Postado em 30/05/2022

14458 visualizações

Lápis preto escolar – 5 modelos para escrever e desenhar

lapis-preto-escolar

É nos primeiros anos do período de alfabetização que a criançada conhece um dos principais instrumentos de escrita: o lápis preto escolar. Composto por grafite, um material cujas partículas se desprendem facilmente do papel quando em contato com a borracha, permite fazer anotações sem qualquer receio de errar, afinal, se isso acontecer, é só apagar.

Pode até parecer que todos os lápis são iguais, mas não é verdade. Há modelos para escrever e outros específicos para desenhos, inclusive há linhas voltadas para artistas profissionais. Desse modo, em primeiro lugar, observe o formato: você perceberá que alguns têm o corpo redondo, outros triangular ou sextavado.

Em seguida, note que os lápis são identificados por números e letras. Aqueles que possuem a letra B, da palavra inglesa “blackness”, oferecem maior maciez durante o uso. Nesse caso, quanto maior o número – B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10B, 11B e 12B – mais grafite é liberado, aumentando a intensidade do traço que, de cinza, chega a se aproximar da cor preta.

Por outro lado, os que são classificados com a letra H, do inglês “hard”, são mais duros. Ao contrário do anterior, quanto maior o número – H, 2H, 3H, 4H, 5H, 6H, 7H, 8H, 9H e 10H – uma menor quantidade de grafite é solta, resultando em traços gradualmente mais claros. Já os HB, “hard/black”, possuem grafite de rigidez média, assim como o tom do traço.

Os estudantes costumam utilizar o lápis escolar 2B ou 2HB, pois, como vimos, é mais macio, o que é sinônimo de conforto. Em outras palavras, se a criança ou adolescente passar horas escrevendo um texto ou realizando cálculos matemáticos, não sentirá cansaço na mão, tornando a execução das tarefas muito mais produtiva.

Tipos de lápis preto escolar

Apesar da popularização da lapiseira escolar a partir de 1915 (para saber mais, leia o post “Lapiseira Escolar – Saiba como escolher o melhor modelo”), o lápis preto escolar não perdeu o seu espaço. Isso porque é muito prático de usar e, quando se trata de crianças, principalmente em fase pré-escolar, oferece maior segurança. 

Enquanto é preciso carregar a lapiseira com grafite, o lápis já vem pronto para uso. Para apontá-lo, basta utilizar um apontador. Aliás, há diversos modelos disponíveis no mercado, com ou sem depósito, simples ou com estampa dos personagens preferidos da garotada, como é o caso do apontador Carros Tris.

apontador-com-deposito-e-borracha-ovalado-carros-tris

Para deixar os pequenos mais motivados durante a aula, há aqueles projetados no formato de bichinho, como o apontador Croc Croc Coelho Maped. Indicado para alunos de 5 a 10 anos, são três opções com cores vibrantes e, o mais divertido, o dente do coelhinho se move enquanto aponta o lápis. 

apontador-croc-croc-coelho-com-deposito-maped

E a criatividade das marcas não tem limites. Olha só o apontador Loopy Totem Maped: é um modelo ergonômico de 1 furo com depósito que chama a atenção pela borracha integrada; ambos contam com tampa de proteção. Encontra-se em cores sortidas e a embalagem inclui um refil de borracha, ou seja, quando acabar é só fazer a troca.   

apontador-loopy-totem-com-deposito-e-borracha-maped

Além da facilidade de manuseio, o lápis é vendido por um preço bem acessível e tem excelente durabilidade. Não se pode esquecer que as minas de grafite das lapiseiras são finas e, conforme a força aplicada, podem quebrar. Dessa forma, não é recomendável confiar esse tipo de item a crianças muito pequenas, uma vez que podem levar à boca, colocando a saúde em risco.

Agora, chegou a hora de conhecer as diferenças entre os lápis para que possa fazer a escolha certa. Vamos lá?

Lápis preto jumbo

É comum a palavra “jumbo” aparecer na lista de material nos primeiros anos do ciclo escolar. Isso acontece porque se refere a um tipo de lápis de diâmetro maior, isto é, mais grosso que se adapta muito melhor às mãozinhas.

lapis-grafite-triangular-ecolapis-jumbo-numero-2-hb-faber-castell

Como exemplo, temos o lápis grafite triangular EcoLápis Jumbo 2HB Faber Castell. Ele possui formato triangular, ponta altamente resistente e é produzido com madeira 100% reflorestada certificada pela FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal). Como é fácil de pegar e oferece mais firmeza durante o manuseio, é o mais indicado para quem ainda está desenvolvendo a coordenação motora fina.

Lápis preto escolar redondo

O lápis com corpo redondo é o tipo mais antigo. Ele gira facilmente entre os dedos, o que é bom, porém também sobre as superfícies, aumentando as chances de cair e quebrar, comprometendo a sua durabilidade. Portanto, por exigir maior cuidado, não é o mais recomendado para crianças. 

lapis-preto-bic-evolution-grafite-numero-2hb

Em contrapartida, como encontra-se por um valor bem em conta, vale a pena comprar para os estudantes maiores. O lápis preto redondo Bic Evolution 2HB é um modelo discreto com grafite mega resistente. É simples de apontar, apagar e é seguro, pois não lasca. 

lapis-preto-numero-2-com-borracha-tris

Para quem prefere opções personalizadas, o lápis preto nº 2 Barbie Tris e o lápis preto nº Liga da Justiça Tris são perfeitos. Eles fazem parte da linha de licenciados da marca que traz os principais personagens do universo infanto-juvenil. Além disso, possuem o diferencial de apresentar borracha acoplada na ponta.

lapis-preto-numero-2-mickey-face-sortido-molin

E não pára por aí; tem modelo com design moderno e original como é o caso do lápis preto número 2 Mickey Face Molin. A ponta superior é moldada no formato da cabeça do rato mais famoso do mundo. É produzido à base de resina e conta com borracha decorativa. Resistente e fácil de apontar, garante escrita macia.

Lápis preto escolar triangular

A diferença em relação ao redondo, é que o lápis triangular possui três faces. Essa característica oferece algumas vantagens:

  • Encaixa melhor nas mãos das crianças, garantindo maior conforto;
  • Proporciona maior aderência entre os dedos e o corpo do instrumento;
  • Não rola sobre as superfícies, reduzindo as chances de queda.
lapis-grafite-triangular-ecolapis-numero-2-pastel-faber-castell

O lápis grafite triangular EcoLápis nº 2 pastel Faber-Castell é ideal para quem ama cores pastel. O grafite é preto (importante não confundir), todavia, o corpo apresenta revestimento cerâmico em tons suaves: azul-claro, lilás, rosa-claro e verde-claro. É um produto atóxico e ecologicamente correto.

lapis-preto-numero-2-ecolapis-grip-vermelho-azul-faber-castell

Já o lápis preto nº 2 EcoLápis grip Faber Castell possui esferas antideslizantes que impedem que os dedos escorreguem e oferecem maior comodidade e firmeza no traço. A edição especial, em comemoração aos 250 anos da empresa, é composta por uma lata incrível com 144 unidades com acabamento em vermelho ou azul. O grafite é totalmente colado ao corpo de madeira, o que o torna resistente à quebra. 

Lápis preto escolar sextavado

Por fim, temos o modelo sextavado ou hexagonal que, como o próprio nome sugere, conta com seis faces. Isso quer dizer que, igualmente, não desliza e acomoda-se de maneira ainda mais confortável entre os dedos.

lapis-preto-bic-evolution-colors

Para quem curte cores vibrantes, o conjunto de lápis preto Bic Evolution Colors é perfeito. A embalagem é formada por 4 unidades sextavadas e uma borracha com cinta plástica.  

lapis-preto-numero-2-com-borracha-ponteira-molin

Voltando às opções fofas, temos o lápis preto nº 2 com borracha ponteira Minnie, o lápis preto nº 2 com borracha ponteira unicórnio e o lápis preto nº 2 com borracha ponteira coração Molin. Todos são personalizados com estampas coloridas ou correspondentes ao personagem que compõe a ponteira. Além de lindos, são resistentes e proporcionam escrita suave.

Borracha escolar

Além do apontador, outro item que não pode faltar na hora de escrever ou desenhar com lápis preto escolar é a borracha. Com ela por perto, não há motivos para se preocupar caso cometa alguma falha. Para corrigir, basta friccioná-la sobre o papel que, em segundos, o texto ou traço é removido.

borracha-com-cinta-max-pastel-pequena-faber-castell

Nas papelarias, é possível encontrar modelos clássicos como é o caso da borracha com cinta max pastel Faber-Castell. Fabricada a partir de uma fórmula livre de PVC, garante excelente desempenho ao apagar. Conta ainda com capa protetora (cinta plástica) que evita sujeira.

borracha-gom-stick-universal-maped

A borracha Gom Stick Universal Maped é uma opção retangular básica como a anterior, entretanto, a capa plástica protetora é dotada de um mecanismo de vai e vem que facilita o uso. Ademais, tem formato ergonômico e moderno, oferecendo conforto e está disponível em combinações de cores bem alegres.

borracha-fantasia-homem-aranha-molin

Na linha dos personalizados, temos a borracha Fantasia Homem-Aranha Molin que tem formato oval e traz a imagem de um dos principais heróis das histórias em quadrinhos e telas de cinema. 

borracha-batom-barbie-tris

Já a borracha Barbie Tris chama a atenção por sua graciosa embalagem tipo batom com formato de flor. Apresenta mecanismo retrátil e é um produto livre de PVC, o que é sinônimo de alta qualidade.

Lápis preto para desenhar

Há vários tipos de lápis preto, no entanto, até aqui, mencionamos o uso apenas do 2HB e 2B, ideais para escrita. E os demais? Estão mais presentes no dia a dia dos desenhistas. Como a intensidade varia, é comum utilizar um lápis HB ou B para fazer o esboço, 2B ou 3B para definir o traço, 5B ou 6B para o acabamento.

Contudo, dá igualmente para fazer o rascunho do desenho com um lápis H e marcar os traços com um B, conforme a numeração. Em geral, os lápis B a 3B são usados em obras livres, 4B a 9B em projetos com áreas grandes e escuras, H ou 2H em desenhos técnicos, 3H a 5H em gráficos e imagens com muitos detalhes e 6H a 9H em litografia e xilografia, por exemplo.

conjunto-lapis-tecnico-lumograf-com-seis-staedtler

Para dar início aos trabalhos, aposte no conjunto lápis técnico Lumograf Staedtler cujo estojo de metal contém seis lápis: HB, 2B, 4B, 6B, 7B e 8B, permitindo explorar diferentes graduações. As minas são resistentes à quebra e garantem traços de alta qualidade. Dá para escrever, fazer esboços e desenhar; portanto, mãos à obra!

Onde comprar lápis preto escolar?

É muito fácil encontrar o lápis preto em papelarias de todos os portes, entretanto, para quem busca o melhor preço e variedade, o lugar certo é na Kalunga. Nas mais de 220 lojas distribuídas pelo Brasil ou no loja online, você encontra opções de diversas marcas em oferta. Para conferir, acesse agora o site Kalunga. Aproveite as facilidades de pagamento e receba tudo o que precisa no conforto da sua casa.