Postado em 05/04/2024

802 visualizações

Impressora jato de tinta – Como funciona e qual a melhor?

impressora-jato-de-tinta

Imagem Impressora Jato de Tinta: Freepik

Se você está à procura de um equipamento econômico para impressão ocasional, por exemplo, de trabalhos escolares ou documentos profissionais, aposte em uma impressora jato de tinta

Sabemos que você já deve ter pesquisado na internet e visto outros tipos de impressoras como a tanque de tinta e a laser. Desse modo, vamos te explicar nesse post por que a jato de tinta é ideal para você!

O que significa impressora jato de tinta?

A impressora jato de tinta é aquela que, para funcionar, precisa ser abastecida com cartuchos, recipientes compactos e removíveis em que a tinta fica armazenada. Quando o líquido acaba, é necessário substituí-los por outros da mesma marca e correspondentes ao modelo do aparelho.

Durante o processo de impressão, pequenas gotas de tinta são liberadas através de uma série de bicos de tamanho microscópico e depositadas na superfície do papel, formando assim, as imagens e os textos.     

Qual a diferença entre a impressora tanque de tinta e a jato de tinta?

Enquanto a impressora jato de tinta depende de um cartucho para realizar a sua função, o modelo tanque de tinta conta com compartimentos integrados em que a tinta, vendida em garrafinhas, é despejada. Além de comportarem uma quantidade maior de tinta, esses tanques podem ser recarregados sempre que necessário.   

Quando um documento é enviado para impressão, a impressora tanque de tinta usa um mecanismo interno para bombear a quantidade adequada de tinta para os cabeçotes. A partir daqui o procedimento de impressão é igual ao da jato de tinta, ou seja, a tinta é pulverizada sobre o papel por meio de bicos microscópicos.

Em resumo, a principal diferença entre um tipo e o outro está na presença dos tanques onde as tintas são despejadas. Esses tanques têm capacidade superior ao dos cartuchos; por isso recomenda-se para quem costuma imprimir muito e deseja economizar a longo prazo. 

Qual a diferença em relação a impressora a laser?

Quando entramos na internet e pesquisamos impressoras sem especificar o tipo, aparecem modelos jato de tinta, tanque de tinta e também a laser. Sendo assim, é importante entender também como funcionam as impressoras a laser. Nesse caso, não há uso de cartuchos, nem a presença de tanques integrados.

Os modelos a laser utilizam uma tinta em pó chamada toner e a impressão ocorre a partir de um processo eletrostático. Acontece da seguinte forma: o laser descarrega eletricamente partes específicas de um cilindro revestido com um material fotossensível chamado de tambor ou cilindro fotocondutor. 

Em seguida, a tinta em pó é atraída pelas áreas descarregadas do cilindro e transferida para o papel onde ocorre a fixação pelo calor. Com esse sistema, tornam-se mais rápidas do que as impressoras jato de tinta ao imprimir grandes volumes de texto preto e branco e o custo por página acaba sendo mais baixo.

Qual a vantagem da impressora jato de tinta?

Agora que já sabemos quais são as diferenças entre os três principais tipos de impressoras, vamos descobrir quais são as vantagens oferecidas pelo modelo jato de tinta. Dessa maneira, você poderá ter a certeza de que é a melhor opção para as suas necessidades ou não.

  • Custo acessível: quando precisamos comprar algo, a primeira preocupação é o valor, não é verdade? Então, vamos começar logo por esse tópico. As impressoras jato de tinta tem custo inicial bastante acessível se comparado com o das tanque de tinta e laser. Portanto, para quem não costuma imprimir muito, é uma opção com excelente custo-benefício;
  • Qualidade de impressão: se é mais em conta não é tão boa: nada disso! Os modelos jato de tinta chamam a atenção por suas impressões de alta qualidade, principalmente as coloridas. Eles são capazes de reproduzir uma ampla gama de cores com precisão, entregando impressões nítidas e, sobretudo, com tons vibrantes;
  • Versatilidade: esse tipo de impressora é capaz de imprimir não apenas em papel comum, mas também em papel fotográfico, envelopes, etiquetas, cartões e muito mais. Desse modo, é eficiente em impressões de texto, fotografias e projetos especiais;
  • Tamanho: muitos modelos são projetados com design compacto. Dessa forma, são ideais para quem não dispõe ou não quer um equipamento que ocupe muito espaço;
  • Silenciosas: por fim, vale ressaltar o fato de que costumam ser mais silenciosas do que outros tipos de impressoras. Para quem se incomoda com ruídos, é uma importante vantagem.

O que é preciso saber antes de comprar um modelo jato de tinta?

Depois de ficar a par de todas as vantagens que uma impressora jato de tinta oferece, você já deve estar se sentindo pronto para adquirir a sua. Entretanto, tem um detalhe: há inúmeras opções de modelos. Isto posto, qual comprar?

É claro que a indicação de uma pessoa de confiança é bem-vinda, contudo, não se esqueça que cada um tem as suas necessidades. Logo, separamos alguns pontos que devem ser levados em conta para que você faça a escolha certa. Confira!  

Finalidade de uso: antes de qualquer coisa, tenha bem claro para que você precisa de uma impressora. Pode ser para imprimir principalmente fotos, só textos ou ambos. Essa informação te ajudará em relação ao próximo tópico. 

Qualidade: especialmente quem tem por objetivo imprimir muitas fotos coloridas, deve se atentar a qualidade da impressão, isto é, verificar se a impressora oferece imagens com boa nitidez e cores vivas.

Compatibilidade de mídia: não se esqueça de verificar se o modelo que pretende adquirir é compatível com os tipos de papéis que pretende usar: comum, fotográfico, envelopes, etiquetas, etc.

Velocidade: se for frequente a necessidade de imprimir uma demanda significativa de documentos, avalie igualmente a velocidade da impressora. Nas especificações, você encontra o número de páginas que o modelo promete imprimir por minuto (PPM) tanto no caso de documentos em preto e branco quanto em cores.

Custo por página: calcule o custo por página impressa, considerando o preço dos cartuchos de tinta e a estimativa de rendimento, pois isso ajudará a ter uma ideia do quanto gastará com o operacional a longo prazo.

Conectividade: observe se o equipamento foi projetado para se conectar via cabo USB, Bluetooth, Wi-Fi ou Ethernet. A dica é optar por aquele que irá se integrar facilmente à sua rede e dispositivos.

Qual é a melhor impressora jato de tinta?

A resposta para essa pergunta é muito mais simples do que você pode imaginar. A melhor impressora jato de tinta é aquela que oferece a qualidade de impressão que você deseja para os seus documentos e projetos. É aquela que trabalha no ritmo que você precisa, que se conecta sem dificuldades aos seus dispositivos e te proporciona o melhor custo-benefício.

Sendo assim, te convidamos a conhecer alguns modelos disponíveis no mercado. Apresentaremos um resumo das principais características de cada um deles para que você possa entender as diferenças e ficar atento na hora de realizar a sua compra. Vamos lá? 

Multifuncional 2774 7FR22A HP 

impressora-multifuncional-deskjet-ink-advantage-2774-7fr22a-hp

A Impressora Multifuncional Deskjet Ink Advantage 2774 7FR22A HP é ideal para as necessidades de impressão do dia a dia. Fabricada 60% com plástico reciclado, ela tem design compacto e moderno. O seu painel de controle é composto por botões e é bastante intuitivo; portanto, fácil de usar.

Com tecnologia jato de tinta térmico HP, ela imprime em velocidade de até 7,5 ppm em preto e até 5,5 ppm em cores. A bandeja de entrada comporta até 60 folhas padrão e o seu ciclo mensal é de até 1.000 páginas. Por se tratar de uma multifuncional, ela também realiza outras duas funções: cópia e digitalização.

Possui conectividade padrão USB 2.0 e Wi-Fi. Por meio do aplicativo HP Smart é possível configurar a impressora de maneira simples, assim como enviar o comando de impressão à distância. O Wi-Fi é de banda dupla com reinício automático, oferecendo maior alcance e conexões mais rápidas e confiáveis.

Multifuncional Jato de Tinta MFC J6955DW Brother

impressora-multifuncional-jato-de-tinta-mfcj6955dw-brother

Por outro lado, para quem busca um modelo de maior capacidade e rápido, a Impressora Multifuncional Jato de Tinta MFC J6955DW Brother é uma excelente opção. Ela conta com duas bandejas de papel que comportam o total de 500 folhas e imprime com velocidade de 35 ppm em preto e 32 ppm em colorido.

Além disso, ela possui uma bandeja adicional multiuso com capacidade de até 100 folhas. É uma multifuncional duplex, ou seja, imprime, copia e digitaliza frente e verso com uma única passada por meio do alimentador automático de documentos. Tem conexão USB, Ethernet e sem fio via Wi-Fi.

Multifuncional Officejet Pro 9020 1MR69C HP

impressora-multifuncional-officejet-pro-9020-1mr69c-hp

Outra opção para quem tem uma demanda grande de impressões é a Impressora Multifuncional Officejet Pro 9020 1MR69C HP. Com tecnologia HP Thermal Inkjet, ela imprime em alta qualidade com velocidade de até 29 ppm em preto e branco e até 20 ppm em colorido. 

A sua bandeja tem capacidade para 250 folhas e o seu ciclo mensal em folha A4 é de até 30.000 páginas. Oferece impressão frente e verso automática e inclui as funções de cópia, digitalização e fax. A conexão é via USB, Ethernet e Wi-Fi. Por meio do aplicativo HP Smart é possível dar os comandos diretamente do celular.

Multifuncional MFCJ5855DW Brother

impressora-multifuncional-a3-mfcj5855dw-brother

Você trabalha com projetos em folha A3? Então, a Impressora Multifuncional MFCJ5855DW Brother é uma ótima alternativa para você. É um modelo com tecnologia jato de tinta com velocidade de impressão de até 30 ppm em preto ou em cores e 2 bandejas, uma com capacidade para 250 folhas e outra para 100 folhas. 

Imprime frente e verso automaticamente e o seu ciclo de rendimento mensal é de até 40.000 páginas. Como as anteriores, faz cópias e digitaliza documentos. Conta ainda com o recurso de fax. Quanto às formas de conexão, você pode optar pelo uso do cabo USB, Ethernet ou ainda sem fio via Wi-Fi.

Multifuncional Officejet Pro 7740 G5J38A HP

impressora-multifuncional-a3-officejet-pro-7740-g5j38a-hp

Mais uma opção de alto nível e econômica para quem costuma imprimir em folha A3 é a Impressora Multifuncional Officejet Pro 7740 G5J38A HP. Projetada com a tecnologia HP Thermal Inkjet (Jato de Tinta Térmico), ela garante documentos com cores vibrantes a um custo por página bem menor do que outros modelos.

Possui alimentador automático de documentos, o qual permite que várias páginas sejam copiadas ou digitalizadas de uma vez, e impressão duplex. Sua bandeja tem capacidade para até 250 folhas e ela imprime em até 22 ppm em preto e branco e até 18 ppm em cores. Seu ciclo mensal é de até 30.000 páginas. Conexões disponíveis: USB, Ethernet e via Wi-Fi.

Impressoras em promoção

Agora que você já sabe tudo sobre as impressoras jato de tinta, é hora de pesquisar os preços. Quer uma dica de ouro? Dá uma passadinha no site Kalunga ou em uma de suas lojas físicas, visto que lá sempre tem impressoras de marcas renomadas com descontos que valem muito a pena.

No caso do site, aproveite para analisar também as avaliações de outros compradores, pois esse tipo de feedback traz insights reais sobre a experiência de uso. Ademais, não deixe de observar se tudo o que o modelo oferece vai de encontro ao que precisa. Dessa maneira, você fará a escolha certa!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com produtos de grandes marcas, inclusive impressoras jato de tinta, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site