Postado em 04/11/2021

818 visualizações

Itens de papelaria em tons pastéis para você se apaixonar

itens-de-papelaria

Quem ama itens de papelaria sabe o quanto é difícil resistir a um produto novo. E olha que o que não falta nesse mercado é criatividade para lançar artigos diferentes. Além de úteis no dia a dia, eles carregam um encanto especial seja pelo formato, praticidade ou cor, como é o caso dos materiais em tons pastéis.

Apesar de termos a impressão de ser uma composição recente, na verdade, já se usava esse grupo de tons no século XVII pelos artistas renascentistas. O retorno estrondoso teve como impulso uma iniciativa da Pantone, empresa conhecida em todo o mundo pelo seu sistema de cores.

Em 2016, ao invés de escolher “a cor do ano”, a companhia optou por dois tons suaves: Rose Quartz e Serenity. A decisão, contudo, não foi aleatória. A combinação do rosa e azul claros tinha um propósito com fundo psicológico: transmitir equilíbrio, segurança e tranquilidade em meio às turbulências do ano anterior.

Segundo especialistas, o sucesso cada vez maior dessa paleta de cores é justificado pelo cenário social. Com o fluxo intenso e contínuo de informações de todos os tipos, cresce a ansiedade e, ao mesmo tempo, a necessidade de símbolos de bem-estar. As cores pastéis trazem exatamente essa proposta.

O nome pastel tem como origem uma espécie de giz que, como aquele usado pelos professores para escrever na lousa, deixa traços fracos. Os tons dessa paleta possuem alta luminosidade, mas pouca saturação, remetendo a sensação de calma e conforto. São conhecidas também como “cor de bebê” ou “candy colour”.

Antes de chegar aos materiais de papelaria, o conjunto de cores já ganhava espaço nas vitrines das principais lojas de roupas, acessórios e artigos de decoração. No interior das residências tornaram-se responsáveis pela composição de ambientes delicados e aconchegantes.

Itens de papelaria em cor pastel

Todavia, apesar do êxito na moda e na decoração, o nosso foco aqui são os materiais de papelaria. A partir de 2018, os itens em tons pastéis invadiram o mercado e, então, conquistaram o coração de milhares de consumidores. Conheça, agora, os queridinhos do momento.

1. Caderno de anotações

Para não esquecer nenhum dado importante ou deixar qualquer ideia escapar, tenha sempre à mão um caderno de anotações. Os modelos com cores suaves possuem folhas quadriculadas, pontilhadas, com ou sem pauta (linhas). É só escolher conforme a sua preferência.

caderno-anotaçoes-13x21-cm-com-pauta-80-fls-lilas-pastel-spiral

O caderno de anotações rosa pastel da Espiral é uma graça. Possui 80 folhas sem pauta e é bem compacto. Com as medidas de 13 x 21 cm, pode ser levado na bolsa ou mochila para qualquer lugar. Apresenta capa dura costurada, bolso interno e inclui uma fita marcadora de página.

2. Canetas e lápis de cor

É difícil resistir ao charme dos lápis e canetas pastéis. Com eles, é possível fazer anotações, desenhar e pintar o que a imaginação mandar. 

kit-tom-pastel-staedtler-6-lapis-de-cor-2-marca-texto-2-canetas-fineliner-2-canetas-triplus-e-3-lembretes-staedtler-61-sbk2-pa

O kit tom pastel da Staedtler é incrível. Além de seis lápis de cor, duas canetas Fineliner e duas Triplus, inclui dois marca-textos e três bloquinhos de papel para criar seus lembretes.

3. Fichário

Para quem gosta de praticidade e se incomoda de carregar um caderno para cada assunto, o fichário é a alternativa ideal. Como as folhas são presas por um sistema manual de argolas, é possível colocá-las e retirá-las a qualquer momento e na ordem que desejar. 

fichario-4-argolas-oficio-lilas-pastel-5022-lp-dello

Desse modo, é possível organizar em um único lugar, todas as matérias da escola ou temas discutidos no trabalho. É só colocar a quantidade de blocos de folha que precisa e repor quando acabar. O fichário ofício lilás pastel da Dello, por exemplo, conta com 4 argolas, fechamento com elástico e ainda acompanha um lindo estojo no mesmo tom.

4. Marca-texto

Ideal para destacar informações importantes, o marca-texto é um tipo de caneta hidrográfica com tinta translúcida. Simples de usar, está entre os produtos favoritos de quem é fã de papelaria. 

kit-tom-pastel-boss-pastel-mais-point-mais-lapis-55-3402-stabilo

No kit Boss pastel da Stabilo, quatro canetas de ponta fina e quatro lápis com ponta HB nº 2 acompanham os marcadores nas cores azul, verde, lilás e rosa. Simplesmente perfeito!

5. Organizador de mesa

Já passou a época em que os objetos em tons pastéis concentravam-se nos quartos infantis. Por se tratarem de peças em cores neutras, que combinam com diferentes propostas de decoração, ganharam espaço também nos demais cômodos da casa, criando assim, pontos de leveza e frescor. 

Entre os itens de papelaria, temos o organizador de mesa, um artigo funcional e, ao mesmo tempo, decorativo. Utiliza-se para manter os materiais da mesa de trabalho em ordem. Ou seja, quando precisar de algo, estará sempre à vista. Com o acesso rápido, tem-se dias mais produtivos. 

organizador-de-mesa-aramado-verde-pastel-b83-318-spiral-office

Então, se você ainda não tem um, invista no organizador aramado verde pastel da Spiral. Também disponível nas cores rosa e lilás, conta com quatro compartimentos para guardar lápis, caneta, borracha, apontador, tesoura, clips, post-its, entre outros. Compacto, ocupa pouco espaço e ainda dá um toque jovial ao ambiente.

6. Pasta

Uma forma simples de organizar e transportar papéis diversos sem correr o risco de amassar ou molhar é apostando em uma pasta. Encontrada em vários materiais, tamanhos e formatos, atende a todos os tipos de necessidades. 

pasta-com-aba-elastico-polipropileno-a4-azul-pastel-a02loly-plascony

A pasta de polipropileno da Plascony, por exemplo, possui fechamento com elástico e acomoda folhas de medidas até A4. É leve, resistente e 100% reciclável. Em outras palavras, além de manter os documentos protegidos, contribui com a preservação do meio ambiente. 

Como comprar itens de papelaria baratos?

Com tantas ideias fofas, fica difícil não cair em tentação cada vez que uma marca lança um produto. Portanto, para não gerar prejuízos ao bolso, vale dar uma boa pesquisada antes de adquirir qualquer item.

Mas, você deve estar se perguntando: por onde começar? Não há dúvidas de que comprar pela internet é muito mais cômodo do que ir a uma loja física, procurar o que precisa, e, muitas vezes, perder alguns minutos preciosos na fila do caixa.

Com o aumento das facilidades de pagamento e opções de entrega rápida, as lojas online têm conquistado um número cada vez maior de adeptos. Desse modo, o próprio consumidor tem desfrutado de algumas vantagens como frete grátis, preços exclusivos ou promoções diárias em diferentes departamentos.

Dessa forma, a recomendação é monitorar os itens desejados na web. Uma ferramenta que auxilia muito nesse processo é o comparador de preços do Google. Para utilizá-lo, basta acessar o Google Shopping e buscar o artigo. Em segundos, uma lista aparecerá com os preços praticados em cada e-commerce.

Cadastre-se nos sites com os valores mais em conta para receber possíveis promoções. Algumas empresas, inclusive, oferecem cupons de desconto para uso na primeira compra ou em determinada época do ano. 

Por fim, avalie as condições de compra do produto em cada loja, observando o prazo de entrega e, principalmente, o frete. Isso é importante ressaltar, pois pode acontecer do item estar mais barato em uma loja do que na outra, mas o valor final da compra ser maior em razão da taxa de entrega. 

Itens de papelaria mais vendidos

Entre cadernos, canetas, lápis de cor, fichários, folhas, post-its, sempre tem aqueles artigos que são adquiridos com maior frequência. Alguns, além de indispensáveis na rotina diária, acabam tornando-se objetos de coleção. Selecionamos aqueles que, vira e mexe, estão no topo das vendas.

Papel Sulfite

Esse é um dos itens de papelaria presente no cotidiano da maioria das pessoas, seja em casa, na escola ou no escritório. O papel sulfite é muito usado para dar vida a trabalhos manuais, como desenhos e pinturas, imprimir textos e fazer anotações.

O seu nome está relacionado ao sulfito de sódio, fórmula química presente em sua composição. Apesar do tamanho A4 (210mm x 297mm) ser o mais comum, é encontrado também em outros formatos. Entre eles, estão o papel sulfite carta que possui 216mm x 279mm e o papel sulfite ofício que é mais longo, com 216 mm x 330 mm.

Trata-se de uma folha lisa e porosa que apresenta excelente aderência à tinta de impressora, canetas, canetinhas assim como aos pigmentos do lápis preto e de cor. Disponível nas cores branca (tradicional), rosa, verde, amarela, azul e bege (versão reciclada), é um material popular por unir baixo custo e qualidade. 

papel-sulfite-a4-75g-210mmx297mm-chamex-2

A Chamex possui uma ampla linha de papéis sulfite, de diferentes tamanhos e cores, produzida a partir de florestas 100% plantadas e renováveis. Com superfície resistente e absorção equilibrada, as folhas deslizam facilmente pela impressora, evitando assim, desperdício de tinta e reduzindo em até 99,99% as chances de atolamento.

Cadernos

O segundo item da nossa lista é um grande companheiro de qualquer estudante ou até mesmo de quem gosta de manter as anotações reunidas em um único lugar: o caderno. Pequeno, médio ou grande sempre tem um na cabeceira da cama, na escrivaninha, na mesa do escritório ou na mochila.

Além do tamanho, diferem-se também pela quantidade de folhas, acabamento, tipos e desenhos de capa. Entre os vários modelos disponíveis nas papelarias, um dos mais vendidos é o caderno universitário

Também chamado de caderno escolar, alguns possuem as folhas presas por um espiral de plástico ou arame, permitindo destacá-las com tranquilidade quando necessário. Nesse caso, a capa pode ser dura ou flexível e há opções para 1 matéria e outras com divisórias que separam 10, 15, até 20 disciplinas.

Por outro lado, os universitários com lombada no lugar do espiral são chamados de caderno brochura. As folhas são costuradas na capa, impedindo que se soltem com facilidade. Por isso, são bastante indicados para crianças. Há modelos com 80 até 200 páginas com ilustrações para todas as idades.

caderno-univ-capa-dura-10x1-160fls-flamingo-2278759-spiral

Aliás, o grande desafio na hora de comprar um caderno, sem dúvida, é escolher entre tantas capas incríveis. O caderno universitário Flamingo da Spiral é um exemplo. Apresenta capa dura com verniz e hot stamping, 160 folhas e divisórias para 10 matérias.

As primeiras folhas são personalizadas com o tema da capa e possuem blocos para anotar dados pessoais e a grade de aulas da semana. Além disso, acompanha adesivos autocolantes e bolso para acomodar documentos e recados. 

caderno-univ-capa-dura-1x1-80fls-lib-de-exp-2277103-spiral-lib

Para quem prefere estampas mais radicais, fica a dica do caderno universitário Lib também da Spiral. Com 80 folhas, comporta uma matéria e apresenta capa dura com acabamento em verniz, parte interna personalizada, bolsa plástica e adesivos autocolantes. 

Canetas

Talvez você se surpreenda com a presença desse artigo entre os itens de papelaria mais vendidos já que, hoje em dia, estamos o tempo todo com os dedos sobre o teclado de um computador ou celular. No entanto, o uso de canetas é ainda muito comum na rotina de milhares de pessoas.

Isso porque essa é uma categoria muito ampla que vai desde os modelos básicos para escrever textos aos de mil e uma cores para desenhar e colorir. Dentro dessa divisão, elas ainda se diferenciam pelo tipo de ponta, entre outras especificações como formato e cartela de cores. Vamos conhecer algumas delas?

Canetas esferográficas

Você pode não conhecer por nome e sobrenome, mas a caneta esferográfica é o material que todo mundo tem em casa, na empresa, na bolsa ou no estojo da escola. É muito usada para fazer anotações em cadernos e bloquinhos.

Normalmente, a sua tinta é feita à base de óleo, o qual é absorvido de forma rápida pelo papel. Dessa forma, não há o risco do pigmento passar para o outro lado da folha. Além disso, componentes como corantes, resinas e outros aditivos, impedem que o líquido escorra pelo tubo, ocasionando entupimento.

O termo esferográfica é explicado pela presença de uma minúscula esfera giratória em sua ponta (ballpoint). Graças a ela, a tinta é distribuída de forma uniforme no papel, evitando vazamentos. Aliás, essa ponta apresenta diferentes tamanhos, conforme o modelo da caneta, permitindo traços finos ou grossos. 

Apesar das cores azul e preta serem as principais, há kits com opções coloridas que são ótimas para destacar palavras ou grifar frases. É o caso, por exemplo, do conjunto de 12 canetas esferográficas da linha Cristal, da BIC. São canetas com ponta média de 1.2 mm em tons vibrantes que garantem escrita macia e multicolor.

caneta-esferografica-bic-cristal-fashion-12-cores-vibrantes-ponta-media-de-1.2mm-tampa-ventilada

Ainda na linha das esferográficas, há modelos especiais como as que possuem gel em sua composição. Algumas marcas apresentam cheiro de frutas ou glitter, permitindo a criação de textos perfumados e com brilho. Além das cores mais comuns, há ainda opções metalizadas.

caneta-gel-metalica-com-2-cores-ouro-e-prata-3195-molin-bt

É o caso da dupla de canetas em gel metalizadas da Molin. Disponíveis nas cores ouro e prata, são perfeitas para escrever recadinhos ou cartões comemorativos. Um cuidado importante em relação a esse produto, é sempre mantê-lo com a tampa quando não estiver usando. Assim, evitará que a tinta seque rápido.

Canetas hidrográficas

Diferente das esferográficas, as canetas hidrográficas são produzidas à base de água e possuem ponta de feltro cujo formato e diâmetro variam de um modelo para outro. Canetinha, marca-texto, marcador permanente, hidrocor são alguns dos nomes pelas quais são conhecidas. Isso mostra, portanto, o quanto é uma linha versátil.

caneta-hidrografica-15-cores-0,4mm-point-am-87-2042-stabilo

Sendo assim, para adquirir a mais adequada para o trabalho que irá realizar, atente-se, principalmente, ao formato da ponta. As de extremidade fina, como as que compõem o conjunto 15 cores 0,4 mm da Stabilo, são ideais para fazer contornos precisos, desenhos com detalhes, além de sublinhar e escrever. 

caneta-pincel-brush-pen-ponta-dupla-18-cores-3001-tb18-staedtler

Por outro lado, as hidrográficas com ponta flexível, chamadas também de Brush Pen, permitem criar tanto traços finos quanto grossos e ainda colorir. O kit de caneta pincel brush ponta dupla da Staedtler, oferece praticidade ao unir dois em um: de um lado, tem-se a ponta flexível e, do outro, a fina.  

caneta-hidrografica-24-cores-jumbo-15-0224j-faber-castell

Apesar de agradar pessoas de todas as idades, quando o assunto é colorir, logo se pensa nas crianças. Para elas, há opções específicas como, por exemplo, o conjunto de canetas hidrográficas 24 cores Jumbo Faber Castell. Nesse caso, as canetinhas possuem formato triangular, ideal para mãos pequenas e ponta grossa, mais resistente.

Vale destacar ainda mais uma versão hidrocor que é o marca-texto. Fabricado com tinta translúcida, passou-se o tempo em que o uso limitava-se a ação de grifar trechos importantes de textos. Com tantas opções de cores, é usado também na concepção de títulos assim como na decoração de trabalhos artísticos.

Lápis de cor

Assim como as canetas, os lápis de cor estão entre os itens de papelaria requisitados na hora de desenhar e pintar. E engana-se quem acredita que são usados apenas por crianças e profissionais. A partir de 2014, ano em que ocorreu o lançamento do livro de colorir “Jardim Secreto”, o número de adeptos à arte cresceu. 

Lápis colorido é tudo igual? Não. Eles diferem quanto ao formato e efeito produzido. Os redondos são os mais comuns, porém há ainda os sextavados – que não rolam facilmente pela superfície, impedindo quedas – e os triangulares, indicados para crianças, pois acomodam com mais conforto os dedos, evitando cansaço.

Quanto ao tipo de trabalho, temos os de cor pastel, já apresentados aqui, que permitem pinturas suaves e são excelentes para esfumar. Por outro lado, os aquareláveis possuem um pigmento especial que, em contato com a água, proporcionam o efeito ”borrado”. 

lapis-de-cor-60-cores-aquarelavel-com-pincel-120260-faber-castell

Para isso, basta pintar a região desejada e, em seguida, com o auxílio de um pincel, umedecer levemente com água. A caixa com lápis 60 cores aquareláveis da Faber Castell, inclui um pincel soft touch que garante o resultado perfeito. Por fim, temos os lápis tradicionais com caixas a partir de 12 cores. 

Estojos

Se caneta e lápis estão entre os itens de papelaria mais adquiridos, não poderia faltar nessa relação o acessório indispensável para guardá-los e transportá-los: o estojo. Há modelos de diferentes tamanhos e materiais, com ou sem divisórias internas, fechamento com um, dois, três zíperes, enfim, infinitas possibilidades.

Muitas vezes, a escolha é influenciada pelo formato, estampa ou cor, no entanto, o mais seguro é analisar tudo o que será armazenado. Não adianta comprar um estojo colorido, moderno, mas pequeno quando a ideia é organizar muitos materiais.

estojo-escolar-poliester-duplo-corujinhas-16-spiral

O estojo escolar Corujinhas da Spiral é um modelo duplo com fechamento em zíper de alta qualidade. Confeccionado com poliéster, é bastante resistente. Portanto, se bem cuidado, pode durar anos. Nele dá para colocar vários itens, poupando o tempo que se perde quando se tem cada coisa em um canto.

estojo-escolar-lata-carro-spiderman-dyp-027-etipel

Agora, se o número de lápis e canetas for pequeno, vale a pena apostar em um outro estilo de estojo, por exemplo. O estojo escolar lata carro “Spider Man” da Etipel, além de dar conta do recado, vai deixar os pequenos animados para realizarem as lições em casa e na escola.

estojo-escolar-pvc-maca-1210-spiral

Para quem gosta de opções criativas e divertidas, o estojo escolar de PVC Spiral no formato de caixa de leite é fantástico. É um modelo simples, com uma abertura, indicado para quem tem uma quantidade média de itens para guardar. Lembrando que outros produtos como borracha, apontadores, tesoura, por exemplo, também são bem-vindos.

estojo-completo-com-18 itens-caveirinhas-182212rx-faber-castell

Há ainda os estojos que já vem com os materiais acomodados em seu interior. Por exemplo, o modelo Caveirinhas da Faber Castell é bem completo! Inclui 12 lápis de cor, 1 régua, 1 borracha, 1 apontador, 2 canetas e 1 lápis preto. Com acabamento em zíper, é possível levá-lo na mão ou mochila com total segurança para qualquer lugar.  

Onde comprar itens de papelaria?

Considera-se a Kalunga a maior rede de itens de papelaria do país. São mais de 220 lojas espalhadas por diversas regiões do Brasil. Além do ambiente físico, a empresa conta com uma loja online onde é possível encontrar milhares de produtos de diferentes categorias. 

Em se tratando de material escolar e para escritório, a Kalunga tem tudo o que você precisa com ampla variedade de modelos e marcas. Portanto, acesse agora o site, aproveite as ofertas e conte com a praticidade de adquirir tudo em um único lugar.