Postado em 14/06/2022

4074 visualizações

Lixeira para banheiro – Dicas para escolher o modelo ideal

lixeira-para-banheiro-principal

Na hora de comprar uma lixeira para banheiro, o que você costuma levar em conta? Normalmente, há uma preocupação maior com a estética do produto, entretanto, considerando apenas esse critério, as chances de fazer a escolha errada são maiores. É importante analisar igualmente outras características como material, capacidade, tipo de tampa, presença de balde interno e facilidade de limpeza. 

Isso porque, além de organizar, a lixeira tem a função de manter a higiene do local, evitando mau cheiro e algum tipo de contaminação que possa colocar a saúde da família ou colaboradores, no caso de escritórios, em risco. Desse modo, o modelo deve ser simples de usar, limpar e, de preferência, não obrigue o contato com a tampa no momento de descartar o lixo.

Turistas americanos e europeus tendem a se surpreender com o fato do brasileiro não jogar o papel usado no vaso sanitário como é comum no exterior. No entanto, apesar de se tratar de um material solúvel e ser realmente mais higiênico dispensá-lo na privada, o nosso sistema de encanamento de esgoto, em especial o residencial, não costuma comportar os resíduos, causando entupimentos. 

Assim, para não ter dor de cabeça, o melhor caminho é adquirir uma lixeira para banheiro que preze por todos os quesitos de higiene e atenda adequadamente às suas necessidades, integrando-se de forma harmoniosa com a decoração do ambiente. Há diversos modelos disponíveis no mercado, por isso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a tomar a melhor decisão quando for realizar a compra pela internet ou em estabelecimentos comerciais físicos. Vem com a gente!

Como deve ser a lixeira para banheiro?

Você sabia que há diversos tipos de lixeira de banheiro? Atributos como tamanho e material variam, assim como o design. Tem opções tradicionais com pedal e outras que exigem apenas um leve toque para a tampa abrir. Há também as mais modernas que basta aproximar a mão para ocorrer a abertura; já o fechamento acontece de forma automática após alguns segundos. 

Como é acomodada em um local úmido da casa, é fundamental que seja fabricada a partir de materiais impermeáveis e resistentes, como o plástico ou o inox, por exemplo. O primeiro tem a vantagem de ser mais barato e encontra-se em diferentes cores. Por outro lado, o segundo, embora tenha um preço maior, confere mais sofisticação ao cômodo.

lixeira-plastica-com-pedal-rattan-preta-seis-litros-nitronplast

Outra opção que está bastante em alta é a de polietileno como a lixeira plástica com pedal rattan preta Nitronplast. Com pedal e mecanismos articulados para abertura da tampa, tem capacidade de 6 litros. Sua limpeza não tem mistério, o preço é acessível e tem excelente durabilidade. Você pode encontrar ainda modelos em fibra, porcelana, ferro, entre outros.

Como já adiantamos, o acionamento pode se dar por meio de um pedal, ou seja, utiliza-se o pé para abrir a tampa, mas também de forma automática a partir de um sensor que identifica a proximidade da mão ou com um leve toque, como é o caso das lixeiras basculantes. Quanto menor a necessidade de encostar na lixeira, melhor, pois é mais higiênico. E é claro, independente de qualquer coisa, lavar as mãos antes de deixar o banheiro é imprescindível.

Qual o tamanho ideal para uma lixeira de banheiro?

A resposta para essa pergunta depende da quantidade de lixo gerada diariamente. Em se tratando de um banheiro familiar, as lixeiras com capacidade de 3 a 5 litros, geralmente, dão conta do recado. Contudo, quando o número de usuários é alto, como em uma empresa, o mais indicado é dar preferência aos modelos que comportam um volume maior para que não haja a preocupação de esvaziá-la várias vezes ao dia. 

lixeira-plastica-com-pedal-preta-15-litros-ecoline-so-lixeiras

A lixeira plástica com pedal Ecoline Só Lixeiras, por exemplo, é feita em polipropileno, apresenta pedal, suporte para fixação do saco de lixo e tem 15 litros de capacidade. É uma solução eficiente para locais em que há muito acúmulo de resíduos. Agora, muita atenção: seja qual for o tamanho do cesto, a recomendação é trocar o saquinho todos os dias ou, no máximo, a cada dois dias para impedir a proliferação de bactérias. 

Tal cuidado deve ocorrer mesmo que a capacidade máxima não seja atingida a fim de impedir que um cheiro ruim tome conta do ambiente. Se você notar que a tampa já não está mais fechando totalmente, não pense duas vezes: está mais do que na hora de esvaziar o recipiente. E não vale empurrar o papel para caber mais, viu? Além disso, é igualmente importante limpar com frequência o interior da lixeira porque pode haver acúmulo de algum tipo de sujeira.

Aqui, temos então, mais um ponto que deve ser observado ao eleger um modelo que fará parte da sua rotina. Aqueles com balde interno móvel ajudam muito na higienização, pois é só retirar e lavar com água, sabão, desinfetante e uma escova exclusiva, isto é, que não será utilizada em nenhum outro utensílio. Em situação alguma reutilize a lixeira antes de estar completamente seca, dado que pode gerar odor desagradável.

Por que devemos manter as lixeiras tampadas?

É fundamental que a lixeira de banheiro tenha tampa para que os resíduos não fiquem expostos, atraindo insetos e contribuindo para a proliferação de germes. O recipiente corretamente fechado impede ainda o contato direto, mantendo as mãos limpas e protegendo contra problemas de saúde. Ademais, inibe o mau cheiro.

lixeira-plastica-com-pedal-preta-e-cinza-sanremo

A lixeira plástica preta e cinza Sanremo é um modelo multiuso com pedal resistente, acabamento reforçado e acionamento preciso. Possui 13,5 litros de capacidade e haste rígida que contribui para um melhor desempenho da abertura da tampa. Fabricada em plástico durável, pode ser lavada sempre que for preciso sem qualquer dificuldade.

Por que usar saco de lixo na lixeira?

Os sacos são imprescindíveis para o armazenamento e descarte adequado do lixo, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde que preza pela prática com o objetivo de evitar que o acúmulo de resíduos seja um atrativo para insetos e animais vetores de doenças. 

Também chamados de sacos descartáveis, protegem o interior da lixeira, evitando que haja concentração de sujeira no fundo. Embora as sacolas plásticas de supermercados sejam muito usadas para esse fim, o ideal é optar por sacos próprios, uma vez que são mais resistentes e as chances de rasgar, espalhando o lixo ou causando vazamentos, são muito menores. 

saco-para-lixo-banheiro-e-pia-odor-defense-dover

Além disso, algumas marcas possuem ação neutralizadora de maus odores e ainda exalam aroma agradável como é o caso do saco para lixo banheiro e pia Odor Defense Dover Roll. O rolo é composto por 50 sacos com as medidas de 34 cm x 40 cm. Para preservar a sua fragrância, é essencial manter o pacote fechado enquanto estiver guardado. 

saco-para-lixo-banheiro-branco-dover-roll-100-unidades

Já o saco para lixo banheiro branco Dover Roll vem em um rolo com 100 unidades de 34 cm x 40 cm com picote, o que torna o destaque descomplicado. É mais um modelo de qualidade, entre tantos outros que estão disponíveis no mercado. Seja qual for a sua escolha, o principal é que a sua lixeira esteja sempre bem protegida antes de receber o lixo.

Qual a melhor lixeira para banheiro?

Agora que você já sabe quais os critérios deve considerar para definir a melhor lixeira para o seu lar ou empresa, chegou o momento de conhecer os modelos mais procurados nos sites de pesquisa. Mais uma vez, não se esqueça de analisar o material, capacidade, mecanismo de abertura da tampa e facilidade de limpeza e comparar com as suas necessidades. Dessa forma, não tem como errar!

Lixeira inox para banheiro

Os modelos em inox são elegantes e muito versáteis. Como possuem cor neutra, são bem-vindos em todos os lugares, desde os mais estilosos aos mais simples; outra vantagem é que é produzido com material resistente e durável. Quando adquiridos para cômodos onde há muita umidade como o banheiro, é importante observar se o fundo é reforçado com proteções plásticas. Assim, em contato com a água, não sofrerá danos como o surgimento de manchas ou áreas oxidadas. 

lixeira-inox-com-pedal-e-recipiente-cinco-litros-brinox

A lixeira inox Brinox conta com pedal em aço para acionamento da tampa e balde removível com alça; sua capacidade é de 5 litros, ou seja, é perfeita para ambientes domésticos. Para a limpeza interna, você já sabe como proceder; para a parte externa, a dica é utilizar produtos específicos para inox. Conte com um pano macio para realizar a aplicação. Para “lustrar”, conservando o seu brilho, aposte em um produto da categoria limpa vidros. 

Lixeira preta para banheiro

Os cestos de lixo na cor preta estão entre os mais desejados. Geralmente, são fabricados em plástico e apresentam formatos e tamanhos diferentes. A lixeira plástica juta preta Nitron é um exemplo em polipropileno retangular com design mais arrojado e alta resistência. 

lixeira-plastica-com-pedal-juta-doze-litros-preta-nitron

O sistema de abertura e fechamento da tampa ocorre por meio do pedal que veda o coletor, evitando a dispersão de odores e a entrada de insetos. Tem capacidade de 12 litros e é um produto livre de BPA, substância química que prejudica a saúde.

Lixeira branca para banheiro

Não é difícil encontrar os modelos de lixeira preta também na cor branca. Sendo assim, é a solução para ambientes com decoração em tons claros. A lixeira plástica branca Sanremo é parente da preta e cinza que já citamos por aqui.

lixeira-plastica-com-pedal-branca-sanremo

É uma opção de formato cilíndrico e visual moderno. O acionamento é por meio de um pedal com estrutura reforçada e possui 13,5 litros de capacidade. Não ocupa muito espaço, então, é excelente para banheiros pequenos.

Lixeira basculante

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo “basculante”, mas, com certeza, já viu uma lixeira desse modelo. Esse nome se deve a tampa que faz o movimento de vai e vem para abrir e fechar. Logo, basta um toque para depositar o papel enquanto o fechamento é automático: graças ao seu peso, a tampa sempre retoma a posição inicial, impedindo que o conteúdo fique exposto. 

lixeira-plastica-basculante-chumbo-sanremo

Só é preciso ficar atento para esvaziar esse tipo de lixeira antes que a quantidade de resíduos chegue ao topo senão irá travar a tampa e ainda pode haver contato direto com o lixo. A lixeira plástica basculante chumbo Sanremo apresenta tampa retangular com pegas laterais para não machucar as mãos. Com design moderno, é produzida em polipropileno e possui capacidade de 8,8 litros. Além do banheiro, indica-se para cozinhas, salas e escritórios.

Lixeira com sensor

Pode parecer objeto de cena de filme de ficção científica, porém não é. A tecnologia também chegou às lixeiras, proporcionando maior praticidade ao dia a dia. Os modelos com sensor tornam a tarefa de descartar o lixo bem mais simples, rápida e higiênica, sem falar que dá um ar de modernidade ao local. Projetados com material de alta qualidade, há marcas que ainda detém o poder de eliminar os cheiros desagradáveis.

Como funciona a lixeira com sensor?

O funcionamento desse tipo de cesto de lixo é muito simples. Ao aproximar a mão do sensor, aciona-se a tampa automaticamente. No caso da lixeira Touch Smart Multilaser, o sensor infravermelho capta o movimento a cerca de 15 cm de distância.

lixeira-touch-smart-com-sensor-de-aproximacao-nove-litros-multilaser

A abertura é silenciosa e o fechamento acontece após 5 segundos se a área estiver livre, caso contrário, permanece aberta. Projetada em polipropileno e componentes eletrônicos, possui um anel removível para fixar o saco de lixo e capacidade de 9 litros. A alimentação é por meio de 4 pilhas AA não inclusas. 

Comparada com as tradicionais, a lixeira para banheiro com sensor exige alguns cuidados extras. Em primeiro lugar, não se recomenda deixá-la em um lugar em que a luz solar incida diretamente, uma vez que isso pode comprometer o sensor. 

Antes de limpá-la, desligue-a e utilize um pano macio umedecido e detergente neutro. Não jogue água nem use palha de aço ou outro produto abrasivo que possa riscá-la ou retirar o brilho, dependendo do material. Por fim, se ficar muito tempo sem uso, retire as pilhas, pois podem haver vazamentos, danificando o produto. 

Onde comprar?

Todos os modelos apresentados neste post estão disponíveis no site Kalunga. Todavia, se você acessá-lo agora, verá que tem muitas outras opções de diferentes marcas e faixas de preço. Depois das nossas dicas, ficou muito simples: é só avaliar as suas necessidades e as características do produto, verificar se o valor está dentro do seu orçamento e, então, realizar a compra. Quer uma última dica? Não perca mais tempo e corra para garantir os descontos. Na Kalunga, tem sempre ofertas incríveis esperando por você!