Postado em 08/11/2023

2356 visualizações

Fichário escolar – 25 modelos para organizar os seus estudos

fichario-escolar

Ao longo da vida escolar, por muitos anos, o caderno é o principal companheiro dos estudantes. Contudo, com o aumento de disciplinas, um outro artigo torna-se um grande aliado na organização do material de estudo: o fichário escolar.

O que é um fichário escolar?

O fichário escolar é um tipo de pasta utilizada, principalmente, por alunos do Ensino Médio e universitários para armazenar e organizar as informações anotadas em aula, facilitando o acesso e a revisão ao longo do semestre ou ano letivo.

Há modelos com capa dura de papelão, plástico rígido, assim como revestido com tecido. O fechamento pode ser com ou sem elástico, botões ou zíper. No entanto, uma característica é comum a todos: a presença de um sistema de argolas metálicas articuladas.

Graças a essas argolas, dá para colocar e tirar as folhas de maneira muito prática e rápida. Dessa forma, o estudante não precisa carregar, frequentemente, o material de todas as disciplinas e sim apenas aquele que corresponde às aulas do dia. 

Para que os conteúdos das matérias não se misturem e seja fácil localizá-los, basta separá-los com as divisórias para fichário escolar. Geralmente, são produzidas com um tipo de papel de espessura intermediária (nem muito fino, nem muito grosso) ou plástico.

Cada divisória possui uma aba na qual é possível identificar a  disciplina a qual se refere. Sendo assim, um estudante que tem matérias, como Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa, pode usar cinco divisórias para separar o conteúdo de cada uma delas.

divisoria-para-fichario-universitario-quatro-argolas-pp-com-10-projecoes-plastpark

A Divisória para Fichário Universitário com 10 Projeções Plastpark é uma opção de polipropileno (plástico) resistente, leve, livre de componentes tóxicos e 100% reciclável. A embalagem contém 10 divisórias coloridas de 215 x 298 mm.  

divisoria-para-fichario-universitario-quatro-argolas-com-seis-projecoes-sortidos-mano

Por outro lado, a Divisória para Fichário Universitário com 6 Projeções Mano é de cartolina com gramatura de 180g e as medidas de 25 x 33 cm. Você pode escolher entre o modelo branco ou com cores sortidas.    

Qual a diferença entre o fichário escolar e o caderno?

Embora ambos sejam usados com o objetivo de anotar informações, cada um deles tem características específicas que devem ser consideradas na hora de decidir por um ou outro.

Em primeiro lugar, eles se diferem quanto à estrutura. Como já se sabe, o fichário escolar tem formato de pasta e dá para inserir ou remover as folhas com facilidade. Já o caderno é como um livro encadernado com páginas fixas, ou seja, não dá para tirar as páginas sem danificá-las.

caderno-universitario-capa-dura-80-folhas-spiral

Quanto à capacidade de folhas, diferente do fichário, o caderno tem uma limitação conforme a quantidade de matérias que comporta e o tipo de encadernação. Quando o acabamento é brochura, isto é, as folhas são coladas ou costuradas, suporta um número de páginas menor do que quando a encadernação é espiral.

Uma grande vantagem do fichário é que, ao contrário do caderno, ele não tem fim. Quando as folhas acabam, basta comprar novos blocos e ir adicionando as páginas de acordo com a necessidade. Portanto, dá para utilizá-lo por vários anos, o que o torna uma alternativa bastante econômica.

Entretanto, quando o assunto é variedade de capas, não dá para negar que os cadernos se destacam. Isso ocorre porque, normalmente, são produzidos em grande escala por diversas marcas que costumam investir em uma ampla gama de designs e estilos a fim de atrair diferentes perfis de consumidores.

Logo, mesmo que exista uma diversidade de capas de fichários, não dá para comparar, uma vez que é bem menor do que a dos cadernos. Por fim, tem a questão do custo. O caderno tende a ser bem mais barato, mas não se esqueça que, se bem cuidado, o fichário é para toda vida. 

Qual é a diferença entre fichário e caderno de discos?

Assim como o fichário escolar, o caderno de discos, também conhecido como caderno infinito, permite que as folhas sejam colocadas, retiradas e reorganizadas. Isso porque possui um sistema de discos de plástico ou metal no qual encaixam-se as páginas.  

caderno-de-disco-80-folhas-abyara

São populares entre estudantes e profissionais justamente por oferecerem essa liberdade de montar o caderno conforme as necessidades e preferências individuais. Todavia, comportam um número inferior de folhas. De acordo com o diâmetro do disco, esses cadernos acomodam de 60 a 150 folhas. 

Desse modo, se a ideia é ter um material que possibilite organizar conteúdos de diversas disciplinas ao longo do ano, o fichário segue sendo a opção mais indicada. A capacidade do caderno de discos pode não ser suficiente, exigindo a aquisição de outras unidades e um investimento maior.

É bom usar fichário?

Após compararmos com o caderno tradicional e o moderno caderno de discos, vimos que o fichário soma algumas vantagens que devem ser levadas em conta pelos estudantes na hora de definir qual artigo irá acompanhá-lo em sua jornada escolar. Em resumo, os benefícios são: 

  • Organização eficiente: com o fichário escolar dá para separar as anotações por disciplina, o que facilita a localização de informações;
  • Flexibilidade: de maneira simples, permite adicionar ou remover folhas. Então, dá para adaptá-lo às necessidades de cada matéria ou período letivo;
  • Durabilidade: em geral, são construídos com materiais resistentes o que faz com que durem por bastante tempo (se bem cuidados, é claro); 
  • Acesso rápido: graças à organização por seções, os estudantes conseguem encontrar rapidamente o que precisam, economizando tempo;
  • Armazenamento adicional: alguns modelos de fichários contam com compartimentos que possibilitam guardar e transportar itens como caneta, lápis, lapiseira e cartões, por exemplo;
  • Economia de espaço: é uma solução compacta para armazenar uma grande quantidade de anotações. Dessa forma, ocupa pouco espaço na mochila e na mesa de estudo. Isso sem falar que, por ser um artigo leve, dá para carregá-lo sem dificuldades nas mãos; 
  • Variedade de designs: como veremos a seguir, são diversas opções de modelos e capas. Assim sendo, os estudantes podem escolher aquele que reflita o seu estilo e personalidade.

Tipos de fichário escolar

Agora que já sabemos quais são as características comuns aos fichários escolares, chegou a hora de conhecermos os principais modelos. Eles se diferem pelo tipo de fechamento que pode ser simples, com elástico, botões ou zíper. Confira! 

Fichário escolar simples

fichario-universitario-quatro-argolas-sem-ziper-spiral

Um fichário escolar simples é aquele que tem uma estrutura básica e não conta com qualquer recurso especial de fechamento. É o caso do Fichário Ofício Black Out Spiral e do Fichário Ofício com lombada Brief Case Spiral, ambos feitos de papelão extra forte.

Fichário com elástico

Esse é o modelo que conta com um elástico como mecanismo adicional de fechamento. Ele fica em torno do fichário, mantendo a capa firmemente fechada. Desse modo, oferece uma proteção extra, evitando que folhas soltas se movam ou caiam durante o transporte ou manuseio.

fichario-universitario-quatro-argolas-144-folhas-dac

Por exemplo, temos o Fichário Universitário Star Wars DAC, o Fichário Universitário Guardiões da Galáxia DAC e o Fichário Universitário Friends DAC. Os três acompanham 144 folhas decoradas e 10 divisórias de plástico.

fichario-quatro-argolas-48-folhas-dac

Para quem prefere modelos com quantidade menor de páginas, selecionamos o Fichário Universitário Minnie DAC, Fichário Universitário Princesas DAC e o Fichário Colegial Stitch DAC. Eles são vendidos com 48 folhas decoradas e 10 divisórias coloridas de plástico. 

fichario-universitario-quatro-argolas-48-folhas-dac

Observe que, assim como as anteriores, as capas do Fichário Universitário Marvel DAC, Fichário Universitário Mickey DAC e Fichário Colegial Harry Potter DAC trazem personagens ou temas que a garotada ama. Além disso, também possuem 48 folhas e 10 divisórias. 

Fichário com botões

Esse é um tipo de fichário que, ao invés de depender apenas das argolas para manter o conteúdo seguro, conta ainda com botões como mecanismo de fechamento. Esses botões ficam fixos na parte frontal ou lateral do fichário e são muito fáceis de abrir e fechar.

fichario-universitario-192-folhas-dac

Para ilustrar, temos o Fichário Universitário Bubble Amarelo DAC e o Fichário Universitário Neon The New Black Rosa DAC. Ambos são fabricados com PVC cristal transparente em tons neon e placa interna decorada com a técnica de lettering. Acompanham 192 folhas decoradas e 10 divisórias plásticas. 

fichario-universitario-cristal-quatro-argolas-com-botao-192-folhas-dac

Outra opção é  o Fichário Universitário Cristal Preto DAC ou o Fichário Universitário Cristal Rosa DAC. Igualmente contam com 192 folhas decoradas e 10 divisórias. A capa é de PVC cristal e a chapa interna de polipropileno. 

Fichário com zíper

Por fim, temos o fichário que possui um zíper ao redor da sua borda, oferecendo uma camada extra de proteção para o conteúdo interno. Isso porque quando o zíper é fechado, o fichário fica completamente envolvido, impedindo que qualquer material ou documento se mova ou caia durante o transporte.

fichario-universitario-quatro-argolas-com-ziper-trousses

É o caso do Fichário Universitário Trousses. Disponível nas cores cinza, preta e azul, conta ainda com um outro diferencial: as quatro argolas estão instaladas em uma placa removível, o que torna possível transformá-lo, literalmente, em uma pasta. Toda a sua estrutura é em nylon com costura de qualidade. Inclui estojo em tela que permite guardar lápis, caneta, borracha, entre outros itens.  

fichario-universitario-quatro-argolas-com-ziper-vision-dac

Com 48 folhas decoradas, 10 divisórias plásticas coloridas e bolso de papel, temos também o Fichário Universitário Vision Azul DAC e o Fichário Universitário Vision Rosa DAC. Ambos são de PVC, material resistente e impermeável.

fichario-universitario-be-cool-quatro-argolas-com-ziper-romitec

Na linha dos estampados, temos, por exemplo, o Fichário Universitário Be Cool Romitec e o Fichário Universitário Be Cool Flamingo Romitec. Fabricados com PVC emborrachado, apresentam ferragem removível. Visto que apresentam alça e compartimento adequado, dá até para transportar um notebook de até 14” com bastante facilidade.

fichario-universitario-quatro-argolas-com-ziper-48-folhas-dac

Para a garotada que curte capas com personagens, tem o Fichário Universitário Homem-Aranha DAC, o Fichário Universitário Naruto DAC, o Fichário Universitário Marvel DAC e o Fichário Universitário Batman DAC. Todos acompanham 48 folhas decoradas e 10 divisórias de plástico.  

fichario-universitario-4-argolas-48-folhas-com-ziper-game-dac

Para os fãs de jogos eletrônicos, a sugestão é o Fichário Universitário Game DAC. Por outro lado, para quem gosta de estampas suaves, uma boa indicação é o Fichário Universitário Enjoy DAC. Tanto um quanto o outro contam com 48 folhas e 10 divisórias.  

Quais os tamanhos de fichário escolar?

Você deve ter reparado que ao mencionarmos algumas opções de fichários, ora usamos o termo universitário, ora colegial. Então, talvez esteja se perguntando: qual a diferença entre eles? Resposta: o tamanho.

As dimensões de qualquer tipo de fichário podem variar conforme o fabricante, porém, para você ter uma ideia, o universitário tem em torno de 27,5 cm x 32,5 cm. Em contrapartida, o colegial é um pouco menor, tem cerca de 18,5 cm x 25 cm. 

Os fichários universitários são projetados para acomodar uma quantidade maior de folhas; portanto, são ideais para estudantes de nível superior que, além das anotações, costumam carregar apostilas de diferentes disciplinas. 

Já o fichário colegial costuma atender às necessidades dos alunos do Ensino Médio (colegial). Nessa etapa, a quantidade de anotações tende a ser um pouco menor se compararmos com a carga de material do nível universitário. 

Quantas matérias pode ter um fichário?

Como vimos, a maioria dos fichários acompanham 10 divisórias. Contudo, se sentir necessidade, você pode comprar outras divisórias e adicioná-las até que todo material fique organizado como deseja.

caderno-com-96-folhas-coladas-colors-spiral

O mesmo ocorre com os blocos de folhas; dá para adquiri-los aos poucos e na quantidade que precisar. Tanto o Caderno Universitário Colors Spiral quanto o Caderno Colegial Colors Spiral, por exemplo, possuem 96 folhas coladas, pautadas (com linhas) e com bordas coloridas.  

caderno-universitario-80-folhas-coladas-wireless-spiral

Se você prefere comprar uma quantidade menor de páginas, tem o Caderno Universitário Wireless Spiral. O bloco é composto por uma divisória em papel offset com gramatura de 90g/m² e 80 folhas coladas e pautadas. 

caderno-universitario-wireless-com-folhas-coladas-80-folhas-spiral

Há ainda a opção de escolher blocos com páginas decoradas como o Caderno Universitário Wireless Homem-Aranha Spiral, Caderno Universitário Wireless Mandalorian Spiral e o Caderno Wireless Animais Fantásticos Spiral que possuem divisória de papel e 80 folhas com detalhes de personagens ou do tema da capa.  

caderno-universitario-80-folhas-coladas-wireless-fantasy-spiral

Outros modelos incríveis com folhas decoradas que vale a pena destacar são o Caderno Universitário Wireless Flamingo Spiral, o Caderno Universitário Wireless Dream Spiral e o Caderno Universitário Wireless Fantasy Spiral, igualmente com 80 folhas coladas e com pauta.  

Como escolher um fichário escolar?

Escolher o fichário escolar certo pode fazer uma grande diferença na organização dos seus estudos. Sendo assim, separamos algumas dicas para ajudar na escolha:

  • Material e durabilidade: observe se o fichário que pretende adquirir é feito com materiais de boa qualidade. Capas resistentes e argolas robustas são importantes para que o artigo dure por vários anos;
  • Compartimentos internos: verifique se tem espaços extras como bolsos internos, pois eles ajudam a manter os itens de escrita e documentos organizados, agilizando a localização;
  • Tipo de fechamento: antes de optar por um fichário escolar simples, com zíper, elástico ou botões, avalie todas as informações que compartilhamos aqui e defina qual atenderá melhor às suas necessidades de segurança;
  • Facilidade de manuseio: não deixe de testar o mecanismo de fechamento escolhido para ter a certeza de que não irá dificultar o acesso aos materiais;
  • Estilo e design: em meio a tantas opções de cores e estampas, decida por um fichário que reúna as suas preferências e reflita a sua personalidade;
  • Orçamento: ademais, não deixe de considerar o seu orçamento. Existem modelos de diferentes faixas de preço; logo, você irá encontrar um que corresponderá às suas expectativas sem comprometer o seu bolso.

Fichário Escolar na Kalunga

Agora que você já sabe tudo sobre fichário escolar, só falta encontrar um lugar para comprar que una dois quesitos básicos: variedade e preço bom. Quer uma sugestão? Dá uma olhada no site ou em uma Kalunga próxima da sua casa.

Com certeza, você irá se deparar com uma diversidade de modelos de qualidade e por lá sempre tem boas ofertas. Aproveite que a loja é referência em material escolar e já garante aquele item que está faltando na sua mochila. Sem dúvida, você fará um ótimo negócio!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive fichário escolar, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site