Postado em 11/04/2022

203 visualizações

Massinha Escolar – Qual a melhor massa de modelar?

massinha-escolar

Amassa, estica, enrola, dá forma: brincar com a massinha escolar é uma das atividades mais divertidas da infância. Mas mais do que entreter, esse item básico da lista de material da educação infantil estimula a criatividade dos pequenos e auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e na tonificação dos músculos dos dedos, mãos e braços. 

Apesar de ser um exercício proposto pelos professores, não só pode como deve ser praticado em casa junto com os adultos, estreitando ainda mais os laços familiares. Para a brincadeira ficar muito melhor, uma sugestão é investir em algumas ferramentas de plástico próprias para o uso das crianças como rolinhos, palitos, tesoura e faquinha sem ponta, cortadores no formato de bichinhos, estrelas e coração, por exemplo; tudo isso dará asas à imaginação. 

Apostar em massinhas de modelar de vários tons igualmente contribui para o despertar de diversas ideias. E opções no mercado não faltam. Por isso, muitas vezes, os pais ficam confusos sobre qual adquirir. A dica é, antes de ir às compras, avaliar as características de cada marca, como composição, quantidade de cores e os acessórios que acompanham o produto. 

Por que é importante brincar com a massinha escolar?

Mexer com massinha de modelar é muito mais do que um passatempo; a prática ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades como a motora fina, responsável pela escrita. A explicação para isso é simples: quando a criança manipula o produto, realiza diversos movimentos que acionam os músculos das mãos, fortalecendo-os.

Desse modo, quando inserida no processo de alfabetização, consegue segurar e manusear o lápis com maior controle. O mesmo ocorre com outros objetos como os talheres. Além disso, as inúmeras possibilidades de trabalhar com o produto – achatar, puxar, furar, enrolar, entre outras – beneficiam o sistema sensorial. 

O toque proporciona o conhecimento sobre texturas enquanto as cores, tamanhos e formas estimulam a visão; já o cheiro, desperta o olfato. E tem mais: você já parou para observar um jovem artista ao criar sua obra com massinha escolar? Ele passa um bom tempo concentrado até transformar em realidade aquilo que está em sua mente, correto? 

A capacidade de manter o foco é de extrema importância para a realização das tarefas do dia a dia. Podemos acrescentar ainda a contribuição para a autoestima, pois uma vez que a criança entende que ela é capaz de criar o que idealizou, sente-se muito mais segurança para executar outras ações.

A recreação com massinha é também uma excelente oportunidade de socialização. A criança compartilha com os coleguinhas suas ideias e sensações e ainda aprende a dividir os materiais, respeitando as preferências e o tempo do outro. Por fim, ativa a criatividade, essencial para a resolução dos problemas que, inevitavelmente, surgirão ao longo da vida. 

Qual o nome da massinha de modelar?

Você sabia que a massinha escolar também é chamada de plasticina ou plastilina? Nesse caso, trata-se de um modelo antigo produzido à base de cera que não resseca com facilidade, sendo, portanto, bastante durável. Por outro lado, costuma grudar em qualquer superfície e ainda derrete com o calor.

Geralmente, as massinhas de cera não contém glúten; logo, são as mais indicadas para crianças celíacas. Não que o produto possa ser ingerido, porém, se houver um incidente, não irá comprometer a saúde do pequeno. Outra vantagem desse material é que é possível adquiri-lo por preços bem acessíveis. 

Em contrapartida, as massinhas fabricadas a partir de amido de milho ou farinha são muito mais macias e não grudam nas mãos ou objetos, ou seja, são mais gostosas de manusear. Entretanto, deve-se conservá-las em recipientes fechados, pois tendem a ressecar muito mais rápido do que as de cera. Outro fator a considerar é que possuem glúten; dependendo da criança, pode ser prejudicial. 

Qual é a melhor massinha escolar?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta; vai depender de alguns fatores e as preferências de cada um. A sugestão é se atentar a alguns pontos: em primeiro lugar, verifique do que é feita a massinha, lembrando que as de cera são mais rígidas e grudam, no entanto, são mais duráveis. Já as de amido são mais macias e não grudam, todavia, ressecam rápido e possuem glúten. 

Vende-se o produto em embalagens com uma única cor ou várias, permitindo misturar os tons, o que chama ainda mais a atenção das crianças. Há kits que incluem utensílios de plástico e moldes de formas geométricas, letras, números, bichinhos, alimentos, entre outros. Leve em conta tudo isso; afinal, quanto mais opções, maior a diversão.

Selecionamos algumas marcas para que você possa avaliar as características e vantagens de cada uma e, assim, fazer a melhor escolha para o seu pequeno.

Massinha Dr. Bhorest

A Dr. Bhorest é uma marca especializada em massinhas para brincar e modelar. A linha que leva o nome da empresa é composta por 11 opções de cores – amarela, azul, branca, laranja, marrom, rosa, preta, roxa, verde-limão, verde-amazônia e vermelha – disponíveis em potes de 150g. A fabricação do produto é com matéria-prima 100% alimentícia e apresenta aroma de tutti-frutti.

massinha-para-modelar-e-brincar-150-gramas

Por outro lado, a linha “Mole Mole Massa” destaca-se pela textura extra macia. Assim como a anterior, encontra-se em potes de 150g nas cores laranja, azul-turquesa, azul, creme, amarela, vermelha, azul-bebê, lilás e pink. No entanto, o aroma é de morango. Tanto uma quanto a outra, não grudam, não melecam e não apresentam glúten.

massinha-para-modelar-e-mole-mole-150-gramas-dr-bhorest

Para utilizar, basta retirar a massinha da embalagem e massageá-la como desejar. Para preservar o seu tempo de vida útil, após o uso, conserve-a em sua embalagem original corretamente fechada, mantendo-a em local seco, arejado e sob temperatura ambiente.

Massinha Acrilex e Licyn

Separamos duas marcas em que o produto vem em rolinhos de diferentes tons. No caso da massinha ArtKids Big Balde Acrilex, são 30 unidades nas cores branca, amarelo-pele, amarelo-limão fluorescente, laranja fluorescente, vermelho fluorescente, vermelho-escarlate, maravilha fluorescente, pink, verde fluorescente, verde-musgo, azul fluorescente, azul-celeste, violeta, chocolate e preto.

massa-para-modelar-180-gramas-longa-vida-com-12-cores-utiguti-canson-e-art-kids-big-balde

Já a massa para modelar 180g com glitter Uti Guti Licyn é perfeita para quem ama brilho. A caixa é composta por 12 cores de massinhas produzidas a partir de amido, com textura extra macia. E para quem deseja um material de alta durabilidade, a Licyn tem também a massa para modelar 180g longa vida Uti Guti. Com qualidade premium, é feita de plastilina superior, é atóxica, muito macia e não mancha (para a tranquilidade dos pais e professores).

Kit de Massinhas

Os conjuntos são um verdadeiro convite à imaginação de qualquer criança (e, até mesmo, dos adultos, viu?). Isso porque, além das massinhas, incluem moldes e ferramentas que estimulam a criatividade. As 12 unidades de  massinha ArtKids kit 2 Acrilex, por exemplo, são acompanhadas de rolinho, faquinha e cortadores de plástico em formato de bichinhos. Por conter peças pequenas, recomenda-se o kit para crianças acima de 3 anos.

massinha-artkids-kit-2-acrilex

Contudo, se você deseja algo ainda mais inspirador, principalmente para despertar o interesse por outras atividades, a massinha Play Doh Festa do Hambúrguer Hasbro é uma excelente alternativa. Os cinco potes de massinha vão se transformar em comidinhas como hambúrgueres e salsichas com o auxílio da sanduicheira que compõe o conjunto ao lado de pratinhos e outros utensílios.

massinha-play-doh-festa-hasbro

Para quem prefere fazer algo para o café da manhã, a massinha Play Doh Festa da Panqueca Hasbro é a escolha certa. Acompanha uma frigideira, 4 cortadores, rolinho, espremedor de calda, espátula, pratinhos, talheres e 8 potes de massinha escolar de cores diversas. O melhor desse tipo de conjunto é que, além de divertir, amplia o conhecimento sobre alimentos e até pode desenvolver outras habilidades.  

massinha-play-doh-sorvete-hasbro

E tem sobremesa também! O que é possível criar com a massinha Play Doh Sorvete Hasbro chega a dar água na boca. Os 4 potinhos de Play-Doh Color Burst quando manipulados com espátula e rolinho, permitem criar redemoinhos coloridos que lembram deliciosos sorvetes. O kit conta ainda com 5 cores Play-Doh tradicionais e outras ferramentas que vão garantir o sucesso da brincadeira. 

Onde comprar a massinha escolar?

Não tem mistério: encontra-se a massa de modelar em qualquer papelaria independente da época do ano. Como vimos, o seu uso não é indicado apenas para execução de trabalhos escolares, mas também em momentos de descontração com a família. Por isso, é sempre bom ter um kitzinho em casa.

Na Kalunga, potes de uma única cor dividem o espaço na prateleira com conjuntos que reúnem vários tons e ferramentas. São produtos de marcas que prezam por matérias-primas de qualidade e itens que não geram qualquer risco à segurança das crianças. Sendo assim, não perca mais tempo: acesse www.kalunga.com.br e aproveite as ofertas!