Postado em 21/11/2022

13828 visualizações

Fita adesiva – Conheça 6 tipos e suas aplicações

fita-adesiva

Crédito da imagem: Freepik

Na hora de fechar uma caixa de papelão para transporte ou fixar um quadro na parede sem ter que furá-la, a fita adesiva é uma grande aliada. Disponível em rolos e com larguras variadas, é um produto com custo acessível e que resolve diversas situações do dia a dia com muita praticidade.

Antes de conhecermos os tipos de fita adesiva que existem hoje no mercado, vamos voltar algumas décadas para entender como surgiu o primeiro modelo. A história é bem curiosa: em 1925, era comum nos Estados Unidos pintar os automóveis com duas cores. Para definir a área de cada uma delas, os mecânicos utilizavam jornal e cola.

Todavia, a cola comum manchava a lataria e, muitas vezes, arrancava a tinta. Ao ter ciência desse problema, o químico Richard Drew, da 3M Company, teve a ideia de criar uma faixa de papel com adesivo à base de borracha.

Apesar de não comprometer a pintura do veículo, a invenção não funcionou muito bem. Isso porque o material adesivo ficava concentrado apenas nas pontas da tira; logo, onde não havia cola, a tinta vazava, afetando o restante da pintura. Para contornar o problema, Richard passou o aderente em toda superfície.

Nascia ali a primeira fita adesiva, a masking tape ou fita de mascaramento. No Brasil, ficou conhecida como fita crepe, visto que era feita com papel crepado. Em 1930, Drew inventou a fita adesiva transparente, na época, usada para emendar páginas rasgadas de livros. Atualmente, há inúmeras opções e é certo que, pelo menos uma está presente na sua rotina. 

Quais são os tipos de fita adesiva?

Depois da fita crepe e da fita adesiva transparente, fabricantes de diferentes marcas apostaram na criação de outros modelos a fim de atender as mais diversas necessidades. Por exemplo, quais as chances de um espelho ficar firme em uma parede quando fixado com fita crepe? Nenhuma.

E para conter um vazamento enquanto o encanador não chega: será que a fita adesiva transparente dá conta do recado? Com a pressão da água, a tendência é ocorrer o descolamento; portanto, é necessário uma opção de maior resistência. 

Sabia que tem até fita adesiva que contribui para a nossa segurança? Vamos falar sobre ela e os demais modelos a seguir. Atente-se às características de cada uma, pois são importantes para entender as suas aplicações, solucionando aqueles probleminhas básicos do cotidiano.

Fita crepe

Vamos começar pela pioneira, a fita crepe, que, quase 100 anos depois, ainda é muito utilizada. Feita com papel crepado e adesivo à base de resina e borracha, corta tão fácil que nem é preciso recorrer à tesoura. Sua fixação é leve; por isso, quando removida, não causa danos ou deixa resíduos nas superfícies.

Entretanto, isso não quer dizer que tem baixa eficiência. É excelente para colar cartazes e comunicados, fechar pacotes leves, para uso em trabalhos escolares, reparação de objetos, identificação de potes, decoração de festas e pintura industrial. No artesanato, ajuda a proteger e demarcar áreas que serão ou não pintadas em materiais como tecido, vidros, latas e madeira. 

fita-crepe-3m

Disponível em larguras diferentes, a Fita Crepe 3M é impermeável à primers, tintas, solventes e umidade. Aguenta temperaturas de até 90ºC por 40 minutos, é simples de desenrolar e possui boa adesão. Usa-se em pinturas automotivas, envernizamento residencial, enfeixamento de peças leves, atividades em salas de aula, entre outros.

fita-para-embalagem-de-papel-crepe-kraft-corrugada-adelbras

Já a Fita Adesiva Crepe Kraft Corrugada Adelbras é composta por borracha natural e resinas sintéticas, o que a torna mais resistente e assegura vedação com qualidade superior. Em razão da sua cor, oferece acabamento mais refinado, principalmente, em embalagens e projetos manuais. 

Fita adesiva transparente

Para fechar as caixas de papelão da mudança ou um embrulho que será despachado, a fita adesiva transparente é a escolha certa. Encontrada igualmente na cor marrom, é impermeável e durável, garantindo que o pacote chegue com total segurança ao seu destino.

É também comumente utilizada para lacrar embalagens e para envolver produtos, agrupando-os. Ao contrário da fita crepe, para cortá-la, você irá precisar de uma tesoura, faca ou estilete, uma vez que sua estrutura é mais resistente. Como exemplo, temos a Fita Adesiva de Empacotamento Transparente Scotch 3M.

fita-adesiva-de-empacotamento-transparente-scotch

Fabricada em filme plástico 10% mais espesso e adesivo Hot Melt à base de resina e borracha sintética, adere dez vezes mais do que outras fitas adesivas. Ainda conta com película de polipropileno biorientado (BOPP) tratado que facilita o seu desenrolamento. 

Fita adesiva transparente Durex

Sabia que “Durex” é uma marca? O nome popularizou-se graças às propagandas realizadas para divulgar o produto, no entanto, nada mais é do que a fita adesiva transparente de largura mais fina que permite fechar embalagens, fixar papéis e emendar objetos.

fita-adesiva-durex-transparente-dez-rolos

A Fita Adesiva Durex de 12mm x 30m é resistente, fácil de cortar e não aparece nas superfícies. Desse modo, é possível usá-la para fechar pacotes e embrulhos de presente, desenvolver trabalhos escolares, emendar papéis, plástico ou outro artigo leve com discrição e eficiência.

Para que serve o durex colorido?

A função da fita adesiva colorida é a mesma da fita translúcida, ou seja, serve para lacrar caixas de papelão, embalagens plásticas, embrulhos com papel de presente, fazer reparos, etc. Contudo, por apresentar uma tonalidade, garante um acabamento mais alegre.

fita-adesiva-escolar-colorida-adelbras

Fabricada com película de polipropileno biorientado (BOPP) e adesivo acrílico à base de água, a Fita Adesiva Escolar Colorida Adelbras é encontrada em cores sortidas como amarela, rosa, roxa, verde e vermelha. É um material usado em fechamento de envelopes, projetos de artesanato como scrapbooking, marcações, identificação e outras estratégias de organização.

Fita adesiva dupla-face

Agora, é hora de conhecer a fita dupla-face que, como o próprio nome sugere, tem propriedade adesiva em ambos os lados. Sendo assim, se você precisa colocar um espelho na parede, mas não pode ou não quer ter o trabalho de furá-la, não tem problema, pois há uma alternativa bem mais prática.

É só aplicar pedaços de dupla-face nas extremidades da parte de trás da moldura e seguir as instruções do fabricante para fixá-la. Importante ressaltar que a superfície precisa estar bem limpa, uma vez que poeira e outros tipos de sujeira tendem a comprometer a colagem do material.

O que posso colar com fita dupla-face?

Além do espelho, dá para usar a fita adesiva dupla-face para pendurar quadros, fixar painéis, montar ou emendar partes de um objeto de plástico, vidro, alumínio ou outro material. Só é necessário considerar o peso do artigo para escolher a dupla-face correta, visto que há diferentes tipos. 

fita-dupla-face-de-papel-adelbras2

Para começar, apresentamos a Fita Dupla-Face de Papel. Coberta com adesivo à base de borracha, resina sintética em ambos os lados e liner (camada de proteção) de papel siliconizado, indica-se para atividades escolares, colagem de cartazes, montagem ou conserto de peças de plástico, metal, vidro e borracha.

fita-adesiva-dupla-face-espuma-spiral

A segunda é a Fita Dupla-Face Espuma feita de papel siliconado com espuma de polietileno branca e adesivo acrílico que oferece fixação forte. Na prática, enquanto a fita de papel é usada para fixar materiais leves, a de espuma é para objetos mais pesados como quadros e espelhos. 

Por fim, temos a Fita Dupla-Face Acrílica. Desenvolvida com massa acrílica com liner de polietileno verde, possui altíssima resistência. Além disso, há opções que atendem áreas externas, ao contrário das fitas anteriores que são recomendadas para colagens em ambientes internos.

fita-adesiva-dupla-face-extrema-fixacao-super-fixa-spiral

É o caso da Fita Adesiva Dupla-Face Extrema Fixação Spiral. Com 25mm x 2m, cada 15cm do produto suporta até 5k. Isso quer dizer que é um material projetado para substituir pregos e parafusos na fixação de espelhos mais pesados, placas de sinalização, displays PDV, acrílicos e vidros. 

fita-dupla-face-3m-scotch-fixa-forte-espuma-dezesseis-quadradinhos

Ainda na categoria de fixação forte, temos a Fita Dupla-Face 3M Scotch: são 16 quadradinhos de 25mm x 25mm de papel siliconizado, espuma de polietileno branca e adesivo acrílico. Ideal para fixar itens decorativos em ambientes internos, cada 4 quadradinhos aguentam até 400g.

Quanto de peso aguenta a fita dupla-face?

Você já sabe que as fitas adesivas dupla-face não são todas iguais; conforme a composição, aguentam mais ou menos peso, porém não é só isso: as medidas influenciam também. Para fazer um comparativo, selecionamos a dupla-face espuma Super Fixa 19mm x 10m e a fita dupla-face espuma Super Fixa 12mm x 2m: cada 25cm da primeira aguenta até 800g e cada 25cm da segunda suporta até 500g.

fita-adesiva-dupla-face-espuma-super-fixa-spiral

Para saber a capacidade de uma fita é bem fácil: basta consultar a embalagem. Logo, não deixe de observar essa informação; é uma maneira de impedir que ocorram acidentes com danos às peças. Já imaginou se um quadro antigo de família cai e quebra? Mais do que o prejuízo material, tem-se uma perda emocional irreparável.

Fita adesiva Silver Tape

Produzida com tecido laminado de algodão revestido com filme de polietileno e adesivo à base de borracha, a fita Silver Tape apresenta textura macia e adesão extremamente forte, além de ser flexível e resistente à água e abrasão. Desse modo, pode ser aplicada em todos os tipos de superfícies, desde as lisas às irregulares, em áreas internas ou externas.

Inventada nos Estados Unidos em 1940, inicialmente foi chamada de Duck Tape, isto é, fita de pato, pelo fato da sua resistência ser proporcional à do pé da ave ao andar na água. Criada para ajudar os militares a fecharem caixas de munição, não demorou muito para que seu alto poder de fixação fosse notado e aproveitado em consertos de barracas e reparos de veículos. 

fita-adesiva-multiuso-tectape

Os fabricantes entenderam, então, que valia a pena expandir a venda do produto para outros mercados. Assim, o modelo que originalmente tinha a cor verde-militar ganhou outros tons. Temos aqui como exemplo a Fita Adesiva Multiuso Silvertec 48mm x 10m Tectape nas cores azul, verde e vermelha, porém há ainda a amarela, branca, preta e a clássica prata.

Onde usar fita Silver Tape?

Não há fita adesiva mais versátil do que a fita Silver Tape. Para se ter ideia do seu potencial, até no espaço já foi útil. Em 1970, os astronautas da Apollo 13 tiveram um problema com o filtro da cabine principal da aeronave. Para consertar e evitar a intoxicação dos passageiros por gás carbônico, usou-se pedaços de papelão, plástico e Silver Tape, incrível, não é? 

Já aqui no planeta Terra, ela exerce outras inúmeras funções, dentre as quais, empacotamento, vedação de vazamentos de mangueira, canos e tubulações; colocação de carpetes, reparos temporários em materiais náuticos como botes, lanchas e pranchas; remendo de roupas de mergulho, delimitação de áreas, revestimento de cabos, isolamento térmico e até montagem de palcos e cenários.  

fita-silver-tape-3m-scotch

Entre as opções disponíveis, destacamos a Fita Silver Tape 3M Scotch que tem alto poder de adesão e resistência à ruptura e intempéries. Serve para fechar caixas para mudança, armazenamento ou envio; consertos provisórios ou de longo prazo, etiquetamento, reparação, proteção e remendos tanto em ambientes abertos quanto fechados. 

Fita isolante

Fita adesiva também é sinônimo de segurança como prova a fita isolante. Composta por materiais que não conduzem eletricidade, tem como principal função isolar fios e componentes elétricos com o intuito de evitar curto-circuitos. Dessa maneira, é um item básico de trabalho de eletricistas, mas também se faz presente no dia a dia das residências e empresas no caso de algum imprevisto.

fita-isolante-3m

Embora a cor preta seja a mais comum, está disponível ainda em cores variadas como acontece com a Fita Isolante 3M. Com excelente plasticidade e alongamento, suporta variações de tensão e retarda a propagação do fogo. Recomenda-se para o isolamento de fios e dispositivos elétricos até 750V assim como para proteção mecânica de cabos de ferramentas. 

Todavia, não é por acaso que existem as fitas isolantes coloridas: cada uma delas tem a missão de identificar um tipo de fio, evitando incidentes durante uma instalação ou manutenção elétrica. Então, a azul-clara detecta o condutor neutro (N), a verde o condutor de proteção ou aterramento (PE ou T) e as fitas vermelha, branca e amarela, os condutores de fase 1 (R), 2 (S) e 3 (T), respectivamente. 

Fita adesiva antiderrapante

Para finalizar, apresentamos mais um modelo de fita desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança física de indivíduos de todas as idades: a fita antiderrapante. Produzida com material resistente que fixa de forma permanente, é aplicada em pisos lisos, escadas e rampas a fim de impedir escorregões e quedas.

fita-antiderrapante-3m-safety-walk-preta

Você pode escolher a cor: a Fita Antiderrapante 3M Safety-Walk é preta, tem 50mm x 5m e é resistente às chuvas e ao tráfego de até 4.500 pessoas por dia. Adere com eficiência em diferentes tipos de pisos como madeira, cerâmica, pedra polida, cimento e granilite, atuando contra acidentes em áreas residenciais, comerciais e industriais.

fita-antiderrapante-3m-safety-walk-neon

Já a Fita Antiderrapante 3M Safety-Walk Neon possui uma faixa fosforescente que absorve a luz natural ou artificial e a emite por até 6 horas no caso de falta de energia elétrica ou no período da noite. Em outras palavras, brilha no escuro. Ademais, apresenta as mesmas medidas do modelo anterior, é durável e suporta alto fluxo de pedestres. 

fita-antiderrapante-para-banheiros-3m-safety-walk-transparente

Por outro lado, a Fita Antiderrapante para Banheiros 3M Safety-Walk é transparente, resistente a água, mofo e bolor e possui textura suave, confortável para os pés. Dessa forma, indica-se para áreas úmidas internas como pisos de banheiro, boxes e banheiras, proporcionando o máximo de segurança à toda família.

Fita Adesiva Kalunga

Se tem um lugar onde você encontra todas as fitas adesivas mencionadas neste post e muitas outras, é na Kalunga. Acesse o departamento de embalagens do site e confira a variedade de fitas disponíveis: todas de ótimas marcas e com preços bem legais. Você pode ainda comprar em quantidade e abastecer o estoque da sua casa ou empresa com economia. Corra lá e aproveite!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes fabricantes, inclusive fita adesiva, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site