Postado em 16/05/2022

15270 visualizações

Kalunga 50 anos – 5 décadas trilhando o caminho do sucesso

aniversario-50-anos-kalunga-promocoes1

Maio é mês de comemoração na Kalunga! A loja que é referência em itens de papelaria, material escolar e produtos de informática está completando 50 anos. Com muito trabalho e estratégia, ao longo de cinco décadas, a modesta gráfica da Vila Mariana, em São Paulo, tornou-se uma rede com mais de 220 lojas espalhadas por todo Brasil. Para conhecer melhor essa história, vem com a gente!

O começo

Damião Garcia nasceu em Bauru, interior de São Paulo, filho de imigrantes espanhóis. Começou a trabalhar aos 10 anos como office-boy e ajudante de vendedor de um comércio varejista da cidade, a Casa Lusitana. Em seguida, atuou na Tilibra, papelaria onde seu pai era vendedor. Com 18 anos, tornou-se caixeiro viajante, percorrendo os municípios em torno da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em companhia dos produtos Tilibra e, mais tarde, de outras marcas. 

Mudou-se para Assis no final dos anos 50 e, após acumular uma certa quantia, desembarcou com a esposa e os filhos na cidade de São Paulo. Seguiu trabalhando como representante comercial até que abraçou a oportunidade de ser proprietário de uma pequena gráfica.     

Alguns anos depois, em 1972, exatamente na data do seu nascimento, 16 de maio, em parceria com o ex-deputado Murilo Souza Reis, dava início a um novo negócio: a Kalunga Indústria Gráfica Ltda. De origem suaíli, dialeto banto africano do Quênia, Kalunga significa “tudo de bom” e era o nome do cachorro de estimação de Murilo pelo qual Damião tinha muito carinho. 

aniversario-kalunga-50-anos-primeira-grafica

A primeira gráfica Kalunga.

Ao dar os primeiros passos, a Kalunga já mostrou que veio para inovar. Observando que as empresas mandavam imprimir notas fiscais, vales, guias de recolhimento, entre outros documentos, por encomenda, surgiu a brilhante ideia de oferecer impressos padronizados. Além disso, era uma época em que havia muita dificuldade em encontrar folhas cortadas. Sendo assim, passou a investir em lotes de papel que eram recortados em formato ofício e vendidos para as papelarias.

Em 1974, Damião vislumbrou uma nova oportunidade: passou a comprar papel higiênico diretamente da fábrica, embalar e vender. O produto transformou-se em marca própria e recebeu o nome de “Flor da Pérsia”. Ao fazer essa aposta, a companhia alcançou, enfim, a estabilidade que precisava. 

Dando a volta por cima

Em 1977, a Kalunga deparou-se com um delicado contratempo. A papelaria de um cliente, que também era proprietário de uma gráfica, não foi para frente; portanto, os pagamentos devidos não foram efetuados. Para tentar amenizar o prejuízo em um período em que as vendas de papel higiênico já não iam muito bem, Damião aceitou o estoque, móveis e outros ativos da empresa devedora e, então, passou a negociá-los.

Como era começo de ano e não demoraria muito para a volta às aulas, a nova aposta foi a revenda de cadernos. Aproveitou-se os móveis da papelaria e a estrutura de venda de balcão do depósito de papel higiênico, localizado no bairro da Vila Mariana, para dar o passo que definiria a trajetória de sucesso da Kalunga.   

aniversario-50-anos-kalunga-primeira-loja

Primeira loja Kalunga localizada no bairro da Vila Mariana.

De forma estratégica, folhetos foram impressos e distribuídos em estações de metrô e na porta de escolas próximas. Sabe qual foi o resultado dessa iniciativa? Em apenas duas semanas, o estoque de cadernos esgotou. Desse modo, não havia outra decisão mais acertada do que continuar com essa linha de negócio. 

Uma empresa familiar

Damião teve cinco filhos com a sua esposa Maria Menezes Garcia: Mário Sérgio, Paulo Sérgio, Damião Júnior, Luis Fernando e José Roberto. Todos foram emancipados ainda jovens, aos 16 anos, e passaram a atuar na empresa, conciliando a rotina de estudos na parte da manhã e as responsabilidades profissionais à tarde. Assim, na década de 70, todos já eram sócios e ocupavam cargos em diversas áreas da Kalunga.

Após a ação bem sucedida dos cadernos, Paulo Sérgio propôs a montagem de kits com amostras de diferentes tipos de papel higiênico, os quais eram enviados para possíveis clientes da região da avenida Paulista. A pesquisa pelos endereços ocorria por meio das antigas listas, as famosas páginas amarelas ou amarelinhas. Um feito pioneiro que deu muito certo.

Posteriormente, as amostras foram substituídas por tablóides, um tipo de jornal que trazia uma relação de itens como papel higiênico, material escolar e de escritório com seus respectivos preços. Não demorou muito para que o informativo alcançasse outros bairros. Mais tarde, daria origem à mala direta que, logo depois, se transformaria na Revista Kalunga.  

Foi nesse período também que a  Kalunga criou o primeiro serviço de venda por telefone, conforme assegura o certificado conferido pela Telefónica. Funcionava da seguinte maneira: uma equipe, inicialmente composta por duas operadoras, recebia os pedidos de clientes corporativos e os encaminhava. Contudo, apesar dos excelentes resultados no atacado, aos poucos, a empresa foi conquistando igualmente o varejo, tornando-se uma das primeiras a atuar no “atacarejo”.

Expansão das lojas físicas

Em 1981, houve a abertura de uma nova loja física pertinho da que já existia, entretanto, em um ponto de maior visibilidade: no encontro entre a rua Vergueiro e a avenida Lins de Vasconcelos. Em seguida, uma unidade foi aberta no bairro do Tatuapé com cerca de 2.500 m² de área.

Quatro anos depois, a loja da rua Domingos de Morais foi reformada, ganhando um layout que fugia daquele que era comum na época. Em outras palavras, até ali, as papelarias atendiam os clientes no balcão; a nova Kalunga chamava a atenção por adotar o modelo self-service de vendas, isto é, aquele em que os produtos ficam dispostos nas prateleiras e o cliente fica à vontade para pegar o que deseja. 

aniversario-50-anos-kalunga-loja-novo-layout

Na década de 80, a Kalunga adotou o modelo self-service de vendas.

Cerca de dez anos depois, a rede já era composta por sete lojas, todas com formato similar às lojas de departamento e supermercados, nas seguintes localidades: Ipiranga, Itaim Bibi, Pari, Tatuapé, Vila Mariana (Domingos de Morais), Vila Mariana (Vergueiro) e na Av. dos Autonomistas, em Osasco, a primeira unidade fora da cidade de São Paulo. 

Em 2002, ano em que completou 30 anos, a Kalunga reunia 21 lojas, entre elas, a do Shopping Nova América, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, a empresa ficaria apenas sob a administração dos irmãos Paulo Sérgio e José Roberto que colocariam em prática um estratégico plano de expansão tanto em relação ao número de pontos de venda quanto à variedade de produtos.

aniversario-kalunga-50-anos-centro-de-distribuicao

Centro de Distribuição em Barueri, São Paulo.

Para que o sistema de armazenamento, transporte e entrega de produtos atuasse de forma eficiente, investiu-se na construção de um Centro de Distribuição em Barueri, São Paulo, local de fácil acesso à rede rodoviária.

Uma nova era

Além do projeto de expansão da rede e os esforços dedicados à logística, mais uma mudança marcava a trajetória da empresa. Até então, as lojas possuíam entre 2.000 a 3.000 m², no entanto, com o objetivo de aumentar os pontos de venda em shoppings, foi necessário realizar algumas modificações. Dessa forma, os galpões foram substituídos pelo layout dos estabelecimentos com foco no consumidor final.

aniversario-50-anos-kalunga-loja-shopping

A partir do ano 2000, diversas lojas foram instaladas em shoppings.

Como resultado, em 2004, 8 novas lojas foram inauguradas. No ano seguinte, mais 15, totalizando 45; em 2006, a Kalunga chegou em Curitiba, a primeira loja fora da região sudeste. Em 2012, aos 40 anos, somava 86 unidades, todavia com o desejo de chegar a 100; e não é que a meta foi alcançada? No mês de dezembro, a centésima unidade foi aberta na cidade de Jundiaí, em São Paulo.

Já em 2013, a empresa desembarcou no nordeste, nas cidades de Recife, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia. Enquanto isso, em 2015, o Rio de Janeiro já contava com 23 pontos de venda Kalunga, a maioria estabelecidos em shoppings. Não demorou muito para alcançar o centro-oeste. Atualmente, são mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil.

aniversario-50-anos-kalunga-comercio-eletronico

O site Kalunga passa a atuar como loja virtual em 2001 e tornou-se referência.

Em paralelo, o site Kalunga era desenvolvido e apontava crescimento excepcional com taxas de cerca de 50% ao ano. Em 2005, quatro anos após sua implantação, já era responsável por um percentual expressivo de vendas. 

Spiral do Brasil

Em 1988, em razão de um endividamento, a Gráfica dos Salesianos que, na época, pertencia a um grupo de padres da região da Mooca, foi colocada à venda. Como a família Garcia já tinha um relacionamento com a empresa, decidiu, então, comprá-la. Nascia, assim, a Spiral do Brasil. 

No começo, funcionava a todo vapor nos primeiros meses do ano, pois acontecia a retomada do período escolar; nos demais, prestava serviços gráficos para outras organizações como a Caixa Econômica Federal. No final de 1992, assumiu a função de imprimir a Revista Kalunga, publicação com tiragem de 250 mil exemplares por mês, considerada a primeira revista personalizada do Brasil.

aniversario-kalunga-50-anos-spiral-do-brasil

Spiral do Brasil nos dias atuais.

Hoje, as máquinas não param! A Spiral é responsável pela fabricação de mais de 700 produtos que são encontrados nas lojas Kalunga como clipes, agendas, bobinas para calculadoras, fichários, bloco de anotações, calendários, envelopes, pastas e papéis especiais A4, entre outros. Além disso, é a gráfica com maior capacidade de produção de cadernos do Brasil, somando 18 mil toneladas por ano. São mais de 20 linhas de marca própria e 65 licenciadas como Disney, Warner, Marvel, Mattel e Maurício de Souza, por exemplo. 

Mais de 20 anos depois, com toda experiência adquirida com a Spiral, a Kalunga apostou em mais uma frente de negócio: as gráficas rápidas. Com a proposta de oferecer material impresso de qualidade de forma rápida e por um preço baixo, em 2015, surgiu, portanto, a Kalunga Copy & Print. Nos dias atuais, as unidades encontram-se em Alphaville, Av. Paulista, Itaim Bibi, Moema, Shopping Iguatemi Campinas e no Shopping Via Parque.

Patrocinadora de grandes times

O ano era o de 1985. Exatamente no dia 27 de janeiro, durante uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol contra o Vasco da Gama, os jogadores do Sport Club Corinthians entraram em campo com uma camiseta estampada com o nome Kalunga. Foi uma ação inédita, pois, até aquele momento, nenhuma outra marca tinha realizado tal feito. A parceria durou cerca de 15 anos e foi uma das mais longas do esporte nacional.

aniversario-50-anos-kalunga-patrocinadora-corinthians

Sport Club Corinthians, time patrocinado pela Kalunga por 15 anos.

Após a experiência com o Corinthians, a Kalunga seguiu incentivando outras modalidades esportivas como a Fórmula Truck por meio do piloto Régis Boessio (2007), as seleções brasileiras de basquete masculina e feminina durante a Copa do Mundo da Espanha, em 2014; o golfe na ocasião do Circuito Brasileiro de 2015 e o torneio de tênis Rio Open 2015.

aniversario-50-anos-kalunga-red-canids

Atualmente, a Kalunga é patrocinadora oficial do time de e-Sports, Red Canids.

Atualmente, é patrocinadora oficial da Red Canids Kalunga. Em 2021, a equipe de e-Sports tornou-se campeã nacional do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e, então, classificou-se para o Mundial que ocorreu em Reykjavík, na Islândia. Agora, em 2022, a matilha vermelha segue conquistando grandes vitórias e indo cada vez mais longe no universo dos jogos eletrônicos.  

Promoções 50 anos Kalunga

Não tem como deixar passar em branco cinco décadas de muita inspiração e transpiração. Assim sendo, para comemorar o seu aniversário, a Kalunga preparou um período muito especial de promoções para você! Afinal, se a empresa chegou até aqui é porque, no decorrer da sua história, pôde contar com a confiança de seus clientes.

Portanto, dos dias 16 de maio a 10 de junho, tanto nas lojas físicas quanto no site, acontecerá um show de ofertas: produtos de grandes marcas com descontos imperdíveis. E fique de olho porque irão ocorrer várias ações de 72 horas de ofertas malucas. Acesse o hotsite da promoção de 50 anos e aproveite para adquirir tudo o que você precisa pelo melhor preço.