Postado em 20/09/2023

701 visualizações

Garrafa de tinta – Como usar e quais as vantagens?

garrafa-de-tinta

Já se foi o tempo em que só era possível imprimir documentos com cartuchos de tinta. Atualmente, existem modelos de impressoras que são abastecidos com garrafa de tinta, uma forma muito mais econômica e prática.

Antes de fazermos um comparativo entre os suprimentos, em primeiro lugar, vamos conhecer os tipos de impressoras. Dessa forma, ficará mais fácil identificar qual delas depende de cartuchos ou garrafas para realizar as impressões. Vamos lá?  

Quais são os principais tipos de impressoras?

Existem diversos tipos de impressoras, entretanto, iremos focar naquelas que são mais comuns em residências e escritórios e são responsáveis pela impressão de trabalhos escolares, relatórios, planilhas, projetos, entre outros documentos. 

Em outras palavras, iremos dos versáteis modelos jato de tinta aos econômicos sistemas de tanque de tinta e às robustas impressoras a laser. Esse trajeto mostrará o quanto a tecnologia de impressão evoluiu e te conduzirá até a melhor opção para as suas demandas.  

Impressora jato de tinta

Vamos começar pela impressora jato de tinta, um dispositivo que transfere textos e imagens para o papel por meio de um processo que envolve a liberação de pequenas gotas de tinta líquida. 

Para que isso aconteça, ela precisa estar abastecida com cartuchos contendo tintas nas cores ciano, magenta, amarelo e preto ou somente o preto (no caso de modelos monocromáticos). 

Quando envia-se um trabalho para impressão a partir do computador ou outro dispositivo conectado, um driver converte o conteúdo do documento em dados que a impressora consegue compreender.

O coração do sistema de impressão é o cabeçote que contém pequenos injetores. Ele se move na horizontal e na vertical sobre o papel à medida que a impressora processa o documento. 

Para criar uma imagem ou texto, aplica-se uma corrente elétrica nos injetores. Isso gera uma pequena bolha de vapor na abertura do injetor, que, por sua vez, expele uma gota de tinta.

Esse processo de ejeção de tinta repete-se muitas vezes por segundo, resultando assim, na formação de imagens em alta resolução em um curto período de tempo. 

Como exemplo, temos a Impressora Multifuncional Deskjet Ink Advantage 2774 HP. Visto que é um modelo multifuncional, além de imprimir, é capaz também de copiar e digitalizar documentos.

impressora-multifuncional-deskjet-ink-advantage-2774-hp

Seu design é compacto; desse modo, não é preciso ter muito espaço para acomodá-la. Com impressão jato de tinta térmico HP colorida, oferece textos nítidos e gráficos brilhantes. 

Por outro lado, a Impressora Multifuncional Jato de Tinta MFC J6955DW Brother é uma opção mais robusta indicada para quem costuma imprimir grandes volumes com frequência.   

impressora-multifuncional-jato-de-tinta-mfc-j6955dw-brother

Projetada com duas bandejas de papel, tem capacidade total de 500 folhas, reduzindo a necessidade de reposição. Ela imprime, copia e digitaliza com recurso de frente e verso automático, tornando o processo bem mais rápido.

Impressora tanque de tinta

O mecanismo de impressão é o mesmo da jato de tinta, no entanto, ao invés de um pequeno compartimento para encaixe dos cartuchos, as impressoras tanque de tinta possuem reservatórios reutilizáveis. 

Cada reservatório é dedicado a uma cor específica (ciano, magenta, amarelo e preto) e apresenta visor transparente que permite acompanhar o nível de tinta.

Quando os níveis ficam baixos, realiza-se o reabastecimento. É aí, então, que entram em cena as garrafas de tinta, desenvolvidas para serem derramadas no tanque de forma limpa e eficiente. 

Para ilustrar, selecionamos a Impressora Multifuncional Tanque de Tinta DCPT420W Brother que oferece impressões rápidas (até 28 páginas por minuto em preto e 11 em cores) de altíssima qualidade.  

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-dcpt420w-brother

O equipamento acompanha um kit de refis coloridos que rende até 5.000 páginas e um preto que rende até 7.500 páginas.

A bandeja de papel comporta até 150 folhas e conta com uma tampa que as protege de poeira e umidade. Ademais, tem conectividade com fio e Wi-Fi Direct. 

Já a Impressora Multifuncional Tanque de Tinta Mega Tank G6010 Canon garante impressões nítidas com alto rendimento: até 8.300 páginas em preto e até 7.700 coloridas.

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-mega-tank-g6010

Possui dois alimentadores de papel que possibilitam acomodar até 350 folhas; portanto, dá para realizar muitas impressões sem a necessidade de repor o papel. 

Mais uma ótima opção é a Impressora Multifuncional Tanque de Tinta Ecotank L3250 Epson. Ela possui design compacto e leve com tanques frontais integrados que facilitam a visualização dos níveis de tinta.

impressora-multifuncional-tanque-de-tinta-ecotank-l3250-epson

Projetada com o sistema codificado EcoFit, o abastecimento é simples, sem sujeira e sem desperdício. Além disso, um kit de garrafas de tinta rende até 7.500 páginas coloridas ou 4.500 em preto.

Impressora a laser

A impressora a laser chama a atenção por dispensar o uso de cartuchos e garrafas de tinta. Sendo assim, a pergunta é: como ela transfere as informações do computador para o papel? 

Esse tipo de impressora funciona por meio de eletricidade estática. Em seu interior há um componente chamado cilindro fotossensível ou tambor, o qual é revestido com um material sensível à luz.

Quando aciona-se o comando de imprimir, o cilindro recebe uma carga elétrica e começa a girar. Em seguida, feixes de laser são emitidos e passam a “desenhar” a imagem ou o texto que será impresso. 

À medida que o cilindro fotossensível é exposto ao laser, as áreas com carga positiva atraem partículas extremamente pequenas de toner, um pó fino de tinta seca com carga elétrica negativa. 

Com carga positiva, o toner é, portanto, atraído pela folha cuja carga é negativa. Após a transferência, o papel passa por um rolo de aquecimento chamado fusor que funde o toner no papel, finalizando a impressão.

Em comparação com outros modelos, a impressora a laser se destaca por sua velocidade. Por isso, considera-se ideal para situações em que é necessário imprimir grandes volumes de documentos com rapidez.

Por exemplo, temos a Impressora Multifuncional Laser Color Brother que imprime até 33 páginas por minuto (em preto ou colorido) e possui ciclo mensal de até 40.000 páginas. 

impressora-multifuncional-laser-color-brother

Um toner tem rendimento de até 9.000 páginas em preto e colorido, isto é, um cilindro corresponde a quatro cartuchos de impressora jato de tinta.

Ela imprime em alta resolução (600 x 1.200 DPI), o que garante imagens e textos nítidos. Além do mais, digitaliza, copia e envia fax em colorido.

Conta com display LCD TouchScreen de 3,7” e painel interativo. Desse modo, com apenas alguns toques é possível ativar as funções. 

Qual a diferença entre cartucho e garrafa de tinta?

Apesar de ambos armazenarem tinta líquida própria para impressão, os cartuchos e as garrafas de tinta apresentam diferenças significativas entre eles.

Os cartuchos de tinta são pequenos recipientes selados que devem ser encaixados diretamente na cabeça de impressão. 

Em razão do tamanho compacto, eles têm uma capacidade limitada de tinta, o que pode resultar em substituições frequentes, dependendo do volume de impressão.

Em contrapartida, as garrafas de tinta são recipientes maiores; logo, contêm uma quantidade maior de produto. Isso significa que dá para imprimir muito mais páginas antes de precisar recarregar.

A reposição de tinta com garrafa é um processo manual, exigindo que você abra a impressora e despeje cada cor no reservatório correspondente. 

Isso pode até parecer menos conveniente do que simplesmente trocar um cartucho vazio por um novo. Contudo, leve em conta que esse processo não irá se repetir tanto quanto a substituição dos cartuchos.

Soma-se a isso o fato dos cartuchos gerarem mais resíduos do que as garrafas de tinta, uma vez que o descarte é mais frequente.  

O que acontece se colocar tinta de outra marca na impressora?

Se você não quer comprometer a vida útil da sua impressora, é fundamental adquirir a tinta certa. Então, o primeiro passo é verificar o modelo do equipamento. 

Anote o nome e o número que constam na parte frontal ou traseira da impressora e, em seguida, pesquise as tintas compatíveis.

Vale ressaltar que é extremamente importante optar por suprimentos do mesmo fabricante da impressora. O uso de tintas de outras marcas pode levar a problemas de reconhecimento, mau funcionamento e baixa qualidade de impressão.

Aliás, esse é um assunto que merece atenção. Embora possam parecer mais econômicas, tintas não originais podem custar mais caro a longo prazo. 

Primeiro porque tendem a render bem menos, o que irá gerar a necessidade de substituições mais frequentes. Em segundo lugar, pelo risco de gerar danos ao dispositivo.

Esse tipo de tinta, em razão da sua fórmula, pode deixar resíduos no interior da impressora, provocando o entupimento do cabeçote, entre outras falhas graves.

Uma vez que muitos fabricantes especificam que o uso de tintas genéricas invalida a cobertura da garantia, não vai ter outro jeito: você terá que arcar com os custos do conserto. Vai querer arriscar?

Garrafa de tinta Brother

A Brother é uma marca conhecida por produzir impressoras com tecnologia avançada, inclusive com sistema de tanque de tinta, que oferecem impressões com qualidade surpreendente.

As garrafas de tinta Brother destacam-se pelo alto rendimento e por garantir textos e imagens com cores vibrantes e nítidas.

A recarga é bem fácil visto que são projetadas para serem derramadas nos tanques de forma controlada e sem sujeira.

Ao adquirir as garrafas de tinta Brother, não se esqueça: verifique antes o modelo da impressora Brother que possui. 

garrafas-de-tintas-originais-brother

O Kit de Garrafas de Tintas BT5001 Brother e a Garrafa de Tinta Preto BTD60BK Brother, por exemplo, são compatíveis com os modelos T420W, T510W, T520W, T710W, T720DW, T820DW, T910DW, T4000DW e T4500DW.

garrafa-de-tinta-original-preto-bt6001bk-brother

Por outro lado, a Garrafa de Tinta Original BT6001BK para Ink Tank Brother é compatível com os modelos DCP-T300, DCP-T500W, DCP-T700W e MFC-T800W.

Garrafa de tinta Canon

Outra importante fabricante de impressoras tanque de tinta é a japonesa Canon. Os modelos possuem alta tecnologia e são capazes de imprimir um grande número de páginas com uma única recarga de tinta.

Compatíveis com os modelos G1100, G1110, G2100, G2110, G3100, G3102, G3110, G3111, G4100, G4110, G4111, a combinação das cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) do Refil para Canon GI-190 70ml, por exemplo, imprime até 7.000 páginas. 

refil-para-canon-gi-190-70-ml-canon

Já os Refis para Canon GI-13 de 60ml são produzidos com a tecnologia ChromaLife que, em conjunto com os papéis da marca, garantem impressões com longa durabilidade. 

refil-para-canon-gi-13-60-ml-canon

No caso de fotografias, protege do envelhecimento por até 100 anos quando guardadas em álbuns, 30 anos em quadros com proteção de vidro e 20 anos em molduras sem vidro. 

Projetadas para atender as multifuncionais G510 e G610, além das cores CMYK, a linha inclui a tinta vermelha e a tinta cinza que melhora o contraste e evita a variação de cores quando são utilizados diferentes tipos de papéis. Ademais, o rendimento é de até 7.000 impressões em cores ou 3.800 fotos de tamanho 10x15cm. 

refil-para-canon-gi-10-70-ml-canon

Entre a ampla variedade de garrafas de tinta Canon, temos ainda os Refis GI-10 70ml que são compatíveis com as impressoras G6010, G7010, GM2010 e GM4010 e possuem frasco com design inteligente. Dessa forma, realiza-se a recarga de forma simples, rápida e sem vazamentos. Rendem cerca de 7.700 páginas.

Garrafa de tinta Epson

A Epson é pioneira na fabricação de impressoras com tanque de tinta. Em agosto de 2015, a marca lançou a linha de multifuncionais EcoTank, a primeira a eliminar totalmente a necessidade de uso de cartuchos.

Sucesso de vendas, as impressoras EcoTank são conhecidas por produzir impressões de alta qualidade, econômicas a longo prazo e sustentáveis.

Em geral, as garrafas de tinta Epson possuem capacidade maior do que os cartuchos de tinta tradicionais. Dessa maneira, é possível imprimir um grande número de páginas sem que seja necessário recarregar.

Falando em economia, o Kit Garrafa Epson T544 para Ecotank inclui as cores amarelo, ciano, magenta e preto e tem custo mais baixo do que a compra individual das garrafinhas. 

kit-garrafa-epson-t544-para-ecotank

Compatível com os modelos L3110, L3150, L3210, L3250 e L5190, rende até 4.500 impressões em preto e 7.500 coloridas.

As Garrafas para Ecotank L800 T673 Epson, assim como as demais da marca, são desenvolvidas com tecnologia Epson que garante alta precisão no tamanho da gota, excelente resolução e definição nas impressões.

garrafa-para-ecotank-l800-t673-epson

Elas têm como diferencial a variedade de cores, pois, além do preto, amarelo, ciano e magenta, há ainda os tons ciano claro e magenta claro. Atendem as impressoras L800, L805 e L850 e rendem até 3.000 páginas em preto e 5.400 em colorido. 

O mesmo ocorre com as Garrafas para Ecotank T574 Epson. Disponíveis nas cores amarelo, ciano, ciano claro, magenta, magenta claro e preto, garantem fotografias com brilho e qualidade excepcional.

garrafa-para-ecotank-amarelo-t574-epson

Compatíveis com as EcoTank fotográficas L8050 e L18050, garantem transições suaves de cores, resultando em impressões fotográficas com aparência natural. Um kit imprime até 2.100 fotografias de 10x15cm.  

Garrafa de tinta HP

Apesar da americana HP (Hewlett-Packard) ser bastante conhecida por suas impressoras jato de tinta, ela igualmente conta com uma ampla linha de multifuncionais com tanque de tinta.

Assim sendo, a marca também é fabricante de garrafas de tinta como as que compõem o kit GT52 ciano, GT52 magenta, GT52 amarelo e GT53 preto que imprimem fotos e documentos resistentes à descoloração.

garrafa-de-tinta-gT52-ciano-garrafa-de-tinta-gt52-magenta-garrafa-de-tinta-gt52-amarelo-garrafa-de-tinta-gt53-preto-hp

Compatíveis com os modelos HP DeskJet GT 5800 series, HP Ink Tank 100, 300, 400 series, HP Smart Tank 500 e 600 series, as tintas são à base de água, não possuem cheiro e rendem até 4.000 páginas em preto e 8.000 coloridas.

Onde comprar garrafas de tinta originais?

O melhor lugar para comprar garrafa de tinta, sem dúvida, é na Kalunga. Isso porque é uma empresa que trabalha com produtos de alta qualidade e grandes marcas. Logo, é onde você irá encontrar tintas originais para a sua impressora.

E olha só: na Kalunga, cartuchos, garrafas de tinta e toners têm frete grátis para todo o Brasil. Então, o que você está esperando? Acesse o site agora e abasteça o seu equipamento com muita economia. 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive garrafa de tinta para impressoras, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site