Postado em 14/02/2022

2329 visualizações

Marca-texto – 4 marcas com opções incríveis para você escolher

marca-texto

Ao ler um livro, estudar uma apostila ou anotar informações em um caderno, é comum haver a necessidade de destacar algumas frases. Às vezes, é um conteúdo que cairá na prova ou, simplesmente, uma reflexão com a qual se identificou e não quer esquecer. Antigamente, a alternativa era grifar com lápis ou até com canetas esferográficas. Hoje, há um material específico para isso: o marca-texto.

O que é marca-texto?

Muito utilizado por estudantes, artistas e profissionais no dia a dia dos escritórios, o marca-texto, também chamado de marcador, é um tipo de caneta hidrográfica com ponta porosa de feltro e tinta translúcida colorida que ao ser aplicada sobre uma palavra ou frase, permite realçá-la sem comprometer a leitura. 

O primeiro modelo foi desenvolvido no Japão no ano de 1962 por Yukio Horie. Entretanto, somente cerca de 8 anos depois, na década de 70, o produto chegou às mãos dos americanos que adicionaram outras cores em tons fluorescentes. 

Não muito tempo depois, a caneta ganhou uma ponta mais encorpada, possibilitando, assim, grifar os textos com linhas mais grossas. Atualmente, os marcadores de texto são fabricados com formatos, tamanhos, pontas e cores bem variadas, o que ampliou as suas possibilidades de uso.

Por que usar marca-texto?

A função principal do marca-texto é ressaltar fragmentos importantes de um conteúdo escrito. Sendo assim, é um grande aliado, principalmente, nos estudos. A ideia é destacar a frase ou parágrafo para que não seja necessário reler todo o texto para encontrar o que pontualmente deseja recordar. 

Todavia, para que essa estratégia funcione, a dica é não sair passando o marcador em tudo; foque em passagens realmente relevantes. O excesso de informações dificulta a absorção do que é importante, por isso, concentre-se no essencial. Outra dica é explorar a variedade de cores do produto. 

Você pode definir um tom para cada situação. O marca-texto amarelo, por exemplo, pode ser utilizado para representar trechos em que há algumas dúvidas enquanto o verde, para enfatizar conceitos, fórmulas ou curiosidades. Dessa forma, será muito mais simples e rápido identificar o que se precisa. 

Por outro lado, hoje em dia, o produto está disponível em tantas versões que é possível ir além em relação à sua aplicação. Dá para usá-lo para colorir, escrever títulos com letras estilizadas, decorar cadernos, agendas, planners, entre outros. É uma forma de personalizar os materiais e anotações, deixando-os com a sua cara.

Quantas cores de marca-texto existem?

Você imagina qual a cor do primeiro marcador de texto, aquele desenvolvido por Yukio Horie? A resposta é amarela. O mais bacana é que, mesmo com tantas opções, consta que é ainda a mais utilizada em todo o mundo!

As demais cores fluorescentes – verde, laranja, roxa e pink – também estão entre as mais populares. Não tem como passar despercebida uma marcação feita com elas, afinal são tons vibrantes que chamam bastante a atenção. Assim, são igualmente excelentes para ajudar na organização dos conteúdos.

Já mencionamos os modelos clássicos, contudo, assim como tantos outros materiais de papelaria, a família de marcadores de texto ganhou outras versões que se diferem tanto pela composição quanto pelos pigmentos. Vamos conhecê-las? 

Marca-texto pastel

Difícil não se apaixonar pela delicadeza dos marcadores em cor pastel. Conhecidos igualmente como “cor de bebê” ou “candy colour”, os tons dessa paleta possuem alta luminosidade, no entanto, pouca saturação, dando a sensação de calma e conforto. 

O nome pastel tem como origem uma espécie de giz que, como aquele usado pelos professores para escrever na lousa, deixa traços leves. Apesar de parecer uma invenção recente, a verdade é que os artistas renascentistas já usavam os tons pastéis lá no século XVII.

A retomada aconteceu em 2016, quando a Pantone, empresa conhecida mundialmente pelo seu sistema de cores, optou por dois tons suaves – Rose Quartz e Serenity – ao invés de escolher “a cor do ano”. Como 2015 foi um ano bastante turbulento, a decisão pela dupla ia de encontro com o objetivo de transmitir sensações boas como equilíbrio, segurança e tranquilidade.

Não demorou muito para que as cores chegassem às vitrines de lojas de vestuário, acessórios, artigos de decoração e, é claro, prateleiras de papelarias. Vários tipos de materiais de escritório e escolar receberam roupagem pastel, conquistando muitos corações e os marca-textos, é claro, não ficaram de fora.

pincel-marca-texto-textsurfer-com-seis-pastel-staedtler

O conjunto de pincel marca-texto Textsurfer Staedtler pastel, por exemplo, é composto pelas cores laranja, rosa, roxo, verde, azul e cinza em tons bem suaves. A tinta é a base de água e, o melhor, é que seca bem rápido. Apresenta ponta macia de cerca de 1,5mm que é perfeita não somente para grifar frases, mas também para colorir grandes áreas.

kit-tom-pastel-staedtler-seis-lapis-de-cor-dois-marca-texto-duas-canetas-fineliner-duas-canetas-triplus-e-tres-lembretes-staedtler

No kit tom pastel Staedtler, os marcadores são acompanhados de seis lápis de cor, duas canetas Fineliner, duas canetas Triplus e três bloquinhos de papel para criar lembretes, todos em cores pastéis. Com esse time, é possível realçar, escrever e colorir. 

Marca-texto com glitter

Se os marcadores já encantam pelas suas cores, imagina com um toque de brilho! Imaginou? Então, saiba que não se trata de uma suposição, é real! Algumas marcas adicionam glitter à composição da tinta e o resultado é simplesmente fascinante, como é o caso do pincel marca-texto glitter Molin.

marca-texto-molin

Disponível nos tons pastéis amarelo e rosa, conta com ponta chanfrada e resistente que permite fazer vários tipos de traços, tanto finos quanto grossos, em diferentes papéis. É de longa duração e, graças ao seu brilho, garante trabalhos sofisticados e folhas de cadernos com decorações ainda mais lindas.

Marca-texto em gel

Esse é o modelo mais recente da família de marcadores e chegou com uma composição inovadora: sua tinta é a base de gel. Dessa maneira, ele soma uma série de vantagens como secagem muito mais rápida, ausência de borrões, além de não manchar o verso da página. 

marca-texto-em-gel-supersoft-amarelo-faber-castell

O marca-texto em gel SuperSoft amarelo Faber-Castell apresenta tom fluorescente e ponta macia que garante traços de 3,5mm precisos e, ao mesmo tempo, suaves. A embalagem é composta por seis unidades com tinta de alta durabilidade. Sem dúvida, um produto de excelente qualidade para quem precisa destacar conteúdos importantes.

Qual a melhor marca de marca-texto?

Como já sabemos, as canetas do tipo marca-texto são grandes aliadas nos estudos. Encontradas em diversas cores, facilitam o aprendizado uma vez que possibilitam destacar as informações, estimulando a memória. Todavia, antes de adquirir o produto, vale se atentar a alguns pontos:

  • É um marcador que vaza?
  • Há o risco de manchar o papel?
  • A tinta passa para o verso da folha?
  • Compromete a cor do texto grifado?

Para não ter qualquer um desses problemas, priorize fabricantes que são referência em qualidade. Outra dica é sempre considerar a gramatura do papel em que utilizará o marca-texto. Com as ferramentas certas, evita-se excesso de tinta e, portanto, que a folha fique molhada ou manchada.

Selecionamos algumas marcas para apresentar alguns dos seus marcadores, focando em suas principais características. Tem modelos no formato de caneta, outros menores, mais anatômicos, sem falar na cartela de cores que, como já vimos, tem para todos os gostos. Confira agora aqui com a gente!

Faber-Castell

Entre tantas opções de marcadores oferecidas pela empresa que, entre outros produtos, é a maior produtora mundial de lápis de cor, selecionamos o marca-texto Grifpen Faber-Castell. A embalagem contém 4 canetas com formato triangular que oferecem maior conforto durante o uso. 

marca-texto-grifpen-quatro-cores-faber-castell

A ponta é chanfrada, facilitando a criação de traços de espessuras entre 0,4 mm e 3,5mm. As tintas nas cores amarela, verde, laranja e rosa são super fluorescentes e de máxima durabilidade: permitem escrever até 2 vezes mais. Além disso, dá para grifar e destacar com perfeição.

marca-texto-grifpen-pastel-seis-cores-faber-castell

Para quem é fã de candy colors, tem o marca-texto Grifpen pastel. Diferente do kit anterior, as cores amarela, verde, laranja e rosa, ao lado ainda do lilás e azul, apresentam tons suaves. Por outro lado, a ponta é igualmente chanfrada e resistente. Possui excelente aderência em diversos papéis.

marca-texto-textliner-pastel-quarenta-e-seis-faber-castell

Já o estojo marca-texto Textliner 46 Faber-Castell traz seis cores pastéis – amarela, vermelha, rosa, lilás, azul e verde – em embalagens ecológicas de formato retangular, ou seja, que se adaptam muito melhor às mãos. A ponta é mais grossa, possibilitando a criação de traços de três tamanhos diferentes, e a tinta não passa para o outro lado da folha.

Oval

A Oval é uma das marcas próprias da Kalunga que trabalha com material de escrita, entre eles, as canetas hidrográficas translúcidas. O conjunto pincel marca-texto com grip inclui cinco cores vivas e vibrantes. O corpo apresenta superfície emborrachada e texturizada que assegura maior firmeza no traço. É prático de usar, não vaza e é aplicável em vários tipos de folhas.

pincel-marca-texto-com-grip-seis-canetas-cinco-cores-oval

Tem também o pincel marca-texto sortido Oval com formato ergonômico e seis tons pastel e a versão menor, o pincel marca-texto mini pastel Oval, com ilustrações divertidas nas embalagens. Projetados com ponta chanfrada, ambos permitem desenhar traços de 2,0mm a 5,0mm. 

marca-texto-oval

Para conhecer outros itens de escritório e de papelaria com a qualidade Kalunga, leia o post “Marcas próprias – Conheça os produtos exclusivos da Kalunga”. Você vai se surpreender com a diversidade de materiais!

Stabilo

Apesar de também trabalhar com embalagens individuais, a Stabilo destaca-se pelos seus estojos que são encantadores. Dá só uma espiadinha no kit pincel marca-texto Boss + mini love pastel: uma graça, não é verdade? O melhor é que as canetas podem ser usadas em diversos papéis para marcar, desenhar e pintar. 

kit-pincel-marca-texto-boss-pastel-mini-pastel-love-stabilo

Os dois formatos vem nas cores rosa, amarelo, lilás, azul-claro, pêssego e verde. O corpo da versão mini é todo decorado com palavras e desenhos, dando aquele toque mágico ao produto. A qualidade da tinta é tão alta que se você esquecer o produto aberto, dentro do período de 4 horas, não resseca. 

pincel-marca-texto-18-cores-swing-cool-stabilo

No quesito variedade de cores, o estojo pincel marca-texto Swing Cool Stabilo com 18 cores neon e pastel dá um show. Entretanto, se esta quantidade ainda for pouco para você, tem ainda o pincel marca-texto Boss Stabilo que reúne 23 tons pastéis. Agora, é só aproveitar as infinitas combinações para dar vida a projetos incríveis!

pincel-marca-texto-boss-pastel-vinte-e-tres-cores-stabilo

Staedtler

Por fim, temos as canetas da Staedtler que são encontradas em embalagens individuais e também em estojos com seis cores como o pincel marca-texto 364 Textsurfer. São marcadores com grande reservatório de tinta, favorecendo realces longos, e tampa giratória, super fácil de abrir.

pincel-marca-texto-textsurfer-com-seis-staedtler

A tinta é à base de água e tem secagem rápida. A ponta é extra macia, ou seja, dá para desenhar riscos de 1,0mm a 5,0mm e ainda colorir grandes áreas. A embalagem é toda em polipropileno, material de vida útil longa, e projetada com sistema de equalização de pressão o qual evita vazamentos.  

Onde comprar marca-texto?

Você gosta da vibração dos marcadores de cores fluorescentes que são mais chamativos ou prefere os de tons pastéis que são mais suaves? Seja qual for a sua escolha, na Kalunga você encontra o seu marca-texto perfeito. Com ele, é possível grifar conteúdos relevantes, retendo-os na mente com mais eficiência e, portanto, tornando os seus estudos muito mais produtivos.

Além disso, mais do que realçar trechos de textos, dá para criar letras especiais, desenhar e pintar. Isso porque as marcas oferecem modelos com pontas diversas e inúmeras opções de cores. O formato também sofreu mudanças ao longo do tempo: hoje, o modelo caneta é encontrado nos principais pontos de venda ao lado dos retangulares, mais anatômicos. 

Se você quer escolher com calma, sem ter que ficar indo de um lugar para outro para pesquisar sobre os modelos das principais marcas, entre agora no site da Kalunga. Você vai se deparar com a maior variedade de marca-textos por preços bem especiais. Então, não perca mais tempo; acesse agora www.kalunga.com.br.