecnologias Acer eColor e Acer ComfyView, é um monitor com controles avançados de cor e que reflete menos luz, oferecendo muito mais conforto visual. Além disso, o painel de LED com brilho de 200 nits (cd/m²) garante imagens com excelente nitidez até nos detalhes.

Com taxa de atualização de 60Hz e tempo de resposta de 5ms, garante imagens suaves, sem rastros ou rasgos. É um modelo ergonômico, ou seja, a base permite ajustar facilmente o ângulo de visão. Pode ser posicionado na mesa ou fixado na parede, uma vez que já vem com quatro furos (padrão VESA) na parte de trás.

Bright

monitor-led-27-polegadas-bright

O Monitor LED MT004 Bright possui:

  • Tela de 27”;
  • Resolução de 1920 x 1080 (Full HD);
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 5ms;
  • Entradas HDMI e VGA.

O MT004 Bright é um monitor LED cuja tela apresenta dimensões superiores em comparação com o modelo anterior. Para quem precisa de uma área maior e com alta resolução para trabalhar é, portanto, uma ótima opção. O tempo de resposta é igualmente de 5ms e conta com portas HDMI e VGA.   

HP

monitor-led-elite-display-21-ponto-5-polegadas-hp

O Monitor LED E22 G4 9VH72AA HP possui:

  • Tela de 21,5”;
  • Resolução de 1920 x 1080 (Full HD);
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 5ms;
  • Entradas HDMI 1.4, VGA, USB e DisplayPort 1.2.

Trata-se de um modelo ajustável em até quatro posições com bordas mega finas em três lados, tela sem cintilação e resolução Full HD. Projetado com o HP Eye Case, um filtro de luz azul integrado, o conteúdo do painel é exibido de maneira vívida sem comprometer a precisão das cores assim como o conforto dos olhos.

LG

monitor-led-19-ponto-5-polegadas-lg

O Monitor LED 20MK400H LG possui:

  • Tela de 19,5”;
  • Resolução de 1366 x 768 (HD);
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 2ms;
  • Entradas HDMI e D-Sub.

Você pode optar por instalar o monitor 20MK400H na sua mesa de trabalho ou, então, na parede. Ele apresenta ajuste de inclinação, função Reader Mode que permite que você passe horas diante da tela sem prejudicar a visão e OnScreen Control que possibilita configurar o monitor e personalizar a tela em até 14 modos.

Multi

monitor-led-tela-de-24-polegadas-multi

O Monitor LED TL037 Multi possui:

  • Tela de 24”;
  • Resolução de 1366 x 768 (HD);
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 8,5ms;
  • Entradas HDMI, USB e AV.

Eis um monitor com design moderno e elegante que graças à tecnologia avançada dos painéis de luzes internos Multi oferece imagens nítidas com cores vivas e contrastes bem definidos. Ademais, é um modelo bivolt com duas entradas HDMI, uma entrada USB e uma entrada AV.

Philips

monitor-led-philips-193v5lhsb2

O Monitor LED 193V5LHSB2 Philips possui:

  • Tela de 18,5”;
  • Resolução de 1366 x 768 (HD);
  • Taxa de atualização de 60Hz;
  • Tempo de resposta de 5ms;
  • Entradas HDMI e VGA.

Fabricado com a tecnologia Smart Contrast, o ajuste de luz e cor é automático, garantindo maior nitidez e contraste, principalmente no caso de cenas escuras. Seu design é compacto; dessa maneira, ocupa pouco espaço. Possui padrão de furação VESA, facilitando a instalação em paredes ou painéis. Sua tela é ecologicamente correta, visto que é livre de mercúrio.

Monitores Gamer

Quando se trata de jogos eletrônicos, a escolha do monitor deve ser ainda mais cuidadosa. O equipamento precisa ter uma rápida taxa de atualização e baixo tempo de resposta para que se possa ter um bom desempenho durante as partidas.

Além do mais, é interessante se atentar ao tamanho da tela: quanto maior o painel e mais finas as bordas, maior a sensação de estar realmente dentro do jogo, isto é, vivendo uma experiência imersiva. 

Para ilustrar, selecionamos quatro modelos que possuem velocidade e dimensões surpreendentes. Todavia, caso você tenha interesse em saber mais sobre esse tipo de monitor, leia o post “Como escolher o melhor monitor gamer”.

Monitor Gamer LED Destiny 25G3ZM AOC

monitor-gamer-led-destiny-25g3zm-aoc

Em primeiro lugar, temos o Monitor Gamer LED Destiny 25G3ZM AOC que possui uma tela não tão grande de 25” Full HD, entretanto, tem taxa de atualização mega rápida de 240Hz e o impressionante tempo de resposta de 0,5ms. Com isso, tem-se imagens sem rastros e nenhum detalhe passa despercebido.

É um modelo com design ergonômico, tecnologia AMD FreeSync Premium que impede o travamento das imagens, painel VA com ângulos de visão de 178º/178º, ajuste de altura, giro lateral, inclinação e pivô bidirecional, proporcionando o máximo de conforto. 

Conta ainda com o recurso modo mira. Tem ideia do que é? Trata-se de uma mira vermelha posicionada no centro da tela que aumenta a precisão e a velocidade das jogadas. Vale ressaltar também a presença da tecnologia Flicker-free que reduz a oscilação nas imagens e o cansaço visual.

Monitor Gamer LED UltraWide 29UM69G LG

monitor-gamer-led-29-polegadas-lg

Quer uma tela maior? Então, dá uma espiadinha no Monitor Gamer LED UltraWide 29UM69G LG: a tela IPS tem 29” e resolução Full HD, oferecendo amplo campo de visão. A taxa de atualização é de 75Hz e o tempo de resposta de apenas 1ms, o que garante movimentos instantâneos e precisos.

Graças a tecnologia AMD FreeSync, as falhas de imagem geradas pela diferença entre a taxa de quadro da placa de vídeo e a taxa de atualização do monitor são eliminadas. Já a tecnologia Black Stabilizer ajusta automaticamente o brilho das imagens, garantindo total visibilidade mesmo em cenas escuras.

Monitor Gamer Odyssey G32 Samsung

monitor-gamer-samsung-odyssey-g32-s27ag320nl

Outro modelo ultrarrápido é o Monitor Gamer Odyssey G32 Samsung que possui taxa de atualização de 165Hz e tempo de resposta de 1ms. Dessa forma, não há atrasos ou desfoque dos movimentos e os pixels da tela respondem quase que instantaneamente, permitindo que as ações fluam com alta precisão. 

Aqui também temos a tecnologia AMD FreeSync que reduz atrasos e rasgos de imagem. A tela de 27” Full HD não tem borda em três lados, o que proporciona visão ampla das cenas. O suporte é ergonômico, então, dá para ajustar a altura, inclinar e até rotacionar 180º, deixando o monitor na vertical. 

Monitor Gamer Warrior Kaizen MN201

monitor-gamer-warrior-kaizen-mn201-warrior

Por fim, temos o Monitor Gamer Warrior Kaizen MN201. Com tela IPS de 27” e resolução Full HD, ele oferece imagens de alta qualidade com cores autênticas. Seu tempo de resposta é de 1ms e a taxa de atualização de 144Hz o que garante imagens sem rastros e sem efeito fantasma (ghosting). 

Possui tecnologia FreeSync que sincroniza os quadros, assegurando imagens fluidas e sem cortes. Já a base é ajustável; portanto, dá para adequar a altura ou rotacionar o monitor conforme as necessidades do jogador. Destaque para a iluminação RGB que torna o ambiente mais envolvente e emocionante e contribui para uma experiência mais imersiva.

O seu monitor está na Kalunga!

Agora que você já tem todas as informações que precisa para adquirir o seu monitor, a dica é: acesse o site ou visite uma loja física Kalunga. Apesar de ser referência em papelaria e materiais para escritório, o estabelecimento também trabalha com produtos de informática.

Todos os monitores mostrados ao longo do texto e muitos outros, você encontra na Kalunga e por preços muito bons, viu? Assim sendo, não perca mais tempo, vai lá conferir e adquira equipamentos de qualidade com economia! 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática.

São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas, inclusive monitores, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site