Postado em 03/12/2021

831 visualizações

Embalagens de Natal – 5 dicas de embrulho para presente

embalagens-de-natal

Dezembro chegou trazendo aquele clima gostoso de confraternização e renovação. No dia 25, data mais mágica do último mês do ano, famílias do mundo todo reúnem-se diante da árvore natalina para realizar a tradicional troca de presentes. E como a primeira impressão é a que fica, caprichar nas embalagens de Natal valoriza ainda mais o produto e é sinônimo de muito carinho.

Verdade seja dita: adulto ou criança, quem não gosta de receber um mimo? Pouco importa o valor monetário, só o fato de ser lembrado deixa o coração quentinho, não é verdade? Quando o artigo é entregue cuidadosamente embrulhado, a brincadeira fica ainda mais divertida.

As embalagens criam uma atmosfera de suspense e é uma forma de surpreender. Há no mercado, modelos de diversos formatos e materiais que unem beleza, criatividade, praticidade e requinte. Portanto, é possível escolher tanto pelas características do produto como pelo perfil da pessoa que será agraciada.

Mas, não é só o tipo de pacote; há ainda detalhes que fazem toda diferença como o acabamento com um charmoso laço, por exemplo. O acessório pode ser adquirido pronto ou feito à mão, conforme a habilidade de cada um. Há também outros itens que contribuem para um embrulho incrível. Continue aqui conosco e confira!

Tipos de embalagens de Natal

Nem sempre, ao adquirir um produto, tem-se a opção de levá-lo para casa pronto para dar de presente. Por outro lado, a embalagem oferecida pela loja pode não agradar por motivos diversos como cor, estampa, material, entre outros. Desse modo, a solução é pesquisar e colocar a mão na massa.

Todavia, a busca pela embalagem perfeita nem sempre é simples; alguns artigos, a título de exemplo, exigem pacotes mais firmes. Além disso, a variedade de estampas pode causar muita indecisão. Para não errar, o primeiro passo é conhecer as particularidades de cada modelo. Vamos lá?

Papel de Natal

O uso do papel é uma das formas mais antigas de embalar presentes. No entanto, não é a primeira. A prática teve início no século XIX na Europa, porém eram utilizados tecidos. O surgimento do papel para embrulho ocorreu apenas em 1917 em Kansas City, cidade do estado de Missouri, nos Estados Unidos. 

A loja fundada em 1910 por um jovem de apenas 18 anos, Joyce Clyde Hall, com a colaboração do seu irmão Rollie, sete anos depois, somaria ao sucesso de seus cartões postais e comemorativos, uma linha de papéis decorados. Desenvolvidos com colorações inusitadas para a época, logo passaram a substituir os panos no empacotamento de mercadorias.

papel-para-presente-em-rolo-475x64-casual-sortidos

Nos dias atuais, o papel para presente em rolo é uma opção muito em conta empregada para envolver, principalmente, produtos em caixas. Tem folhas lisas em diversas cores e estampas com motivos florais, formas geométricas, corações, animais, personagens infantis, entre outros. 

Com a proximidade do Natal, os modelos com desenho de árvore decorada, boneco de neve, sino, ursinhos, enfeites e, claro, do “Bom Velhinho” tomam conta do estoque de armarinhos e papelarias. Dessa forma, o maior desafio é escolher entre tantas imagens encantadoras. 

É um produto muito fácil de manusear e fixa facilmente com fita adesiva. Dependendo do tamanho do presente, pode haver a necessidade do uso de mais de uma folha, portanto, verifique as dimensões do objeto antes de adquirir o papel. Por fim, tome cuidado para que não rasgue durante o embrulho.

Papel kraft

Conhecido popularmente como pardo, o kraft é um papel bastante resistente que permite criar embrulhos incríveis de aparência rústica e, ao mesmo tempo, elegante. Produzido com um mix de fibras longas e curtas de celulose, é leve, fácil de manusear e, conforme a sua gramatura, suporta produtos de diferentes pesos.

O clássico é o de cor bege natural, entretanto, há ainda o branco e o extensível que, como o próprio nome sugere, é bem mais flexível do que os demais. Pode ser adquirido em folhas avulsas ou rolo como é o caso do papel kraft 80g On Paper.

papel-kraft-80g-60cmx150m-3271-on-paper

As folhas kraft fazem sucesso como embalagens de Natal. Como apresentam cor neutra, permitem acabamento com cordões, fitas coloridas, metalizadas e com glitter. Outra ideia é decorar com adesivos, carimbos, algodão, respingos de tinta e plantas. No caso de mãos mais hábeis, a dica é desenhar estrelas, corações, borboletas ou escrever frases motivacionais ou de felicitações com caneta hidrográfica. Além de bonito, o resultado é um pacote original.

Saco de Natal

Os saquinhos também estão entre os tipos de embalagens de Natal. Disponíveis em diversos tamanhos e materiais como papel, tecido de organza, TNT e plástico metalizado, são mais práticos e resistentes do que o papel. Basta colocar o produto no seu interior e, em seguida, fechar com uma fita de cetim ou laço pronto.

saco-presente-metalizado-30x45cm-bopp-liso-sortido

Sobre tons e estampas, mais uma vez estamos falando de um produto que oferece inúmeras possibilidades. Para quem prefere liso, o saco presente metalizado bopp sortido é a escolha certa. O pacote contém 50 unidades com cores vivas e brilho intenso nas medidas de 30×45 cm.

saco-presente-metalizado-30x44cm-prata-liso-bopp-561706-cromus

Ainda na linha dos monocolores, observe como o saco presente metalizado prata bopp Cromus dá um toque de sofisticação ao embrulho. Igualmente vendido em pacotes com 50 unidades, possui as medidas de 30×44 cm. Agora, para quem gosta de criações modernas e multicolor, o saco presente metalizado bopp Gala é perfeito.

saco-presente-metalizado-30x45cm-bopp-sortidos-4312-gala

Além disso, não faltam ideias de estampas para estimular a imaginação da criançada. Geralmente, são saquinhos com personagens ou elementos do universo infantil. Os modelos são bem coloridos, divertidos ou com uma pitada de fofura como é possível conferir no saco presente metalizado bopp infantil sortido Gala

saco-presente-metalizado-25x35cm-bopp-infantil-sortido-4319-gala

O pacote contém 50 unidades de 25×35 cm com imagens de sapinho, bailarina, corujinhas, ovelhinhas, super heróis e eletrônicos como controle de videogame, tablet e telefone móvel. Sendo assim, a expectativa para descobrir o que há dentro do embrulho é ainda maior, assim como a alegria dos pequenos.

saco-presente-metalizado-43x59cm-natal-sortidos-gala

Há ainda as linhas temáticas que não tem como não mencionar. No período do Natal, as embalagens recebem imagens relacionadas à festividade. O saco presente metal Natal sortidos Gala reúne todos os elementos típicos em um pacote com 50 unidades no tamanho de 43×59 cm. São modelos para presentear toda a família. 

Laço de presente

Como vimos, o saco é uma forma muito simples de embrulhar qualquer tipo de presente. É só abrí-lo, colocar a mercadoria e, por fim, fechar com uma fita, formando um lacinho. Porém, não é todo mundo que tem a habilidade de fazer um laço, o que não é um problema já que os enfeites podem ser adquiridos prontinhos para uso.

laco-para-presente-pronto-23x44cm-dourado-4806-gala

O laço para presente pronto dourado Gala é um modelo bonito e bem elaborado que garante acabamento elegante às embalagens de Natal. Apresenta as medidas de 23×44 cm e está disponível em pacotes com 10 unidades. Encontra-se ainda em outros tamanhos e cores como vermelho e branco, ambos com listras douradas.

laco-para-presente-18mm-natal-sortido-18400108-cromus

Por outro lado, se você busca algo bem natalino, dê uma olhadinha no laço para presente 18mm Natal sortido Cromus. Vendido em pacotes com 10 unidades, os modelos alternam entre as cores vermelha e verde e trazem imagens ou dizeres que remetem à magia da festa.

Sacola de Natal

Praticidade nos dias de hoje é tudo. E engana-se quem acredita que priorizar esse quesito na hora de comprar embalagens de Natal compromete o valor do produto. Sabe por que? Tem opções que, além de acomodar a peça com segurança, possuem um visual incrível.

É o caso das sacolas de papel: é só colocar o produto e entregar. O modelo de Offset é o mais comum. Como se trata de um papel com superfície branca em ambos os lados, permite impressões lindíssimas com alta nitidez e cores vivas. Uma prova disso é a sacola para presente adamasco azul Cromus.

sacola-para-presente-32x26-5x13cm-adamasco-azul-14000356-cromus

Trabalhada com arabescos e listras nos tons azul-marinho e dourado é uma opção extremamente elegante, ideal para presentes delicados e sofisticados. Para quem busca estampas mais modernas e despojadas, a sacola para presente Amo Você Cromus é uma ótima escolha.

sacola-para-presente-215x15x8cm-amo-voce-14000682-cromus

Você sabia que tem modelos específicos para armazenamento de bebidas? A sacola para presente papel para garrafa dourado Cromus apresenta as dimensões de 26x13x8 cm e é ótima para colocar espumantes e vinho. Vale destacar a cor que garante uma apresentação luxuosa.

sacola-para-presente-papel-36x13x8cm-para-garrafa-dourado-1004046-cromus

Agora, prepare-se para se apaixonar pelas estampas natalinas. A sacola para presente Noel Cromus traz uma versão moderna e fofa do “Bom Velhinho”. Mas, tem também uma representação mais clássica como a da sacola para presente papel Cromus que contém ainda a mensagem de “Feliz Natal”.

sacola-de-natal-papai-noel

Aliás, se houver uma predileção por frases ou vocábulos, a sugestão é apostar na sacola para presente papel Natal Cromus. Na cor vermelha e com as medidas de 21,5x15x8cm, as palavras paz, sucesso e amor em dourado expressam os desejos de quem está presenteando.

sacola-para-presente-papel-215x15x8cm-Natal-14000853-cromus

Sacola Kraft

Indica-se a sacola kraft para quem aprecia um visual rústico e natural. Assim como as de Offset, possui formatos variados. Por isso, usa-se para transportar produtos diversos, desde peças do vestuário, objetos de decoração, itens de beleza a garrafas de bebidas.

sacola-kraft-26x195x95cm-1001022-Cromus

Caixa de Natal

Não tem como falar de embalagens de Natal e não lembrar das caixas. É a primeira imagem que vem à mente quando pensamos nos presentes deixados ao pé da árvore natalina. Embora sejam tão práticas quanto as sacolas, diferenciam-se pela estrutura de material rígido, permitindo o armazenamento de itens mais pesados.

Há caixas pequenas, médias, grandes, altas, baixas, quadradas, retangulares e redondas. Então, o que você imaginar, pode ser acomodado com segurança em seu interior. A caixa para presente bebida Black Box Kawagraf, por exemplo, é uma opção muito elegante para quem deseja presentear com espumante ou vinho. 

caixa-para-presente-bebida-black-box-kawagraf

A paleta de cores também é grande. Há os modelos monocolor como a caixa para presente vermelha G Kawagraf fabricada em papelão Paraná de espessura 1.7mm e revestimento offset com gramatura 150g.

caixa-para-presente-35x25x15cm-vermelha-g-990010027-kawagraf

Contudo, também há versões com tampas coloridas como a caixa para presente geometric M Kawagraf com revestimento externo e interno de offset 120g.

caixa-para-presente-35x25x75-geometric-m-kawagraf

Uma grande vantagem desse tipo de embalagem é que é muito versátil e também reutilizável. Ou seja, pode ser usada posteriormente para outras finalidades como organizar meias, gravatas, peças íntimas, itens de maquiagem, material escolar e de escritório, brinquedos, entre outros. 

Por isso, ao adquirir um modelo, pense no perfil de quem irá recebê-lo. Assim, garante-se que a caixa seja aproveitada mesmo após o desfrute do presente. Logo, pergunte-se: é uma pessoa mais despojada ou séria; tem estilo mais tradicional  ou moderno? É mulher, homem, jovem ou criança? 

caixa-para-presente-pp-15x15x7cm-coracao-vrm-kawagraf

Observe a diferença: a caixa para presente coração P Kawagraf faz a linha mais romântica. Já a caixa para presente xadrez P Kawagraf traz uma proposta mais clássica. Ambas apresentam as mesmas dimensões e são belíssimas. Todavia, em razão das estampas, irão agradar pessoas de perfis diferentes.

caixa-para-presente-19,4x19,4x9,2cm-xadrez-P-990010446-kawagraf

Papel de Seda

Antes de guardar um produto dentro de uma caixa de presente, é comum forrá-la com papel. O mesmo material, muitas vezes, é utilizado para embrulhar o mimo com o intuito de protegê-lo, principalmente quando se trata de uma peça delicada. 

Talvez você não saiba, mas esse hábito de envolver objetos com papel é muito antigo. A prática já ocorria no século II na China. Hoje, além de demonstrar zelo, confere um toque de elegância ao embrulho.

O tipo de folha mais usado nos tempos atuais para esse fim é a de seda. Consiste em um papel leve feito de fibra de madeira ou papel reciclado como papelão e jornais. Para atingir a espessura desejada é enrolado em uma máquina; em seguida, passa por um processo de secagem a vapor e armazenado em cilindros. Por fim, é cortado nas medidas desejadas.

papel-de-seda-48x60cm-sortidas-moopel

Roupas, jóias, objetos decorativos, calçados e tantos outros itens podem ser embalados com a folha de seda. O produto é encontrado em várias cores como é possível conferir no pacote de 40 folhas de papel de seda sortidas Moopel. É só escolher o tom que melhor orna com a embalagem e pronto!

Caixa Trapézio de Natal

Além das caixas tradicionais, os modelos trapézio, igualmente, fazem muito sucesso como embalagens de Natal. Contudo, são menores e de estrutura mais simples o que limita o tipo de produto que pode ser armazenado. O que não muda é a variedade de estampas. Veja o quão graciosa é a caixa trapézio papel Unicórnio Cromus.

caixa-trapezio-papel-cartao-18x7,5x25-unicornio-13000106-cromus

Fabricada com papel cartão nas medidas 18×7,5×25 cm é a opção perfeita para deixar os olhinhos de qualquer criança brilhando antes mesmo de descobrir o presente que há dentro dela. 

caixa-trapezio-duplex-250g-32x11x33-coruja-990010045-kawagraf

Outra opção com ilustração bem atual é a caixa trapézio coruja Kawagraf. Produzida com papel duplex de gramatura 250g e nas dimensões de 32x11x33 cm é toda decorada com corujinhas coloridas com expressões divertidas. 

caixa-trapézio-duplex-250g-29,5x8x22,9-vintage-car-kawagraf

Vai presentear alguém que é apaixonado pelo estilo vintage? A caixa trapézio duplex vintage car Kawagraf é estampada com anúncios antigos de carros e outros elementos relacionados ao tema. É possível encontrá-la em diferentes tamanhos, entre eles, 29,5x8x22,9 cm e 31,8x11x33 cm.

caixa-trapézio-duplex-250g-29,5x8x22,9-vintage-car-kawagraf

Para embalar bebidas, aposte na caixa trapézio papel cartão garrafa Cromus. Ilustrada com imagens de rolhas, apresenta o formato certo para acomodar com segurança e praticidade uma champagne, por exemplo.   

caixa-trapézio-26x11x40-13004329-cromus

Agora, uma pausa para admirar as estampas com motivos natalinos. A caixa trapézio 26x11x40 Cromus com o desenho do “Bom Velhinho” e a frase “Papai Noel chegou!” vai encantar tanto adultos quanto crianças. Já a caixa trapézio 26x11x40 Cromus traz a imagem do Papai Noel com traços mais clássicos. Difícil escolher entre uma e outra!

caixa-trapezio-26x11x40-13004326-cromus

Cartão de Natal

Embalagem escolhida, item embrulhado e acabamento perfeito. Tem certeza que não está faltando nada? Por mais que presentear seja por si só uma verdadeira demonstração de amor, o gesto pode se tornar ainda mais especial quando um cartãozinho escrito à mão acompanha o pacote.

envelope-visita-115x80-vermelho-mais-cartao-branco-1295-romitec

Você pode investir em cartões com imagens natalinas, ou então, algo mais simples como o cartão branco Romitec. O pacote é composto por 20 unidades e acompanha envelope nas cores vermelha, pink, azul royal, berilo ou branca. Nesse caso, use e abuse das canetinhas ou canetas esferográficas coloridas para escrever os seus mais sinceros desejos para o próximo ano. A pessoa irá amar!

Onde comprar embalagens de Natal

Não há dúvidas de que a embalagem faz toda a diferença quando compramos ou recebemos um produto. Quem não gosta de ser surpreendido com um pacote com um belo embrulho? Sem dúvida, o entusiasmo é muito maior do que quando o presente é entregue sem qualquer proteção. E não adianta dizer que isso vale apenas para as crianças, pois não é verdade: adultos também se encantam.

Inspire-se nos papéis, sacos metalizados, sacolas de papel e caixas de diferentes formatos apresentados aqui para empacotar as lembrancinhas de final de ano dos amigos e família com originalidade. Para adquirir qualquer um deles, acesse o site da Kalunga. Você encontrará não só incontáveis opções com estampas para todos os gostos, mas também todo o material necessário para o acabamento. Aproveite!