Postado em 01/12/2023

6809 visualizações

Embalagens de Natal – 5 dicas de embrulho para presente

embalagens-de-natal-2023

Basta dezembro chegar para sentirmos aquele clima gostoso de confraternização no ar. No dia 25, data mais mágica do último mês do ano, famílias do mundo todo reúnem-se diante da árvore natalina para realizar a tradicional troca de presentes. E como a primeira impressão é a que fica, caprichar nas embalagens de Natal valoriza ainda mais o produto e é sinônimo de carinho.

Verdade seja dita: adulto ou criança, quem não gosta de receber um mimo? Pouco importa o valor monetário, só o fato de ser lembrado deixa o coração quentinho, não é verdade? Quando o artigo é entregue cuidadosamente embrulhado, a emoção é ainda maior, pois cria um mistério: o que será?  

Existem no mercado inúmeras opções de embalagens de Natal de diversos formatos e materiais que unem beleza, criatividade, praticidade e requinte. Portanto, é possível escolher tanto pelas características do produto como pelo perfil da pessoa que será agraciada.

Além do tipo de pacote, há detalhes que fazem a diferença. O acabamento, por exemplo, pode ser com um charmoso laço pronto ou feito à mão, de acordo com a habilidade de cada um. Ademais, temos outros itens que contribuem para um embrulho incrível como veremos a seguir.

Tipos de embalagens de Natal

Quando compramos um produto, nem sempre conseguimos levá-lo para casa pronto para presentear. A embalagem oferecida pelo estabelecimento pode não agradar em razão da cor, estampa ou material. Por outro lado, se for uma loja de departamento, é possível que nem tenha a cortesia do embrulho. Desse modo, a solução é colocar a mão na massa.

Entretanto, a busca pela embalagem perfeita nem sempre é simples. Alguns artigos, por exemplo, exigem pacotes mais firmes. Além disso, a variedade de estampas pode causar muita indecisão. Para não errar, o primeiro passo é conhecer as particularidades de cada modelo; vamos lá?

Papel de Natal

O uso do papel é uma das formas mais antigas de embalar presentes, no entanto, não é a primeira. A prática teve início no século XIX na Europa com o uso de tecidos. O surgimento do papel para embrulho ocorreu apenas em 1917 em Kansas City, cidade do estado de Missouri, nos Estados Unidos. 

A loja fundada em 1910 por um jovem de apenas 18 anos, Joyce Clyde Hall, com a colaboração do seu irmão Rollie, sete anos depois, somaria ao sucesso de seus cartões postais e comemorativos uma linha de papéis decorados. Desenvolvidos com colorações inusitadas para a época, logo passaram a substituir os panos no empacotamento de mercadorias.

papel-para-presente-em-rolo

Nos dias atuais, o papel para presente em rolo é uma opção muito em conta empregada para envolver, principalmente, produtos em caixa. Tem folhas lisas em diversas cores e decoradas com motivos florais, formas geométricas, corações, animais, personagens infantis, entre outros.

papel-para-presente-em-rolo-natal-sortido-cromus

Com a proximidade das festas de final de ano, os modelos como o Papel para Presente em Rolo 70 x 100 Natal Cromus com estampa de boneco de neve, árvore enfeitada, sinos, ursinhos, enfeites e, claro, do “Bom Velhinho” tomam conta do estoque de armarinhos e papelarias.

É um artigo muito fácil de manusear e fixa facilmente com fita adesiva. Dependendo do tamanho do presente, pode haver a necessidade do uso de mais de uma folha, sendo assim, verifique as dimensões do objeto antes de adquirir o papel. Por fim, é importante tomar cuidado para que não rasgue enquanto realiza o embrulho.

Papel kraft

Conhecido popularmente como pardo, o kraft é um papel bastante resistente que permite criar embrulhos incríveis de aparência rústica e, ao mesmo tempo, elegante. Produzido com um mix de fibras longas e curtas de celulose, é leve, fácil de trabalhar e, conforme a sua gramatura, suporta produtos de diferentes pesos.

papel-kraft-80-gramas-on-paper

O clássico é o de cor bege natural, contudo, há ainda o branco e o extensível que, como o próprio nome sugere, é bem mais flexível do que os demais. É possível adquirir em folhas avulsas ou rolo como o papel kraft 80g On Paper.

As folhas kraft fazem muito sucesso como embalagens de Natal, visto que apresentam cor neutra. Assim, dá para usar cordões, fitas coloridas, metalizadas ou com glitter no acabamento. Outra ideia é decorar com carimbos, algodão, respingos de tinta, plantas e adesivos

No caso de mãos mais hábeis, a dica é desenhar estrelas, corações, borboletas ou escrever frases motivacionais ou de felicitações com caneta hidrográfica. Além de bonito, o resultado é um pacote original.

Fita Adesiva

Para fechar os embrulhos com papel de presente, você precisará da ajuda de um material muito simples de manusear e cortar: a fita adesiva. Para quem prefere acabamento discreto, a Fita Adesiva Scotch Transparente é ideal, uma vez que é fácil de cortar com as mãos, tem excelente fixação e ainda soma a vantagem de não amarelar com o tempo.   

fita-adesiva-scotch-transparente

Em contrapartida, para quem prefere pacotes bem alegres, a Fita Adesiva Colorida Adelbras é a alternativa certa. Fabricada com película de polipropileno biorientado (BOPP) e adesivo acrílico à base de água, está disponível nas cores amarela, rosa, roxa, verde e vermelha. Então, dá para brincar com os tons na hora de embalar os presentes.

fita-adesiva-escolar-colorida-adelbras

Saco para presente de Natal

Os saquinhos também estão entre os principais tipos de embalagens de Natal. Disponíveis em diversos tamanhos e materiais como papel, tecido de organza, TNT e plástico metalizado, são mais práticos e resistentes do que o papel. Basta colocar o produto no seu interior e, em seguida, fechar com uma fita de cetim ou laço pronto.

saco-presente-metalizado-bopp-liso-sortido-gala-50-unidades

Sobre tons e estampas, mais uma vez estamos falando de um produto que oferece inúmeras possibilidades. Para quem prefere liso, o Saco Presente Metalizado Bopp Sortido Gala é a escolha certa. O pacote contém 50 unidades com cores vivas nas medidas de 30cm x 45cm.

saco-para-presente-metalizado-cromus

Ainda na linha dos monocolores, observe como o Saco Presente Metalizado Cromus dá um toque de sofisticação ao embrulho. É igualmente vendido em pacotes com 50 unidades. Por outro lado, para quem gosta de criações modernas e multicolor, o Saco Presente Metalizado Bopp Gala é excelente.

saco-presente-metalizado-bopp-sortidos-gala-50-unidades

Além disso, não faltam ideias de estampas para estimular a imaginação da criançada. Geralmente, são saquinhos com personagens ou elementos do universo infantil. Os modelos são bem coloridos, divertidos ou, então, com uma pitada de fofura como vemos no Saco de Presente Metalizado Bopp Infantil Gala

saco-presente-metalizado-bopp-infantil-sortido-gala-50-unidades

O pacote contém 50 unidades de 25cm x 35cm com imagens de sapinho, bailarina, corujinhas, ovelhinhas, super-heróis e eletrônicos como controle de videogame, tablet e telefone móvel. Dessa forma, a expectativa para descobrir o que há dentro do embrulho é ainda maior, assim como a alegria dos pequenos.

saco-um-decorado-natal-cromus

Há ainda as linhas temáticas que não tem como não mencionar. No período do Natal, as embalagens recebem imagens relacionadas à festividade. O Saco UM Decorado Natal Cromus, por exemplo, traz a imagem do Papai Noel. O pacote contém 50 unidades nos tamanhos de 25cm x 37cm, 30cm x 44cm, 35cm x 54cm, 45cm x 59cm ou 60cm x 90cm.

Laço de presente

Como vimos, o saco é uma forma muito simples de embrulhar qualquer tipo de presente. É só abri-lo, colocar o item e fechar com uma fita, formando um lacinho. Contudo, não é todo mundo que tem a habilidade de fazer um laço, o que não é um problema, já que há opções prontas.

laco-para-presente-pronto-gala

O Laço para Presente Pronto Gala é um modelo bonito e bem elaborado que garante acabamento elegante às embalagens de Natal. Disponível nas cores dourada, vermelha e branca com listras douradas, é vendido em pacotes com 10 unidades e dá para escolher entre os tamanhos 18cm x 34cm, 23cm x 44cm ou 30cm x 48cm.

laco-para-presente-natal-sortido-cromus-10-unidades

Em contrapartida, se você busca algo bem natalino, dê uma olhadinha no Laço para Presente 18mm Natal Sortido Cromus. Encontrado em pacotes com 10 unidades, os modelos alternam entre as cores vermelha e verde e trazem imagens ou dizeres que remetem à magia da festa.

Sacola para presente de Natal

Praticidade nos dias de hoje é tudo e engana-se quem acredita que priorizar este quesito na hora de comprar embalagens de Natal compromete o valor do produto; sabe por que? Tem opções que, além de acomodar a peça com segurança, possuem um visual incrível.

É o caso das sacolas de papel: é só colocar o produto e entregar. O modelo de Offset é o mais comum. Como se trata de um papel com superfície branca em ambos os lados, permite impressões lindíssimas com alta nitidez e cores vivas. Uma prova disso é a Sacola para Presente Adamasco Cromus.

sacola-para-presente-adamasco-cromus

Trabalhada com arabescos e listras nos tons azul-marinho e ouro ou marsala e ouro é uma opção extremamente elegante, ideal para presentes delicados e sofisticados. Outra opção é a belíssima Sacola para Presente com Relevo Cromus disponível nas cores vermelha ou dourada. Acompanha tag de identificação.

sacola-para-presente-com-relevo-cromus

Agora, você sabia que tem modelos específicos para armazenamento de bebidas? A Sacola para Presente Garrafa Cromus apresenta as dimensões de 36cm x 13cm x 8cm e é uma ótima embalagem para vinho e espumante. Ademais, vale destacar a cor dourada que garante uma apresentação luxuosa.

sacola-para-presente-papel-para-garrafa-dourada-cromus

É claro que não podiam faltar as estampas natalinas: a Sacola para Presente Noelito Cromus e a Sacola para Presente Polo Norte Cromus tem como figura principal o “Bom Velhinho” e possuem as medidas de 32cm x 26,5cm x 13cm e 26cm x 19cm x 9,5cm, respectivamente.

sacola-para-presente-noelito-cromus

Se houver uma predileção por frases ou vocábulos, a sugestão, portanto, é apostar na Sacola para Presente Papel Natal Cromus. Na cor vermelha e disponível em diferentes tamanhos, as palavras paz, sucesso e amor em dourado expressam os desejos de quem está presenteando.

sacola-para-presente-papel-natal-cromus

Sacola de Natal para panetone

Presentear com um panetone é sempre uma excelente ideia. Afinal, é uma iguaria muito saborosa, típica das comemorações de final de ano e que agrada toda a família. Embora o produto já venha em uma caixa, dá para melhorar a apresentação na hora de entregá-lo para aquela pessoa querida.

sacola-para-presente-panetone-natal-cromus

Uma sugestão é a Sacola para Presente / Panetone Natal Cromus. Produzida em papel, tem as medidas de 27,5 cm x 22 cm x 16 cm, sendo ideal para panetones de até 500 gramas. Você pode escolher a que traz a imagem clássica do Papai Noel com o seu saco de presentes ou a que possui a mensagem de “Boas Festas”.

Sacola Kraft

Indica-se a sacola kraft para quem aprecia um visual rústico e natural. Do mesmo modo que as de Offset, possui formatos variados. Por isso, usa-se para transportar produtos diversos, desde peças do vestuário, objetos de decoração, itens de beleza a garrafas de bebidas.

sacola-kraft-cromus

Caixa de Natal

Não tem como falar de embalagens de Natal e não lembrar das caixas. Afinal, é a primeira imagem que vem à mente quando pensamos nos presentes deixados ao pé da árvore natalina. Embora sejam tão práticas quanto as sacolas, diferenciam-se pela estrutura de material rígido, permitindo o armazenamento de itens mais pesados.

caixa-para-presente-black-box-kawagraf

Existem caixas pequenas, médias, grandes, altas, baixas, quadradas, retangulares e redondas. Então, o que você imaginar, pode acomodar com segurança em seu interior. A Caixa para Presente Black Box Kawagraf, por exemplo, é uma opção muito elegante para quem deseja presentear com espumante ou vinho. 

caixa-para-presente-azul-vermelha-kawagraf

A paleta de cores também é grande. Há modelos de uma cor só como a Caixa para Presente Kawagraf fabricada em papelão Paraná de espessura 1.7mm e revestimento Offset com gramatura 150g, assim como versões com tampas coloridas como a Caixa para Presente Geometric Kawagraf com revestimento externo e interno de Offset 120g.

caixa-para-presente-geometric-m-kawagraf

Uma grande vantagem desse tipo de embalagem é que é muito versátil e também reutilizável. Ou seja, dá para usar posteriormente com outras finalidades como organizar meias, gravatas, peças íntimas, itens de maquiagem, material escolar e de escritório, brinquedos, entre outros. 

Por isso, ao adquirir um modelo, pense no perfil de quem irá recebê-lo. Assim, garante-se o aproveitamento da caixa mesmo após o desfrute do presente. Logo, pergunte-se: é uma pessoa mais despojada ou séria; tem estilo mais tradicional ou moderno? É mulher, homem, jovem ou criança? 

caixa-para-presente-p-kawagraf

Ao compararmos a Caixa para Presente Coração Kawagraf e a Caixa para Presente Kraft Kawagraf, observamos que ambas apresentam as mesmas dimensões, todavia, em razão das estampas, irão agradar pessoas diferentes. A primeira faz a linha mais romântica enquanto a segunda tem um visual bem mais discreto.

Papel de seda para embalagem

Antes de guardar um produto dentro de uma caixa de presente é comum forrá-la com papel. O mesmo material, muitas vezes, utiliza-se para embrulhar o mimo com o intuito de protegê-lo, principalmente quando se trata de uma peça delicada. 

Talvez você não saiba, mas esse hábito de envolver objetos com papel é muito antigo. A prática já ocorria no século II na China. Hoje, além de demonstrar zelo, confere um toque de elegância ao embrulho.

Nos tempos atuais, o tipo de folha mais usado para esse fim é a de seda. Consiste em um papel leve feito de fibra de madeira ou papel reciclado como papelão e jornais. 

Para atingir a espessura desejada é enrolado em uma máquina; em seguida, passa por um processo de secagem a vapor e é armazenado em cilindros. Por fim, corta-se nas medidas desejadas.

Roupas, joias, objetos decorativos, calçados e tantos outros itens podem ser embalados com a folha de seda. O produto é encontrado em várias cores como é possível conferir no pacote sortido de 40 folhas do Papel de Seda Novaprint. Nesse caso, é só escolher o tom que melhor orna com a embalagem.

papel-de-seda-sortidas-novaprint-40-folhas

Entretanto, nessa época do ano, é muito fácil encontrar também o Papel de Seda Sortido Cromus que é todo decorado com motivos natalinos. Cada pacote contém 3 unidades com as medidas de 49cm x 69cm.

papel-de-seda-decorado-sortido-cromus

Para quem preza pela praticidade, o Kit Maison Cromus reúne tudo o que é necessário para embalar um presente: a caixa, o papel de seda e a fita de cetim para o laço. A caixa é de papel-cartão e tem as medidas de 24cm x 18cm x 8cm. Todo o conjunto é em ouro e preto, o que garante um embrulho altamente elegante. 

caixa-para-presente-kit-maison-preto-e-dourado-cromus

Caixa Trapézio de Natal

Além das caixas tradicionais, os modelos trapézio igualmente fazem muito sucesso como embalagens de Natal. No entanto, são menores e de estrutura mais simples, o que limita o tipo de produto que pode ser armazenado. O que não muda é a variedade de estampas. 

Veja o quão graciosa é a Caixa Trapézio Coruja Kawagraf. Produzida com papel duplex de gramatura 250g, é toda decorada com corujinhas coloridas com expressões divertidas. Disponível nas dimensões de 32cm x 11cm x 33cm e 29,5cm x 8cm x 23cm, atende diferentes tipos e quantidades de itens.

caixa-trapezio-duplex-coruja-g-kawagraf

Vai presentear alguém que é apaixonado pelo estilo vintage? A Caixa Trapézio Duplex Vintage Car Kawagraf tem 29,5cm x 8cm x 22,9cm e é estampada com anúncios antigos de carros e outros elementos relacionados ao tema.

caixa-trapezio-duplex-vintage-car-kawagraf

Para embalar bebidas, aposte na Caixa Trapézio Garrafa Cromus. Produzida com papel-cartão e ilustrada com imagens de rolhas, apresenta o formato certo para acomodar com segurança e praticidade uma champagne, por exemplo.    

caixa-trapezio-garrafa-cromus

Agora, uma pausa para admirar as estampas com motivos natalinos. A Caixa Trapézio com Alça New Plus Cromus possui estampas sortidas com as versões clássicas e modernas do Papai Noel, assim como com a tradicional mensagem de “Feliz Natal”.

caixa-trapezio-com-alca- new-plus-cromus

Cartão de Natal

Embalagem escolhida, item embrulhado e acabamento perfeito. Tem certeza que não está faltando nada? Por mais que presentear seja por si só uma verdadeira demonstração de amor, o gesto pode se tornar ainda mais especial quando um cartãozinho escrito à mão acompanha o pacote.

envelope-visita-vermelho-cartao-branco-romitec

Você pode investir em cartões com imagens natalinas, ou então, algo mais simples como o Cartão Branco Romitec. O pacote é composto por 20 unidades e acompanha envelope nas cores azul-royal, berilo, branco, pink e vermelho. Aqui, use e abuse das canetinhas ou canetas esferográficas coloridas para escrever os seus mais sinceros desejos para o próximo ano.

tag-para-presente-natal-cromus

Outra maneira muito fofa de deixar os seus votos de Natal é apostando nas Tags para Presente Cromus: o pacote contém 12 unidades com imagens sortidas; nesse caso, não dá para escrever muito, mas dá um toque final lindo! Quer mais uma opção? O pacote de Etiqueta para Presente Natal Cromus conta com 48 unidades incríveis para decorar os pacotes de toda a família.  

etiqueta-para-presente-natal-sortidas-cromus

Onde comprar embalagens de Natal

Não há dúvidas de que a embalagem faz toda a diferença quando compramos ou recebemos um produto. Afinal, quem não gosta de ser surpreendido com um pacote com um belo embrulho? 

Sem dúvida, o entusiasmo é muito maior do que quando o presente é entregue sem qualquer proteção. E não adianta dizer que isso vale apenas para as crianças, uma vez que não é verdade: adultos também se encantam.

Inspire-se nos papéis, sacos metalizados, sacolas de papel e caixas de diferentes formatos apresentados aqui para empacotar as lembrancinhas de final de ano dos amigos e familiares com carinho e originalidade. 

Para adquirir qualquer um deles, acesse o hotsite Embalagens para Presente Kalunga. Você encontrará não só incontáveis opções com estampas para todos os gostos, mas também todo o material necessário para o acabamento. Aproveite!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática.

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive embalagens de Natal, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site