Postado em 20/10/2021

1005 visualizações

Dicas de organização com porta-revistas: veja opções de uso

porta revista para escritório

Se você não conhece um porta-revistas, só pelo nome consegue deduzir a sua função, não é verdade? Esse acessório tão útil na organização de revistas está presente em residências, escritórios, salões de beleza, consultórios médicos, entre outros locais, principalmente, em salas de espera.

Entretanto, muitas vezes, ficamos tão presos à denominação dada ao produto que não nos permitimos ousar. Por exemplo, já parou para pensar que um revisteiro pode ter outras utilidades muito legais?

Há modelos de chão, de mesa e também com fixação na parede confeccionados com diferentes materiais como acrílico, metal, papelão e plástico. São tantas opções que dá para explorá-los em diversos cômodos, colocando tudo em ordem. Vem ver!

Como usar porta-revistas?

Muito mais do que organizar as publicações, o porta-revistas pode solucionar problemas de armazenamento em vários ambientes. Vamos começar pela cozinha onde esse acessório é muito mais funcional do que você imagina. 

porta utensílios

Em primeiro lugar, é possível usá-lo para reunir tampas de potes plásticos, tábuas de corte e rolos de papel alumínio, manteiga e filme plástico. No departamento de alimentos, é prático para empilhar enlatados, pacotes de biscoitos e acomodar embalagens de leite, vinagre, óleo e azeite.

porta utensílios para cozinha

Também é uma excelente opção para organizar frutas e legumes. Você pode, por exemplo, ter um revisteiro só para empilhar laranjas. Em outro, deixar apenas cebola e alho e posicioná-lo em um local de fácil acesso o que agilizará na hora de preparar os alimentos.

Já no quarto, funciona muito bem como porta-bolsas. Sabe os modelos de mão chamados clutches? Assim como nos casos anteriores, cabem perfeitamente em um porta-revistas no formato de tobogã. Adicione também carteiras para manter tudo em um único lugar.

Outra ideia é apostar nessa peça para reunir chinelos, sapatilhas e sandálias tipo rasteirinhas usados com maior frequência. A dica é posicioná-los em pé para que o espaço seja bem aproveitado. Outra forma de uso é na penteadeira, evitando que itens de maquiagem, cosméticos e outros produtos de beleza fiquem espalhados. 

Quem se preocupa com a saúde e procura se manter sempre bem hidratado, geralmente, possui uma coleção de squeezes. Para que as garrafinhas de água não fiquem espalhadas pela casa, a sugestão é acomodá-las no revisteiro em pé ou deitadas, uma sobre a outra.

No escritório, também não faltam oportunidades. Além de servir para arrumar pastas, papéis, catálogos e documentos, o artigo pode ser aproveitado para ordenar os livros na prateleira. Além disso, recorra a ele para armazenar fios. Dessa forma, evita-se que se percam nos armários.

Tipos de revisteiros

Até pouco tempo, era muito mais comum encontrar um porta-revistas em um espaço comercial do que em um cômodo de uma casa. Com o surgimento de diferentes modelos, ele conquistou os lares tornando-se não só essencial para manter os objetos em ordem, mas dando um toque especial à decoração. 

Revisteiro de parede

Esse é o modelo de porta-revistas ideal para ambientes pequenos ou para quem quer economizar espaço. Seu formato é muito semelhante ao de uma estante ou prateleira e pode ter dois, três, quatro ou mais andares. Atente-se ao tamanho da área livre e a quantidade de material que irá organizar para tomar a decisão certa.

Há opções em madeira, MDF, plástico ou metal, por isso leve em consideração o estilo da sua decoração antes de escolher um deles. Conforme as medidas, permitem dispor de forma ordenada revistas, livros, folhetos (muito útil para estabelecimentos comerciais) e até discos de vinil. 

No caso dos impressos, a dica é posicioná-los na vertical, com a capa voltada para frente. Dessa forma, é possível identificar o exemplar de maneira fácil e rápida. No quarto das crianças, verifique a possibilidade de fixar a peça a uma altura mais baixa, deixando o conteúdo ao alcance dos pequenos.

Há ainda revisteiro de parede com porta-chaves integrado. Costuma-se instalá-lo próximo a porta de entrada. Além de acomodar as publicações, funciona ainda como um exímio e elegante porta-correspondências. 

Porta-revistas de chão

São revisteiros muito charmosos que complementam com muita personalidade a decoração do ambiente. Geralmente, possuem pés e estrutura firme para que se mantenham o tempo todo no chão. São confeccionados com materiais diversos como madeira, tecido, couro, ferro, palha, vime e fibra sintética, por exemplo. 

Os de estilo clássico tendem a ser mais rebuscados e combinam com ambientes tradicionais ou românticos. Já os modernos, chamam a atenção pela originalidade do design. Isso quer dizer que há opções para todos os gostos e dependências da casa ou escritório.

Recomenda-se deixá-los em lugares estratégicos onde as pessoas tenham o hábito de sentar, relaxar e realizar as suas leituras. Ou seja, na sala, ao lado do sofá enquanto no quarto, próximo a cama. Já no banheiro, aquele cantinho do vaso sanitário é certeiro. Dessa forma, tem-se organização, praticidade e conforto.  

Revisteiro de mesa

Esse é um modelo simples, leve e compacto que cabe em qualquer lugar. Apesar de ser de mesa, é o revisteiro mais versátil. É possível adaptá-lo para organizar bolsas no guarda-roupa, fios e cabos elétricos na prateleira do escritório, alimentos no armário ou gaveta da cozinha. 

Nos moldes tradicionais, é colocado sobre aparadores, escrivaninhas, criado-mudo e todos os tipos de mesas. Também pode ser fixado na parede, ganhando outras funcionalidades como mesa de canto. Nesse caso, é só posicionar a peça na horizontal e parafusar na parede.

porta revista dellocolor azul dello

A linha de porta-revistas Dello traz opções em diferentes tons como rosa, azul, cristal e fumê. São peças em poliestireno com design moderno. Basta escolher a cor que mais combina com o local e explorar as inúmeras formas de organização que ele oferece.

Conforme o ambiente e a função, a dica é optar por modelos transparentes ou aramados como a linha de porta-revistas Spiral Office. Dessa forma, conseguirá identificar o produto de forma rápida quando precisar. Mas, se optar por um modelo colorido, lembre-se de etiquetar.

porta revista aramado preto bb3200 spiral office

O porta-revista aramado B83200 Spiral Office, por exemplo, pode ser usado no armário da cozinha para guardar enlatados. Sugere-se empilhar as latas deitadas e por data de validade. Logo, os produtos mais próximos do vencimento ficarão por cima e consumidos antes que estraguem.

Porta-revistas no banheiro

Em muitos casos, organizar a casa parece uma tarefa difícil. Porém, alguns truques ajudam a melhorar de forma bem prática a disposição das peças nos cômodos. Você pode não acreditar, mas isso também é possível no banheiro. 

porta utensílios para banheiro

Por lá, o porta-revistas pode ser usado para acomodar secador, chapinha, babyliss, escova, mantendo a bancada sempre arrumada. Outra ideia é aproveitá-lo para armazenar, de forma charmosa, rolos de papel higiênico e toalhas limpas.

Independente do ambiente, antes de qualquer coisa, é importante medir tudo o que guardará no revisteiro. Dessa maneira, terá a certeza de que todos os itens serão comportados de forma adequada e não haverá problemas de espaço. 

Qual porta-revistas escolher?

Um item, muitas utilidades. Assim, podemos definir o porta-revistas. Com todo o seu potencial, é natural querer aproveitá-lo em todos os cantos da casa e do escritório, indo além do uso convencional. Contudo, é imprescindível saber escolher o material certo para cada lugar.

Em ambientes mais úmidos, como cozinha e banheiro, os modelos de papelão não são indicados. Aposte naqueles fabricados em acrílico ou poliestireno, materiais que não sofrem danos ao molhar e são bem fáceis de limpar. No interior de armários, os aramados também são ótimos.

Em outros locais, como quarto, sala ou escritório, os modelos anteriores também são muito bem-vindos. Entretanto, considere ainda os de madeira e de metal que dão um ar de sofisticação à decoração. 

Se você tem um ateliê ou cantinho de costura, saiba que os porta-revistas são excelentes para armazenar lãs e linhas. Para o quarto infantil, há opções bem coloridas e até em formatos divertidos de urso, casinha, nuvem e corações. As crianças ficam encantadas! 

Como você pôde conferir, são inúmeras as formas de se utilizar um revisteiro. Aqui, relacionamos apenas algumas. Agora, deixe a imaginação fluir para encontrar outras maneiras originais de aproveitar a peça. Para adquirir o que mais combina com os ambientes que estão precisando de uma ajudinha na organização, acesse o site da Kalunga e aproveite as promoções. São porta-revistas em várias cores e modelos: com certeza, um será perfeito para o que precisa.