Postado em 20/05/2022

7033 visualizações

Impressora sublimática – Como empreender com sublimação?

impressora-sublimatica-imagem-principal

No último dia 17 de maio, aconteceu na loja Kalunga Alphaville, em parceria com a Epson, o workshop “Como empreender com sublimação”. Quem assumiu o comando foi o criador da marca “Mario e Marias”, Matheus Cosso, que compartilhou sua experiência como empreendedor e mostrou, na prática, como produzir peças incríveis com uma impressora sublimática.

O evento reuniu cerca de 40 amantes de sublimação, profissionais que já possuem seu próprio negócio ou que estão se preparando para ingressar nesse universo. Para a realização da ação, montou-se no estacionamento da Kalunga, uma excelente estrutura com assentos, som, iluminação e balcão de exposição.  

impressora-sublimatica-como-empreender-com-sublimacao

No começo da aula, Cosso deu dicas valiosas para quem deseja empreender. Em primeiro lugar, destacou a importância do conhecimento e da inteligência emocional para enfrentar as adversidades. “A partir do momento que você sabe como funciona, você mesmo corrige o problema”, explicou.

Matheus acrescentou ainda: “no início, pode ser difícil, mas é preciso acreditar que as coisas vem com o tempo. Além disso, é necessário quebrar a barreira do vendedor passivo. Não é só postar nas redes sociais e esperar: seja ativo, entregue panfletos, faça parcerias, promova eventos, crie kits, agregue valor ao seu produto. Todo pequeno empreendedor precisa aprender a vender”.

impressora-sublimatica-camisetas

Na segunda parte do curso, os presentes tiveram a oportunidade de, literalmente, colocar a mão na massa durante a demonstração da impressora sublimática Epson SureColor F170. Aqueles que toparam o desafio, participaram da personalização de peças como camiseta, chinelo, canecas e squeeze. Como recompensa, puderam levar os itens para casa de lembrança. 

Assim, um workshop que estava previsto para durar uma hora, quase chegou a duas, graças ao interesse e interação do público. Ao final, sorteou-se uma impressora sublimática Epson SureColor F170 entre todos os inscritos.    

O que é uma impressora sublimática?

A impressora para sublimação chegou para transformar o mercado de estamparia. Antes do seu lançamento, quem trabalha com personalizados se via limitado às peças de tecido. Agora, é possível customizar objetos fabricados a partir de outros tipos de materiais, desde que apresentem poliéster em sua composição como veremos mais para frente.

A explicação para o sucesso do equipamento está, portanto, em sua tecnologia que, por meio do calor, transfere a tinta na forma de gás para o papel. Esse processo no qual uma substância no estado sólido passa diretamente para o gasoso chama-se sublimação. Daí o nome de impressora sublimática.

impressora-sublimatica- surecolor-f170-epson

Quem esteve no workshop “Como empreender com sublimação”, conseguiu ver de pertinho como a mágica acontece. No computador, Matheus Cosso escolhia a imagem a ser estampada e a enviava para a impressora sublimática Epson SureColor F170. Em segundos, o desenho era digitalizado com alta definição.

Em seguida, o papel era posicionado na peça e, com o auxílio de uma máquina adequada, a imagem era transferida. No caso da camiseta e do chinelo, usou-se a prensa térmica; para canecas e squeeze, uma Mug Press Machine. Todos os dispositivos muito compactos, ou seja, fáceis de transportar e que ocupam pouco espaço. Isso quer dizer que não é preciso um lugar grande para apostar no ramo.

impressora-sublimatica-caneca

Aliás, a Epson SureColor F170 é a menor impressora sublimática que existe e foi desenvolvida pensando, principalmente, nas pequenas empresas e em quem está começando a empreender em casa. Imprime papel com até 21,59cm de largura e a sua bandeja de alimentação automática tem capacidade para 150 folhas. 

Além do mais, a F170 é projetada com tecnologia Epson PrecisionCore em que a cabeça de impressão Micro TFP permite o controle preciso das gotas de tinta, resultando em trabalhos com máxima nitidez. 

Pode sublimar com tinta comum?

Esta é uma dúvida recorrente entre os profissionais que usam as impressoras sublimáticas para estampar, todavia, não tem mistério. Há um produto específico para esse tipo de equipamento: a tinta sublimática. Fabricada à base de água, possui componentes especiais que viabilizam a termotransferência em materiais com poliéster.

Se você pensou em usar uma tinta corante ou pigmentada, saiba que pode comprometer o seu projeto e ainda colocar em risco o tempo de vida útil da sua impressora. A corante, por exemplo, tem um custo baixo, no entanto, não tem proteção UV nem resistência à água; sendo assim, desbota e borra fácil. Logo, indica-se para impressões de documentos caseiros e atividades escolares.

Por outro lado, diferente da tinta corante que penetra no papel, a pigmentada adere. Ademais, é resistente tanto à água quanto à luz e seca rápido, garantindo impressões com maior nitidez e durabilidade. Outra característica importante é que fixa em papel transfer, entretanto, não é recomendado o seu uso em sublimação, uma vez que não foi desenvolvida com esse propósito. 

Desse modo, dar preferência às tintas sublimáticas é a decisão mais segura para o seu negócio. Elas somam ainda a vantagem de serem formadas por moléculas maiores do que os outros modelos, o que reduz a possibilidade de entupimento da cabeça de impressão. 

garrafa-para-sublimacao-epson

As garrafas para sublimação Epson possuem ainda o certificado internacional Oeko-Tex Standard 100 que garante que o produto não é tóxico para o meio ambiente assim como para o ser humano. Estão disponíveis nas cores amarelo, amarelo fluorescente, ciano, magenta, preto e rosa fluorescente, oferecem impressões com excelente contraste e saturação de cores e rendem muito.

Para que serve o papel de sublimação?

Assim como há tintas específicas, existem papéis próprios para uso em impressoras sublimáticas. Não que você não possa utilizar outro tipo de folha, mas o efeito está longe de ser o mesmo. O papel sublimático é tratado com uma resina que, sob as altas temperaturas das prensas, impede a absorção da tinta, transferindo 100% da pigmentação da imagem para o item que será personalizado.

Se você fizer o teste com outro tipo de papel como o sulfite, por exemplo, pode se deparar com alguma das seguintes situações: a arte não ser completamente transportada para a peça, ficando com pontos falhos; conforme a pressão ou temperatura, a folha se deteriorar e, por fim, ter como resultado final uma estampa sem vida, ao contrário de quando o processo é realizado com o papel sublimático que garante cores vivas e brilhantes.

Qual o tipo de papel para sublimação? 

Entre as opções básicas de papel sublimático disponíveis no mercado, temos o branco resinado, fundo azul, fundo rosa e matte. O primeiro, por exemplo, é muito fácil de manusear já que não retém muita umidade e seca rápido; logo, indica-se tanto para iniciantes quanto para quem é expert no assunto. 

Em contrapartida, o papel sublimático de fundo azul é muito mais sensível à umidade, o que exige uma atenção maior. Contudo, mesmo assim, é um dos modelos mais utilizados, uma vez que sua composição garante estampas com cores intensas em tecidos assim como em materiais rígidos. 

O papel de fundo rosa seca rápido e recebe um tratamento que evita que a tinta passe para o outro lado da folha, o que é excelente, pois não há o risco de manchar a prensa térmica. Sugere-se guardá-lo em uma estufa com um peso em cima para garantir cores de maior qualidade.

Já o papel matte, diferente dos demais, não conta com revestimento em resina. O lado positivo é que seca ainda mais rápido e é perfeito para aplicação em objetos resinados assim como para impressões em preto e branco. Todavia, não recomenda-se o seu uso em tecidos, pois a transferência não acontece de maneira eficiente. Além do mais, absorve grande quantidade de tinta, podendo manchar os equipamentos e materiais.  

O que posso imprimir com tinta sublimática?

Aqui está o segredo da sublimação. Você pode usar a técnica para estampar camisetas, chinelos, canecas, squeezes, chaveiros, bonés, capa de celular, garrafa térmica  e muitos outros itens desde que produzidos ou tratados com poliéster. Sim; a impressão sublimática só ocorre na presença deste tecido; caso contrário, a imagem não fixa e você perde tempo e dinheiro. 

Qual a melhor impressora sublimática?

Chegou a hora de dar o passo mais importante para alavancar as suas vendas: adquirir uma impressora sublimática. A Epson tem uma linha com modelos projetados com alta tecnologia que se adequam a cada perfil de negócio. 

impressora-sublimatica-surecolor-f170-epson

A Epson SureColor F170, como já vimos, é bem compacta. Conta com sistema de abastecimento ECOFIT que possibilita a recarga de tinta em segundos, sem risco de vazamento e sem desperdício. Possui um visor frontal pelo qual é possível acompanhar o nível de tinta e a conexão ocorre via USB, Ethernet ou Wireless integrado. Acompanha 4 garrafas nas cores preta, ciano, magenta e amarela.

impressora-sublimatica-surecolor-f571-epson-

A impressora sublimática SureColor F571 Epson é compatível com rolos e folhas de até 24” de largura, portanto, é mais larga se comparada com a anterior. A bandeja de alimentação é automática, comporta 50 folhas e conta com um cortador integrado. Inclui papel de transferência especializado para mídia rígida e flexível bem como tinta formulada que oferece a melhor qualidade de impressão. 

impressora-sublimatica-surecolor-f570-epson

Por fim, temos a impressora sublimática SureColor F570 Epson que é igualmente compatível com rolos e folhas de 24” de largura e possui software otimizado, incluindo drivers específicos para Mac e Windows. Imprime folha tamanho A1 em até 62 segundos, possui visor touch colorido de 4.3”, sistema de abastecimento ECOFIT e conexão via USB, Ethernet ou Wireless integrado.

Onde comprar impressora sublimática?

“O que seria dos presentes sem a sublimação? Para mim, o mundo seria mais cinza”, é com essas palavras que Matheus Cosso define a importância da técnica durante o workshop “Como empreender com sublimação”. Se você se identificou com essa resposta, com certeza, está em busca de uma impressora sublimática para ampliar o seu catálogo de produtos e promover o crescimento da sua empresa.  

Então, não perca mais tempo, acesse o site Kalunga e confira as ofertas em equipamentos e tintas originais Epson. Aproveite também as facilidades de pagamento: é possível parcelar as impressoras em até 10x! Por fim, se você não pôde comparecer ao workshop “Como empreender com sublimação” ou não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, não fique triste. A live está salva no Instagram da Kalunga; é só seguir o perfil @kalungacom.