Postado em 30/10/2023

859 visualizações

Flip chart – O que é, onde usar e qual o melhor modelo

flip-chart

Quantas vezes você encarou uma reunião ou uma palestra tão monótona que parecia não ter fim? Provavelmente algumas vezes. Sendo assim, se você não quer que isso aconteça na sua empresa, invista em um flip chart. Dessa forma, você e os seus colaboradores terão a oportunidade de realizar apresentações mais dinâmicas que irão prender a atenção dos espectadores.

O que é flip chart?

Se você nunca ouviu falar, deve estar se perguntando: afinal, o que é um flip chart? É possível que já tenha visto esse produto em algum lugar, principalmente se tem o costume de transitar por ambientes corporativos ou instituições de ensino, porém, não está associando-o ao nome.

É uma ferramenta de apresentação e comunicação visual composta por um bloco grande de papel e um suporte vertical no formato de cavalete. Prende-se o bloco na barra localizada na parte superior do suporte, permitindo que as folhas sejam viradas, revelando uma nova página.

Geralmente, a altura do suporte é ajustável, o que possibilita que o apresentador escreva ou desenhe no papel enquanto está em pé e o público possa visualizar o conteúdo facilmente. Além disso, alguns flip charts possuem uma bandeja na parte inferior para acomodar os itens de escrita.

Para que serve um flip chart?

O flip chart é um recurso muito eficiente quando se trata de apresentação de ideias. É especialmente útil quando é preciso explicar conceitos complexos ou ilustrar conteúdos de forma rápida e clara. Uma vez que permite escrever e desenhar ao vivo, torna a explanação muito mais envolvente, mantendo a atenção do público.

Outra vantagem do seu uso é que possibilita que as informações sejam atualizadas ou adicionadas, assim como outros membros da equipe participem da discussão, anotando os seus insights no mesmo bloco de papel. As ideias registradas podem ser descartadas ou guardadas a fim de servirem como referência no futuro.

Em resumo, o flip chart é uma solução prática e versátil para uma variedade de desafios de apresentação. É muito útil em ambientes onde a comunicação visual e a interatividade são importantes.

Onde o flip chart é utilizado?

Visto que não requer habilidades técnicas avançadas, qualquer pessoa pode utilizar o flip chart para compartilhar informações. Contudo, é mais comum encontrá-lo em espaços de reuniões, salas de aula e eventos como treinamentos e palestras.

Na ausência de recursos tecnológicos como projetores e telas, é, portanto, uma alternativa simples, prática, acessível e de baixa manutenção que permite a apresentação de ideias de forma clara e interessante. Entretanto, também pode complementar conteúdos descritos em slides ou projeções digitais.

Vale ressaltar ainda que o flip chart não depende de energia elétrica, pilhas ou bateria e alguns até possuem rodízio, o que possibilita transportá-los de um local para outro sem dificuldades. É o caso do Cavalete Flip Chart com Quadro Branco Magnético Giratório Cortiarte

cavalete-flip-chart-com-quadro-branco-magnetico-giratorio-cortiarte

Ele possui uma superfície branca na qual é possível escrever com o pincel marcador para quadro branco, assim como prender o bloco de papel. Visto que o quadro tem propriedade magnética, com o auxílio de ímãs, dá também para fixar recados e lembretes.

Sua estrutura é de aço reforçado com pintura eletrostática a pó, ou seja, aplica-se a tinta por meio de cargas elétricas. É resistente a manchas e de fácil limpeza. A altura é ajustável em até 2 metros e as rodinhas possuem trava, o que garante estabilidade quando não está em movimento. Acompanha três ímãs e um apagador.

Quais são os tipos de flip chart?

Antes de adquirir um flip chart, você precisa saber que há quatro tipos principais:

  • Flip chart para folhas;
  • Flip chart para folhas com quadro branco;
  • Flip chart para folhas com quadro branco magnético;
  • Flip chart dupla-face.

Conhecer as características de cada um deles é fundamental para que, na hora da compra, você possa fazer a escolha certa. Afinal, cada pessoa ou empresa tem necessidades específicas. Então, vamos lá?

Flip chart para folhas

Em primeiro lugar, temos o modelo mais popular, o flip chart para folhas. Geralmente, ele possui tampo de madeira de reflorestamento (MDF) onde fixa-se o bloco de papel com o auxílio de presilhas. O Cavalete Flip Chart em Madeira Duratex Cortiarte é um exemplo.     

cavalete-flip-chart-em-madeira-duratex-cortiarte

Ele é formado por uma chapa de fibra de madeira natural prensada, cavalete em madeira MDF maciça certificada e ferragens especiais niqueladas. A chapa acomoda folhas de 90 x 60cm e o cavalete, reforçado para uma melhor estabilidade, alcança a altura de até 1,80m. 

Flip chart para folhas com quadro branco

O flip chart com quadro branco amplia as possibilidades de apresentação. Isso porque além de sustentar as folhas, apresenta um tampão no qual é possível escrever ou desenhar e, depois, apagar. É claro que para não comprometer o material é necessário adquirir marcadores apropriados.

cavalete-flip-chart-com-quadro-branco-altura-regulavel-stalo

Para exemplificar, selecionamos o Cavalete Flip Chart com Quadro Branco Stalo. Ele possui tela em MDF com acabamento UV (quadro branco), estrutura em aço com pintura eletrostática, pernas metálicas retráteis e sistema de pés adaptáveis ao solo.    

cavalete-flip-chart branco-stalo

Outra opção é o Cavalete Flip Chart Branco Stalo com tampo em MDF nas medidas de 90 x 54cm com pintura UV brilhante, cavalete em MDF e pés arredondados, garantindo maior estabilidade. A altura é regulável em até 1,70m e acompanha porta-caneta e apagador em MDF. 

Flip chart para folhas com quadro branco magnético

Esse tipo de flip chart é semelhante ao anterior, no entanto, o quadro branco apresenta superfície magnética que permite a fixação de ímãs, como é o caso do Cavalete Flip Chart com Quadro Branco Magnético Stalo

cavalete-flip-chart-com-quadro-branco-magnetico-stalo

Ele possui estrutura em aço com pintura eletrostática, pernas metálicas retráteis e sistema de pés adaptáveis ao solo. O tampo é de chapa de fibra com acabamento em chapa galvanizada e moldura de alumínio. Com altura regulável, atinge até 1,75m.  

cavalete-flip-chart-com-quadro-branco-magnetico-tripe-cortiarte

Vale destacar também o Cavalete Flip Chart com Quadro Branco Magnético Tripé Cortiarte com superfície em chapa metálica de 60 x 90cm, pés em tubo de aço e tripé com abertura tipo escada. A estrutura é ajustável: altura mínima de 1,05 m e máxima de 1,65 m. Acompanha três ímãs e um apagador.

Flip chart dupla-face      

Por fim, temos o flip chart dupla-face, isto é, que possui tampões dos dois lados. Um deles é projetado para ser utilizado como quadro branco, enquanto o outro acomoda as folhas como um flip chart tradicional.

cavalete-flip-chart-com-quadro-branco-e-bandeja-stalo

O Cavalete Flip Chart com Quadro Branco e Bandeja Stalo é fabricado com madeira pinus de reflorestamento e conta com tela em MDF com acabamento UV branco e outra em MDF cru. Possui prendedor de bloco e sua altura é regulável. Acompanha bandeja para apoio de marcadores, apagador, entre outros acessórios.

Pincel Marcador para Quadro Branco

Ao escrever no quadro branco do flip chart, você deve optar sempre por marcadores específicos. Embora a caneta permanente seja semelhante, não é recomendada já que pode deixar manchas bem difíceis de remover.

kit-pincel-marcador-quadro-branco-com-quatro-cores-e-apagador-gratis-bic

Por exemplo, temos o Kit Pincel Marcador Quadro Branco BIC com 4 cores vivas – azul, preta, verde e vermelha – com ponta redonda resistente e um apagador. Os marcadores são recarregáveis e se, por acaso, você esquecer algum deles sem tampa, não se preocupe, pois, por até 8 horas, a tinta não secará.

pincel-marcador-quadro-branco-quatro-cores-spiral

Por outro lado, se você quer fugir das cores tradicionais, fica aqui a sugestão do Pincel Marcador Quadro Branco Spiral cujo blister contém os tons azul-claro, laranja, rosa e roxo. Os pincéis possuem ponta redonda de 3mm e tinta à base de álcool e corantes. Podem ser usados igualmente em outras superfícies como o vidro.

pincel-marcador-quadro-branco-tres-cores-oval

Não precisa de tantas opções de cores? O Pincel Marcador Quadro Branco Oval reúne somente as principais: são duas canetas pretas (normalmente, é a que se utiliza mais), uma azul e outra vermelha. Todas apresentam ponta redonda de 3mm e tinta à base de álcool e corantes.    

Qual o melhor flip chart?   

Agora que você já conhece os principais modelos de flip chart, deve estar se perguntando: qual é o melhor? Não tem mistério: é aquele cujas características atendam às suas necessidades. Portanto, antes de realizar a compra, considere os seguintes pontos:

  • Finalidade de uso: determine como irá usá-lo: apresentações visuais, planejamento, reuniões de brainstorming, entre outros;
  • Tipo de superfície: com base no estilo de apresentação que irá fazer, decida se você precisa de um flip chart apenas com bloco de papel ou se é igualmente interessante ter com quadro branco, seja ele magnético ou não; 
  • Tamanho e portabilidade: considere o espaço que você tem disponível e a facilidade de transporte. Se irá movê-lo com frequência, indica-se um modelo com rodízio;
  • Recursos adicionais: como vimos, alguns flip charts vêm com uma bandeja para apoio de materiais. Pense se esse recurso é importante para você;
  • Durabilidade: avalie a qualidade dos materiais utilizados na construção do cavalete e do tampão. Quanto melhor, mais tempo irá durar, além de proporcionar uma experiência de uso mais satisfatória;
  • Praticidade: verifique se é simples e rápido trocar o bloco de folhas, afinal, no meio corporativo não há tempo para perder; 
  • Investimento: estabeleça um orçamento e procure opções que atendam às suas necessidades dentro desse limite;
  • Avaliações: atente-se aos comentários compartilhados por quem já teve contato com o produto, uma vez que eles ajudarão a ter uma noção melhor da qualidade do flip chart que está considerando adquirir;
  • Garantia e suporte: ademais, observe se o produto possui garantia e se o fabricante oferece suporte em caso de problemas.

Onde comprar um flip chart?

O flip chart é vendido em lojas de material de escritório, artigos para apresentação ou papelarias. Pois bem, a Kalunga é tudo isso; logo, vale a pena visitar uma das suas lojas físicas ou acessar o site e pesquisar os modelos de flip chart disponíveis.

bloco-flip-chart-branco-spiral

Adquira também o Bloco Flip Chart Spiral. Há embalagens com 25 e 50 folhas microserrilhadas, ou seja, muito simples de destacar. Repare que, conforme o pacote, as folhas possuem gramaturas diferentes. Quanto maior essa propriedade, mais grosso o papel. Você também encontra pincéis para quadro branco de diversas marcas por excelentes preços.

Desse modo, separe tudo o que precisa e realize a sua compra. Se tiver pressa em receber o seu pedido, opte pela “Entrega Super Expressa”, serviço em que o produto é entregue em até 3 horas. Se puder ir até a loja, escolha o “Click e Retire” e retire os produtos na unidade mais próxima em até 2 horas após a confirmação do pagamento. 

Viu? Na Kalunga, você desfruta de diversas facilidades e ainda tem a certeza de estar adquirindo itens de qualidade. Então, aproveite! 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive flip charts, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site