Postado em 05/05/2022

2255 visualizações

Giz de cera escolar – Descubra o tipo ideal para o seu filho

giz-de-cera-escolar

Ainda muito pequena, a criança é incentivada pelos pais e professores a desenhar e colorir. Entre um 1 e 2 anos já é possível entregar-lhe uma folha de papel e uma ferramenta de pintura para que possa fazer os primeiros rabiscos. Nessa fase em que a coordenação motora ainda está se desenvolvendo e as mãozinhas não possuem muita força, o giz de cera escolar é o material ideal.

Em primeiro lugar, porque é um item cujo tamanho é proporcional às mãos menores, oferecendo maior conforto durante o manuseio. Segundo, é simples de pegar e, independente da forma que o jovem artista segure, conseguirá pintar. Por último, é um produto seguro, uma vez que a maioria apresenta composição livre de substâncias tóxicas.

Importante ressaltar que não é por acaso que se insere os pequenos no universo da arte ainda na primeira infância. Atividades como desenhar e colorir contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora fina, trabalham a concentração, paciência e criatividade; promovem o conhecimento sobre cores e formas e ainda é uma forma de expressão e socialização.

Qual é a matéria-prima do giz de cera?

O giz de cera escolar como conhecemos hoje surgiu por volta de 1910 e recebeu o nome de crayola; em francês, é a união de “giz” e “ola”, isto é, óleo, líquido presente em sua constituição. Apesar de cada empresa ter uma “receita” própria, de modo geral, o produto é resultado da mistura de cera, como a parafina, e pigmentos naturais ou sintéticos, responsáveis pela sua coloração.  

Todavia, tudo indica que esse material é mais antigo do que imaginamos. Há registros de que, cerca de 3.000 anos antes de Cristo, gregos, romanos e egípcios já acrescentavam pigmentos à cera de abelha com o objetivo de obter uma substância para pintura. 

Com o tempo, o giz de cera ganhou formatos e tamanhos diferentes e a sua cartela de cores cresceu, incluindo tons modernos como o pastel, neon e até opções com glitter. Pode ser aplicado em diversos tipos de papéis, desde o clássico sulfite aos especiais com gramaturas maiores.

Tipos de giz de cera escolar

Não é por acaso que há giz de cera escolar fino, grosso, redondo, triangular, curto e longo. De acordo com a idade da criança, a forma do produto irá interferir na desenvoltura que ela terá ao manipulá-lo. Para te auxiliar na hora de realizar a compra, selecionamos alguns modelos e levantamos as principais características para que você possa analisar qual melhor se adapta à quem irá utilizá-lo. Vamos lá?  

Giz de cera jumbo

Até os dois anos de idade, fase em que a criança pega os instrumentos com a mão toda, indica-se o giz de cera jumbo, também conhecido como gizão de cera ou “meu primeiro giz”. Isso porque possui diâmetro maior, o que torna a pegada muito mais fácil e confortável. Soma ainda a vantagem de ser difícil de quebrar durante o uso já que é mais robusto. 

giz-de-cera-doze-cores-gizao-radex

O giz de cera gizão 103 Radex traz 12 cores tradicionais não tóxicas produzidas a partir de cera de alta qualidade que proporciona excelente cobertura e traços nítidos. É redondo, diferente do giz de cera gizão Staedtler que é triangular. Você pode estar se perguntando no que isso interfere, então, iremos explicar: o primeiro tende a rolar com facilidade pela superfície, o que não acontece com o segundo.

giz-de-cera-triangular-staedler

Sendo assim, as chances de um triangular sofrer uma queda e quebrar são bem menores. Além disso, por apresentar divisões, os dedos apoiam melhor, dando mais firmeza ao segurá-lo. Por outro lado, o giz de cera gizão redondo Staedtler, por ter corpo liso, desliza entre os dedos, propiciando maior conforto. Ambos estão disponíveis em estojos com 12 unidades em tons vivos.

giz-de-cera-metalico-neon-glitter-radex

Para quem busca cores intensas e brilhantes, a linha de giz de cera gizão Radex conta com estojos de 6 unidades de formato anatômico em tons metálicos, neons, de pele ou decorados com glitter. Chega até ser complicado escolher apenas um deles, mas como o preço é bem em conta, dá para levar mais de uma caixa para casa e fazer a alegria da criançada.  

O que é giz de cera curtom?

Igualmente chamado de meio-giz, o lápis de cera curtom difere-se pelo formato. Assim como o jumbo, é curto, contudo, de espessura um pouco menor; portanto, recomenda-se para artistas que possuem coordenação motora fina mais desenvolvida, o que acontece entre os 3 e 4 anos de idade. 

giz-de-cera-15-cores-curtom-radex

A caixa de giz de cera curtom Radex é formada por 15 cores resultantes da mistura de cera e pigmentos. Possuem 55 m de altura, 10 mm de espessura e, assim como os demais, é um produto atóxico. É fundamental insistir nessa informação, pois há gizes que contêm metais pesados como chumbo, mercúrio e cromo que causam problemas de saúde.

Para ter certeza de que está adquirindo um item confiável, procure na embalagem o selo do Inmetro, órgão responsável por realizar experimentos que atestam que a fabricação do artigo atende todos os requisitos de segurança de uma norma ou regulamento técnico. Na ausência do selo, opte por outra marca. 

Giz de cera escolar

A partir dos 6 anos, a garotada tem maior domínio e cuidado com os materiais escolares. Nesse momento, os gizes compridos e de ponta fina estão liberados, permitindo a criação de traços definidos e desenhos mais elaborados. Conforme a proposta da pintura, é possível alternar o giz grosso para preencher áreas grandes e, o fino, para detalhes.

giz-de-cera-12-cores-noris-staedtler

A caixa de giz de cera Noris Staedtler é composta por 12 unidades de cores vibrantes que contam com um revestimento de papel chamado “luva de papel”, com espaço para identificação, que impede o contato direto da cera com a pele da criança, evitando que fique com cheiro do produto ou manchada já que a tinta pode derreter com o calor das mãos. São altamente resistentes à queda.

giz-de-cera-color-peps-twist-12-cores-maped

Outra opção com proteção especial é o giz de cera Color Peps Twist 12 cores Maped. Este é um modelo de design moderno com ponta redonda que é liberada por meio de um mecanismo de rotação. Não precisa apontar, mantém as mãos limpas e possui longa duração. 

giz-de-cera-12-cores-triangulares-color-neon-metalico-leonora

Por fim, vale destacar as opções de cores que compõem o giz de cera triangular Leo & Leo. São 6 tons de pele, 3 neons e 3 metálicas para os pequenos soltarem a imaginação e produzirem trabalhos modernos e originais. É atóxico, não mancha e apresenta ponta fina que garante contornos perfeitos.

Apesar da maioria dos modelos de giz de cera escolar relacionados aqui estarem disponíveis em caixas com 12 cores, há ainda opções com 6 e até 36. Estojos com 6 atendem bem as crianças menores; na medida em que elas vão crescendo e os trabalhos ficando mais complexos, vale investir nos de 12 e 15. Para aquelas que levam a arte mais a sério, os de 24 e 36 são um grande incentivo.

Qual a diferença do giz pastel?

Agora, é hora de falar sobre o giz de cera pastel, utilizado em pinturas mais técnicas. Encontrado em barras, sticks cilíndricos ou lápis, há dois tipos: o seco e o oleoso. O primeiro é um material que existe há séculos e aplica-se em todos os tipos de papéis. Entretanto, se você errar ou se arrepender de algo, não conseguirá corrigir com sucesso, pois não sai da folha sem deixar vestígios.

Por outro lado, o giz pastel oleoso, como o próprio nome indica, conta com óleo em sua composição. Dessa maneira, é muito mais tranquilo removê-lo da folha se necessário; para isso, conte com o auxílio de uma faca ou espátula. Porém, para que não haja o risco de amassar ou até rasgar o papel, dê preferência pelos de maior gramatura.

Além disso, diferente do giz pastel seco que é usado à mão livre, dá para misturar o oleoso com um pouco de água e pintar com pincel. O resultado são trabalhos com texturas variadas e cores fortes. Aliás, está aí outra diferença entre eles: o seco oferece tonalidades suaves ou efeito esfumado e é perfeito para detalhes e acabamentos. Já o oleoso, é mais empregado em esboços e obras livres.

giz-de-cera-pastel-a-oleo-com-12-cores-staedtler

A caixa de giz de cera pastel à óleo Staedtler é formada por 12 cores brilhantes e intensas compatíveis com a maioria das superfícies lisas. Possui diâmetro de cerca de 11 mm e é resistente à queda. A linha giz de cera pastel oleoso Pentel conta com estojos com 12, 16, 25 e 36 cores, ou seja, para todas as necessidades. Os tons são intensos e pastosos e recomenda-se o uso em papéis de alta gramatura. 

giz-de-cera-pastel-pentel

Onde comprar giz de cera escolar?

O giz de cera é um material que se faz presente em várias fases do aprendizado. Como vimos ao longo do texto, isso acontece porque rabiscar, desenhar e colorir é mais do que uma forma de diversão, contribui com o desenvolvimento psicomotor dos pequenos. Portanto, o estímulo à pintura pode ocorrer antes mesmo do início da vida escolar; os próprios pais podem incentivar a prática.

Nos primeiros anos, como a criança está descobrindo o mundo à sua volta e tende a colocar qualquer coisa na boca, é importante que os adultos sempre acompanhem as atividades. Dessa maneira, evita-se situações de perigo como a ingestão do material, causando sufocamento, por exemplo. Ademais, é só escolher o modelo adequado à idade do artista e aguardar os resultados.

No site da Kalunga, você encontra inúmeras opções de lápis de cera escolar assim como papéis e livros de atividades que são um verdadeiro convite à criatividade. O melhor de tudo é que são artigos com preços que cabem no bolso. Então, acesse agora www.kalunga.com e adquira tudo o que precisa com praticidade e economia.